Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo há a presença de qual válvula

  • Homepage
  • Doenças
  • Doença Valvular Cardíaca

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo há a presença de qual válvula

O prolapso de valva mitral com regurgitação leve é um problema que normalmente não causa grandes sintomas . Procure um cardiologista para melhor avaliação do seu caso .

1 respostas


A válvula aórtica, quando calcificada, pode ocasionar uma estenose (obstrução) do fluxo sanguíneo.
Dependendo da gravidade da estenose e da presença de determinados sintomas, pode ser necessária…

1 respostas


Importantíssimo ser avaliada pelo seu cardiologista pois a prótese biológica não é eterna...

1 respostas

O coração possui diversas valvas responsáveis pelo controle do fluxo de sangue dentro do órgão. Quando ocorrem problemas nestas valvas (como insuficiência ou estenose destas) diversos sintomas podem ocorrer, como dor no peito, falta de ar, tonturas, cansaço e cianose (extremidades dos dedos e boca azulados). As valvopatias necessitam de diagnostico correto visando acompanhamento da patologia e quando necessário ate mesmo troca ou cirurgia de correção valvar, a fim de evitar complicações como Insuficiência Cardíaca (coração fraco) ou arritmias.

As doenças que acometem as valvas cardíacas (mitral, aórtica, tricúspide pulmonar) são potencialmente graves. Elas podem sofrer por estreitamento (estenose) ou por regurgitação (insuficiência). Uma das principais causas é a febre reumática, porém pode ser causada por infarto, infecções, miocardiopatias entre outras. No exame clínico podemos auscultar os famosos sopros. Requer um ecocardiograma para avaliar o grau do comprometimento valvar. Podem ser tentados tratamentos medicamentosos. No entanto, pode ser necessário um cirurgia para troca da valva, por uma prótese metálica ou biológica.

Doença valvular cardíaca por cidade

Os médicos mais procurados


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Ouça este artigo:

As válvulas cardíacas são estruturas que formam as valvas cardíacas, compostas basicamente de tecido conjuntivo, localizadas na saída de cada uma das câmaras cardíacas, que auxiliam no fluxo unidirecional do sangue. Atualmente, são chamadas de valvas cada um dos aparelhos valvulares do coração. Cada valva é formada duas ou três válvulas (formações membranosas - cúspides).

Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo há a presença de qual válvula
Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar. Quando o sangue passa pelas válvulas, há o fechamento das mesmas, impedindo o refluxo sanguíneo para a câmara cardíaca anterior, sendo que essa abertura e fechamento são regulados pelas pressões presentes no interior da câmara cardíaca.

Existem quatro valvas cardíacas:

  • Mitral ou bicúspide: apresenta dois folhetos e lembra uma mitra (um tipo de chapéu usado pelo bispo da Igreja Católica). Esta valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.
  • Tricúspide: apresenta três folhetos e possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.
  • Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.
  • Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.

O músculo que sustentam as válvulas cardíacas é chamado de papilar, enquanto que as estruturas fibrosas que ligam o folheto valvular ao músculo recebe o nome de cordoalha tendínea (impedem a inversão da válvula).

Durante o relaxamento do coração, conhecido como diástole, há a abertura das câmaras cardíacas, havendo a entrada de sangue primeiro nos átrios e, por conseguinte, nos ventrículos, sem que o sangue reflua. Já na sístole, processo inverso (contração do coração), o sangue é bombeado dos ventrículos para as artérias, havendo então a abertura das valvas aórtica e pulmonar (também conhecidas como semilunares), não ocorrendo refluxo sanguíneo em direção aos átrios, pois, durante este processo, as válvas bicúspide e tricúspide se fecham.

As válvulas cardíacas podem ser acometidas por diferentes patologias, que promovem a sua degeneração ou um funcionamento inadequado das mesmas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valva_card%C3%ADaca
http://www.scielo.br/pdf/abc/v79n5/13006.pdf
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/valva.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sistema-circulatorio/valvulas-cardiacas/

Qual o nome da válvula entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo?

VÁLVULAS CARDÍACAS Entre os átrios e os ventrículos de cada lado, existem válvulas, VÁLVULA MITRAL entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e VÁLVULA TRICÚSPIDE à direita.

Qual é a válvula encontrada na saída do ventrículo esquerdo?

O sangue do ventrículo esquerdo é bombeado através da válvula aórtica para o resto do corpo, enquanto o sangue do ventrículo direito atravessa a válvula pulmonar e segue para os pulmões.

Qual o nome das válvulas Atrioventriculares?

As valvas tricúspide e mitral são valvas atrioventriculares.

Quais são as 4 válvulas cardíacas?

O sangue circula em nosso coração em uma única direção, controlado pelo sistema de quatro valvas: a mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar. Se ocorrer alguma alteração que impeça a abertura ou fechamento apropriado, o coração perde a habilidade de bombear o sangue adequado para o corpo.