O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?

Vincent�van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holand�s, um dos maiores representantes da pintura p�s-impressionista.

Vincent Willem van Gogh (1853-1890) nasceu em Zundert, uma pequena aldeia holandesa, no dia 30 de mar�o de 1853. Filho de um pastor calvinista era uma crian�a rebelde e insoci�vel. Em 1869 ingressou em um internato provinciano.

Juventude

Com 16 anos, Van Gogh vai para Haia trabalhar com o tio que abriu a sucursal da Galeria Goupil, uma importante empresa que comerciava obras e livros. Depois de tr�s anos � mandado para Bruxelas, onde passa dois anos. Depois vai para Londres, sempre a servi�o da galeria.

Em 1875, van Gogh consegue sua transfer�ncia para Paris, onde julgava poder libertar-se de todas as suas frustra��es. Em abril de 1876, ap�s indispor-se com os clientes, � demitido do grupo Goupil.

Vai para Inglaterra onde aceita o cargo de professor em uma escola prim�ria de uma pequena cidade. No�mesmo ano, em dezembro, vai para Etten, onde encontra sua fam�lia, mas suas rela��es familiares s�o dif�ceis, s� sente-se compreendido por Theo, seu irm�o mais novo.

Van Gogh torna-se depressivo e sofre seguidas crises nervosas, passa longos per�odos de solid�o. Em 1877 consegue emprego em uma livraria em Dordrecht, at� que decide seguir a carreira do pai. Ingressa no Semin�rio Teol�gico da Universidade de Amsterd�.

Reprovado por falta de base entra na Escola Evang�lica, em Bruxelas. Consegue o lugar de pregador mission�rio nas minas de carv�o de Borinage, na B�lgica. O contato com a mis�ria dos trabalhadores provocou sua primeira grande crise espiritual, acompanhada da perda da f�, e em 1879 � demitido.

In�cio de carreira

Em 1880, Van Gogh vai para Bruxelas, e com o dinheiro que o irm�o lhe manda, estuda anatomia e perspectiva. Passa os dias desenhando. Em 1881 muda-se para Haia, onde � acolhido pelo pintor Mauve. Pinta aquarelas, onde aparecem marinheiros, pescadores e camponeses.

Escreve para o irm�o �Eu n�o quero pintar quadros, eu quero pintar a vida�. Realiza numerosos desenhos e pinturas a �leo. No ano seguinte volta para a casa dos pais, onde passa os dias lendo e pintando.

Em mar�o de 1885 seu pai morre repentinamente. Em abril do�mesmo ano, Van Gogh pinta Os Comedores de Batata, caracterizado pelas tonalidades escuras.

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Os Comedores de Batata (1885)

Em janeiro de 1886, Van Gogh viaja para Antu�rpia, onde inicia estudos na Academia local. Em fevereiro � acolhido em Paris por seu irm�o Theo. Essa � a �poca mais soci�vel do pintor. Familiariza-se com os impressionistas, Monet, Renoir e Pissarro. Mais tarde, fica amigo de Gauguin.

P�s-Impressionista

A influ�ncia dos artistas impressionistas e a crescente admira��o pela arte oriental levou Van Gogh a desenvolver um estilo pr�prio. O artista toma de uns a pr�tica de construir a figura por meio de pinceladas separadas, e de outros as cores fortes e definidas. Em dois anos, Van Gogh pintou 200 quadros, entre eles, o Autorretrato (1887) e Retrato de P�re Tanguy (1887-1888):

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Autorretrato (1887)
O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Retrato do P�re�Tanguy�(1887-1888)

O termo P�s-Impressionismo s� surgiu em 1910 quando o cr�tico e artista Roger Fry organizou uma exposi��o intitulada �Manet e os P�s Impressionistas�, onde os principais artistas eram C�zanne, Gauguin e Van Gogh.

�ltimos anos

Em 1888, Van Gogh encontra-se com a sa�de prec�ria e segue os conselhos de Toulouse-Lautrec, vai para o campo e em fevereiro est� em Arles, pintando ao ar livre.

Na��poca, Van Gogh pinta suas obras mais importantes, foram mais de 100 quadros, entre eles: Vista de Arles com L�rios (1888), Girass�is (1888), onde uma �nica tonalidade � valorizada atrav�s das modula��es de luz e Quarto em Arles (1888).

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Vista de Arles com L�rios (1888)
O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Os Girass�is (1888)
O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Quarto em Arles (1888)

Durante algum tempo, Vincent�van Gogh�viveu em companhia de Gauguin, mas os dois artistas viviam brigando. H� relatos que sua amante teria se envolvido com Gauguin e ao descobrir discute e agride o amigo com uma navalha.

Arrependido, corta um peda�o de sua orelha e manda num envelope para Gauguin. � recolhido para o hospital e em seguida vai para casa e pinta o Auto Retrato com a Orelha Cortada�(1888).

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Autorretrato com a Orelha Cortada (1888)

Em maio de 1889 ele mesmo pede ao irm�o que o interne. Vai para o Hospital de Saint-R�my-de-Provance e transforma seu quarto em um ateli�, produz mais de duzentos quadros e centenas de desenhos, entre eles: A Noite Estrelada (1889).

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
A Noite Estrelada (1889)

Theo pede a Signac, um amigo pintor, que v� visit�-lo. Signac sai impressionado com a pintura de Van Gogh. Resolve levar alguns amigos � casa de Theo para ver os quadros de Van Gogh. O jornal Merc�rio de Fran�a faz elogios ao pintor. Uma exposi��o na Galeria de Bruxelas � organizada, mas o artista s� vende um quadro A Vinha Vermelha (1888), o �nico que teria sido vendido durante a vida do pintor.

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
A Vinha Vermelha (1888)

Vincent van Gogh deixa Saint-R�my em maio de 1890. Vai para Auvers, sob os cuidados do Dr. Gachet que o examina e diz que a situa��o � grave. No per�odo, pinta mais de 200 desenhos e mais de 40 quadros, entre eles:�Campo de Trigo com Corvos (1890) e A Igreja em Auvers�(1890).

O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
Campo de Trigo com Corvos (1890)
O que aconteceu com a obra Noite Estrelada de Van Gogh ao longo do tempo?
A Igreja em Auvers (1890)

Morte

Van Gogh morreu praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levou ao isolamento e finalmente ao suic�dio. No dia 27 de julho, Van Gogh sai para o campo de trigo com um revolver na m�o e�no meio do campo d� um tiro no peito, sendo socorrido, mas n�o resiste.

A fama s� veio ap�s sua morte. Grande parte de sua hist�ria est� descrita nas 750 cartas que escreveu para seu irm�o Theo, e que evidenciava a forte liga��o entre os dois.

Vincent�van Gogh morreu em Auvers, Fran�a, em 29 de julho de 1890. No dia de sua morte, no s�t�o da Galeria Goupil, em Paris, 700 quadros amontoavam-se sem comprador.

Obras de Vincent�van Gogh

  • A Igreja em Nuenen, 1884
  • Os Comedores de Batata, 1885
  • A Casa Paroquial de Nuenen, 1885
  • Caveira com Cigarro Aceso, 1886
  • Guinguette de Montmartre, 1886
  • A Italiana, 1887
  • A Ponte Debaixo da Chuva, 1887
  • Natureza Morta com Absinto, 1887
  • Dois Girass�is Cortados, 1887
  • Auto-Retrato com Chap�u de Palha, 1887
  • Pai Tanguy, 1887-1888
  • Auto-Retrato Dedicado a Gauguin, 1888
  • Terra�o do Caf� na Pra�a do F�rum, 1888
  • A Casa Amarela, 1888
  • Barcos de Saintes-Maries, 1888
  • O Velho Moinho, 1888
  • La Mousm�, 1888
  • A Vinha Vermelha, 1888
  • Girass�is, 1888
  • O Quarto�em Arles, 1889
  • Noite Estrelada, 1889
  • Auto-Retrato com Orelha Cortada, 1888
  • Oliveiras, 1889
  • Os Ciprestes, 1889
  • A Sesta, 1890
  • A Ronda dos Prisioneiros, 1890
  • Amendoeiras, 1890
  • A Igreja de Auvers, 1890
  • Trigal com Corvos, 1890
  • Retrato de Dr, Gachet, 1890

Achamos que voc� tamb�m vai gostar de ler os seguintes artigos:�

  • Uma breve biografia de Van Gogh atrav�s de suas obras
  • 18 pinturas famosas de grandes artistas

Quanto custa a Noite Estrelada de Van Gogh?

É uma tela pequena, com 53 cm de largura e 77 cm de altura, mas muito importante, capaz de atrair 10 milhões de visitantes por ano ao Museu do Louvre, onde ela fica exposta. Há alguns anos, especialistas em arte estimaram seu valor em US$ 2,5 bi.

Onde está exposta a noite estrelada?

The Museum of Modern ArtA Noite Estrelada / Localizaçãonull

Porque Van Gogh fez a pintura noite estrelada?

Noite estrelada é uma tentativa de expressar um estado de choque, e os ciprestes, oliveiras e montanhas agiram como catalisadores para o pintor. Ele procurava a essência da paisagem, seu próprio ser – uma maneira de registrar seu poder simbólico, sua vitalidade, seu fluxo e constância, tudo em um.

Porque a noite estrelada e pós

Em seu quadro A Noite Estrelada, Van Gogh atinge o ápice de sua capacidade artística, sendo o quadro composto por técnicas de alto nível que, posteriormente, foram estudados e considerados posteriormente como parte do estilo denominado pós-impressionista.