Liste as principais dificuldades enfrentadas pela Rússia no processo de adaptação

Embora a acessibilidade seja garantida por lei no Brasil, diariamente, as pessoas com mobilidade reduzida (deficiência locomotiva, gestantes, idosos, obesos) enfrentam diversos desafios.

Problemas com o transporte público e, até mesmo, em casa; com o acesso em piscinas; e dificuldade na hora de conseguir um emprego são alguns exemplos de obstáculos que tornam a vida mais difícil.

Portanto, a acessibilidade no Brasil é algo que precisa ser discutido. Afinal, é uma forma para chamar a atenção das empresas e dos órgãos competentes sobre algumas ações que podem (e devem) ser implementadas.

Assim, essas melhorias podem contribuir para tornar o dia a dia desse público mais seguro e confortável. Além disso, é uma maneira para proporcionar mais autonomia, bem-estar, qualidade de vida e liberdade para todos.

Para entender mais sobre a acessibilidade, vamos conhecer quais são as principais dificuldades de pessoas com mobilidade reduzida e discutir algumas melhorias.

Continue conosco e boa leitura!

1. Falta de acessibilidade no transporte público

De acordo com a Constituição Brasileira, todas as pessoas têm direito de ir e vir. Porém, infelizmente, muitas vezes isso acontece apenas na teoria.

Isso porque, o transporte público é um grande exemplo da falta de acessibilidade nas cidades. 

Veja quais são os principais problemas enfrentados:

  • poucos ônibus e veículos adaptados para receber esse público;
  • muito tempo de espera para conseguir pegar um desses ônibus;
  • falta de treinamento de motoristas e cobradores que tornam a entrada e a saída do cadeirante realmente frustrante;
  • passageiros impacientes e mal-educados que querem apressar a entrada do cadeirante.

Portanto, o transporte público ainda precisa de (muitas, mas MUITAS) melhorias para conseguir atender bem as pessoas com mobilidade reduzida e criar um ambiente em que elas se sintam acolhidas com segurança.

2. Dificuldade de locomoção em casa

Além da dificuldade da vida social fora de casa, pessoas com mobilidade reduzida também enfrentam problemas dentro dos seus lares.

Portanto, é fundamental adaptar o ambiente para tornar a vida dessas pessoas mais independente e segura.

Veja alguns exemplos:

  • instalar corrimãos nos banheiros;
  • aumentar a largura das portas;
  • reformar o piso para que ele se torne regular em toda a casa;
  • arrumar os móveis para proporcionar liberdade de movimentos;
  • instalar fitas antiderrapantes para evitar escorregões nas rampas e desníveis;
  • remover os tapetes da casa (ou fixá-los bem no piso);
  • instalar elevadores residenciais.

A questão dos elevadores residenciais é bem importante, visto que a maioria das pessoas ainda pensa que essa tecnologia e inovação é exclusiva para empresas ou em ambientes maiores — como shoppings, escolas, universidades, entre outros.

Porém, atualmente, é possível instalar um elevador em qualquer residência (tanto nas que estão na fase de construção quanto nas casas já construídas). 

Para isso, basta investir em uma empresa especializada no assunto, como a JE Elevadores.

Assim, fica mais fácil entender as necessidades e criar um projeto único e personalizado para o lar.

Dessa maneira, é uma ótima ideia para tornar a vida da pessoa com mobilidade reduzida muito mais tranquila e segura em casa.

>> Você também pode gostar de ler: Elevadores residenciais: tire todas as suas dúvidas!

3. Preconceito e desrespeito da população: um dos maiores problemas de acessibilidade

O preconceito é um dos piores obstáculos enfrentados por quem tem mobilidade reduzida. Porém, infelizmente, ainda há falta de empatia, respeito e solidariedade com esse público.

Por exemplo, estacionar o carro em uma vaga para deficiente e/ou em frente às rampas de acesso são atitudes que desrespeitam as pessoas com mobilidade reduzida e que jamais deveriam acontecer.

Por isso, é importante conscientizar a população sobre a importância do respeito e da empatia com todos — não somente no trânsito, é claro; mas em todos os ambientes.

4. Problemas com o acesso em piscinas

As piscinas dos clubes e até mesmo das residências criam um ambiente divertido para socializar com os amigos e a família.

Porém, infelizmente, essa não é uma prática para todos. Isso porque, normalmente, as piscinas têm acesso por escadas. Isso torna a entrada de uma pessoa com dificuldade de mobilidade praticamente impossível.

Além disso, a falta de segurança nesses ambientes também é um critério que precisa ser considerado.

Para solucionar esse problema, é possível instalar um elevador para piscinas. Assim, ele ajuda a pessoa com mobilidade reduzida a entrar e a sair da água sem dificuldades e com muita segurança. 

>> Você também pode gostar de ler: 5 motivos para investir em elevador de piscina para cadeirantes

5. Falta de adaptação para o mercado de trabalho para pessoas com mobilidade reduzida

Para que as empresas contratem pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, é preciso adaptar a sua infraestrutura para receber bem esse público.

Afinal, não basta apenas divulgar a vaga e querer mostrar que a empresa trabalha com responsabilidade social para melhorar o posicionamento da marca.

É preciso adaptar a estrutura para que o novo colaborador possa desenvolver o seu potencial de forma tranquila, segura e independente.

Ele precisa contar com um espaço adequado e com ferramentas adaptadas para poder executar o trabalho.

Além disso, é essencial investir em treinamentos para que todos os colaboradores saibam a importância de promover a inclusão social e evitar o capacitismo.

6. Dificuldade com a movimentação e acesso em locais públicos e privados

Outro desafio enfrentado pelas pessoas com mobilidade reduzida com relação às saídas de casa, além do transporte público, é com relação às ruas.

Ruas com desníveis, sem rampas de acesso e/ou buracos tornam a experiência de uma pessoa com mobilidade reduzida, por exemplo, extremamente desconfortável.

Além disso, é muito comum ver lojas, restaurantes, parques, cinemas (e diversos outros estabelecimentos) sem adaptação na sua infraestrutura para receber bem essas pessoas.

Portas pequenas, banheiros sem corrimões e ambientes apertados são alguns exemplos que tornam a experiência do público frustrada.

Por isso, se você tem uma loja, certamente, com alguns ajustes, você conseguirá atender muito bem esse público e promover mais empatia, solidariedade e respeito no mundo.

Afinal, todas as pessoas são iguais e merecem ser tratadas de forma igualitária, você concorda?

Você gostou de conferir os 6 obstáculos enfrentados por quem tem mobilidade reduzida?

Se sim, que tal continuar aprendendo um pouco mais sobre os elevadores de acesso para pessoas com mobilidade reduzida?

Confira agora o nosso conteúdo sobre 6 motivos para comprar um elevador de acessibilidade da JE Elevadores. Boa leitura!

Liste as principais dificuldades enfrentadas pela Rússia no processo de adaptação

Quais as mudanças ocorridas na Rússia durante a transição da economia planificada para o capitalismo?

Resposta: A privatização das antigas empresas estatais; a introdução da concorrência e da competição; a busca do lucro como meta política e econômica; a liberação de preços; a abertura ao capital estrangeiro; a ênfase na modernização da economia em detrimento do desenvolvimento social.

Qual é a principal característica da economia russa?

A principal característica da economia russa é a profunda interdependência e integração com os demais países integrantes da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que é formada pela maioria das antigas repúblicas soviéticas.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pela Rússia no processo de adaptação?

As principais dificuldades da Rússia durante o processo de adaptação a economia capitalista foram o distanciamento com os maiores países comerciais, a falta de capital privado e o desconhecimento do sistema capitalista para traçar um plano de economiza eficaz.

Quais os problemas que a Rússia enfrentou para se adaptar à economia de mercado?

Quais os problemas que a Rússia enfrentou para se adaptar à economia de mercado após o fim da União Soviética? RESPOSTA: Converter os esforços da indústria militar para o setor civil, além da falta de experiência com a economia de mercado foram problemas enfrentados pela Rússia após o fim da União Soviética.