Estou grávida e quando eu fui fazer xixi e saiu um pouquinho de sangue é normal?

O nosso corpo é uma máquina tão perfeita que sempre dá um jeitinho de nos avisar quando algo não vai bem. São sinais, como manchas pelo corpo, dores, erupções na pele, secreções, dentre tantos outros sinais. Destes, um dos mais claros é a presença de sangue na urina. Mas o que esse sinal está querendo dizer? Vamos descobrir a seguir o que causa a presença de sangue na urina e o que você deve fazer com isso:

A minha urina está com sangue. O que pode ser?

O nome científico da urina com sangue é hematúria e surge geralmente como um sinal de que a pessoa está com algum problema nos rins ou no sistema urinário. Esse sintoma raramente aparece sozinho, sendo comumente acompanhado por uma sensação de ardência ao urinar.

Mas, calma! Caso a presença de sangue na urina dure menos de 24h, provavelmente não há com o que se preocupar. Existem alguns motivos que fazem uma pessoa urinar sangue, ou fazem parecer que se está urinando sangue. São eles:

  • Prática excessiva de exercício físico,
  • Menstruação,
  • Consumo de alimentos avermelhados naturalmente, como a beterraba, ou com corantes vermelhos. Nesse caso, é importante aumentar o consumo de água!
  • Consumo de certos remédios, como anticoagulantes. Por exemplo: Novalgina e Aspirina.  Nesse caso, não deixe de informar ao seu médico o que aconteceu, para que seja revista a dosagem.

Agora, se você está urinando sangue há mais de 24h, é preciso investigar a verdadeira causa. Um dos exames que dá um diagnóstico preciso de qualquer tipo de alteração no trato urinário é a urodinâmica. Entenda o que é urodinâmica e como ela pode te ajudar.

Principais causas para a presença de sangue na urina:

INFECÇÃO URINÁRIA:

A infecção urinária é a causa mais comum de sangue na urina, pois acontece frequentemente com muitas pessoas, especialmente mulheres.

Caso você comece a sentir ardência para fazer xixi, dor no baixo ventre, alteração na cor e cheiro da urina, além de sensação de estar sempre com a bexiga cheia, significa que você está com uma infecção urinária.

É hora de buscar tratamento, pois uma infecção urinária mal cuidada pode evoluir para doenças mais sérias, caso a infecção chegue aos rins. A infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo seu urologista ou ginecologista.

Veja aqui como evitar as infecções urinárias.

PEDRAS NOS RINS:

As pedras nos rins são quase “inconfundíveis” por causa da intensa dor que provocam. Além desse sintoma e do sangue na urina, há ainda a sensação de queimação ao urinar, febre e enjoos.

O tratamento para pedras nos rins é, a princípio, emergencial e o paciente deve ir ao pronto-socorro para receber atenção adequada. Por sorte, a evolução do tratamento de pedras nos rins tem ajudado cada vez mais pessoas a sofrerem menos com esse mal. Saiba tudo sobre pedras nos rins: o que causa, como prevenir, como diagnosticar e como tratar.

CÂNCER RENAL, DE BEXIGA OU DE PRÓSTATA:

Urinar sangue também pode ser um sintoma para alguns cânceres. Esse sinal pode vir acompanhado ainda de incontinência urinária, dor e dificuldade na hora de urinar, além de uma perda de peso repentina. Nesse caso, é preciso urgentemente consultar um médico urologista.

Estou urinando sangue. E agora, o que fazer?  

Se a sua urina está com sangue há mais de 24h e você apresentou outros sintomas como os descritos acima, é hora de procurar tratamento com um urologista. Se você ainda não tem um, entre em contato com o Instituto Mário de Abreu, que conta com uma equipe de urologistas especializados em cuidar de você. Marque sua consulta pelo número (41) 3232-1262.

Estou grávida e quando eu fui fazer xixi e saiu um pouquinho de sangue é normal?


Pós–Graduação ao nível de Mestrado na área de Ginecologia junto ao Departamento de Tocoginecologia da Escola Paulista de...

i

Estou grávida e quando eu fui fazer xixi e saiu um pouquinho de sangue é normal?

Escrito por Redação Minha vida


Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Atualizado em 27 de setembro de 2019 Publicado em 12 de novembro de 2014

O sangramento vaginal não é um sintoma de gravidez comum e geralmente é preocupante. No entanto, nem sempre é um sinal de problemas.

As causas do sangramento na gestação podem ser desvendadas de acordo com o período da gestação em que acontecem (primeira ou segunda metade da gravidez).

Estou grávida e quando eu fui fazer xixi e saiu um pouquinho de sangue é normal?

Sangramento na gravidez

  • Sangramento de implantação: Pode acontecer sangramento normal dentro das primeiras seis a 12 dias de gravidez. Algumas mulheres não percebem que estão grávidas nesse período porque confundem esse sangramento com a menstruação. Geralmente a hemorragia é muito leve e dura de algumas horas a alguns dias. O sangramento de implantação acontece quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero, e essa implantação pode danificar alguns dos vasos sanguíneos da mãe no útero, resultando em uma pequena perda de sangue.
  • Aborto espontâneo: os sangramentos na primeira metade da gestação pode ainda indicar abortamento evitável ou ameaça de aborto que pode evoluir para uma gestação normal ou para um abortamento inevitável no primeiro caso o sangramento é discreto ou moderado acompanhado de cólicas leve. No caso de inevitável o sangramento é intenso, as cólicas são mais fortes e não cedem com analgésicos comuns.
  • Gravidez ectópica: Em uma gravidez ectópica, o embrião fertilizado se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Outros sintomas da gravidez ectópica são dor na parte inferior do abdômen e tontura.
  • Gravidez molar (também chamada de doença trofoblástica gestacional): Esta é uma condição mais rara em que um tecido anormal cresce dentro do útero, em vez de um embrião. Que pode se transformar embora que raro em tecido canceroso e pode disseminar para outras partes do corpo. Outros sintomas da gravidez molar além de sangramento intenso são náuseas, vômitos e crescimento do útero em desproporção com a idade da gravidez.

Sangramento na segunda metade da gestação tende a ser mais grave, e pode sinalizar um problema com a mãe ou o feto. É necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível.

As possíveis causas deste sangramento são:

  • Placenta prévia: este é um evento raro da gravidez, ocorre uma para cada 200 gestações na qual a placenta desenvolve-se na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do cérvice uterina. A placenta prévia causa um sangramento geralmente indolor, é uma emergência que requer atenção médica imediata.
  • Descolamento prematuro da placenta: acontece em cerca de 0,5 a 1% das gestações. A placenta se desprende da parede do útero antes ou durante o trabalho de parto, causando um sangramento que as vezes não aparece pela vagina é oculto . Outros sintomas de descolamento prematuro da placenta são dor abdominal, coágulos da vagina e dor nas costas. Emergência obstétrica responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal.
  • Ruptura uterina: em casos raros, uma cicatriz de cesárea anterior pode rasgar durante a gravidez. A ruptura uterina pode ser fatal, e requer uma cirurgia de emergência para retirada do bebê. Outros sintomas de ruptura uterina são dor e sensibilidade no abdômen.
  • Vasa prévia: nessa condição muito rara, os vasos sanguíneos no cordão umbilical ou placenta do bebê em desenvolvimento atravessam a abertura para o canal de parto. Vasa prévia pode ser muito perigosa para o bebê, porque os vasos sanguíneos podem rasgar, fazendo com que o bebê receba menos oxigênio. Outros sinais de vasa prévia incluem baixa frequência cardíaca fetal anormal e sangramento excessivo.
  • Trabalho de parto prematuro: sangramento vaginal no final da gravidez pode ser apenas um sinal de que seu corpo está se preparando para o parto. Alguns dias ou semanas antes do início do trabalho, o muco que cobre a abertura do útero vai passar para fora da vagina, e geralmente terá pequenas quantidades de sangue. Se o sangramento e sintomas do trabalho de parto começarem antes da 37ª semana de gravidez, entre em contato com seu médico imediatamente, pois você pode estar em trabalho de parto prematuro. Outros sintomas de trabalho de parto prematuro incluem contrações, duas ou mais contrações a cada 10 minutos corrimento vaginal, pressão abdominal, e dor na parte inferior das costas.

O sangramento na gravidez após relação sexual é bastante comum, se em pequena quantidade. Ele ocorre por rompimento dos vasos do colo do útero (na parte externa, que não tem contato com o bebê). Caso ele persista por muito tempo, é importante buscar avaliação médica.

As hemorroidas são um problema que podem aparecer na gravidez. O sangramento decorrente delas costuma ser associado ao momento da evacuação e normalmente acompanhado de dor em região anal.

O sangramento na gravidez pode ser um sinal de um problema em qualquer trimestre. Por isso, se ocorrer um sangramento na gravidez, entre contato com seu médico ou médica. Manter o controle de quanto você está sangrando e registrar o tipo de sangue (rosa, marrom ou vermelho; liso ou cheia de coágulos) pode ajudar no diagnóstico. Não use absorvente interno ou tenha relações sexuais enquanto estiver sangrando.

Vá a um pronto-socorro ou ligue para a emergência imediatamente se você está enfrentando algum dos seguintes sintomas, que podem ser sinais de um problema grave:

Lindinalva Giovanni, médica ginecologista e obstetra do laboratório Exame, CRM 36269

Ricardo Luba, médico ginecologista e obstetra, CRM 113528

Fernanda Mauro, médica ginecologista e obstetra da Perinatal, CRM 52995185

Quando urino sai um pouco de sangue no papel higiênico na gravidez?

Fique atenta aos sinais. Um sangramento discreto na gravidez acontecer durante as primeiras semanas de gestação. Se esses sangramentos persistirem por alguns meses, pode ser um sinal de descolamento do saco gestacional.

É normal gestante sangrar ao urinar?

Pode ser Gravidez? A gravidez em si não causa sangue na urina. Caso uma gestante identificar a presença do mesmo, pode ser sinal de infecção urinária ou pedra nos rins. Mas também é importante diferenciar sangramentos vaginais durante a micção da hematúria de fato, que é o sangue que vem do aparelho urinário.

Que tipo de sangramento é normal na gravidez?

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.