O que acontece com o resultado da multiplicação quando um dos fatores e 0 zero?

A operação da multiplicação nada mais é do que uma grande soma de parcelas. Logo que começamos a fazer algumas “continhas de vezes”, passamos a aplicar as propriedades da multiplicação sem perceber sua utilização, assim como acontece com as propriedades da adição. Que tal nos lembrarmos dos termos da multiplicação? Eles são conhecidos como fator e produto:

O que acontece com o resultado da multiplicação quando um dos fatores e 0 zero?

Os números que são multiplicados são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é chamado de produto

Agora que sabemos quem são os termos da multiplicação, vamos então conhecer as propriedades da multiplicação e utilizá-las intencionalmente para facilitar nossos cálculos! Lembrando que essas propriedades podem ser usadas para multiplicar números inteiros, frações e na multiplicação de números decimais. Vejamos um pouco sobre as cinco propriedades da multiplicação:

1ª) Propriedade Comutativa

A Propriedade Comutativa garante que, em uma multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto. Vejamos um exemplo:

3 x 9 = 27
9 x 3 = 27

Na multiplicação, nós podemos trocar os fatores de posição, mas o resultado da operação da multiplicação será o mesmo, não importa qual número queremos multiplicar primeiro. Por exemplo, se quisermos multiplicar quatro números, podemos escolher a ordem que preferirmos, o resultado nunca mudará! Vamos ver outro exemplo:

1 x 2 x 3 x 4 = 24
2 x 3 x 4 x 1 = 24
3 x 4 x 1 x 2 = 24
4 x 2 x 3 x 1 = 24

2ª) Propriedade do Elemento Neutro

A propriedade do elemento neutro garante que existe um número que, ao ser multiplicado por qualquer outro número, não o altera. Isso mesmo, qualquer número multiplicado pelo elemento neutro não muda! Você sabe que número é esse? É o número 1! Por essa razão, o número 1 é conhecido como o elemento neutro da multiplicação. Vamos ver alguns exemplos:

1 x 2 = 2
10 x 1 = 10
15 x 1 = 15
1 x 12.345 = 12.345

3ª) Propriedade do Elemento Nulo

A propriedade do elemento nulo lembra a última propriedade que vimos. Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem é o elemento nulo? É o próprio zero Qualquer número multiplicado por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir:

2 x 0 = 0
0 x 5 = 0
7 x 0 x 2 = 0

4ª) Propriedade Associativa

Quando multiplicamos três ou mais fatores, podemos escolher várias ordens para resolver a operação da multiplicação, e o resultado sempre será o mesmo. Vejamos de quais maneiras podemos resolver a multiplicação 3 x 5 x 7:

(3 x 5) x 7 = 15 x 7 = 105
3 x (5 x 7) = 3 x 35 = 105
5 x (3 x 7) = 5 x 21 = 105

5ª) Propriedade distributiva

A propriedade distributiva garante que o produto da soma é igual à soma dos produtos, ou seja, quando houver uma soma de dois números entre parênteses multiplicada por um número qualquer, podemos realizar a soma primeiro e depois fazer a multiplicação ou podemos multiplicar esse número por cada parcela da soma e depois realizar a adição. Observe o exemplo:

2 x (6 + 9) = 2 x 15 = 30

ou

2 x (6 + 9) = 2 x 6 + 2 x 9 = 12 + 18 = 30

Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

A multiplicação é uma das quatro operações matemáticas básicas e possui propriedades que podem contribuir para o cálculo mental e para agilizar as contas.

A multiplicação também é conhecida como “produto”. Assim, quando falamos no produto entre dois números, referimo-nos ao resultado da multiplicação entre eles. Cada número que é multiplicado recebe o nome de fator. Logo, na multiplicação 9·3·7, os fatores são: 9, 3 e 7.

A seguir discutiremos cada uma das propriedades da multiplicação. Vamos lá?

Primeira propriedade: Comutatividade

Essa propriedade é tão famosa que é usada por muitos como ditado: “A ordem dos fatores não altera o produto”. Isso significa que, em uma multiplicação, a ordem em que os números são multiplicados não altera o seu resultado. Matematicamente:

Dados a e b pertencentes aos reais, teremos:

a·b = b·a

Por exemplo, 9·7 = 7·9 = 63.

Essa propriedade é útil para o cálculo mental unida à próxima.

Segunda propriedade: Associatividade

Essa propriedade envolve a multiplicação de três ou mais números. Esse tipo de multiplicação sempre é realizado dois a dois e a propriedade afirma que você pode multiplicar primeiro quaisquer pares de números que estejam lado a lado. Matematicamente, ela é escrita da seguinte maneira:

Dados os números reais a, b e c, teremos:

(a·b)·c = a·(b·c)

Por exemplo:

(3·4)·5 = 12·5 = 60

3·(4·5) = 3·20 = 60

Unindo essas duas propriedades (comutatividade e associatividade), podemos afirmar que uma cadeia de multiplicações pode ser feita em qualquer ordem. Assim, multiplique primeiramente os fatores que você já sabe o resultado e deixe os outros fatores por último. Muitas vezes os algarismos que aparecem nos resultados mudam e tornam a multiplicação mais fácil.

Terceira propriedade: Potências de base 10

Quando a multiplicação envolve uma potência de base 10, que são os números 1, 10, 100, 1000 etc., não é necessário realizar multiplicação alguma. Basta contar quantos zeros a potência de 10 possui e colocá-los no final do outro fator. Observe o exemplo:

326·10000 = 3260000

O resultado sempre seguirá essa lógica.

Quarta propriedade: Múltiplos de 10

Quando um dos fatores for um múltiplo de 10, o resultado seguirá uma lógica parecida com a anterior, entretanto, apenas para os zeros que aparecem após o último algarismo não nulo (diferente de zero). Observe o exemplo abaixo:

200·304000

Observe que serão dois zeros do fator 200 e três zeros do fator 304000 que serão colocados no final do resultado. Desse modo, multiplique apenas 2 por 304 e coloque os cinco zeros (2 pegos no 200 e 3 pegos no 304000) ao final.

2·304 = 608. Então:

200·304000 = 60800000

Quinta propriedade: distributividade

Essa é a única propriedade que envolve adição e multiplicação ao mesmo tempo. Lembre-se de que é necessário realizar as multiplicações primeiro para depois partir para adições e subtrações. Eis o que diz a propriedade: “O produto da soma é igual à soma dos produtos”.

Em outras palavras, quando o fator de uma multiplicação for um número real a e houver uma soma entre os números reais b e c, poderemos optar por multiplicar a por b e a por c e depois somar os resultados. Matematicamente:

Dados os números reais a, b e c, teremos:

a·(b + c) = a·b + a·c

Multiplicação por fatores diversos

As propriedades anteriores unidas permitem que o seguinte seja feito: Quando for necessário realizar uma multiplicação, decomponha um dos fatores em múltiplos de 10, multiplique cada um deles pelo outro fator – utilizando os conhecimentos sobre multiplicação por múltiplos de 10 – e, por fim, some os resultados. Por exemplo:

325·50

(300 + 20 + 5)·50

Sabendo que 3·5 = 15, concluímos que 300·50 = 15000. De forma idêntica, encontramos os outros resultados:

15000 + 1000 + 250 = 16250


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

O que aconteceu com o resultado da multiplicação quando um dos fatores é zero?

Resolução: Qualquer fator multiplicado por zero terá zero como resultado.

O que é um dos fatores é zero?

Quando um dos fatores é 0, produto também será 0, todo número multiplicado por 0 é 0.

Qual o resultado de um número multiplicado por zero?

um número multiplicado por zero é zero, e um número fica inalterado quando dividido por zero, somado ou diminuído de zero.

Porque o zero não pode ser o elemento neutro da multiplicação?

Vemos que na multiplicação o elemento neutro não é o número zero, mas sim o número (hum). Concluímos então que a multiplicação goza da propriedade do elemento neutro e esse é o número (hum).