O que a coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir?

Compartilhe esta postagem!

Entenda a psicomotricidade para concursos de educação infantil e ensino fundamental. Neste post, você vai aprender os elementos importantes deste tópico para concursos de educação.

Índice

  • 1 O que é Psicomotricidade?
  • 2 Breve relato histórico
  • 3 Elementos básicos da Psicomotricidade (importantes)
  • 4 Relações da Psicomotricidade ne Educação
  • 5 Questões de concursos anteriores
  • 6 Referências Bibliográficas

Anota aí este conceito abaixo, porque já caiu em prova de concurso!

É uma ciência que agrega um olhar holístico às relações e influências entre o psiquismo e a motricidade. Ela é dedicada ao estudo do ser humano por meio de seu movimento e da relação dele com outras questões intrínsecas e extrínsecas, compreendendo que nosso corpo é a origem da aquisição de habilidades cognitivas, afetivas e orgânicas. É a ciência que engloba a relação existente entre pensamento, emoção e ação.

A psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo. A Psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo. É a interação entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos e levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.

É uma ação pedagógica que utiliza parâmetros da Educação Física com a finalidade de propiciar ao estudante um maior conhecimento sobre seu corpo. A Psicopedagogia tem fundamentação teórica na Epistemologia Genética, na Linguística, na Psicanálise e na Psicologia, sendo um campo de conhecimento caracterizado pela interdisciplinaridade.

Seu objeto de estudo é o estudo do homem através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo, destacando esta relação entre motricidade, mente e afetividade.

Leia e saiba também: “Como estudar para CONCURSO de PROFESSOR do ZERO | 10 DICAS“

De acordo com Nicola (2004, apud Monteiro, 2015, p. 19):

a Psicomotricidade caracteriza-se como uma ciência nova, cujo objeto de estudo é o homem nas suas relações com o corpo em movimento, na sua unidade como pessoa, encontrando então na intervenção psicomotora uma tentativa de modificar toda a atitude em relação ao seu corpo como lugar de sensação, expressão e criação.

E, ainda, de acordo com Costa (2002):

A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.

Baseada numa visão holística do ser humano (ou seja, dá preferência ao seu sistema completo e não apenas a uma parte dele), a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A psicomotricidade possui as linhas de atuação: educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain.

Breve relato histórico

A Psicomotricidade surgiu na França, sendo o neuropsiquiatra Dupréo seu precursor ao evidenciar a “Síndrome da Debilidade Motora” em 1909. Portanto, as primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque eminentemente neurológico.

Diferentemente da correlação feita por Dupré, o qual correlacionou a motricidade à inteligência, Henry Wallon relacionou o movimento ao afeto, a emoção ao meio ambiente e aos
hábitos da criança. Logo, provavelmente é Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, o grande pioneiro do estudo da Psicomotricidade como campo científico.

O que a coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir?

Nesse sentido, o campo da Psicomotricidade, como entendemos hoje, sofreu influências da perspectiva walloniana. Wallon forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança, ele diz que “o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo”. Para Wallon, o movimento (ação), pensamento e linguagem são unidades inseparáveis. O conhecimento, a consciência e o desenvolvimento geral da personalidade não podem ser isolados das emoções.

De acordo com Falcão e Barreto (2009), Wallon realizou um importante trabalho sobre os aspectos psicofisiológicos da vida afetiva, a consciência corporal, a relação intrínseca tônus – emoção, chamando de diálogo tônico, assinalando que a atividade de relação e a atividade postural têm em sua origem, uma raiz comum. E a partir de sua obra foi possível construir, pela síntese de muitas correntes e teorias, uma técnica terapêutica nova, cujo objetivo era a reeducação das funções motoras.

Leia e saiba também: “Como estudar para CONCURSO de PROFESSOR do ZERO | 10 DICAS“

Edouard Guilman (1901-1983), influenciado pelas obras de Wallon, inicia a prática psicomotora visando sua reeducação, a partir de exercícios para reeducar a atividade tônica, a atividade de relação e controle motor. Iniciava-se então, no campo da psicomotricidade, um trabalho dirigido a crianças que apresentavam déficit em seu funcionamento motor e não governavam bem o próprio corpo, o que ocasionava uma série de problemas em seu meio social.

O que a coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir?

Grandes autores e psicopedagogos como Clapariede, Montessori e Piaget estudaram o desenvolvimento sensório-motor, propiciando uma melhor compreensão no desenvolvimento da criança. Sendo Piaget (1896-1980) um dos autores que mais estudou as inter-relações entre a psicomotricidade e a percepção, através de ampla experimentação. Ele descreveu a importância do período sensório-motor e da motricidade principalmente antes da aquisição da linguagem, no desenvolvimento da inteligência. Para ele, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua, de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. A inteligência, portanto, é uma adaptação ao meio ambiente. Para que isso possa ocorrer, é necessário, inicialmente a manipulação dos objetos do meio com a modificação dos reflexos primários.

Historicamente, é considerado que foi a partir de 1968 que a psicomotricidade foi realmente difundida no Brasil através de cursos e cadeiras de psicomotricidade em universidades de diversos estados brasileiros. A princípio, foi introduzida nas escolas especializadas como um recurso pedagógico que visava corrigir distúrbios e preencher lacunas de desenvolvimento das crianças excepcionais. Nesse sentido, a Educação Especial foi o elo de surgimento e ligação da psicomotricidade na Europa e no Brasil.

Elementos básicos da Psicomotricidade (importantes)

Esses são considerados os elementos básicos da Psicomotricidade e já caíram como assunto de questão de concursos. Então, bora anotar aí se este item caiu no seu edital!

1- Tônus Muscular:
É uma tensão ligeira e permanente do músculo esquelético no seu estado de repouso, estando presente em todas as funções motrizes do organismo, tais como equilíbrio, coordenação e movimento.
Ajuriaguerra (1980, p. 210) refere-se a duas formas de tonicidade: 1) de repouso (ou de fundo): de caráter permanente e 2) de atividade:de característica da ruptura da atitude.

2- Equilíbrio:
É à base de sustentação de toda coordenação entre os movimentos dos vários seguimentos corporais entre si e no seu todo, não pode haver coordenação de movimento sem um bom equilíbrio, pois isso permite o ajustamento do homem ao meio.
O equilíbrio pode se classificar em dois tipos: 1) Equilíbrio estático– que são movimentos não locomotores como, por exemplo, ficar de pé, apenas com a ponta dos pés tocando o solo, com elevação dos calcanhares e os pés unidos. 2) Equilíbrio dinâmico– são movimentos locomotores como, por exemplo, o andar em marcha normal sobre uma linha pré-delimitada. 3) Equilíbrio recuperado – é a qualidade física que explica a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer.

3- Coordenação motora global:
Trata-se da atividade dos grandes músculos, e depende da capacidade de equilíbrio postural, subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. A coordenação motora global e a experimentação levam a criança a adquirir a separação de movimentos, possibilitando a realização de vários movimentos ao mesmo tempo, com cada membro realizando uma atividade diferente, havendo uma conservação de unidade do gesto, ou seja, consegue mantendo um membro parado enquanto move outros membros.
Diversas atividades levam à conscientização global do corpo, como andar, correr, saltar, rolar, pular, arrastar-se, um equilíbrio cada vez melhor, vai coordenando seus movimentos, se
conscientizando de seu corpo e das posturas.

4- Coordenação motora fina:
Trata-se da habilidade manual e destreza manual e constitui um aspecto particular da coordenação global. Uma coordenação elaborada dos dedos da mão facilita a aquisição de novos conhecimentos, pois é através do ato de preensão que uma criança vai descobrindo pouco a pouco os objetos de seu meio ambiente.

5- Coordenação óculo-manual:
É a habilidade de coordenar o movimento ocular com os movimentos do corpo, acompanhando os gestos das mãos de forma coordenada para se realizar determinada atividade. Efetua-se com precisão sobre a base do domínio visual previamente estabelecido ligado aos gestos executados, facilitando, assim, uma maior harmonia do movimento.

6- Esquema corporal:
Ele se constrói a partir da experiência corporal e se organiza pela experienciação do corpo em seu meio. Para Rosa Neto (2002), o esquema corporal pode ser definido no plano educativo como a base de toda organização da personalidade.

Leia e saiba também: “O que são Campos de Experiências na BNCC?“

7- Imagem corporal: 
Segundo Schilder (apud OLIVEIRA, 2007), a imagem corporal seria uma representação mental de nosso corpo e não uma mera percepção e sim uma ―integração de diferentes gestalten‖, sendo uma gestalten biológica e uma em contínua modificação como participante da imagem corporal.

8- Conceito corporal:
Envolve um conhecimento intelectual e consciente do corpo e também da função de seus órgãos.

9- Lateralidade:
É a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior independentemente de sua própria situação física. Segundo Oliveira (2007), lateralidade é a disposição do ser humano utilizar mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.

10- Estruturação espacial:
Não nasce com o ser humano, sendo uma elaboração e uma construção mental que se opera através do corpo em movimento em relação aos objetos que estão a seu redor. A estruturação espacial pode ser definida como: a tomada de consciência da situação de seu próprio corpo em relação ao meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas.

11- Estruturação temporal:
O “tempo” é um conceito abstrato que deve ser construído na criança ao longo da vida, é utilizada para designar os momentos de mudança. O homem se insere no tempo, nasce, cresce e morre, sendo sua atividade uma sequência de mudanças. Por este motivo, desde o nascimento, devem-se ajustar os ritmos corporais de uma criança às condições temporais impostas pelo ambiente, como a hora de se alimentar, tomar banho, dormir, acordar, entre outros, isso para que haja uma organização de seu ritmo, ou seja, uma rotina. Este será o primeiro ponto referencial da informação temporal no decorrer do seu desenvolvimento, fazendo com que a mesma adquira a percepção do tempo. Segundo Oliveira (2007) os principais conceitos que as crianças devem adquirir nas etapas da orientação temporal são: simultaneidade, ordem e sequência, duração dos intervalos, renovação cíclica de certos períodos.

12- Percepção visual:
De acordo com Fonseca (2008) ver é muito mais do que olhar, é essencialmente, compreender através dos olhos. Desta maneira, a visão torna-se o processo pelo qual o espaço (e tudo que nele está situado) é percebido como um todo, isto é, a visão surge como um receptor e analisador de estímulos espaciais, proximais e distais, e só depois a interpretação da imagem visual pode ser operada.

13- Percepção auditiva:
É o resultado da integração das experiências com a organização neurológica, possibilitando o ser humano de responder aos estímulos auditivos. Os nossos receptores auditivos devem ser capazes de mandar as estimulações sonoras para o cérebro que processará, selecionará e armazenará as informações na memória. A discriminação auditiva está muito ligada à atividade motora, mais precisamente com a escrita. (OLIVEIRA, 2007).  Percepção auditiva não tem o mesmo significado de acuidade auditiva, ela é a capacidade do ser humano de captar e notar a diferença entre vários sons e entre intensidades diferentes e sem ambiguidade todos os sons existentes na língua falada.

Relações da Psicomotricidade ne Educação

Em educação, compreendemos que a criança descobre o mundo a seu redor através do seu corpo. Isso é nítido no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, na BNCC da Educação Infantil, onde o corpo da criança ganha centralidade nas práticas. Portanto, é este corpo em movimento que servirá de base para o desenvolvimento cognitivo, para a aquisição de conceitos referentes ao espaço e ao tempo, assim como para o domínio de sua postura e harmonização de seus gestos.

A Psicomotricidade se encaixa aí, pois envolve toda ação realizada pela criança, por ela a criança representa suas necessidades e permite a relação com os outros. Psiquismo e motricidade são elementos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem da criança está diretamente ligada ao desenvolvimento psicomotor.

Por este motivo este assunto pode cair no edital do seu concurso, tanto para cargos de professor de Educação Infantil como para cargos de professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de claro, para cargos de professor de Educação Especial ou Psicopedagogo. Talvez envolvendo os autores Henry Wallon e Jean Piaget, por terem estudado o aspecto motor no desenvolvimento infantil.

De acordo com Falcão (2010), referenciada por Alves (2004), a psicomotricidade, como toda ciência, corresponde a um objetivo de estudo próprio do qual retira sua unidade e especificação, isto é, o corpo e a sua expressão dinâmica, fundamentada em três conhecimentos básicos:
– O movimento, que segundo os conhecimentos atuais, ultrapassa o ato mecânico e o próprio indivíduo, sendo à base das posturas e posicionamentos diante da vida;
– O intelecto, que encerra a gênese e todas as qualidades da inteligência do pensamento humano, seu desenvolvimento depende do movimento para se estabelecer desenvolver e operar;
– O afeto, que é a própria pulsão interna do indivíduo, que matiza a motivação e envolve todas as relações do sujeito com os outros com o meio e consigo mesmo (p. 167).

Leia e saiba também: “O que são Campos de Experiências na BNCC?“

Na Educação Infantil, a Psicomotricidade abre espaço para que as crianças desenvolvam habilidades motoras que as levem a:
– Aprender, a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar expressivamente;
– Desenvolver um saber corporal que deve incluir as dimensões do movimento, que indiquem estados afetivos até representações de movimentos mais elaborados de sentidos e idéias,
– Oferecendo um caminho para trocar afetividades;  facilitação da comunicação e da expressão das ideias;
– Possibilidade de exploração do mundo físico e do conhecimento do espaço;
– Apropriação da imagem corporal;
– Percepção rítmica, através de jogos corporais e dança;
– Habilidades motoras finas, através de diversas atividades que facilitem à escrita.

Na educação escolar, a psicomotricidade tem o objetivo de oferecer oportunidades para que a criança se movimento, desenvolvendo sua consciência corporal, de seu esquema corporal, domínio do equilíbrio, construção e controle das coordenações globais e específicas, organização das estruturas espaço-temporal, melhoria das possibilidades de adaptação ao mundo externo e estruturação das percepções.

Como no ato de brincar, onde possibilita-se detectar desvios nas habilidades motora e psicológica da criança. Logo, a brincadeira deve ser entendida não somente como uma atividade de entretenimento, mas sim como um exercício que promove a aprendizagem em vários aspectos. Nesse sentido, a educação psicomotora é o “ponto de partida” para o processo de aprendizagem infantil. Pode-se entender, então, por exemplo, que dificuldades de aprendizagem da criança podem decorrer de alguma deficiência no desenvolvimento psicomotor.

Questões de concursos anteriores

QUESTÃO 01: (AMEOSC – 2021 – Prefeitura de Palma Sola – SC – Professor do 1º ao 5º ano) Em psicomotricidade fala-se em tônus muscular para se referir à tensão fisiológica dos músculos, diretamente relacionado a aspectos fisiológicos do indivíduo em desenvolvimento, e que lhe proporciona:
A) Equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura.
B) Simetria entre ambos os lados do corpo
C) Relação de coordenação motora entre a parte superior e inferior do corpo.
D) Apenas representa uma apreciação estética dos sujeitos.

QUESTÃO 02: (AMEOSC – 2020 – Prefeitura de São José do Cedro – SC – Professor Habilitado com Magistério) A Psicomotricidade surgiu na França, sendo Dupré o seu precursor ao evidenciar a “Síndrome da Debilidade Motora”. Dupré verificou que existia uma estreita relação entre:
A) A filogenética e a ontogenética dos movimentos.
B) Os estudos sobre o corpo e os déficits psicológicos.
C) As debilidades motoras e a carga genética familiar.
D) Anomalias psicológicas e anomalias motrizes.

QUESTÃO 03: (AMEOSC – 2020 – Prefeitura de Belmonte – SC – Professor de Educação Infantil) Leia o trecho a seguir: “Os estudos relativos a psicomotricidade procuram classificar os elementos psicomotores de acordo com sua função e objetivos dentro do desenvolvimento infantil. Por exemplo, ______________ é o conceito que reflete sobre a representação particular (subconsciente) que a criança estabelece de seu próprio corpo.” A lacuna refere-se:
A) Imagem corporal.
B) Esquema corporal.
C) Organização espacial do sujeito.
D) Motricidade ampla.

QUESTÃO 04: (AMEOSC – 2021 – Prefeitura de Barra Bonita – SC – Professor de Educação Infantil – Habilitado) A psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo. Nesse sentido, considere as afirmações abaixo e as relacione corretamente:
I. Trata-se de um item importante para o desenvolvimento do esquema corporal, pois incide na representação subconsciente que a criança tem de seu próprio corpo;
II. Trata-se do mecanismo que permite a criança utilizar vários grupos musculares simultaneamente para fazer movimentos mais complexos e voluntários.
Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente as afirmações:
A) Imagem corporal, motricidade ampla.
B) Tônus corporal, motricidade fina.
C) Ritmo, organização espaço-tempo.
D) Esquema corporal, organização espaço-tempo.

QUESTÃO 05: (AMEOSC – 2021 – Prefeitura de São José do Cedro – SC – Professor de Educação Infantil) Uma ciência que agrega um olhar holístico às relações e influências entre o psiquismo e a motricidade. Ela é dedicada ao estudo do ser humano por meio de seu movimento e da relação dele com outras questões intrínsecas e extrínsecas, compreendendo que nosso corpo é a origem da aquisição de habilidades cognitivas, afetivas e orgânicas. É a ciência que engloba a relação existente entre pensamento, emoção e ação.
Marque a alternativa CORRETA que está relacionado ao contexto acima:
A) Psicopatia.
B) Psicologia.
C) Psiquiatria.
D) Psicomotricidade.

Leia e saiba também: “BNCC do Ensino Fundamental: pontos para concursos“

QUESTÃO 06: (IBADE – 2017 – SEE -PB – Professor de Educação Básica 3 – Educação Física) A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:
Coluna I
1. Esquema corporal.
2. Imagem corporal.
3. Coordenação geral.
4. Motricidade fina.
5. Ritmo.
Coluna II
( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.
A sequência correta é:
A) 4, 5, 3, 2 e 1.
B) 3, 5, 2, 1 e 4.
C) 3, 5, 1, 2 e 4.
D) 3, 2, 1, 5 e 4.
E) 3, 1, 5, 2 e 4.

GABARITO:
1-
A | 2- D | 3- A | 4- A | 5- D | 6- C

Referências Bibliográficas

FALCÃO, Hilda Torres; BARRETO, Maria Auxiliadora. BREVE HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. 2009.

FALCÃO, Hilda Torres. PSICOMOTRICIDADE NA PRÉ-ESCOLA: APRENDENDO COM O MOVIMENTO. Volta Redonda. 2010.

Qual a importância da coordenação motora global?

A coordenação motora global diz respeito aos movimentos realizados pelos grandes músculos, pela manutenção da postura e pelos movimentos globais. Seu desenvolvimento vem da interação entre a maturidade do sistema nervoso e as oportunidades de exploração do ambiente que a pessoa vive.

Quando mais equilíbrio o indivíduo adquire mais energia precisa dispensar nas atividades executadas?

Ela depende da potencialidade de equilíbrio postural do sujeito. ( ) Quando mais equilíbrio o indivíduo adquire, mais energia precisa dispensar nas atividades executadas. ( ) O grafismo e o desenho preparam a criança para a escrita.

O que é período continuador?

O período continuador segundo Negrine (1995), tem este nome, pois este segue no sentido que as publicações de Lapierre e Aucouturier abordam os princípios de 1970 desde o surgimento da psicomotricidade seguindo uma vertente funcionalista.