Foi solicitado a um técnico que soluciona um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?

  • School Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis - SENAI -SC - CTAI
  • Course Title COMPUTAÇ? 101
  • Pages 8

Show

This preview shows page 1 - 3 out of 8 pages.

1. Qual é o propósito dos adaptadores RAID?conectar vários dispositivos de armazenamento para redundância ouvelocidadeQue tipo de interface um cliente deve escolher se conecta um único cabo deum computador com Microsoft Windows para transmitir áudio e vídeo parauma televisão de alta definição?HDMI3. Que tipo de dispositivo de entrada pode identificar usuários com base emsua voz?dispositivo de identificação biometrica4. Que tipo de armazenamento externo deve ser usado por um técnico parafazer backup de mais de 2 TB de arquivos de dados de música e vídeo?disco rígidoQue tipo de dispositivo fornece energia a um computador e permite que eleseja encerrado com segurança em caso de perda de energia?Fonte de energia ininterruptaQual medida pode ajudar a controlar os efeitos de RFI nas redes sem fio?Certifique-se de que a rede sem fio esteja em uma freqüência diferente dafonte incorreta7. Qual é o propósito de uma Folha de Dados de Segurança?especificar procedimentos para lidar com materiais potencialmenteperigososO que pode ser testado com um multímetro digital?qualidade de eletricidade em componentes de computador9. Quando um técnico deve evitar usar uma pulseira antiestática?ao substituir uma unidade de fonte de alimentação10. Qual solução deve ser usada para limpar uma CPU e um dissipador decalor?isopropilo álcool11. Quais dois tipos de slots de expansão seriam usados por uma NIC semfio em um computador hoje? (Escolha dois.)PCIePCI

12. Quando um PC está sendo montado, qual componente está conectado àplaca-mãe com um cabo SATA?a unidade óptica13. Um técnico está solucionando problemas de um computador que estáapresentando uma falha de hardware detectada pelo BIOS. Qual é uma dasformas como esta falha é indicada?O computador emite um padrão de bipes indicando o dispositivo com falha14. Quais são os três recursos que podem ser configurados nasconfigurações do BIOS para proteger um computador? (Escolha três.)criptografia de unidadeTPMsenhas15. Qual é o motivo mais importante para uma empresa garantir que amanutenção preventiva do computador seja feita?A manutenção preventiva ajuda a proteger o equipamento do computadorcontra problemas futuros.16. Um técnico abre um PC para trabalhar nele e descobre que está muitoempoeirado por dentro. O que o técnico deve fazer?Use uma lata de ar comprimido para remover o excesso de poeira.17. Qual ferramenta interna está disponível em uma máquina Mac OS Xpara executar backups em disco?Máquina do tempo18. Um técnico de computação realizou várias ações para corrigir umproblema. Algumas ações não resolveram o problema, mas eventualmenteuma solução foi encontrada. O que deve ser documentado?tudo o que foi feito para tentar resolver o problema19. Depois que um computador é ligado, o Windows 7 falha ao iniciar. Qualprocedimento inicial um técnico usaria para lidar com essa falha?Inicialize a partir de uma mídia de instalação do Windows 7 e acesse outilitário Restauração do sistema.

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

End of preview. Want to read all 8 pages?

Upload your study docs or become a

Course Hero member to access this document

Tags

endere o ip, rede sem fio, Computador, disco r gido, Software Aplicativo

Newly Uploaded Documents

Newly Uploaded Documents

    Introduction

    Este documento descreve como solucionar vários problemas comuns com o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) em uma rede de switch Cisco Catalyst.

    Prerequisites

    Requirements

    Não existem requisitos específicos para este documento.

    Componentes Utilizados

    Este documento não se restringe a versões de software e hardware específicas.

    The information in this document was created from the devices in a specific lab environment. All of the devices used in this document started with a cleared (default) configuration. Se a rede estiver ativa, certifique-se de que você entenda o impacto potencial de qualquer comando.

    Conventions

    Consulte as Convenções de Dicas Técnicas da Cisco para obter mais informações sobre convenções de documentos.

    Note: Somente clientes Cisco registrados têm acesso a relatórios de bugs internos.

    Informações de Apoio

    O DHCP fornece um mecanismo pelo qual os computadores que usam o protocolo TCP/IP podem obter os parâmetros de configuração de protocolo automaticamente através da rede. O DHCP é um padrão aberto que foi desenvolvido pelo Grupo de trabalho de configuração dinâmica de hosts (DHC-WG) da Internet Engineering Task Force (IETF).

    O DHCP é baseado em um paradigma cliente-servidor, em que o cliente DHCP, por exemplo, um computador desktop, entra em contato com um servidor DHCP para obter os parâmetros de configuração. O servidor DHCP normalmente está em uma localização central e é operado pelo administrador da rede. Como o servidor é executado por um administrador de rede, os clientes DHCP podem ser configurados com confiança e dinamicamente com os parâmetros adequados para a arquitetura de rede atual.

    A maioria das redes corporativas consiste em várias sub-redes divididas em sub-redes denominadas VLANs (LANS virtuais), onde os roteadores fazem roteamento entre as sub-redes de comunicação. Como os roteadores não passam broadcasts por padrão, um servidor DHCP seria necessário em cada sub-rede, a menos que os roteadores estejam configurados para encaminhar o broadcast DHCP com o recurso DHCP Relay Agent.

    Principais conceitos

    Esses são vários conceitos importantes do DHCP:

    • Inicialmente, os clientes DHCP não têm endereço IP configurado e, portanto, devem enviar uma solicitação de broadcast para obter um endereço IP de um servidor DHCP.

    • Por padrão, os roteadores não encaminham transmissões. Será necessário acomodar solicitações de broadcast DHCP clientes se o servidor DHCP estiver em outro domínio de broadcast (rede da Camada 3 (L3)). Isso é feito com o uso de um Agente de Retransmissão DHCP.

    • A implementação do roteador Cisco do relé DHCP é fornecida através dos comandos ip helper na interface

    Cenários de exemplo

    Cenário 1: Roteamento do roteador Cisco entre redes cliente e servidor DHCP

    Conforme configurado neste diagrama, a interface Ethernet1 encaminha o cliente transmitiu DHCPDISCOVER para 192.168.2.2 através da interface Ethernet1. O servidor DHCP preenche a solicitação através de unicast. Nenhuma outra configuração para o roteador é necessária neste exemplo.

    Foi solicitado a um técnico que soluciona um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?
    Roteamento entre redes cliente e servidor DHCP

    Cenário 2: Switch Cisco Catalyst com Módulo L3 Roteamento entre Redes de Cliente e Servidor DHCP

    Conforme configurado no diagrama, a interface VLAN20 encaminha o cliente transmitiu DHCPDISCOVER para 192.168.2.2 através da interface VLAN10. O servidor DHCP preenche a solicitação através de unicast. Nenhuma outra configuração para o roteador é necessária neste exemplo. As portas do switch precisam ser configuradas como portas de host e ter PortFast STP (Spanning-Tree Protocol) ativado e entroncamento e canalização desativados.

    Rota do módulo L3 entre redes cliente e servidor DHCP

    Entender o DHCP

    O DHCP foi originalmente definido em Requests for Comments (RFCs) 1531 e desde então está obsoleto pelo RFC 2131. O DHCP é baseado no Protocolo de Bootstrap (BootP), que é definido no RFC 951.

    O DHCP é usado pelas estações de trabalho (hosts) para obter informações de configuração inicial, como um endereço IP, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão durante a inicialização. Com o DHCP, não é necessário configurar manualmente cada host com um endereço IP. Além disso, se um host for movido para uma sub-rede IP diferente, ele deve usar um endereço IP diferente do anterior. O DHCP faz disso automaticamente. Ele permite que o host escolha um endereço IP na sub-rede IP correta.

    Referências RFC de DHCP atuais

    • RFC 2131 - DHCP

    • Opções DHCP do RFC2132 e Extensões do Fornecedor do BootP

    • RFC 1534 - Interoperação entre DHCP e BootP

    • RFC 1542 - Esclarecimentos e Extensões para o Protocolo BootP

    • RFC 2241 – Opções DHCP para Novell Directory Services

    • RFC 2242 - Netware/IP Domain Name and Information

    • RFC 2489 - Procedimento para definir novas opções de DHCP

    O DHCP usa um modelo de cliente e servidor, em que um ou mais servidores (servidores DHCP) alocam endereços IP e outros parâmetros de configuração opcionais a clientes (hosts) após a inicialização de clientes. Esses parâmetros de configuração são usados do servidor para o cliente por um determinado tempo. Quando um host é inicializado, a pilha TCP/IP no host transmite uma mensagem de transmissão (DHCPDISCOVER) para obter um endereço IP e uma máscara de sub-rede, entre outros parâmetros de configuração. Isso inicia uma troca entre o servidor DHCP e o host. Durante essa troca, o cliente passa por esses estados bem definidos:

    1. Inicializando

    2. Seleção

    3. Solicitação

    4. Limite

    5. Renovando

    6. Religação

    Para se mover entre esses estados, o cliente e o servidor podem trocar os tipos de mensagens listados na Tabela de Mensagens DHCP.

    Tabela de mensagens DHCP

    ReferênciaMensagemDescrição
    0x01 DHCPDISCOVER O cliente procura os servidores DHCP disponíveis.
    0x02 DHCPOFFER A resposta do servidor para o cliente DHCPDISCOVER.
    0x03 DHCPREQUEST O cliente envia broadcasts para o servidor, solicita parâmetros oferecidos de um servidor especificamente, conforme definido no pacote.
    0x04 DHCPDECLINE A comunicação cliente-servidor indica que o endereço de rede já está em uso.
    0x05 DHCPACK A comunicação servidor-cliente com parâmetros de configuração, juntamente com o endereço de rede comprometido.
    0x06 DHCPNAK A comunicação servidor-cliente recusa a solicitação do parâmetro de configuração.
    0x07 DHCPRELEASE A comunicação cliente-servidor renuncia o endereço de rede e cancela o aluguel restante.
    0x08 DHCPINFORM A comunicação cliente-servidor solicita somente parâmetros de configuração local que o cliente já tenha configurado externamente como um endereço.

    DHCPDISCOVER

    Quando um cliente é inicializado pela primeira vez, diz-se que ele está no estado inicializando, e transmite uma mensagem DHCPDISCOVER em sua subrede física local pela porta 67 de UDP (servidor de BootP). Como o cliente não tem como saber a sub-rede à qual pertence, o DHCPDISCOVER é um broadcast de todas as sub-redes (endereço IP de destino 255.255.255.255), com um endereço IP de origem 0.0.0.0. O endereço IP de origem é 0.0.0.0 já que o cliente não tem um endereço IP configurado. Se um servidor DHCP existir nesta sub-rede local e estiver configurado e operar corretamente, o servidor DHCP ouvirá o broadcast e responderá com uma mensagem DHCPOFFER. Se um servidor de DHCP não existe na sub-rede local, ela deve conter um agente de transmissão de DHCP/BootIP para encaminhar a mensagem DHCPDISCOVER para uma sub-rede que contenha um servidor de DHCP.

    Esse agente de retransmissão pode ser um host dedicado (por exemplo, o Microsoft Windows Server) ou um roteador (por exemplo, um roteador Cisco configurado com instruções IP helper no nível da interface).

    DHCPOFFER

    Um servidor DHCP que recebe uma mensagem DHCPDISCOVER pode responder com uma mensagem DHCPOFFER na porta UDP 68 (cliente BootP). O cliente recebe o DHCPOFFER e vai para o estado Seleção. Essa mensagem DHCPOFFER contém informações de configuração inicial para o cliente. Por exemplo, o servidor DHCP preenche o campo yiaddr da mensagem DHCPOFFER com o endereço IP solicitado. A máscara da sub-rede e o gateway padrão estão especificados no campo de opções, nas opções de máscara de sub-rede e roteador, respectivamente. Outras opções comuns na mensagem DHCPOFFER incluem o tempo de concessão de Endereço IP, tempo de renovação, servidor de nome de domínio e servidor de nomes NetBIOS (WINS). O servidor DHCP envia o DHCPOFFER para o endereço de broadcast, mas inclui o endereço de hardware do cliente no campo chaddr da oferta, para que o cliente saiba que é o destino pretendido. Caso o servidor DHCP não esteja na sub-rede local, o servidor DHCP enviará o DHCPOFFER, como um pacote unicast, na porta UDP 67, de volta ao Agente de Transmissão DHCP/BootP do qual veio o DHCPDISCOVER. O Agente de Transmissão DHCP/BootP envia ou envia por unicast o DHCPOFFER na sub-rede local na porta UDP 68, que depende do flag de Transmissão definido pelo cliente Bootp.

    DHCPREQUEST

    Depois que o cliente recebe um DHCPOFFER, ele responde com uma mensagem DHCPREQUEST, indica sua intenção de aceitar os parâmetros no DHCPOFFER e entra no estado Requesting (Solicitando). O cliente pode receber várias mensagens DHCPOFFER, uma de cada servidor DHCP que recebeu a mensagem original DHCPDISCOVER. O cliente escolhe um DHCPOFFER e responde somente a esse servidor DHCP e, implicitamente, recusa todas as outras mensagens DHCPOFFER. O cliente identifica o servidor selecionado depois de preencher o campo de opção Identificador do servidor com o endereço IP do servidor DHCP. O DHCPREQUEST também é um broadcast, portanto todos os servidores DHCP que enviaram um DHCPOFFER veem o DHCPREQUEST, e cada um sabe se o DHCPOFFER foi aceito ou recusado. Quaisquer opções de configuração adicionais que o cliente exigir serão incluídas no campo de opções da mensagem DHCPREQUEST. Mesmo que o cliente tenha recebido um endereço IP, ele envia a mensagem DHCPREQUEST com um endereço IP de origem 0.0.0.0. Neste momento, o cliente ainda não recebeu a verificação de que está claro para usar o endereço IP.

    DHCPACK

    Depois que o servidor DHCP recebe o DHCPREQUEST, ele confirma a solicitação com uma mensagem DHCPACK e conclui o processo de inicialização. A mensagem DHCPACK tem o endereço IP de origem do servidor DHCP e o endereço de destino é mais uma vez uma transmissão e contém todos os parâmetros que o cliente solicitou na mensagem DHCPREQUEST. Quando o cliente recebe o DHCPACK, ele entra no estado Bound (Vinculado) e agora fica livre para usar o endereço IP para se comunicar com a rede. Enquanto isso, o servidor DHCP armazena o aluguel em seu banco de dados e o identifica exclusivamente com o identificador do cliente ou chaddr e o endereço IP associado. O cliente e o servidor usam essa combinação de identificadores para fazer referência ao aluguel. O identificador de cliente é o endereço MAC do dispositivo mais o tipo de mídia.

    Antes de o cliente DHCP começar a usar o novo endereço, ele deve calcular os parâmetros de tempo associados a um endereço alugado, que são Tempo de concessão (LT), Tempo de renovação (T1) e Tempo de reassociação (T2). O LT de padrão típico é 72 horas. Você pode usar tempos de arrendamento mais curtos para conservar endereços, se for necessário.

    DHCPNAK

    Se o servidor selecionado não puder atender à mensagem DHCPREQUEST, o servidor DHCP responderá com uma mensagem DHCPNAK. Quando o cliente recebe uma mensagem DHCPNAK ou não recebe uma resposta a uma mensagem DHCPREQUEST, ele reinicia o processo de configuração quando entra no estado Requesting (Solicitando). O cliente retransmite o DHCPREQUEST pelo menos quatro vezes em 60 segundos antes de reiniciar o estado de Inicialização.

    DHCPDECLINE

    O cliente recebe o DHCPACK e, opcionalmente, executa uma verificação final nos parâmetros. O cliente executa esse procedimento quando envia as solicitações do Address Resolution Protocol (ARP) para o endereço IP fornecido no DHCPACK. Se o cliente detectar que o endereço já está em uso quando receber uma resposta à solicitação ARP, ele enviará uma mensagem DHCPDECLINE ao servidor e reiniciará o processo de configuração no estado Requesting (Solicitando).

    DHCPINFORM

    Se um cliente tiver obtido um endereço de rede por algum outro meio ou tiver um endereço IP configurado manualmente, uma estação de trabalho cliente poderá usar uma mensagem de solicitação DHCPINFORM para obter outros parâmetros de configuração local, como o nome de domínio e os Domain Name Servers (DNSs). Quando os servidores DHCP recebem uma mensagem DHCPINFORM, construa uma mensagem DHCPACK com qualquer parâmetro de configuração local apropriado para o cliente sem um novo endereço IP. Esse DHCPACK é enviado por unicast ao cliente.

    DHCPRELEASE

    Um cliente DHCP pode optar por ceder seu aluguel em um endereço de rede quando envia uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCP. O cliente identifica o aluguel a ser liberado com o uso do campo identificador de cliente e o endereço de rede na mensagem DHCPRELEASE. Se precisar estender o intervalo atual do pool DHCP, remova o pool atual de endereços e especifique o novo intervalo de endereços IP no pool DHCP. Para remover endereços IP específicos ou um intervalo de endereços que você deseja que estejam no pool DHCP, use o comando ip dhcp excluded-address.

    Note: Se os dispositivos usarem BOOTP, as concessões de comprimento infinito serão mostradas nos vínculos de DHCP dos roteadores.

    Renove o leasing

    Como o endereço IP é concedido somente a partir do servidor, a concessão deve ser renovada periodicamente. Quando metade do tempo de aluguel expira (T1=0,5 x LT), o cliente tenta renovar o aluguel. O cliente entra no estado de Renewing e envia uma mensagem DHCPREQUEST para o servidor, que mantém a licença atual. O servidor responde à solicitação de renovação com uma mensagem DHCPACK se concordar em renovar o aluguel. A mensagem DHCPACK contém o novo aluguel e quaisquer novos parâmetros de configuração, caso quaisquer alterações sejam feitas no servidor durante o tempo do aluguel anterior. Se o cliente não conseguir acessar o servidor quando ele mantiver o aluguel por algum motivo, ele tentará renovar o endereço de qualquer servidor DHCP depois que o servidor DHCP original não tiver respondido às solicitações de renovação em um tempo T2. O valor padrão de T2 é ( 7/8 x LT). Isso significa T1 < T2< LT.

    Se o cliente tiver anteriormente um endereço IP atribuído por DHCP e ele for reiniciado, ele solicitará especificamente o endereço IP anteriormente concedido em um pacote DHCPREQUEST. Esse DHCPREQUEST ainda tem o endereço IP origem como tem 0.0.0.0 e o destino como o endereço de broadcast IP 255.255.255.255.

    Quando um cliente envia um DHCPREQUEST durante uma reinicialização, ele não deve preencher o campo de identificador do servidor e deve preencher o campo de opção de endereço IP solicitado. Somente clientes compatíveis com RFC preenchem o campo ciaddr com o endereço solicitado em vez do campo de opção DHCP. O servidor DHCP aceita qualquer um dos métodos. O comportamento do servidor DHCP depende de uma série de fatores, como no caso dos servidores DHCP do Windows NT, a versão do sistema que é usada, além de outros fatores, como o superescopo. Se o servidor DHCP determinar que o cliente ainda pode usar o endereço IP solicitado, ele permanecerá em silêncio ou enviará um DHCPACK para o DHCPREQUEST. Se o servidor determinar que o cliente não pode usar o endereço IP solicitado, ele enviará um DHCPNACK de volta ao cliente. Em seguida, o cliente passa para o estado Inicializando e envia uma mensagem DHCPDISCOVER.

    Note: O servidor DHCP atribui o endereço IP inferior de um pool de endereços IP aos clientes DHCP. Quando o lease do endereço inferior expirar, ele será atribuído a outro cliente se for solicitado. Você não pode fazer alterações na ordem em que os endereços DHCP estão atribuídos.

    Tabela de pacotes DHCP

    A mensagem DHCP tem comprimento variável e consiste em campos listados na Tabela de Pacotes DHCP.

    Note: Esse pacote é uma versão modificada do pacote BootP original.

    CampoBytesNomeDescrição
    op 1 Opcode Identifica o pacote como uma solicitação ou resposta: 1 = BOOTREQUEST, 2 = BOOTREPLY
    htype 1 Tipo de hardware Especifica o tipo de endereço de hardware de rede.
    hlen 1 Tamanho do hardware Especifica a extensão do endereço de hardware.
    saltos 1 Saltos O cliente define o valor como zero e, se a solicitação for encaminhada através de um roteador, o valor será incrementado.
    xid 4 ID de transação Um número aleatório selecionado pelo cliente. Todas as mensagens DHCP trocadas em uma determinada transação DHCP usam o ID (xid).
    segundos 2 Segundos Especifica o número de segundos desde o início do processo de DHCP.
    flags 2 Flags Indica se a mensagem é broadcast ou unicast.
    ciaddr 4 Endereço IP do cliente Utilizado apenas o cliente sabe seu endereço IP, como no caso dos estados Bound, Renew ou Rebinding.
    yiaddr 4 Seu endereço IP Se o endereço IP do cliente for 0.0.0.0, o servidor DHCP colocará o endereço IP do cliente oferecido nesse campo.
    siaddr 4 Endereço IP do servidor Se o cliente souber o endereço IP do servidor DHCP, este campo será preenchido com o endereço do servidor DHCP. Caso contrário, ele será usado em DHCPOFFER e DHCPACK a partir do servidor DHCP.
    giaddr 4 Endereço IP do roteador (GI ADDR) O endereço IP de porta de comunicação, preenchido pelo agente do relé DHCP/BootP.
    chaddr 16 Endereço MAC cliente O endereço MAC do cliente DHCP.
    sname 64 Nome do servidor O nome do host do servidor opcional.
    arquivo 128 nome do arquivo de inicialização O nome do arquivo de inicialização.
    opções variável Parâmetros de opção Os parâmetros opcionais que o servidor de DHCP pode fornecer. A RCF 2132 oferece todas as opções possíveis.

    Conversação cliente-servidor para cliente que obtém o endereço DHCP onde o cliente e o servidor DHCP residem na mesma sub-rede

    Descrição do pacoteEndereço MAC de OrigemEndereço MAC de destinoEndereço IP de origemEnd IP de destino
    DHCPDISCOVER Cliente Broadcast 0.0.0.0 255.255.255.255
    DHCPOFFER DHCPServer Broadcast DHCPServer 255.255.255.255
    DHCPREQUEST Cliente Broadcast 0.0.0.0 255.255.255.255
    DHCPACK DHCPServer Broadcast DHCPServer 255.255.255.255

    Função do agente de transmissão de DHCP/BootP

    Os roteadores, por padrão, não encaminham pacotes de broadcast. Como as mensagens do cliente DHCP usam o endereço IP de destino 255.255.255.255 (all NetBroadcast), os clientes DHCP não podem enviar solicitações a um servidor DHCP em uma sub-rede diferente, a menos que o Agente de Transmissão DHCP/BootP esteja configurado no roteador. O Agente de Transmissão DHCP/BootP encaminha solicitações DHCP em nome de um cliente DHCP para o servidor DHCP. O Agente de Transmissão DHCP/BootP anexa seu próprio endereço IP ao endereço IP origem dos quadros DHCP que vão para o servidor DHCP. Isso permite que o servidor DHCP responda via unicast para o agente de transmissão de DHCP/BootP. O Agente de Transmissão DHCP/BootP também preenche o campo Endereço IP do Gateway com o endereço IP da interface na qual a mensagem DHCP é recebida do cliente. O servidor DHCP usa o campo de endereço IP do gateway para determinar a sub-rede de origem das mensagens DHCPDISCOVER, DHCPREQUEST ou DHCPINFORM.

    Configurar o recurso DHCP/BootP Relay Agent no roteador Cisco IOS®

    O processo para configurar um roteador Cisco para encaminhar solicitações BootP ou DHCP é simples. Basta configurar um endereço IP auxiliar que aponte para o servidor DHCP/BootP ou para o endereço de broadcast da sub-rede da rede em que o servidor está.

    Exemplo de rede:

    Foi solicitado a um técnico que soluciona um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?
    Agente de retransmissão DHCP/BootP

    Para encaminhar a solicitação BootP/DHCP do cliente para o servidor DHCP, o comando ip helper-address interface é usado. O endereço do auxiliar IP pode ser configurado de forma a encaminhar apenas a transmissão UDP com base no número da porta UDP. Por padrão, o IP helper-address encaminha estes broadcasts UDP:

    • TFTP (Protocolo de Transferência de Arquivo Trivial) (porta 69)

    • DNS (porta 53), serviço de tempo (porta 37)

    • Servidor de nomes NetBIOS (porta 137)

    • Servidor de datagramas NetBIOS (porta 138)

    • Datagramas de cliente e servidor do protocolo de inicialização (DHCP/BootP) (portas 67 e 68)

    • Serviço do TACACS (Sistema de controle de acesso do controlador de acesso do terminal) (porta 49)

    • Serviço de nome IEN-116 (porta 42)

    Os endereços auxiliares IP podem direcionar broadcasts UDP para um endereço IP unicast ou de broadcast. No entanto, não use o endereço auxiliar IP para encaminhar broadcasts UDP de uma sub-rede para o endereço de broadcast de outra sub-rede, devido à grande quantidade de inundação de broadcast que pode ocorrer. Várias entradas de endereço IP auxiliar em uma única interface também são suportadas:

    version 12.0 service timestamps debug uptime service timestamps log uptime no service password-encryption ! hostname router ! ! ! interface Ethernet0 ip address 192.168.2.1 255.255.255.0 no ip directed-broadcast ! interface Ethernet1 ip address 192.168.1.1 255.255.255.0 ip helper-address 192.168.2.2 ip helper-address 192.168.2.3 !--- IP helper-address pointing to DHCP server no ip directed-broadcast ! ! ! line con 0 exec-timeout 0 0 transport input none line aux 0 line vty 0 4 login ! end

    Os roteadores Cisco não são compatíveis com balanceamento de carga de servidores DHCP configurados como agentes de relé de DHCP. Os roteadores Cisco encaminham a mensagem DHCPDISCOVER para todos os endereços do helper mencionados para essa interface. O uso de dois ou mais servidores DHCP para servir uma sub-rede somente aumenta o tráfego DHCP à medida que as mensagens DHCPDISCOVER, DHCPOFFER e DHCPREQUEST / DHCPDECLINE são trocadas entre cada par de cliente e servidor DHCP.

    Definir Associações Manuais

    Há duas maneiras de configurar vínculos manuais; uma é para o host do Windows e a outra é para os hosts que não são do Windows. Há dois comandos diferentes usados para configurar; um é para clientes DHCP da Microsoft e o outro é para clientes DHCP não Microsoft: DHCPclient-identifier (ligação manual - clientes DHCP da Microsoft) eDHCPhardware-address (ligação manual - clientes DHCP não Microsoft). A razão para dois comandos diferentes é que um PC executado com o Windows modifica seus MACs e um01 é adicionado no início do endereço. Estas são as configurações de exemplo:

    • Esta é uma configuração para clientes DHCP da Microsoft:

    configure terminal ip dhcp pool new_pool host ip_address subnet_mask client-identifier 01XXXXXXXXXXXX
    !--- xxxxxx represents 48 bit MAC address prepended with 01
    • Esta é uma configuração para clientes DHCP não Microsoft:

      configure terminal ip dhcp pool new_pool host ip_address subnet_mask hardware-address XXXXXXXXXXXX
      !--- xxxxxx represents 48 bit MAC address

    Como fazer com que o DHCP funcione em segmentos IP secundários

    Por padrão, o DHCP tem uma limitação em que os pacotes de resposta são enviados somente se a solicitação for recebida da interface configurada com o endereço IP primário. O tráfego DHCP usa o endereço de transmissão. Quando a solicitação de DHCP é recebida pela interface do roteador, ela a encaminha para o servidor DHCP (quando o IP helper-address está configurado) com um endereço IP de origem primário configurado na interface, para permitir que o servidor DHCP saiba qual pool de IP deve ser usado (para o cliente) no pacote de resposta de DHCP.

    Não há como o roteador saber se a solicitação de transmissão DHCP vem de um dispositivo que está na rede IP secundária configurada na interface. Como uma solução alternativa, a configuração de subinterface (desde que o dispositivo conectado ao roteador ofereça suporte à marcação de dot1q) para separar as duas sub-redes podem ser configuradas, então ambas recebem os endereços IP correspondentes corretamente.

    Se o endereço secundário for o caminho preferido, há outra solução alternativa, que é ativar o comando de configuração global dhcp smart-relay. Isso tem uma limitação, pois só usa o IP secundário para retransmitir a solicitação de DHCP se não houver resposta do servidor DHCP após três solicitações consecutivas para o pool de endereços primário.

    Conversa entre cliente e servidor DHCP com a função DHCP Relay

    A tabela a seguir ilustra o processo para um cliente DHCP obter um endereço IP de um servidor DHCP. Esta tabela é modelada após o diagrama de rede anterior do recurso Configurar DHCP/BootP Relay Agent. Cada valor numérico no diagrama representa um pacote que é descrito nesta próxima tabela. Use esta tabela para entender o fluxo de pacotes da conversação cliente-servidor DHCP. Também ajuda a determinar onde os problemas ocorrem.

    Processo para um cliente DHCP obter um endereço IP

    PacoteEndereço IP do clienteEndereço IP do ServidorEndereço GIEndereço MAC de origem do pacoteEndereço IP de origem do pacoteEndereço MAC de destino do pacoteEndereço IP de destino de pacote
    1. DHCPDISCOVER é enviado do cliente. 0.0.0.0 0.0.0.0 0.0.0.0 0005.DCC9.C640 0.0.0.0 ffff.ffff.fffff (transmissão) 255.255.255.255
    2. O roteador recebe o DHCPDISCOVER na interface E1. O roteador reconhece que esse pacote é um broadcast DHCP UDP. O roteador agora atua como um agente de transmissão de DHCP/BootP e preenche o campo de endereço IP do gateway com o endereço IP da interface de entrada, altera o endereço IP de origem para um endereço IP da interface de entrada e encaminha a solicitação diretamente para o servidor DHCP. 0.0.0.0 0.0.0.0 192.168.1.1 Endereço E2 MAC da interface 192.168.1.1 Endereço MAC do servidor de DHCP 192.168.2.2
    3. O servidor DHCP recebeu o DHCPDISCOVER e envia um DHCPOFFER ao Agente de Retransmissão DHCP. 192.168.1.2 192.168.2.2 192.168.1.1 Endereço MAC do servidor de DHCP 192.168.2.2 Endereço E2 MAC da interface 192.168.1.1
    4. O Agente de Retransmissão DHCP recebe um DHCPOFFER e encaminha o broadcast de DHCPOFFER na LAN local. 192.168.1.2 192.168.2.2 192.168.1.1 Endereço MAC da interface E1 192.168.1.1 ffff.ffff.ffff (broadcast) 255.255.255.255
    5. DHCPREQUEST enviado do cliente. 0.0.0.0 0.0.0.0 0.0.0.0 0005.DCC9.C640 0.0.0.0 ffff.ffff.fffff (transmissão) 255.255.255.255
    6. O roteador recebe o DHCPREQUEST na interface E1. O roteador reconhece que este pacote é a difusão UDP do DHCP. O roteador agora atua como um agente de retransmissão DHCP e preenche o campo de endereço IP do gateway com o endereço IP da interface enviada, altera o endereço IP de origem para um endereço IP da interface de entrada e encaminha a solicitação diretamente ao servidor DHCP. 0.0.0.0 0.0.0.0 192.168.1.1 Endereço E2 MAC da interface 192.168.1.1 Endereço MAC do servidor de DHCP 192.168.2.2
    7. O servidor DHCP recebeu o DHCPREQUEST e envia um DHCPACK ao Agente de Transmissão DHCP/BootP. 192.168.1.2 192.168.2.2 192.168.1.1 Endereço MAC do servidor de DHCP 192.168.2.2 Endereço E2 MAC da interface 192.168.1.1
    8. O Agente de Transmissão DHCP/BootP recebe o DHCPACK e encaminha o broadcast DHCPACK na LAN local. O cliente aceita o ACK e usa o endereço IP do cliente. 192.168.1.2 192.168.2.2 192.168.1.1 Endereço MAC da interface E1 192.168.1.1 ffff.ffff.ffff (broadcast) 255.255.255.255

    Considerações sobre DHCP de inicialização do ambiente de pré-execução (PXE)

    O Ambiente de pré-execução (PXE) permite que uma estação de trabalho seja inicializada a partir de um servidor em uma rede antes da inicialização do sistema no disco rígido local. Um administrador de rede não precisa visitar fisicamente a estação de trabalho específica e inicializá-la manualmente. O SO e outros softwares, como programas de diagnóstico, podem ser carregados no dispositivo a partir de um servidor na rede. O ambiente PXE usa DHCP para configurar seu endereço IP.

    A configuração do agente de relé DHCP/BootP deve ser feita no roteador, se o servidor DHCP estiver localizado em outro segmento roteado da rede. O comando ip helper-address na interface do roteador local deve ser configurado. Consulte a seção Configurar o Recurso de Agente de Retransmissão DHCP/BootP no Cisco IOS Router deste documento para obter informações de configuração.

    Entender e solucionar problemas do DHCP com farejadores de rastreamento

    Decodificar o farejador de rastreamento do cliente e servidor DHCP no mesmo segmento de LAN

    Topologia de rede onde o cliente e o servidor DHCP residem no mesmo segmento de LAN

    O exemplo do farejador de rastreamento é composto de seis quadros. Esses seis quadros ilustram um cenário no qual o cliente e o servidor DHCP residem no mesmo segmento físico ou lógico. Use o próximo exemplo de código para solucionar problemas de DHCP. É importante associar o farejador de rastreamento aos rastreamentos neste exemplo. Pode haver algumas diferenças em comparação com os próximos rastreamentos ilustrados, mas o fluxo geral de pacotes deve ser exatamente o mesmo. O rastreamento de pacote segue as discussões anteriores sobre o funcionamento do DHCP.

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 1 - DHCPDISCOVER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 1[0.0.0.0] [255.255.255.255] 618 0:01:26.810 0.575.244 05/07/2001 11:52:03 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Discover DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 1arrived at 11:52:03.8106; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC9C640 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 9 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = B988 (correct) IP: Source address = [0.0.0.0] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: No checksum UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00000882 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCC9C640 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 1 (DHCP Discover) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303030352E646363392E633634302D564C31 DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 66 = TFTP Option DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 67 = Boot File Option DHCP: 12 = Host name server DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 2 - DHCPOFFER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 2[192.168.1.1] [255.255.255.255] 331 0:01:26.825 0.015.172 05/07/2001 11:52:03 AM DHCP: Reply, Message type: DHCP Offer DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 2 arrived at 11:52:03.8258; frame size is 331 (014B hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC42484 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 317 bytes IP: Identification = 5 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = F901 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Length = 297 UDP: No checksum UDP: [289 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Reply) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00000882 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCC9C640 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 2 (DHCP Offer) DHCP: Server IP address = [192.168.1.1] DHCP: Request IP address lease time = 85535 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 42767 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 74843 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.1.3] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.1.4] DHCP: Gateway address = [192.168.1.1] DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 3 - DHCPREQUEST - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 3[0.0.0.0] [255.255.255.255] 618 0:01:26.829 0.003.586 05/07/2001 11:52:03 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Request DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 56 arrived at 11:52:03.8294; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC9C640 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 10 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = B987 (correct) IP: Source address = [0.0.0.0] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: No checksum UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00000882 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCC9C640 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 3 (DHCP Request) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303030352E646363392E633634302D564C31 DHCP: Server IP address = [192.168.1.1] DHCP: Request specific IP address = [192.168.1.2] DHCP: Request IP address lease time = 85535 (seconds) DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 66 = TFTP Option DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 67 = Boot File Option DHCP: 12 = Host name server DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 4 - DHCPACK - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 4[192.168.1.1] [255.255.255.255] 331 0:01:26.844 0.014.658 05/07/2001 11:52:03 AM DHCP: Reply, Message type: DHCP Ack DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 57 arrived at 11:52:03.8440; frame size is 331 (014B hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC42484 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 317 bytes IP: Identification = 6 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = F900 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Length = 297 UDP: No checksum UDP: [289 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Reply) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00000882 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCC9C640 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 5 (DHCP Ack) DHCP: Server IP address = [192.168.1.1] DHCP: Request IP address lease time = 86400 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 43200 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 75600 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.1.3] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.1.4] DHCP: Gateway address = [192.168.1.1] DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 5 - ARP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 5 0005DCC9C640 Broadcast 60 0:01:26.846 0.002.954 05/07/2001 11:52:03 AM ARP: R PA=[192.168.1.2] HA=0005DCC9C640 PRO=IP DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 58 arrived at 11:52:03.8470; frame size is 60 (003C hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC9C640 DLC: Ethertype = 0806 (ARP) DLC: ARP: ----- ARP/RARP frame ----- ARP: ARP: Hardware type = 1 (10Mb Ethernet) ARP: Protocol type = 0800 (IP) ARP: Length of hardware address = 6 bytes ARP: Length of protocol address = 4 bytes ARP: Opcode 2 (ARP reply) ARP: Sender's hardware address = 0005DCC9C640 ARP: Sender's protocol address = [192.168.1.2] ARP: Target hardware address = FFFFFFFFFFFF ARP: Target protocol address = [192.168.1.2] ARP: ARP: 18 bytes frame padding ARP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 6 - ARP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 6 0005DCC9C640 Broadcast 60 0:01:27.355 0.508.778 05/07/2001 11:52:04 AM ARP: R PA=[192.168.1.2] HA=0005DCC9C640 PRO=IP DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 59 arrived at 11:52:04.3557; frame size is 60 (003C hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCC9C640 DLC: Ethertype = 0806 (ARP) DLC: ARP: ----- ARP/RARP frame ----- ARP: ARP: Hardware type = 1 (10Mb Ethernet) ARP: Protocol type = 0800 (IP) ARP: Length of hardware address = 6 bytes ARP: Length of protocol address = 4 bytes ARP: Opcode 2 (ARP reply) ARP: Sender's hardware address = 0005DCC9C640 ARP: Sender's protocol address = [192.168.1.2] ARP: Target hardware address = FFFFFFFFFFFF ARP: Target protocol address = [192.168.1.2] ARP: ARP: 18 bytes frame padding ARP:

    Decodificar farejador de rastreamento de cliente e servidor DHCP separados por um roteador configurado como agente de retransmissão DHCP

    Rastreamento do farejador B

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 1 - DHCPDISCOVER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 1 [0.0.0.0] [255.255.255.255] 618 0:02:05.759 0.025.369 05/31/2001 06:53:04 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Discover DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 124 arrived at 06:53:04.2043; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 0005DCF2C441 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 183 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = B8DA (correct) IP: Source address = [0.0.0.0] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: No checksum UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00001425 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 1 (DHCP Discover) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303065302E316566322E633434312D4574302F30 DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 15 = Domain name DHCP: 44 = NetBIOS over TCP/IP name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 33 = Static route DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 2 - DHCPOFFER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summaryr 125 [192.168.1.1] [255.255.255.255] 347 0:02:05.772 0.012.764 05/31/2001 06:53:04 AM DHCP: Reply, Message type: DHCP Offer DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 125 arrived at 06:53:04.2171; frame size is 347 (015B hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 003094248F71 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 333 bytes IP: Identification = 45 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = F8C9 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Length = 313 UDP: Checksum = 8517 (correct) UDP: [305 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Reply) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00001425 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 2 (DHCP Offer) DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request IP address lease time = 99471 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 49735 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 87037 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.1] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.2] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.1] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.3] DHCP: Domain name = "cisco.com" DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 3 - DHCPREQUEST - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 3 [0.0.0.0] [255.255.255.255] 618 0:02:05.774 0.002.185 05/31/2001 06:53:04 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Request DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 126 arrived at 06:53:04.2193; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station Cisc14F2C441 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 184 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = B8D9 (correct) IP: Source address = [0.0.0.0] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: No checksum UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00001425 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [0.0.0.0] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 3 (DHCP Request) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303065302E316566322E633434312D4574302F30 DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request specific IP address = [192.168.1.2] DHCP: Request IP address lease time = 99471 (seconds) DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 15 = Domain name DHCP: 44 = NetBIOS over TCP/IP name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 33 = Static route DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 4 - DHCPACK - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 4 [192.168.1.1] [255.255.255.255] 347 0:02:05.787 0.012.875 05/31/2001 06:53:04 AM DHCP: Reply, Message type: DHCP Ack DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 127 arrived at 06:53:04.2321; frame size is 347 (015B hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station 003094248F71 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 333 bytes IP: Identification = 47 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = F8C7 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [255.255.255.255] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 68 (BootPc/DHCP) UDP: Length = 313 UDP: Checksum = 326F (correct) UDP: [305 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Reply) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 00001425 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 5 (DHCP Ack) DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request IP address lease time = 172800 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 86400 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 151200 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.1] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.2] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.1] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.3] DHCP: Domain name = "cisco.com" DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 5 - ARP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 5 Cisc14F2C441 Broadcast 60 0:02:05.798 0.011.763 05/31/2001 06:53:04 AM ARP: R PA=[192.168.1.2] HA=Cisc14F2C441 PRO=IP DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 128 arrived at 06:53:04.2439; frame size is 60 (003C hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station Cisc14F2C441 DLC: Ethertype = 0806 (ARP) DLC: ARP: ----- ARP/RARP frame ----- ARP: ARP: Hardware type = 1 (10Mb Ethernet) ARP: Protocol type = 0800 (IP) ARP: Length of hardware address = 6 bytes ARP: Length of protocol address = 4 bytes ARP: Opcode 2 (ARP reply) ARP: Sender's hardware address = 00E01EF2C441 ARP: Sender's protocol address = [192.168.1.2] ARP: Target hardware address = FFFFFFFFFFFF ARP: Target protocol address = [192.168.1.2] ARP: ARP: 18 bytes frame padding ARP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 6 - ARP - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 5 Cisc14F2C441 Broadcast 60 0:02:05.798 0.011.763 05/31/2001 06:53:04 AM ARP: R PA=[192.168.1.2] HA=Cisc14F2C441 PRO=IP DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 128 arrived at 06:53:04.2439; frame size is 60 (003C hex) bytes. DLC: Destination = BROADCAST FFFFFFFFFFFF, Broadcast DLC: Source = Station Cisc14F2C441 DLC: Ethertype = 0806 (ARP) DLC: ARP: ----- ARP/RARP frame ----- ARP: ARP: Hardware type = 1 (10Mb Ethernet) ARP: Protocol type = 0800 (IP) ARP: Length of hardware address = 6 bytes ARP: Length of protocol address = 4 bytes ARP: Opcode 2 (ARP reply) ARP: Sender's hardware address = 00E01EF2C441 ARP: Sender's protocol address = [192.168.1.2] ARP: Target hardware address = FFFFFFFFFFFF ARP: Target protocol address = [192.168.1.2] ARP: ARP: 18 bytes frame padding ARP:

    Rastreamento Sniffer-A

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 1 - DHCPDISCOVER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 118 [192.168.1.1] [192.168.2.2] 618 0:00:51.212 0.489.912 05/31/2001 07:02:54 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Discover DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 118 arrived at 07:02:54.7463; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = Station 0005DC0BF2F4 DLC: Source = Station 003094248F72 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 52 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = 3509 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [192.168.2.2] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: Checksum = 0A19 (correct) UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 1 DHCP: Transaction id = 000005F4 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 1 (DHCP Discover) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303065302E316566322E633434312D4574302F30 DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 15 = Domain name DHCP: 44 = NetBIOS over TCP/IP name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 33 = Static route DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 2 - DHCPOFFER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 2 [192.168.2.2] [192.168.1.1] 347 0:00:51.214 0.002.133 05/31/2001 07:02:54 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Offer DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 119 arrived at 07:02:54.7485; frame size is 347 (015B hex) bytes. DLC: Destination = Station 003094248F72 DLC: Source = Station 0005DC0BF2F4 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 333 bytes IP: Identification = 41 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = 3623 (correct) IP: Source address = [192.168.2.2] IP: Destination address = [192.168.1.1] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 313 UDP: Checksum = A1F8 (correct) UDP: [305 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 000005F4 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 2 (DHCP Offer) DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request IP address lease time = 172571 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 86285 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 150999 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.1] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.2] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.1] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.3] DHCP: Domain name = "cisco.com" DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 3 - DHCPREQUEST - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 3 [192.168.1.1] [192.168.2.2] 618 0:00:51.240 0.025.974 05/31/2001 07:02:54 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Request DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 120 arrived at 07:02:54.7745; frame size is 618 (026A hex) bytes. DLC: Destination = Station 0005DC0BF2F4 DLC: Source = Station 003094248F72 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 604 bytes IP: Identification = 54 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = 3507 (correct) IP: Source address = [192.168.1.1] IP: Destination address = [192.168.2.2] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 584 UDP: Checksum = 4699 (correct) UDP: [576 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 1 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 1 DHCP: Transaction id = 000005F4 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [0.0.0.0] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 3 (DHCP Request) DHCP: Maximum message size = 1152 DHCP: Client identifier = 00636973636F2D303065302E316566322E633434312D4574302F30 DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request specific IP address = [192.168.1.2] DHCP: Request IP address lease time = 172571 (seconds) DHCP: Parameter Request List: 7 entries DHCP: 1 = Client's subnet mask DHCP: 6 = Domain name server DHCP: 15 = Domain name DHCP: 44 = NetBIOS over TCP/IP name server DHCP: 3 = Routers on the client's subnet DHCP: 33 = Static route DHCP: 150 = Unknown Option DHCP: Class identifier = 646F63736973312E30 DHCP: Option overload =3 (File and Sname fields hold options) DHCP: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame 4 - DHCPACK - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Frame Status Source Address Dest. Address Size Rel. Time Delta Time Abs. Time Summary 4 [192.168.2.2] [192.168.1.1] 347 0:00:51.240 0.000.153 05/31/2001 07:02:54 AM DHCP: Request, Message type: DHCP Ack DLC: ----- DLC Header ----- DLC: DLC: Frame 121 arrived at 07:02:54.7746; frame size is 347 (015B hex) bytes. DLC: Destination = Station 003094248F72 DLC: Source = Station 0005DC0BF2F4 DLC: Ethertype = 0800 (IP) DLC: IP: ----- IP Header ----- IP: IP: Version = 4, header length = 20 bytes IP: Type of service = 00 IP: 000. .... = routine IP: ...0 .... = normal delay IP: .... 0... = normal throughput IP: .... .0.. = normal reliability IP: .... ..0. = ECT bit - transport protocol will ignore the CE bit IP: .... ...0 = CE bit - no congestion IP: Total length = 333 bytes IP: Identification = 42 IP: Flags = 0X IP: .0.. .... = may fragment IP: ..0. .... = last fragment IP: Fragment offset = 0 bytes IP: Time to live = 255 seconds/hops IP: Protocol = 17 (UDP) IP: Header checksum = 3622 (correct) IP: Source address = [192.168.2.2] IP: Destination address = [192.168.1.1] IP: No options IP: UDP: ----- UDP Header ----- UDP: UDP: Source port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Destination port = 67 (BootPs/DHCP) UDP: Length = 313 UDP: Checksum = 7DF6 (correct) UDP: [305 byte(s) of data] UDP: DHCP: ----- DHCP Header ----- DHCP: DHCP: Boot record type = 2 (Request) DHCP: Hardware address type = 1 (10Mb Ethernet) DHCP: Hardware address length = 6 bytes DHCP: DHCP: Hops = 0 DHCP: Transaction id = 000005F4 DHCP: Elapsed boot time = 0 seconds DHCP: Flags = 8000 DHCP: 1... .... .... .... = Broadcast IP datagrams DHCP: Client self-assigned IP address = [0.0.0.0] DHCP: Client IP address = [192.168.1.2] DHCP: Next Server to use in bootstrap = [0.0.0.0] DHCP: Relay Agent = [192.168.1.1] DHCP: Client hardware address = 0005DCF2C441 DHCP: DHCP: Host name = "" DHCP: Boot file name = "" DHCP: DHCP: Vendor Information tag = 63825363 DHCP: Message Type = 5 (DHCP Ack) DHCP: Server IP address = [192.168.2.2] DHCP: Request IP address lease time = 172800 (seconds) DHCP: Address Renewal interval = 86400 (seconds) DHCP: Address Rebinding interval = 151200 (seconds) DHCP: Subnet mask = [255.255.255.0] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.1] DHCP: Domain Name Server address = [192.168.10.2] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.1] DHCP: NetBIOS Server address = [192.168.10.3] DHCP: Domain name = "cisco.com" DHCP:

    Solucionar problemas do DHCP quando as estações de trabalho clientes não conseguem obter endereços DHCP

    Casos Práticos 1: Servidor DHCP no mesmo segmento LAN ou VLAN em que se encontra o cliente DHCP

    Quando o servidor e o cliente DHCP residem no mesmo segmento de LAN ou VLAN e o cliente não consegue obter um endereço IP de um servidor DHCP. Mas é improvável que o roteador local cause um problema de DHCP. O problema está relacionado aos dispositivos que conectam o servidor DHCP e o cliente DHCP. No entanto, o problema pode estar no servidor DHCP ou no próprio cliente. Esses módulos ajudam a solucionar problemas e determinar qual dispositivo causa um problema.

    Note: Para configurar o servidor DHCP em uma base por vlan, defina pools DHCP diferentes para cada VLAN que serve endereços DHCP aos seus clientes.

    Casos Práticos 2: O servidor DHCP e o cliente DHCP são separados por um roteador configurado para a funcionalidade DHCP/BootP Relay Agent

    Quando o servidor e o cliente DHCP residem nos diferentes segmentos da LAN ou VLANs, o roteador funciona como um agente de transmissão de DHCP/BootP que é responsável por encaminhar o DHCPREQUEST ao servidor DHCP. Etapas adicionais são necessárias para solucionar problemas do Agente de Transmissão DHCP/BootP, bem como do servidor e cliente DHCP. Se você seguir esses módulos, poderá determinar qual dispositivo causa os problemas.

    O servidor DHCP no roteador falha ao atribuir o endereço com um erro POOL EXHAUSTED

    É possível que alguns endereços ainda sejam mantidos pelos clientes, mesmo que sejam liberados do pool. Isso pode ser verificado pela saída show ip dhcp conflict. Um conflito de endereços ocorre quando dois hosts usam o mesmo endereço IP. Na atribuição de endereço, o DHCP verifica se há conflitos com o ping e o ARP gratuito.

    Se um conflito for detectado, o endereço será removido do pool. O endereço é atribuído até que o administrador resolva o conflito. Configure o log de conflitos ip dhcp para resolver esse problema.

    Módulos de Troubleshooting de DHCP

    Entender onde podem ocorrer problemas de DHCP

    Os problemas de DHCP podem surgir devido a várias razões. As razões mais comuns são problemas de configuração. No entanto, muitos problemas de DHCP podem ser causados por defeitos de software em sistemas, drivers de NIC (Network Interface Card, placa de interface de rede) ou agentes de transmissão de DHCP/BootP executados em roteadores. Devido ao número de áreas potencialmente problemáticas, é necessária uma abordagem sistemática para solucionar problemas.

    Lista breve com causas possíveis para os problemas de DHCP:

    • Configuração Padrão do Catalyst 2960

    • Configuração de agente de relé DHCP/BootP

    • Questão de compatibilidade de NIC ou questão de característica DHCP.

    • Instalação de driver de NIC incorreta ou NIC com defeito

    • Quedas de rede intermitentes devido a cálculos de Spanning Tree frequentes

    • Comportamento do sistema operacional ou software com defeito

    • Defeito do software ou da configuração do escopo do servidor DHCP

    • Defeito do switch Cisco Catalyst ou do software Cisco IOS DHCP/BootP Relay Agent

    • Falha na verificação de encaminhamento de caminho unicast (uRPF) porque a oferta DHCP foi recebida em uma interface diferente da esperada. Quando o recurso Reverse Path Forwarding (RPF) está habilitado em uma interface, um roteador Cisco pode descartar pacotes Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) e BOOTstrap Protocol (BOOTP) que tenham endereços de origem 0.0.0.0 e endereços de destino 255.255.255.255. O roteador também pode descartar todos os pacotes IP que tenham um destino IP multicast na interface. Este problema está documentado na ID de bug Cisco CSCdw31925

    Observação Apenas clientes Cisco registrados podem acessar relatórios de bugs.

    • O agente de banco de dados DHCP não é usado, mas o log de conflitos DHCP nãoestá desabilitado

    A. Verificar a conectividade física

    Esse procedimento se aplica a todos os estudos de caso.

    Primeiro, verifique a conectividade física de um DHCP de cliente e de servidor. Se estiver conectado a um switch Catalyst, verifique se o cliente e o servidor DHCP têm conectividade física. Para switches com base no Cisco IOS, como o Catalyst 2900XL/3500XL/2950/3550, o comando equivalente para mostrar o status da porta mostra a interface <interface>. Se o estado da interface for qualquer outro diferente de <interface> está ativo, o protocolo de linha está ativo, a porta não transmite tráfego, nem mesmo solicitações de cliente DHCP. A saída dos comandos:

    Switch#show interface fastEthernet 0/1 FastEthernet0/1 is up, line protocol is up Hardware is Fast Ethernet, address is 0030.94dc.acc1 (bia 0030.94dc.acc1)

    Se a conexão física tiver sido verificada e de fato não houver link entre o switch Catalyst e o cliente DHCP, use a seção Troubleshooting de Compatibilidade entre Switches Cisco Catalyst e NIC para solucionar problemas relacionados à conectividade da camada física.

    Erros excessivos de enlace de dados fazem com que as portas em alguns switches Catalyst entrem em um estado desabilitado por erro. Para obter mais informações, consulte Errdisable Port State Recovery on the Cisco IOS Platforms, que descreve o estado errdisable, explica como se recuperar dele e fornece exemplos de recuperação desse estado.

    B. Configurar a Estação de Trabalho Cliente e o IP Estático para Testar a Conectividade da Rede

    Esse procedimento se aplica a todos os estudos de caso.

    Ao solucionar qualquer problema de DHCP, é importante configurar um endereço IP estático em uma estação de trabalho cliente para verificar a conectividade da rede. Se a estação de trabalho não puder acessar os recursos da rede apesar de ter um endereço IP configurado estaticamente, a causa raiz do problema não é o DHCP. Neste ponto, você será solicitado a solucionar problemas de conectividade de rede.

    C. Verifique o Problema como um Problema de Inicialização

    Esse procedimento se aplica a todos os estudos de caso.

    Se o cliente DHCP não conseguir obter um endereço IP do servidor DHCP na inicialização, você poderá forçar manualmente o cliente a enviar uma solicitação DHCP. Execute as próximas etapas para obter manualmente um endereço IP de um servidor DHCP para o SO listado.

    Microsoft Windows 95/98/ME:

    1. Clique no botão Iniciar e execute o programa WINIPCFG.exe.
    2. Clique no botão Release All, seguido pelo botão Renew All.
    3. Agora, o cliente DHCP consegue obter um endereço IP?

    Foi solicitado a um técnico que soluciona um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?
    Janela de configuração de IP

    Microsoft Windows NT/2000:

    1. Insira cmdin no campo Iniciar/Executar para abrir uma janela de prompt de comando.
    2. Emita o comando commandipconfig/Renein na janela do prompt de comando.
    3. O cliente DHCP agora é capaz de obter um endereço IP?

    Foi solicitado a um técnico que soluciona um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?
    Prompt da linha de comando

    Se o cliente DHCP for capaz de obter um endereço IP com uma renovação manual do endereço IP depois que o PC tiver concluído o processo de inicialização, o problema muito provavelmente é de inicialização do DHCP. Se o cliente DHCP estiver conectado a um switch Cisco Catalyst, o problema é provavelmente devido a um problema de configuração que lida com portfast STP e/ou canalização e entroncamento. Outras possibilidades incluem problemas de placa NIC e problemas de inicialização da porta do switch. Revise as Etapas D e E para descartar problemas de configuração de porta do switch e da placa de rede como a causa raiz do problema de DHCP.

    D. Verifique a configuração da porta do Switch (STP Portfast e outros comandos)

    Se o switch for um Catalyst 2900/4000/5000/6000, verifique se a porta tem o STP PortFast ativado e o entroncamento/canalização desativado. A configuração padrão é STP portfast desabilitada e truncamento/canalização automático, se aplicável. Para os switches 2900XL/3500XL/2950/3550, o STP PortFast é a única configuração necessária. Essas alterações de configurações resolvem os problemas mais comuns dos clientes DHCP que ocorrem com uma instalação inicial de um switch Catalyst.

    Para obter mais documentação sobre os requisitos de configuração de porta do switch necessários para que o DHCP funcione corretamente quando conectado aos switches Catalyst, consulte Using Portfast and Other Commands to Fix Workstation Startup Connectivity Delays.

    Depois de revisar esse documento, você poderá continuar a solucionar esses problemas.

    E. Verifique se há problemas conhecidos de placa de rede ou switch Catalyst

    Se a configuração do switch Catalyst estiver correta, é possível que um problema de compatibilidade de software possa existir no switch Catalyst ou na placa de rede do cliente DHCP que possa causar os problemas de DHCP. A próxima etapa para fazer Troubleshooting é rever Troubleshooting de Cisco Catalyst Switches para Problemas de Compatibilidade de NIC e descartar quaisquer problemas de software com o Catalyst Switch ou NIC que contribuam para o problema.

    O conhecimento do sistema operacional do cliente DHCP, bem como informações específicas da placa de rede, como fabricante, modelo e versão do driver, é necessário para descartar qualquer problema de compatibilidade.

    F. Distinguir se os clientes DHCP obtêm o endereço IP na mesma sub-rede ou VLAN que o servidor DHCP

    É importante distinguir se o DHCP está ou não funcionando corretamente quando o cliente está na mesma sub-rede ou VLAN que o servidor DHCP. Se o DHCP não funcionar corretamente na mesma sub-rede ou VLAN que o servidor DHCP, o problema de DHCP será causado principalmente pelo agente de transmissão de DHCP/BootP. Se o problema persistir mesmo quando você testar o DHCP na mesma sub-rede ou VLAN que o servidor DHCP, o problema pode realmente ser com o servidor DHCP.

    G. Verifique a configuração do roteador DHCP/BootP Relay

    Para verificar a configuração:

    1. Quando você configura a retransmissão de DHCP em um roteador, verifique se o comando ip helper-address está localizado na interface correta. O comando ip helper-addressdeve estar presente na interface de entrada das estações de trabalho clientes DHCP e deve ser direcionado para o servidor DHCP correto.

    2. Verifique se o comando global configuration no service dhcpis não está presente. Esse parâmetro de configuração desativa toda a funcionalidade de retransmissão e servidor DHCP no roteador. A configuração padrão, service dhcp, não aparece na configuração e é o comando de configuração padrão. Se o serviço dhcp não estiver habilitado, os clientes não receberão os endereços IP do servidor DHCP.

      Note: Nos roteadores que executam versões mais antigas do Cisco IOS, o comando ip bootp server processa a função de agente de relé DHCP em vez do comando service dhcp. Por causa disso, o comando ip bootp server precisa ser ativado nesses roteadores se o comando ip helper-address estiver configurado para encaminhar difusões UDP de DHCP e agir corretamente como um agente de relé DHCP em nome do cliente DHCP.

    3. Quando você usa os comandos ip helper-address para encaminhar broadcasts UDP para um endereço de broadcast de sub-rede, verifique se no ip directed-broadcast não está configurado em nenhuma interface de saída que os pacotes de broadcast UDP precisam atravessar. O  no ip directed-broadcast bloqueia qualquer tradução de um broadcast direcionado para broadcasts físicos. Essa configuração de interface é a configuração padrão nas versões de software 12.0 e posterior.
    4. Quando os broadcasts DHCP são encaminhados para o endereço de broadcast da sub-rede do servidor DHCP, pode surgir um problema de software. Ao solucionar problemas do DHCP, tente encaminhar broadcasts UDP do DHCP para o endereço IP do servidor DHCP:

      version 12.0 service timestamps debug uptime service timestamps log uptime no service password-encryption no service dhcp

      !--- This configuration command will disable all DHCP server and relay functionality on the router. hostname router ! ! ! interface Ethernet0 ip address 192.168.2.1 255.255.255.0 no ip directed-broadcast

      !--- This configuration will prevent translation of a directed broadcast to a physical broadcast. interface Ethernet1

      !--- DHCP client workstations reside of this interface. ip address 192.168.1.1 255.255.255.0 ip helper-address 192.168.2.255

      !--- IP helper-address pointing to DHCP server's subnet. no ip directed-broadcast ! ! ! line con 0 exec-timeout 0 0 transport input none line aux 0 line vty 0 4 login ! end

    H. Opção Identificação Do Assinante (82) Ativada

    O recurso de informações do agente de relé DHCP (opção 82) permite que os agentes de relé DHCP (switches Catalyst) incluam informações sobre si mesmo e o cliente conectado, quando ele encaminha as solicitações de DHCP de um cliente DHCP para um servidor DHCP.

    O servidor DHCP pode usar essas informações para atribuir endereços IP, realizar o controle de acesso e definir a qualidade de serviço (QoS) e as políticas de segurança (ou outras políticas de atribuição de parâmetros) para cada assinante de uma rede do provedor de serviços. Quando o rastreamento de DHCP está habilitado em um switch, ele habilita automaticamente a opção 82. Se o servidor DHCP não estiver configurado para manipular os pacotes com a opção 82, ele deixará de alocar o endereço para essa solicitação. Para resolver esse problema, desabilite a opção de identificação de assinante (82) nos switches (agentes de retransmissão) com o comando de configuração global no ip dhcp relay information option.

    I. Agente de banco de dados DHCP e registro de conflitos DHCP

    Um agente de banco de dados DHCP é qualquer host — por exemplo, um servidor FTP, TFTP ou RCP, que armazena o banco de dados de associações DHCP. Você pode configurar vários agentes de banco de dados DHCP e pode configurar o intervalo entre atualizações de banco de dados e transferências para cada agente. Use o comando ip dhcp database para configurar um agente de banco de dados e parâmetros do agente de banco de dados.

    Se você optar por não configurar um agente de banco de dados DHCP, desative a gravação de conflitos de endereço DHCP no servidor DHCP. Execute o comando enoip dhcp conflict logging para desativar o registro de conflitos de endereços DHCP. Limpe os conflitos registrados anteriormente comclear ip dhcp conflict.

    Se isso não conseguir desativar o registro de conflitos, essa mensagem de erro será exibida:

    %DHCPD-4-DECLINE_CONFLICT: DHCP address conflict: client

    J. Verifique o CDP para conexões de telefone IP

    Quando a switchport conectada ao Telefone IP Cisco tem o CDP (Cisco Discovery Protocol) desativado, o servidor DHCP não pode atribuir um endereço IP apropriado ao telefone. O servidor DHCP tende a atribuir o endereço IP que pertence à VLAN/sub-rede de dados da switchport. Se o CDP estiver ativado, o switch poderá detectar que o Telefone IP Cisco solicita o DHCP e fornecer as informações de sub-rede corretas. O servidor DHCP pode alocar um endereço IP da VLAN/pool de sub-rede de voz. Não há etapas explícitas necessárias para vincular o serviço DHCP à VLAN de voz.

    K. A remoção do SVI interrompe a operação de rastreamento de DHCP

    Nos switches Cisco Catalyst série 6500, uma SVI (no estado desligada) é criada automaticamente depois de configurar o DHCP para rastreamento para uma VLAN específica. A presença dessa SVI tem implicações diretas sobre a operação correta de snooping de DHCP.

    O rastreamento de DHCP nos Cisco Catalyst 6500 Series Switches que executam o Cisco IOS Nativo é implementado principalmente no Route Processor (RP ou MSFC), não no Switch Processor (SP ou Supervisor). O Cisco Catalyst série 6500 intercepta pacotes em hardware com VACLs que fornecem os pacotes para uma lógica de destino local (LTL) inscrita pelo RP. Depois que os quadros entram no RP, eles primeiro precisam ser associados a um IDB da interface L3 (SVI) antes que possam ser transmitidos para a parte de snooping. Sem uma SVI, esse IDB não existe e os pacotes são descartados no RP.

    L. Endereço de Broadcast Limitado

    Quando um cliente DHCP define o bit de transmissão em um pacote DHCP, o servidor DHCP e o agente de relé enviam mensagens de DHCP para os clientes com o endereço de broadcast de todas as conexões (255.255.255.255). Se o comando ip broadcast-address tiver sido configurado para enviar um broadcast de rede, o broadcast all-ones enviado pelo DHCP será substituído. Para corrigir essa situação, use o comando eip dhcp limited-broadcast-address para garantir que um broadcast de rede configurado não substitua o comportamento padrão do DHCP.

    Alguns clientes DHCP só podem aceitar uma transmissão all-ones (somente com um) e não podem adquirir um endereço DHCP, a menos que esse comando seja configurado na interface do roteador conectada ao cliente.

    M. Debug DHCP With Router Debug Commands

    Verificar se o roteador recebe a solicitação DHCP com comandos debug

    Nos roteadores que suportam o software que processa pacotes DHCP, você pode verificar se um roteador recebe a solicitação DHCP do cliente. O processo DHCP falhará se o roteador não receber solicitações do cliente. Nesta etapa, configure uma lista de acesso para depurar a saída. Essa lista de acesso é usada apenas para depurar um comando e não é intrusiva para o roteador.

    No modo de configuração global, digite esta lista de acesso:

    access-list 100 permit ip host 0.0.0.0 host 255.255.255.255

    No modo exec, insira este comando debug:

    debug ip packet detail 100

    Saída de exemplo

    Router#debug ip packet detail 100 IP packet debugging is on (detailed) for access list 100 Router# 00:16:46: IP: s=0.0.0.0 (Ethernet4/0), d=255.255.255.255, len 604, rcvd 2 00:16:46: UDP src=68, dst=67 00:16:46: IP: s=0.0.0.0 (Ethernet4/0), d=255.255.255.255, len 604, rcvd 2 00:16:46: UDP src=68, dst=67

    A partir deste exemplo de saída, fica claro que o roteador recebe ativamente as solicitações DHCP do cliente. Essa saída mostra apenas um resumo do pacote, e não todo o pacote. Portanto, não é possível determinar se o pacote está correto. No entanto, o roteador recebeu um pacote de difusão com o IP de origem e de destino e portas corretos para DHCP.

    Verificar se o roteador recebe e encaminha a solicitação DHCP com o comando debug ip udp

    O comando debug ip udp pode rastrear o caminho de uma solicitação DHCP através de um roteador. No entanto, essa depuração é intrusiva em um ambiente de produção, já que todos os pacotes UDP comutados processados são exibidos no console. Esse comando de depuração não deve ser usado na produção.

    aviso: O comando debug ip udp é intrusivo e pode causar alta utilização da Unidade Central de Processamento (CPU).

    No modo exec, insira este comando de depuração: debug ip udp

    Saída de exemplo

    Router#debug ip udp UDP packet debugging is on Router# 00:18:48: UDP: rcvd src=0.0.0.0(68), dst=255.255.255.255(67), length=584 !--- Router receiving DHCPDISCOVER from DHCP client. 00:18:48: UDP: sent src=192.168.1.1(67), dst=192.168.2.2(67), length=604 !--- Router forwarding DHCPDISCOVER unicast to DHCP server using DHCP/BootP Relay Agent source IP address. 00:18:48: UDP: rcvd src=192.168.2.2(67), dst=192.168.1.1(67), length=313 !--- Router receiving DHCPOFFER from DHCP server directed to DHCP/BootP Relay Agent IP address. 00:18:48: UDP: sent src=0.0.0.0(67), dst=255.255.255.255(68), length=333 !--- Router forwarding DHCPOFFER from DHCP server to DHCP client via DHCP/BootP Relay Agent. 00:18:48: UDP: rcvd src=0.0.0.0(68), dst=255.255.255.255(67), length=584 !--- Router receiving DHCPREQUEST from DHCP client. 00:18:48: UDP: sent src=192.168.1.1(67), dst=192.168.2.2(67), length=604 !--- Router forwarding DHCPDISCOVER unicast to DHCP server using DHCP/BootP Relay Agent source IP address. 00:18:48: UDP: rcvd src=192.168.2.2(67), dst=192.168.1.1(67), length=313 !--- Router receiving DHCPACK (or DHCPNAK) from DHCP directed to DHCP/BootP Relay Agent IP address. 00:18:48: UDP: sent src=0.0.0.0(67), dst=255.255.255.255(68), length=333 !--- Router forwarding DHCPACK (or DHCPNAK) to DHCP client via DHCP/BootP Relay Agent. 00:18:48: UDP: rcvd src=192.168.1.2(520), dst=255.255.255.255(520), length=32 !--- DHCP client verifying IP address not in use by sending ARP request for its own IP address. 00:18:50: UDP: rcvd src=192.168.1.2(520), dst=255.255.255.255(520), length=32 !--- DHCP client verifying IP address not in use by sending ARP request for its own IP address.

    Verificar se o roteador recebe e encaminha a solicitação DHCP com o comando debug ip dhcp server packet

    Se o roteador Cisco IOS for 12.0.x.T ou 12.1 e suportar a funcionalidade do servidor DHCP do Cisco IOS, você poderá usar o comando debug ip dhcp server packet. Essa depuração foi planejada para uso com o recurso de servidor DHCP do IOS e para solucionar problemas do recurso DHCP/BootP Relay Agent também. Como nas etapas anteriores, as depurações do roteador não fornecem uma determinação exata do problema, já que o pacote real não pode ser visualizado. No entanto, as depurações permitem que sejam feitas inferências com relação ao processamento DHCP. No modo exec, insira este comando de depuração:

    debug ip dhcp server packet

    Router#debug ip dhcp server packet 00:20:54: DHCPD: setting giaddr to 192.168.1.1. !--- Router received DHCPDISCOVER/REQUEST/INRORM and setting Gateway IP address to 192.168.1.1 for forwarding. 00:20:54: DHCPD: BOOTREQUEST from 0063.6973.636f.2d30.3065.302e.3165.6632.2e63.. !--- BOOTREQUEST includes DHCPDISCOVER, DHCPREQUEST, and DHCPINFORM. !--- 0063.6973.636f.2d30.3065.302e.3165.6632.2e63 indicates client identifier. 00:20:54: DHCPD: forwarding BOOTREPLY to client 00e0.1ef2.c441. !--- BOOTREPLY includes DHCPOFFER and DHCPNAK. !--- Client's MAC address is 00e0.1ef2.c441. 00:20:54: DHCPD: broadcasting BOOTREPLY to client 00e0.1ef2.c441. !--- Router is forwarding DHCPOFFER or DHCPNAK broadcast on local LAN interface. 00:20:54: DHCPD: setting giaddr to 192.168.1.1. !--- Router received DHCPDISCOVER/REQUEST/INFORM and set Gateway IP address to 192.168.1.1 for forwarding. 00:20:54: DHCPD: BOOTREQUEST from 0063.6973.636f.2d30.3065.302e.3165.6632.2e63.. !--- BOOTREQUEST includes DHCPDISCOVER, DHCPREQUEST, and DHCPINFORM. !--- 0063.6973.636f.2d30.3065.302e.3165.6632.2e63 indicates client identifier. 00:20:54: DHCPD: forwarding BOOTREPLY to client 00e0.1ef2.c441. !--- BOOTREPLY includes DHCPOFFER and DHCPNAK. !--- Client's MAC address is 00e0.1ef2.c441. 00:20:54: DHCPD: broadcasting BOOTREPLY to client 00e0.1ef2.c441. !--- Router is forwarding DHCPOFFER or DHCPNAK broadcast on local LAN interface.

    Executar várias depurações simultaneamente

    Quando você executa várias depurações simultaneamente, uma quantidade razoável de informações pode ser descoberta com relação à operação do agente de transmissão de DHCP/BootP e do servidor. Se você usar os tópicos anteriores para solucionar problemas, poderá fazer inferências sobre onde a funcionalidade do Agente de Transmissão DHCP/BootP não opera corretamente.

    IP: s=0.0.0.0 (Ethernet0), d=255.255.255.255, len 604, rcvd 2 UDP src=68, dst=67 UDP: rcvd src=0.0.0.0(68), dst=255.255.255.255(67), length=584 DHCPD: setting giaddr to 192.168.1.1. UDP: sent src=192.168.1.1(67), dst=192.168.2.2(67), length=604 IP: s=192.168.1.1 (local), d=192.168.2.2 (Ethernet1), len 604, sending UDP src=67, dst=67 DHCPD: BOOTREQUEST from 0063.6973.636f.2d30.3030.302e.3030.3030.2e30.3030.312d.4574.30 forwarded to 192.168.2.2. IP: s=192.168.2.2 (Ethernet1), d=192.168.1.1, len 328, rcvd 4 UDP src=67, dst=67 UDP: rcvd src=192.168.2.2(67), dst=192.168.1.1(67), length=308 DHCPD: forwarding BOOTREPLY to client 0000.0000.0001. DHCPD: broadcasting BOOTREPLY to client 0000.0000.0001. UDP: sent src=0.0.0.0(67), dst=255.255.255.255(68), length=328 IP: s=0.0.0.0 (Ethernet0), d=255.255.255.255, len 604, rcvd 2 UDP src=68, dst=67 UDP: rcvd src=0.0.0.0(68), dst=255.255.255.255(67), length=584 DHCPD: setting giaddr to 192.168.1.1. UDP: sent src=192.168.1.1(67), dst=192.168.2.2(67), length=604 IP: s=192.168.1.1 (local), d=192.168.2.2 (Ethernet1), len 604, sending UDP src=67, dst=67 DHCPD: BOOTREQUEST from 0063.6973.636f.2d30.3030.302e.3030.3030.2e30.3030.312d.4574.30 forwarded to 192.168.2.2. IP: s=192.168.2.2 (Ethernet1), d=192.168.1.1, len 328, rcvd 4 UDP src=67, dst=67 UDP: rcvd src=192.168.2.2(67), dst=192.168.1.1(67), length=308 DHCPD: forwarding BOOTREPLY to client 0000.0000.0001. DHCPD: broadcasting BOOTREPLY to client 0000.0000.0001. UDP: sent src=0.0.0.0(67), dst=255.255.255.255(68), length=328.

    Obter rastreamento do sniffer e determinar a causa raiz do problema de DHCP

    Revise as seções Decode Sniffer Trace of DHCP Client and Server on Same LAN Segment e Decode Sniffer Trace of DHCP Client and Server Separated by Router Configured as a DHCP Relay Agent

    para decifrar os rastreamentos de pacotes DHCP.

    Para obter informações sobre como obter rastreamentos de farejador com o recurso Switched Port Analyzer (SPAN) nos switches Catalyst, consulte Exemplo de Configuração do Catalyst Switched Port Analyzer (SPAN).

    Método Alternativo de Decodificação de Pacotes com Depuração no Roteador

    Com o comando debug ip packet detail dump <acl> em um roteador Cisco, é possível obter um pacote inteiro em hexadecimal exibido no registro do sistema ou na Interface de Linha de Comando (CLI). Revise as seções Verificar se o roteador recebe a solicitação DHCP com os comandos debug e Verificar se o roteador recebe a solicitação DHCP e encaminha a solicitação ao servidor DHCP com os comandos debug acima, junto com a palavra-chave dump adicionada à lista de acesso, para obter as mesmas informações de depuração, mas com os detalhes do pacote em hexadecimal. Para determinar o conteúdo do pacote, ele precisa ser convertido. Um exemplo é fornecido no Apêndice A.

    Apêndice A: Exemplo de configuração do DHCP do Cisco IOS

    O banco de dados do servidor DHCP é organizado como uma árvore. A raiz da árvore é o pool de endereços para redes naturais, as ramificações são pools de endereços de sub-rede e as folhas são associações manuais aos clientes. As subredes herdam os parâmetros da rede e os clientes herdam os parâmetros da subrede. Portanto, os parâmetros comuns, por exemplo o nome de domínio, devem ser configurados no nível mais alto (rede ou sub-rede) da árvore.

    Para obter mais informações sobre como configurar o DHCP e os comandos associados a ele, consulte a Lista de tarefas de configuração do DHCP.

    version 12.1 ! service timestamps debug uptime service timestamps log uptime no service password-encryption ! hostname Router ! enable password cisco ip subnet-zero no ip domain-lookup ip dhcp excluded-address 10.10.1.1 10.10.1.199 !--- Address range excluded from DHCP pools. ip dhcp pool test_dhcp !--- DHCP pool (scope) name is test_dhcp. network 10.10.1.0 255.255.255.0 !--- DHCP pool (address will be assigned in this range) for associated Gateway IP address. default-router 10.10.1.1 !--- DHCP option for default gateway. dns-server 10.30.1.1 !--- DHCP option for DNS server(s). netbios-name-server 10.40.1.1 !--- DHCP option for NetBIOS name server(s) (WINS). lease 0 0 1 !--- Lease time. interface Ethernet0 description DHCP Client Network ip address 10.10.1.1 255.255.255.0 no ip directed-broadcast ! interface Ethernet1 description Server Network ip address 10.10.2.1 255.255.255.0 no ip directed-broadcast ! line con 0 transport input none line aux 0 transport input all line vty 0 4 login ! end

    Informações Relacionadas

    • Ferramentas e recursos
    • Suporte Técnico - Cisco Systems

    Foi solicitado a um técnico que solucione um problema de rede simples que parece ser causado por software qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?

    A resposta correta é: Netstat. Foi solicitado a um técnico que solucione um problema de rede simples que parece ser causado por software. Qual abordagem de solução de problemas deve ser usada?

    Qual comando um técnico usaria para exibir as conexões de rede em um computador host?

    Qual comando um técnico usaria para exibir conexões de rede em um computador host? Refer to curriculum topic: 9.2.4 O comando netstat é um utilitário de rede que pode ser usado para exibir as conexões TCP ativas que estão abertas e em execução em um host de rede. A resposta correta é: Netstat.

    Que tipo de rede é definida por dois computadores que podem enviar é receber solicitações de recursos?

    A resposta correta é: peer-to-peer.

    Quais são as duas ações que o usuário deve praticar quando a impressora não imprime um documento?

    =Reiniciar os contadores de páginas da impressora, se disponível. Substituir toner de impressora a laser em intervalos de tempo pré-determinados. Desconectar a impressora da fonte de energia quando ela não estiver em uso.