O cadastro do usuário foi bloqueado.

É muito importante saber como desbloquear a conta Gov.br. O login único pode ter o acesso bloqueado por diferentes motivos e, sem o desbloqueio, pode impedir o acesso a serviços importantes do Governo Federal.

  • 5 serviços úteis do Gov.br que você precisa conhecer
  • Como assinar documento digitalmente no Gov.br

Sem a sua conta Gov.br, não é possível acessar plataformas digitais como o INSS, Carteira Nacional de Habilitação Digital, portal do candidato do ENEM, cartão do SUS, título de eleitor, entre outras opções. Veja, a seguir, como desbloquear a conta Gov.br e gerar uma senha nova.

Quando a conta Gov.br é bloqueada

O principal motivo para bloquear uma conta Gov.br é o excesso de tentativas de login. Isso pode acontecer quando o usuário esquece a própria senha ou quando outras pessoas tentam invadir a conta.

Após quatro tentativas seguidas de login sem sucesso, a conta é bloqueada. Dessa forma, ao inserir a senha, um aviso é exibido, mencionando os erros ERL0002600 ou ERL0000500, além de um e-mail notificando o bloqueio. Nesse caso, é possível aguardar um tempo para que a conta seja desbloqueada pelo sistema. Caso precise acessá-la o quanto antes, a solução é recuperar a conta a partir da criação de uma nova senha.

Além disso, também existem situações em que não é possível acessar a sua conta Gov.br imediatamente após o login. Isso acontece quando a conta está inutilizada há muito tempo ou precisa de uma senha mais forte. Nesse caso, após informar as suas credenciais de acesso, também será necessário atualizar dados cadastrais.

Como desbloquear a conta Gov.br pelo PC ou celular

  1. Acesse a tela de login do Gov.br em qualquer plataforma, pelo navegador ou celular. Em seguida, mesmo com o bloqueio, informe o seu CPF;
  2. Na tela para digitar a senha, toque em “Esqueceu a senha”;
  3. Por fim, prossiga com as etapas de verificação. Caso tenha o reconhecimento facial cadastrado, é possível realizar esse procedimento pelo celular. Além disso, é possível receber códigos pelo celular, e-mail ou usar o Internet Banking para validar. Insira a nova senha para concluir e acesse sua conta novamente.
O cadastro do usuário foi bloqueado.
Confira como desbloquear a conta Gov.br (Captura de tela: André Magalhães)

É importante ressaltar que, caso tenha o reconhecimento facial ativo e queira usar outra forma de recuperação de senha, o nível da sua conta Gov.br pode ser reduzido. Após a criação de uma nova senha, é possível realizar os processos para aumentar o nível de segurança novamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

O que quer dizer quando o cadastro do usuário foi bloqueado?

Motivos para o bloqueio Normalmente, isso acontece quando um usuário esquece suas credenciais, entretanto, também pode acontecer caso alguém esteja tentando invadir a sua conta. Por segurança, após quatro tentativas, a conta é bloqueada.

O que quer dizer usuário bloqueado?

Usuário bloqueado por excesso de tentativas incorretas de login: Neste caso onde o cliente inseriu diversas vezes a senha ou a chave de autenticação (e-mail, CPF ou Username) de forma incorreta, recomendamos que seja feito o reset de senha (ao clicar em "Esqueci minha senha").

Como desbloquear o acesso a Carteira de Trabalho Digital?

Para recuperar a senha da carteira digital é necessário entrar no site do gov.br e alterar a senha nele. Dessa forma, a senha alterada será a nova usada para acessar a carteira de trabalho digital.