Juran definiu a importância do planejamento da qualidade por quê

ENTENDA A TRAJETÓRIA DE JURAN NA QUALIDADE

A trajetória de Juran na qualidade iniciou-se na “Western Electric Company”. Trabalhou lado a lado com Deming, durante Segunda Guerra Mundial. Este, queridos leitores, é um personagem importantíssimo quando falamos em sistema de gestão da qualidade.

A satisfação do cliente, para Juran, tinha de ser o foco dos esforços da equipe em uma Organização. Não é à toa que ele era reconhecido e muito procurado para prestar consultoria em grandes empresas, além de receber honras no Japão por seus livros. É, estamos falando de um precursor da gestão da qualidade.

Já ouviram falar sobre os três princípios impostos por Joseph Moses Juran? Então, vamos falar um pouco sobre isso, são eles:

  • PLANEJAMENTO

Já falamos muito aqui em nosso Blog sobre a importância do planejamento, e não é à toa. Afinal, objetivos e planejar como alcança-los é primordial para atingir os parâmetros de qualidade esperados pelos clientes. Juran enfatizou a importância dessa questão, e desde então, esse é um dos preceitos de uma boa gestão da qualidade.

  • CONTROLE DE QUALIDADE

CONTROLE, a palavra já diz tudo, né? Esse é o momento e analisar se tudo está saindo como o planejado. Deve-se observar se os resultados alcançados, são os esperados.

Como assim?

Na etapa do planejamento, são definidas as metas e o que deve ser feito para atingi-las, não é mesmo? Pois bem, agora é a hora de constatar se essas metas foram ou não alcançadas. Caso os resultados não sejam os esperados, é necessário identificar a causa e desenvolver ações que solucionem o problema.

  • MELHORIA DA QUALIDADE

No controle de qualidade identificamos os problemas e necessidades de mudanças, correções e/ou melhorias. A melhoria da qualidade trata-se de colocar as ações necessárias em prática. A verdade é que, mesmo que tudo saia como planejado, melhorar sempre é preciso. Entretanto, é necessário saber identificar as prioridades e estabelecer a melhor maneira de implantar novos métodos.

Para Juran, esses passos são importantes, pois é necessário ter total ciência da situação em que a empresa se encontra e onde ela quer chegar. Somente assim é possível medir o que está certo e o que precisa ser melhorado.

“Os membros de uma equipe vencedora lutam contra seus concorrentes. Os membros de uma equipe perdedora lutam entre si.” – Joseph Moses Juran

Quer receber notificações sobre novos artigos? Assine a nossa Newsletter clicando aqui!

1523 palavras 7 páginas

Conceitos de Juran: É a adequação ao uso. Estabeleceu que a Qualidade é feita de três processos gerenciais que são: o planejamento, o controle e a melhoria
TRILOGIA JURAN: PLANEJAMENTO DA QUALIDADE: Identificar os clientes (internos e externos);Planejar, prever seus objetivos(definir);Para definir seu planejamento identificar quem são seus clientes. Quais clientes que vamos atender; Ferramenta: 5W2H.CONTROLE DA QUALIDADE:- Ações a se tomar; levantar informações; Controlar informações. MELHORIA DA QUALIDADE – visão global; Satisfazer as necessidades dos clientes; Diagnosticar causas; Lidar com a resistência as mudanças; Lidar com resistência; cultura organizacional; concorrência.
Conceitos Crosby: Define qualidade como a conformidade com as especificações. Esta definição é voltada inteiramente para o cliente, enfatizando que a Qualidade é tangível, gerenciável e pode ser medida. Enfatiza: Formação de uma equipe de melhoria, Fazer certo da primeira vez, Zero defeito, Especificar bem, Avaliação dos custos da qualidade.
Conceitos de Deming: Predominância do cliente; Importância da mentalidade preventiva; Necessidade de envolvimento da alta administração.
Deming – 14 Princípios: 1-Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos. Ex: NIKE FLYknit/ FuelBand;
2- Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação
3- Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
4- Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na

Relacionados

  • Juram - qualidade

    1163 palavras | 5 páginas

    NOTURNO ENRIETH ISONILSON PIMENTEL JUDITE BRAGA KIM REBECA SOUZA JOSEPH MOSES JURAN – QUALIDADE TOTAL Trabalho solicitado para obtenção de nota na disciplina Gestão da Qualidade ministrada pelo professor Msc. Manoel Terceiro. Manaus – AM 2013 Introdução Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Dentre as contribuições de Juran estão a “Análise de Pareto” e o conceito dos “poucos vitais e muitos triviais” , bem como a conhecida “Trilogia da Qualidade” (Planejar….

  • Administração

    1827 palavras | 8 páginas

    BIOGRAFIA DE JOSEPH MOSES JURAN Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia, após 1904 Juran e sua família se mudaram para Gurahumora, uma vila que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Em 1909, seu pai, Jakob, deixa a família para ir morar nos EUA e, mais tarde, em 1912, Juran e o restante da família vai para Minnesota encontrar o pai. A vida na América não começou muito fácil para Juran e sua família, mas como….

  • As II pequisas academicas

    525 palavras | 3 páginas

    Gestão da Qualidade Total Desenvolvimento do conceito Juran, J.M Juran Institute report. New York: Free Press, 1995. Segundo Juran ( PALADINI 1995, pg. 35) a gestão de qualidade total se observa um aspecto interessante dos conceitos expostos. A qualidade é uma área muito abrangente, e ampla pode ser ate formulada em varias questões, com resposta evidente, que se adote a definição de Juran, que já exista qualidade que não seja total. Gestão de qualidade e gestão de qualidade total, essa distinção….

  • josep duran

    876 palavras | 4 páginas

    de Gestão de Qualidade Como exigência da Professora: Patrícia Para obtenção de nota. JOSEPH MOSES JURAN Joseph Moses Juran nasceu em 24 de Dezembro de 1904, em Braila na Romênia. Em 1909, seu pai Jakob deixa sua família na Europa e parte para os Estados Unidos da América em busca de melhorias de vida. Em 1912 Juran migrou para os EstadosUnidos vindo a se reunir novamente com seu pai em Minnesota. Joseph era um brilhante aluno, podendo superar suas classes….

  • Administração

    2154 palavras | 9 páginas

    Joseph Moses Juran Quando se fala em gestão da qualidade, vários são os nomes que vêm à mente de pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para sua consolidação como uma estratégia organizacional. Entre eles, sem dúvida, Joseph Moses Juran, ou simplesmente Juran, é um dos mais lembrados. E não é por sem razão. Freqüentemente chamado de o "pai" da qualidade, Juran é reconhecido como o indivíduo que adicionou a dimensão gerencial à qualidade, antes conhecida apenas pelo seu carácter….

  • juran

    1038 palavras | 5 páginas

    História de Juran Joseph Moses Juran nasceu em 1904, na Romênia, emigrou para os Estados Unidos em 1912, licenciou-se em engenharia e direito, começou a sua atividade profissional como gestor de qualidade na Western Eletric Company e foi professor de engenharia na New York University. Em 1954, foi convidado para dar uma série de palestras no Japão, que mais tarde foram reconhecidas como a base do foco na qualidade adotado pela indústria japonesa do pós-guerra. Ao lado de W. Edwards Deming,….

  • Guru da Qualidade - Joseph Juran

    895 palavras | 4 páginas

    Os Gurus da Qualidade - Joseph Juran Juran foi o segundo revolucionário da qualidade e seu livro Quality Control Handbook, publicado em 1951, tornou-se a bíblia da qualidade nos Estados Unidos, Japão e no mundo. Juran acredita que o conceito de Qualidade têm mudado, e que o mundo ocidental precisa aprender a adotar os princípios da Qualidade japonesa. Para que possa ocorrer é necessário três pontos: 1. Um programa anual, bem estruturado, visando ao aprimoramento da Qualidade dos produtos:….

  • TRATAMENTO DA ÀGUA

    1458 palavras | 6 páginas

    ...................................................2 1.Conceito Joseph Moses Juran..........................................................................3 2.Conceito William Edwards Deming...................................................................5 3.Conceito Armand Vallin Feigenbaum…..........…..…………..…………………..7 4.Conceito Philip B. "Phil" Crosby........................................................................8 5.Conceito Kaoru Ishikawa.........................................….

  • joseph moses juran seminario

    1185 palavras | 5 páginas

    JURAN Joseph Moses Juran RENAN GOVERNATORI Desde o princípio o homem se preocupam-se com a qualidade do trabalho que realiza. Membros de uma sociedade onde quem vence é o melhor e aquele que apresenta melhor qualidade em oque faz. Em um mercado onde à muita concorrência ,e a maior preocupação é mostrar qualidade no que se tende a oferecer com um custo mais acessível aos consumidores. - Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia. - Em….

  • PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOSEPH M. JURAN

    2674 palavras | 11 páginas

    BRAVIM TRABALHO SOBRE GESTÃO DA QUALIDADE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOSEPH M. JURAN RIO DE JANEIRO 2009 UNIVERSIDADE CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR ANA PAULA DA SILVA ANDREA MEIRA ERICA AZEREDO LÚCIA BARREIRO MARIA VALDIRENE MARISTELA PIGNONE MICHELE RIBEIRO SIMONE BRAVIM TRABALHO SOBRE GESTÃO DA QUALIDADE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE JOSEPH M. JURAN Trabalho apresentado à disciplina Gestão da Produção, para obtenção de grau parcial….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância de Juran no processo da gestão da qualidade?

Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade. No livro Managerial Breakthrough, coloca a melhoria da qualidade no topo das prioridades do gestor.

Qual a definição de qualidade de Joseph Juran?

Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989). Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido (CROSBY, 1979).

Quais são os dez passos de Juran para melhoria da qualidade?

OS 10 PASSOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE – J. M. Juran.
1- Criar a consciência da necessidade e da oportunidade para melhorar. ... .
2- Estabelecer metas para Melhoria. ... .
3- Organizar para estabelecer metas. ... .
4- Treinamento. ... .
5- Desenvolver projetos para solucionar problemas. ... .
6- Relatar o progresso. ... .
7- Reconhecimento..

Qual foi uma das contribuições sobre qualidade de acordo com JM Juran?

Juran é considerado o pai da qualidade, sendo o primeiro a abordar esse tema, a sua principal contribuição foi a criação do Pareto. A maior contribuição do guru para a sociedade foi na área da gestão de qualidade e ele é frequentemente chamado de o “pai” da qualidade.