O que diferencia o planeta Terra de todos os outros planetas?

O planeta Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar e é o único que reúne as características necessárias para a existência da vida.

O planeta Terra é o planeta habitado por nós. Sua formação data de bilhões de anos e ele está localizado no Sistema Solar, na galáxia Via Láctea. Trata-se de um planeta terrestre ou rochoso por possuir crosta consolidada. É um planeta único no Sistema Solar, pois só ele pode abrigar uma diversidade biológica tão grande em função da existência da litosfera, da atmosfera e da hidrosfera como são estabelecidas.

Leia também: Curiosidades sobre o Sistema Solar

Resumo sobre planeta Terra

  • É um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar.

  • 70% de sua superfície são constituídos por água e 30%, por massa continental.

  • Sua forma é de geoide: esférica e levemente achatada nos polos.

  • A teoria mais aceita sobre sua formação é a da nebulosa solar, que diz que ela teria ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos.

  • Sua estrutura interna é constituída pela crosta, a porção rochosa; pelo manto, formado por magma; e pelo núcleo, dividido em núcleo externo e em núcleo interno.

  • Em sua porção externa, apresenta a litosfera, esfera rochosa; a atmosfera, esfera gasosa; a hidrosfera, esfera de água; e a biosfera, esfera da vida.

  • O planeta desenvolve quatro movimentos: rotação, translação, nutação e precessão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados do planeta Terra

  • Diâmetro: aproximadamente 12.756,2 km

  • Área da superfície: aproximadamente 510.072.000 km2

  • Massa: 5, 9736 x 1024 kg

  • Distância do Sol: aproximadamente 149.600.000 km

  • Temperatura média: 14 ºC

  • População terrestre: aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas

  • Período de rotação: 23 horas, 56 minutos e 04 segundos

  • Período de translação: 365 dias, 05 horas e 48 minutos

  • Satélite natural: Lua

Características do planeta Terra

O planeta Terra é o terceiro planeta na ordem das órbitas em relação ao Sol. Possui crosta consolidada, ou seja, a litosfera é constituída por rochas e metais, o que lhe dá a classificação de planeta rochoso.

O que diferencia o planeta Terra de todos os outros planetas?
A Terra, o terceiro planeta em distância do Sol, tem crosta consolidada, ou seja, é um planeta rochoso.

A superfície do planeta Terra é constituída, em sua maioria, por água, cerca de 70%. Por isso, ele é conhecido também como “planeta água”. A existência de água em todos os estados — líquido, gasoso e sólido — garante à Terra uma especificidade que a diferencia dos demais planetas do Sistema Solar, que não possuem essas condições.

A sua forma é de uma esfera ligeiramente achatada nos polos (geoide), e não se trata de uma estrutura homogênea, ou seja, a superfície terrestre é bastante irregular, e esse fato está diretamente ligado às suas forças gravitacionais, portanto, ela não é um círculo perfeito. O raio polar da Terra mede 3949,34 km, e o raio equatorial mede 3963 km.

O que diferencia o planeta Terra de todos os outros planetas?
Deformações na superfície terrestre. [1]

Formação do planeta Terra

Estima-se que a formação da Terra tenha ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos. A teoria mais aceita é a da nebulosa solar. Ela defende que todos os planetas do Sistema Solar se formaram a partir da contração de uma nuvem de gases, que, pelo movimento de rotação, permitiu a formação do Sol e, posteriormente, dos planetas e demais corpos que compõem o Sistema Solar.

A hipótese levantada pela teoria da nebulosa solar foi proposta inicialmente, no século XVII, por René Descartes e aprimorada pelos estudiosos Immanuel Kant e Laplace. Mas foi durante o século XX, a partir da evolução científica e tecnológica, que as premissas foram confirmadas por cientistas de todo o mundo, sendo hoje a teoria mais aceita para a formação do Sistema Solar.

Ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos, nosso planeta sofreu diversos processos evolutivos para atingir sua configuração atual, de um corpo gasoso se transformou em um planeta consolidado, dividido em camadas internas e envolvido por uma atmosfera que permitiu a formação de água e, consequentemente, da vida.

→ Videoaula sobre formação do planeta Terra

    Divisão do planeta Terra

    → Camadas internas do planeta Terra

      Embora não se possa observar diretamente o interior do nosso planeta, análises realizadas com base em estudos de ondas sísmicas, ou seja, por observação indireta, estabelecem que existem três camadas internas: a crosta, o manto e o núcleo. Cada camada possui composição e propriedades diferentes. A figura ilustra as camadas internas da Terra:

      O que diferencia o planeta Terra de todos os outros planetas?
       Camadas internas do planeta Terra.

      Crosta

        A crosta é a camada rochosa do planeta, a porção mais superficial, constituída por rochas e metais. É a estrutura mais fina, se consideradas as demais camadas internas, sua espessura varia de 5-70 km de profundidade.

        A crosta, também chamada de litosfera, é fragmentada em grandes porções rochosas, as placas tectônicas, que se movimentam lentamente, produzindo alterações no relevo e eventos como o vulcanismo e os abalos sísmicos (terremotos).

        Essa camada pode ser dividida nas seguintes partes:

        • crosta continental: formada principalmente por silicatos aluminosos;

        • crosta oceânica: formada essencialmente de basalto.

        Manto

          Manto é a camada intermediária e mais espessa do planeta. Formou-se há 3,8 bilhões de anos e possui espessura de 2950 quilômetros. O material predominante no manto é pastoso e com altas temperaturas, o magma.

          Na atividade vulcânica, o magma do interior da Terra é expelido, e, na superfície, recebe o nome de lava vulcânica. Em função da elevada pressão e temperatura, o magma está em constante movimentação, sendo responsável pelo deslocamento das placas tectônicas.

          O que diferencia o planeta Terra de todos os outros planetas?
          Liberação de magma na superfície pela atividade vulcânica.

          Núcleo

            Núcleo é a camada mais interna e menos conhecida do planeta. Suas temperaturas atingem até 5000 ºC. Acredita-se que o núcleo seja constituído por duas porções, e, nas duas camadas, a composição é de ferro (80%) e níquel (20%):

            • núcleo externo: constituído por material líquido, possui cerca de 2200 quilômetros de espessura;

            • núcleo interno: constituído por material sólido, tem 1250 quilômetros de espessura.

            → Camadas externas do planeta Terra

              Considerando apenas a porção externa do planeta, pode-se observar as seguintes estruturas: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera.

              Litosfera

                Camada sólida do planeta, é a crosta terrestre, formada por rochas e minerais metálicos, possui espessura variável: 5-70 km.

                Hidrosfera

                  Camada líquida do planeta que concentra a água dele. Inclui água em todos os estados (líquido, sólido e gasoso). Cerca de 97,25% da hidrosfera são constituídos por água salgada, e apenas 2,75%, por água doce.

                  Atmosfera

                    Camada gasosa que envolve o planeta. Esses gases são mantidos em função da força da gravidade. Graças a ela, as temperaturas médias do planeta, cerca de 14 ºC, são mantidas. Ela é constituída por nitrogênio, oxigênio, argônio, gás carbônico, vapor de água e outros gases. A atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

                    Biosfera

                      Camada que concentra a vida do planeta. É formada pelo grupo de seres vivos que existem no planeta Terra, sendo a sua esfera da vida.

                      Saiba mais: Deriva continental — a teoria que explica a disposição atual dos continentes no planeta Terra

                      Movimentos do planeta Terra

                      Como os demais planetas, a Terra está em constante movimentação. São quatro movimentos verificados simultaneamente:

                      • Rotação: movimento que a Terra executa ao redor de seu eixo imaginário. A rotação dura 23 horas, 56 minutos e 04 segundos, e, graças a ela, temos a ocorrência dos dias e noites.

                      • Translação: movimento que a Terra desenvolve ao completar uma volta ao redor do Sol. Sua duração é de 365 dias, 05 horas e 48 minutos, o que equivale ao ano de nosso calendário.

                      • Nutação: movimento de oscilação do eixo terrestre.

                      • Precessão: movimento de deslocamento do eixo da Terra.

                      Importante: Rotação e translação são os movimentos mais visíveis e, consequentemente, que mais interferem na sociedade por originarem os dias e as noites e o ano do calendário.

                      Planeta Terra no Universo

                      O planeta Terra faz parte do Sistema Solar junto a outros sete planetas e demais corpos celestes. Em distância do Sol, ocupa a terceira posição e faz parte do conjunto de planetas que possuem crosta sólida, sendo denominado planeta rochoso ou terrestre.

                      Segundo a teoria mais aceita sobre a formação do Universo, a teoria do Big Bang, o Universo possui cerca de 14 bilhões de anos e a Terra possui 4,5 bilhões de anos. Ela possui um único satélite natural, a Lua.

                      Curiosidades sobre o planeta Terra

                      • A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui sua crosta dividida em placas tectônicas. As placas tectônicas se movem em diferentes direções, influenciando a formação das estruturas do relevo.

                      • Pouco se conhece dos oceanos do nosso planeta. Cerca de 90% da água salgada da Terra são desconhecidos. São 212.906 espécies marinhas conhecidas, mas possivelmente existem cerca de 25 milhões de espécies ainda desconhecidas.

                      • A temperatura mais alta já registrada em nosso planeta foi de 57,8 ºC. Os registros foram feitos na região noroeste da Líbia, na cidade de El Azizia.

                      • A menor temperatura registrada na Terra foi na Antártida, na estação russa de Vostok: -89,2 ºC.

                      • O movimento de translação, em que a Terra faz uma volta completa ao redor do Sol, ocorre sobre uma velocidade aproximada de 30 km/s ou cerca de 108.000 km/h.

                      Crédito de imagem

                      [1] Wikimedia Commons (reprodução)

                      Quais as diferenças entre a Terra e os outros planetas?

                      Terra: é o único planeta que apresenta condições de vida entre os constituintes do Sistema Solar. A Terra realiza movimentos ao redor de si mesma, rotação, e em torno do Sol, translação. É um planeta rochoso, formado por diversos silicatos e basaltos, além de possuir atmosfera bem desenvolvida.

                      Por que a Terra se difere dos demais planetas justifique?

                      A Terra é o planeta em que vivemos e, até hoje, é o único com condições de existir vida. A Terra é o planeta que mais se difere dos demais, visto suas condições e características que permitem a existência de vida. O planeta encontra-se a uma distância favorável do Sol, cerca de 149.600.000 km.

                      O que diferencia o planeta Terra dos demais astros do universo e?

                      A Terra não é estática, portanto, está em constante movimentação. O planeta realiza diversos movimentos, como a rotação e a translação. Os principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação. Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos.

                      Porque os planetas são diferentes?

                      A cor de um planeta, por exemplo, depende de sua superfície e atmosfera, e de como irá refletir a luz de sua estrela. Se pegarmos o nosso Sistema Solar como exemplo, Mercúrio praticamente não tem atmosfera, então sua cor cinza é o resultado de sua superfície refletindo a luz solar.