Gestante pode fazer depilação a laser

Gestante pode fazer depilação a laser
South_agency/Thinkstock/Getty Images /

Publicidade

Publicidade

Grávida pode fazer depilação a laser?

“Apesar de não existir estudos em grávidas, o procedimento pode ser considerado seguro, pois a penetração destes lasers não vai além de milímetros além da epiderme. No entanto, se possível, o procedimento deve ser evitado pelo risco de hiperpigmentação da pele, manchas escuras que aumentam durante a gestação por conta dos hormônios próprios deste período”, explica a Dra.Tatiana Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

  • Bebê Responde
  • Dicas de beleza
  • Gravidez

Muitas mulheres ficam com dúvidas sobre o melhor método de depilação na gravidez, especialmente se estão a fazer um tratamento a laser. Qual é, então, o melhor método para se ver livre dos pelos na gestação e que cuidados deve ter quanto à depilação?

Depilação na gravidez

Depilação a laser ou luz pulsada na gravidez

Apesar dos estudos realizados para aferir os eventuais efeitos que a depilação a laser pode ter no desenvolvimento fetal, não há conclusões sobre os riscos que a utilização deste método pode ter no bebé.

Por precaução, uma vez que não há certezas sobre o impacto da depilação a laser no desenvolvimento do bebé e porque existem métodos de depilação alternativos, os especialistas aconselham a suspensão do tratamento a laser durante a gravidez e aleitamento.

Durante a gravidez, a pele fica mais sensível e sujeita a alterações. Isto deve-se à variação e aumento da produção hormonal que afeta o corpo da mulher a vários níveis, provocando náuseas, prisão de ventre, oscilação de humor, entre outros sintomas.

Esta hiper sensibilidade da pele, em conjunto com tratamentos estéticos inadequados, pode dar origem a manchas ou a irritações graves na pele.

Como interromper a depilação a laser durante a gravidez não irá fazer regredir os resultados já alcançados, o melhor é evitar este método e retomar as sessões depois de deixar de amamentar o seu bebé.

Os cremes depilatórios também não são aconselhados porque contém ingredientes que atuam profundamente na pele e que podem provocar alergias ou agredir a pele, agora mais sensibilizada.

  • Beleza na gravidez: saiba como se cuidar

Métodos de depilação na gravidez que pode manter

1. Lâmina

Pode usar sempre que precisar mas com atenção para não se magoar, cortar ou irritar a pele. Alguns cuidados podem tornar a depilação com lâmina mais confortável e segura.

2. Cera fria ou quente

Apesar de não haver contra indicação, a depilação a cera deve ser feita por um profissional competente. No caso da cera quente, a temperatura demasiado elevada pode aumentar a sensibilidade, queimar ou deixar marcas na pele. A cera nunca deve ser reutilizada.

3. Máquina de depilação

A máquina de depilação tem a vantagem de os pelos demorarem mais tempo a crescer. O aparelho deve ser devidamente limpo após cada utilização.

Sempre que tiver dúvidas sobre o que pode afetar o normal desenvolvimento do seu bebé, fale com o seu médico para as esclarecer e tomar as decisões que a deixem segura e tranquila.

LEIA TAMBÉM

  • 10 Alimentos que deve evitar na gravidez
  • Cuidados com a pele da barriga na gravidez
  • Gravidez semana a semana com imagens
  • 10 Maravilhosas alterações do corpo na gravidez
  • 9 Alimentos obrigatórios na gravidez

Há quem diga que a depilação durante a gravidez pode ser um procedimento arriscado. E, o que antes fazia parte da rotina da mulher, passa a ser motivo de dúvidas e receios.

Porém, ainda que seja necessário ter cuidado e atenção redobrada, não é todo procedimento estético que é um perigo iminente para a grávida ou para o bebê.

Sim, as grávidas podem se depilar no período gestacional. No entanto, os especialistas alertam as gestantes sobre algumas ressalvas que elas devem ter com cada método depilatório, principalmente em relação às mudanças que o corpo e a pele estão passando.

Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o maior problema da depilação na gravidez é o risco aumentado de hiperpigmentação, ou seja, de manchas na pele.

"Durante a gestação acontecem diversas mudanças hormonais que predispõem ao escurecimento de determinadas regiões, além de aumentar o risco de manchas no rosto ou em qualquer outro lugar que seja submetido a um trauma ou processo inflamatório", explica a médica.

Sim, a depilação com cera está liberada durante a gestação. Todavia, é preciso estar ciente que esse tipo de depilação aumenta o risco de hiperpigmentação, tanto pelo próprio trauma que a pele sofre ao puxar a cera, como também, no caso da cera quente, se a temperatura estiver muito alta.

"O ideal é evitar cera muito quente, hidratar bastante a pele antes e depois da depilação e não pegar sol no local após o procedimento", explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Caso, após a depilação, a gestante note que as áreas depiladas estão escurecendo, ela deve procurar um dermatologista para orientá-la e não deixar que as manchas piorem.

Não existe nenhum estudo que prove que o uso do creme depilatório pode ser de fato perigoso durante a gestação, porém os próprios fabricantes contraindicam determinados produtos devido ao risco de alergia na pele, conforme esclarece a médica Flávia Tarabini, ginecologista na clínica Dr. André Bráz (RJ).

"A grávida passa por alterações na imunidade que a levam a um risco alergênico maior. E como esses cremes são potencialmente irritativos, eles podem aumentar o risco de alergia, especialmente durante a gravidez", explica a ginecologista.

Ela ainda alerta sobre o aumento da vascularização da pele na gravidez, o que leva à absorção aumentada de produtos depositados sobre a pele e o risco de alguns deles atravessarem a barreira placentária, o que pode causar danos para o bebê.

A depilação a laser não é um método recomendado na gravidez, não por oferecer risco ao feto, mas sim por causa da alta chance de manchar a pele.

"O alvo na depilação a laser é o pigmento do pelo. O laser atinge as células tronco que são responsáveis por promover o crescimento do pelo e estão localizadas mais profundamente na pele", explica a dermatologista Fabiana.

Como durante a gestação ocorre a pigmentação de determinadas áreas como virilha e axilas, submeter-se a depilação a laser pode aumentar ainda mais o risco dessas áreas ficarem ainda mais escurecidas.

Embora a grávida possa se depilar, não há obrigação ou necessidade de depilação para o parto, seja ele normal ou cesáreo. Isso porque os pelos não atrapalham o nascimento do bebê.

A ginecologista Flávia Tarabini lembra também sobre o risco que a grávida tem de se cortar com lâminas ao tentar se depilar sozinha, uma vez que a dificuldade de visualização da área é maior, devido ao engrandecimento da região abdominal.

Para a dermatologista Fabiana Seidl, a forma de depilação ideal é aquela que a paciente já está acostumada e que não leva à irritação da pele.

Grávida pode fazer micropigmentação na sobrancelha? 
Grávida pode descolorir os pelos do corpo? 
Mantenha o cuidado com a pele na gravidez sem causar danos ao bebê

O que acontece se fazer depilação a laser grávida?

Com autorização do seu obstetra até que seria possível realizar o procedimento de depilação a laser, pois o laser não oferece risco ao bebê. “Apesar de não existir estudos em grávidas, o procedimento pode ser considerado seguro, pois a penetração destes lasers não vai além de milímetros além da epiderme.

Quem está grávida pode aplicar laser?

Gestante não deve trabalhar com depilação a laser , lipocavitacao ,ultrassom,radiofrequência pois não há dados suficientes baseado em evidência médica autorizando a gestante trabalhar com esses aparelhos .

Qual a melhor depilação para grávidas?

A depilação com cera quente é a mais indicada pelos médicos, pois a temperatura da cera faz com que os poros fiquem mais dilatados e facilita a retirada dos pelos. Algumas clínicas de estética tem uma cera especial para mulheres grávidas.

Quais procedimentos estéticos grávida não pode fazer?

13 tratamentos estéticos contraindicados para grávidas.
1 – Peeling. ... .
2 – Pintar cabelo. ... .
3 – Alisamento. ... .
4 – Bronzeamento artificial. ... .
5 – Depilação à laser e radiofrequência. ... .
6 – Estimulação russa. ... .
8 – Cremes hidratantes com substâncias proibidas. ... .
9 – Tratamento contra varizes..