Gengibre com limão é bom para quê

A mistura de gengibre com limão é considerada muito poderosa em termos nutricionais (rica em vitaminas, flavonoides e propriedades medicinais), sendo indicada principalmente para turbinar a imunidade e desintoxicar o organismo. Você sabia, inclusive, que essa combinação é muito usada no preparo de chás e xaropes caseiros? Para te incentivar a consumir esses ingredientes no dia a dia, nós preparamos uma matéria falando sobre os seus principais benefícios. Confira!

Gengibre com limão tem ação detox, diurética e termogênica

O principal benefício da mistura de gengibre com limão é que ela ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do organismo, auxiliando no funcionamento do fígado. Isso acontece porque ambos os ingredientes têm ação detox e diurética - isto é, ajudam a eliminar o excesso de sódio e outras substâncias pela urina, mantendo o organismo purificado.

Outro ponto interessante da combinação de limão com gengibre é que, quando consumida regularmente, ela ajuda a acelerar de forma significativa o metabolismo, atuando como termogênico natural e auxiliando, assim, na queima de gordura corporal. Por isso, inclusive, o chá de gengibre com limão costuma ser muito indicado para quem precisa perder peso e desinchar o corpo.

Combinação tem alto teor de vitamina C e substâncias antioxidantes

Por pertencer ao grupo das frutas cítricas, o limão se destaca por ter um alto teor de vitamina C em sua composição - nutriente que fortalece a imunidade e aumenta a absorção de ferro no organismo. Além disso, essa fruta, assim como o gengibre, tem uma grande concentração de polifenóis - substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, fazem bem para a saúde da pele e fortalecem o sistema de defesa do corpo.

Limão com gengibre apresenta ação anti-inflamatória

Você sabia que o gengibre apresenta uma forte ação anti-inflamatória? Por isso, essa raiz é considerada uma grande aliada para tratar dores (como as de garganta, de estômago ou de gases intestinais) e também surte efeito expectorante e descongestionante, ajudando a tratar tosse e problemas respiratórios.

Para melhorar sintomas de gripes, resfriados e dar um up na imunidade, uma boa dica é apostar no xarope de limão, mel e gengibre. Para preparar, comece cozinhando 4 colheres de sopa de açúcar demerara (até queimar de leve) e adicione 500 ml de água. Em seguida, adicione um pedaço de gengibre de 2 polegadas, 4 rodelas de limão e deixe ferver por uns 5 minutos. Depois coe, adicione 1 colher de sopa de mel, misture, guarde em um pote e armazene na geladeira. Além de liberar as vias respiratórias a longo prazo, esse tipo de remédio caseiro traz bem-estar imediato e melhora o sistema de defesa do corpo no dia a dia.

Gengibre e limão ajudam a regular a pressão arterial

Por ter uma forte ação diurética (favorecendo a eliminação de toxinas, como o sódio) o gengibre também ajuda bastante a regular a pressão arterial. Além disso, ele tende a afinar levemente o sangue, tornando-o mais fluido e facilitando, assim, o processo de circulação. A combinação de gengibre e limão também ajuda no controle do colesterol (pois evita o acúmulo de gorduras) e contribui para a saúde do coração.

Como fazer chá de gengibre com limão

A principal dica para quem quer apostar em receitas com gengibre mais práticas no dia a dia é fazer um chá bem saboroso usando a especiaria com algumas rodelas de limão. Para usufruir ao máximo das vitaminas e antioxidantes presentes nos ingredientes, a nossa sugestão é preparar a bebida e consumi-la logo em seguida.

Ingredientes

- 500 ml de água

- 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

- ½ limão cortado em rodelas

- Mel para adoçar a gosto (opcional)

Para preparar, comece levando a água para ferver em uma panela. Quando começar a borbulhar, adicione o gengibre ralado, as rodelas de limão, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Depois é só coar, servir nas xícaras e adoçar com um pouco de mel, se desejar.

Quais os benefícios da gengibre com limão?

Limão com gengibre apresenta ação anti-inflamatória Por isso, essa raiz é considerada uma grande aliada para tratar dores (como as de garganta, de estômago ou de gases intestinais) e também surte efeito expectorante e descongestionante, ajudando a tratar tosse e problemas respiratórios.

Pode tomar limão com gengibre todos os dias?

Você também pode consumir a água de limão e gengibre ao longo do dia, sempre que sentir vontade. Deixe-a na geladeira e, caso opte por preparar uma quantidade maior da receita, lembre-se de trocar os pedaços da raiz a cada dia para aproveitar os benefícios da melhor forma.

Faz mal tomar limão com gengibre?

Contraindicações do gengibre e limão Para aqueles que sofrem de gastrite ou úlceras, a solução de água, limão e gengibre não é recomendada, pois pode irritar e agravar os sintomas. Doses excessivas de gengibre podem dar um efeito contrário à boa digestão e causar azia e problemas digestivos e gastrointestinais.

Qual o melhor horário para tomar o chá de gengibre com limão?

"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.