Ferida no colo do útero na gravidez

Saiba mais sobre a ectopia cervical

Oi, gente! A expressão “feridinha no colo do útero” é uma tradução grosseira de uma entidade clínica conhecida como ectopia cervical, ou ectrópio, resultante da eversão do epitélio endocervical (camadinha interna do canal do colo do útero) que se exterioriza, principalmente em mulheres jovens, que usam hormônios ou que estão grávidas. Esta “ferida” no colo do útero é BENIGNA na maioria das vezes e NÃO necessita tratamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atenção! O conceito “ferida”, portanto, é incorreto e gera muita confusão nas mulheres...
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Só tem indicação de tratamento mulheres expostas ao HPV, outras DSTs, com corrimento excessivo e recorrente e sangramento fora do período menstrual, principalmente após relação sexual. Geralmente é feita com energia de alta frequência ou laser.

GRAVIDEZ E RISCO DE CÂNCER

A ectopia não impede que ocorra a gravidez. Na verdade, a maioria das mulheres nem sabe que possui ectopia. Elas costumam aumentar de tamanho durante a gestação. Se houver sintomas e necessitar de tratamento, convém esperar o parto para reavaliação e, aí sim o tratamento, se necessário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na maioria dos casos, a ectopia cervical não é grave e, repito, trata-se de lesão BENIGNA, portanto não apresenta grandes riscos. Porém, quando há HPV associado, pode ser porta de entrada para o vírus, que pode provocar outras lesões e levar até o câncer, principalmente naquelas que possuem um crescimento rápido. Seu diagnóstico é feito com o exame papanicolau e/ou colposcopia, onde é possível avaliar alterações que sugerem lesões pelo HPV.

Não deixe de se consultar com seu Gineco!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. Fabiano Elisei Serra
CRM SP 154450 / RQE nº 52259
Consultório: 11 - 35157707
Rua Cincinato Braga, 37 - 10º andar

www.drfabianoserra.com.br
São Paulo - SP

Estou grávida e tenho ferida no colo do útero?

A expressão “feridinha no colo do útero” é uma tradução grosseira de uma entidade clínica conhecida como ectopia cervical, ou ectrópio, resultante da eversão do epitélio endocervical (camadinha interna do canal do colo do útero) que se exterioriza, principalmente em mulheres jovens, que usam hormônios ou que estão ...

Como tratar ferida no colo do útero na gravidez?

O tratamento para a ferida no útero deve ser recomendado pelo ginecologista de acordo com os sintomas apresentados pela mulher e gravidade, características da ferida e causa, podendo ser indicado o uso de remédios em forma de cremes, pomadas ou comprimidos ou a realização de cauterização, por exemplo.

Quem tem ferida no colo do útero pode ter filho?

Essa ferida atrapalha? Primeiro vc tem que saber se essa "feridinha" é normal ou se é preciso tratar. Pode engravidar sim,mas se for preciso tratamento o ideal seria realiza-lo antes de engravidar.

É perigoso ferida no colo do útero?

Olá. A ferida no colo uterino, mácula rubra, ectopia ou ectrópio é uma alteração normal do colo uterino presentes em mulheres em uso de anticoncepcional, em mulheres em idade reprodutiva e em gestantes. Essa ferida não aumenta o risco de infecção pelo HPV e não aumenta a incidência de câncer de colo uterino.