No girassol o gene para a flor verde d é dominante sobre o gene para a flor amarela d

(UFPI) Plantas puras vermelhas e brancas foram cruzadas, e todas as plantas na geração F1 apresentaram fenótipo cor-de-rosa. As plantas F1 foram autopolinizadas e produziram descendência F2 branca, cor-de-rosa e vermelha.
Na discussão do experimento relatado, é correto afirmar que:
A) as plantas da geração F1 são resultantes de um cruzamento diíbrido e que os fenótipos recombinantes da geração F2 estão na razão 9:3:3:1.
B) as plantas da geração F2 são todas heterozigotas e que ambos os alelos são expressos em codominância, onde dois alelos em um locus produzem dois fenótipos e ambos aparecem em indivíduos heterozigotos.
C) as plantas da geração F1, quando autopolinizadas, dão origem em F2 a plantas fenotipicamente distribuídas na razão 1:2:1, pois o alelo para flores vermelhas apresenta dominância incompleta sobre o alelo para flores brancas.
D) as características fenotípicas das plantas da geração F1 e as da geração F2 são determinadas por um gene com alelos diferentes e que existe uma dominância hierárquica nas combinações dos genes.
E) as plantas da geração parental são heterozigotas, as da geração F1 são todas homozigotas e as da geração F2 são todas heterozigotas e cor-de-rosa.

RESOLUÇÃO:
A questão traz um exemplo clássico de herança intermediária, situação em que não há dominância entre os alelos de determinado gene. No caso dessa questão, o gene envolvido com a manifestação da cor da flor possui dois alelos: um responsável pela coloração vermelha (FV) e outro responsável pela coloração branca (FB).
Plantas com flores brancas são homozigotas (FBFB), assim como as plantas de flores vermelhas (FVFV).
Do cruzamento entre plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas, surgem os descendentes com flores de cor rósea (genótipo: (FVFB), que são heterozigotas.
Cruzando duas plantas com flores cor de rosa, tem-se a proporção de  1 vermelha: 2 róseas : 1 branca, conforme quadro abaixo.

No girassol o gene para a flor verde d é dominante sobre o gene para a flor amarela d

Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre trabalhos de Mendel, da Fama 2016-2

Estes exercícios objetivam avaliar seus conhecimentos de Genética, principalmente sobre como uma característica também pode ser determinada por interação gênica.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Sobre a interação gênica, marque a alternativa incorreta:

a) Na interação gênica, dois ou mais genes interagem para determinar uma característica.

b) Para que ocorra interação gênica, é necessário que os genes estejam em um mesmo cromossomo.

c) Casos de interação gênica normalmente não obedecem as leis de Mendel.

d) A epistasia é um tipo de interação gênica.

e) Existem interações gênicas não epistáticas.

ver resposta


Questão 2

Um caso bastante conhecido de epistasia dominante é a cor das galinhas. O gene C determina que as galinhas sejam coloridas e o gene c determina a cor branca. Entretanto, o gene I é epistático, diferentemente do alelo i que não possui nenhum efeito inibidor. Diante disso, marque a alternativa em que se encontra o genótipo de uma galinha colorida.

a) iiCC

b) IiCc

c) iicc

d) IiCC

e) IIcc

ver resposta


Questão 3

Em uma interação gênica epistática, o gene que é inibido recebe a denominação de:

a) epistático.

b) recessivo.

c) dominante.

d) hipostático.

e) homozigoto.

ver resposta


Questão 4

Uma interação gênica é denominada de não epistática quando:

a) um alelo impede a expressão de outro.

b) ocorre a interação entre genes, mas não há impedimento na expressão de outro.

c) ocorre a interação entre genes e apenas um é expresso.

d) ocorre a interação entre genes, porém, o indivíduo é geneticamente inviável.

e) um alelo condiciona a ação de outro.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. Nos casos de interação gênica, nem sempre os genes estão localizados no mesmo cromossomo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “a”. O alelo I é epistático e, portanto, determina a coloração branca. Nenhum genótipo com esse alelo dará origem a uma galinha com coloração colorida. Em genótipos que não apresentam o alelo epistático, porém, não se encontra o alelo C, também ocorrem galinhas brancas. Com isso, podemos concluir que apenas o genótipo iiCC é responsável por galinhas coloridas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O gene inibidor é chamado de epistático, e o inibido é chamado de hipostático.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Nas interações não epistáticas, a interação entre os genes ocorre, mas em nenhum momento um gene impede a expressão de outro. Quando a expressão é impedida, temos um caso de interação epistática.

voltar a questão


No girassol o gene para a flor verde d é dominante sobre o gene para a flor amarela d

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como ocorre o fenômeno da dominância encontrado no cruzamento da Flor maravilha?

Na dominância incompleta, o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário. Esse é o caso da planta maravilha, que apresenta indivíduos homozigotos vermelhos e brancos e um fenótipo intermediário rosa em indivíduos heterozigotos.

Qual é o genótipo do indivíduo de flores brancas?

Plantas com flores brancas são homozigotas (FBFB), assim como as plantas de flores vermelhas (FVFV). Do cruzamento entre plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas, surgem os descendentes com flores de cor rósea (genótipo: (FVFB), que são heterozigotas.

Como se explica apenas o nascimento de plantas que produziam sementes amarelas?

O que ocorreu é que ela não tinha se manifestado, uma vez que, sendo uma caráter recessivo, era apenas “dominado” (nas palavras de Mendel) pela cor amarela. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores, cada um determinando o surgimento de uma cor, amarela ou verde.

O que é indivíduo homozigoto dominante?

O conceito de homozigoto representa indivíduos formados a partir de genes alelos idênticos, por isso, chamados de "puros". Os gametas produzidos em organismos homozigóticos são iguais e podem ser representados por: Homozigotos dominantes: (AA, BB e VV) - Letras maiúsculas em genes dominantes.