Explique a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico

Cláudio Cabige

Cláudio Cabige

Head Of Credit Department

Publicado em 16 de out. de 2015

Muita gente confunde os conceitos de crescimento e desenvolvimento económico.
Crescimento Económico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período. Já o conceito de Desenvolvimento Económico está relacionado a melhoria do bem estar da população.
Como se mede o desenvolvimento? Através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O IDH varia entre 0 e 1, numa analogia grosseira: o IDH do Inferno seria 0 e o IDH do Paraíso seria 1. Alguns países do Norte da Europa como a Noruega e a Suécia possuem IDH próximos a 0,95 (quase o paraíso!), enquanto que muitos países africanos possuem IDH inferior a 0,6.
Países ricos, tendem a ser mais desenvolvidos, no entanto crescimento não garante o desenvolvimento conforme trecho da reportagem abaixo:


  • 23/05/2007 - 09h23 Relatório da AI diz que crescimento económico da Ásia beneficiou pouco Londres, 23 mai (EFE).- O notável crescimento económico registrado em 2006 na Ásia e na Oceania beneficiou somente uma parte da população e não diminuiu as desigualdades.

Ontem à noite aconteceu na BAND o debate entre os candidatos ao mais alto posto do executivo no país: a presidência da república. Muitos temas foram discutidos, dentre eles, questões sobre crescimento econômico e desenvolvimento econômico.

É comum escutar estes termos juntos e, por vezes,  eles até são usados como sinônimos. Mas no fundo, você deve se perguntar: existe diferença entre eles? E eu te respondo: sim! Na realidade, existem muitas maneiras de explicar diferenças e semelhanças entre estes conceitos. Uma que nos parece mais clara é a que se relaciona com a evolução da sociedade e da economia, de modo geral.

Até o começo do século XX, quase não se falava em desenvolvimento econômico, mas somente em crescimento, pois a população mundial era pequena, os países eram pouco integrados e tal, logo, ainda havia muito espaço para crescer.

Com o passar do tempo, questões como: saúde pública, educação, tecnologias, pobreza/riqueza, dentre outras, foram tornando-se mais complexas e resolvê-las tornou-se necessário. Então, percebeu-se que não bastava crescer, mas distribuir, tornar mais igualitário, dividir melhor o bolo. Mas, é aí que entra a confusão.

Desenvolvimento é algo amplo, que envolve pelo menos quatro aspectos: biológico, cultural, político e econômico. Por esta razão, quando se referia ao desenvolvimento econômico em especial, era muito comum se confundir com crescimento.

Até hoje, para muitos economistas, a melhor medida de desenvolvimento econômico é a renda per capita, ou seja, a renda de todos os brasileiros (salários, aluguéis, juros recebidos, lucros recebidos, etc) dividido pelo quantidade total de brasileiros. Bem, o que nos parece mais claro é que crescimento econômico está diretamente relacionado com aumento da produção, queda da inflação, controle de juros, etc.

Já o desenvolvimento econômico está relacionado, na verdade, com o bem-estar, qualidade de vida, distribuição de recursos, dentre outras características. A renda entra nessa conta, pois o aumento da renda permite alcançar melhores condições de vida. Mas a renda por si só, principalmente a renda per capita, não é um bom indicador de desenvolvimento econômico. Ela deve ser analisada junto com outros indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Concentração de Renda (Índice de Gini), etc.

Para saber mais
http://bit.ly/1OyDSaN
http://bit.ly/1iAunui
http://bit.ly/1LbkT5R
http://bit.ly/1mRJlYB
http://bit.ly/1KUKBte

Créditos da imagem – http://bit.ly/1FyzaXH

Ouça este artigo:

Desenvolvimento econômico ocorre quando uma região apresenta uma melhoria considerável em relação à qualidade material da população. Neste sentido, o desenvolvimento da economia apresenta variáveis qualitativas e quantitativas. Porém, não se deve confundir desenvolvimento econômico com crescimento econômico, visto que o segundo refere-se somente ao aumento em setores da economia como o resultado anual do PIB (Produto Interno Bruto).

No início do século XX diversos economistas entraram em discussão a respeito do conceito de desenvolvimento econômico. Em um primeiro momento, desenvolver a economia era sinônimo de aumentar a produção e a renda referente à população de uma região. Porém, após algum tempos foram acrescentados fatores como a melhoria da qualidade material e do quadro social geral de um país. Assim, só pode ser considerado desenvolvimento econômico o progresso conjunto e que alcance todos os campos de uma sociedade. Se um país gera uma renda per capta que aumenta gradualmente a cada ano, mas apresenta um baixo índice de melhorias e desenvolvimento na direção do povo, não é possível denominá-lo como desenvolvido.

Explique a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico

Desenvolvimento econômico e desenvolvimento urbano. Foto: Leonardo da / Shutterstock.com

No livro A Riqueza das Nações, o filósofo e economista Adam Smith apontou que melhorias na direção dos trabalhadores indicavam o desenvolvimento econômico de uma região. Segundo ele, este segmento representaria a maior fatia da população e, desta forma, o progresso na situação desta maioria jamais deveria ser visto como inconveniente, como muitas vezes ocorreu na História. Smith indicava que nenhuma sociedade poderia ser florescente se a maioria de seus membros fosse pobre, assim, somente o progresso conjunto da sociedade poderia indicar o desenvolvimento econômico. Na visão do economista John Maynard Keynes, o Estado apresenta-se como o alicerce principal para atuar em sentido contrário à recessão e o desemprego. Para ele, o governo teria a maior importância de decisão no desenvolvimento econômico de um país, podendo criar políticas de incentivo e regulamentação da economia a fim de contribuir para a formação de uma sociedade mais igualitária.

De acordo com alguns economistas, por meio do Estado são reguladas as políticas no sentido de garantir uma infraestrutura eficiente em setores básicos como educação, cultura, alimentação, emprego, saúde e lazer. Alguns países demonstram atuação conjunta entre o setor público e privado, criando incentivos que geram tecnologia e desenvolvimento do parque industrial, trazendo eficiência na prestação de serviços e gerando empregos de qualidade, o que resulta em desenvolvimento econômico.

Desta forma, percebe-se que o desenvolvimento de um país, quando analisado da forma quantitativa, apresenta-se com o aprimoramento da distribuição de renda, crescimento na taxa de cidadãos alfabetizados, índices de natalidade, mortalidade, redução da violência, entre outros aspectos sociais. Para medir o nível de desenvolvimento de um país, o índice mais utilizado é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), além do Índice de Gini.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

A partir do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é possível verificar o desenvolvimento humano dentro de uma região delimitada, fazendo uso da combinação entre fatores como escolaridade, expectativa de vida e renda per capta. Quanto mais elevado é o indicador do IDH, maior possibilidade de progresso na economia tem a localidade em que foi realizada a pesquisa. No Brasil, em 2020, o valor verificado pelo IDH ficou em 0,765 dentro de uma escala que vai de 0 até 1.

Índice de Gini

Por meio do índice Gini é possível medir de que forma a renda de um país ocorre a partir de sua distribuição para a população. Quanto mais elevado é o Gini, mais desigual é a distribuição de renda de uma nação. Também em 2020, o índice Gini no Brasil apresentou-se na casa de 53,9. Este mesmo resultado foi verificado para o Brasil por meio de pesquisas do Banco Mundial, o que coloca o país na categoria dos mais desiguais em escala global.

Leia também:

  • Geografia do desenvolvimento
  • Desenvolvimento sustentável

Fontes:

SMITH, A. A Riqueza das Nações: Investigação Sobre sua Natureza e suas Causas. São Paulo: Abril Cultural, 1982. vol. 1 e 2

https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/43166

http://www.bresserpereira.org.br/papers/2008/08.18.ConceitoHist%C3%B3ricoDesenvolvimento.31.5.pdf

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/economia/desenvolvimento-economico/

Qual a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento?

Enquanto o crescimento econômico significa que durante um ou vários períodos, ocorreu um aumento sustentado de uma unidade econômica, o desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sociedade em geral.

Qual é a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?

O crescimento econômico diz respeito ao crescimento da produção de um país, em suas mais variadas áreas, bem como ao crescimento do PIB. Já o desenvolvimento socioeconômico reflete como o crescimento econômico é revertido em melhores condições de saúde, educação, transporte e segurança para os habitantes de um país.

Qual é a diferença entre o crescimento e desenvolvimento?

Crescimento físico é aumento no tamanho. Desenvolvimento é crescimento da capacidade funcional. Os dois processos são altamente dependentes de fatores genéticos, nutricionais e ambientais.

O que é o crescimento econômico?

Crescimento econômico refere-se a um aumento no produto total na economia. Ele é definido por alguns como sendo um aumento do PIB real per capita.