O que é coalhada de leite


O que é coalhada de leite

Veja a receita de coalhada caseira, que é feita com apenas dois ingredientes: leite integral e iogurte natural. Ela pode ser servida com pão e também ser degustada na refeição. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 170 gramas de iogurte natural

Modo de Preparo

  1. 1 Em uma panela, coloque 1 litro de leite integral e leve ao fogo médio até ferver. Desligue o fogo e deixe amornar.
  2. 2 Quando o leite estiver morno, a 56 graus Celsius, adicione 170 gramas de iogurte natural e misture bem.
  3. 3 Tampe a panela com um prato, cubra com um pano de prato, coloque a panela em um local onde não tenha corrente de vento, por exemplo, dentro do forno desligado, e deixe descansar por 6 horas.
  4. 4 Coloque uma peneira forrada com um pano de prato limpo dentro de uma tigela. Despeje o leite com iogurte na peneira, deixe escorrendo dentro da geladeira por 3 horas.
  5. 5 Despreze o líquido que se formar na tigela, retire a coalhada do pano de prato e sirva em seguida com bolinho de lentilha, quibe, tabule ou esfirra.

Modo de Preparo

Dica

  1. 1 Outra forma de verificar se a temperatura está em 56 graus é colocar o dedo no leite e contar até dez. Se a temperatura estiver suportável durante este período, a temperatura estará no ponto correto.

Coalhada caseira — Foto: Globo

Assista a vídeos com o passo a passo de pratos deliciosos:

  • Almoço
  • Cozido
  • Jantar
  • Lanche da Tarde
  • Mais Você
  • Mais Você | 05/01/2015

Mais Receitas

Confira o passo a passo desta receita que tem gostinho caseiro

Plug

Salpicão, torta de liquidificador, bolo e mais opções que ficam prontas rapidinho para não perder tempo na cozinha durante as férias; confira

Cardápios

O drink conhecido como Americano é uma mistura de vermute e bitter vermelho com soda gelada em um copo com gelo. Aprenda como preparar!

Cozinha Prática

A focaccia é um pão baixo feito com seis ingredientes que é muito versátil: pode acompanhar pães e sopas ou ser usado para fazer sanduíches; aprenda!

Cozinha Prática

A coalhada pode ser feita em casa usando um processo de fermentação semelhante ao do iogurte, que irá mudar a consistência do leite e deixá-lo com um sabor mais ácido devido à redução do teor de lactose, que é o açúcar natural do leite.

A coalhada traz benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, por ser rica em proteínas, e melhorar a flora intestinal, por ter bactérias importantes para a saúde do intestino.

Para preparar a coalhada em casa, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de preparo:

Ferver o leite e esperar amornar até que não haja mais vapor ou até que seja possível colocar um dedo no leite e contar até 10. Transferir o leite para um recipiente com tampa, adicionar o iogurte natural, mexer bem com uma colher e tampar. Em seguida, embrulhar o recipiente com jornal ou panos de prato para manter a temperatura morna e guardar no forno desligado durante a noite, deixando a mistura descansar por cerca de 8 horas. Após esse período, a coalhada estará pronta e deverá ser armazenada na geladeira.

Para deixar a consistência mais cremosa, deve-se adicionar 2 colheres de leite em pó no iogurte e misturar bem, antes de adicionar a mistura ao leite morno.

Benefícios da Coalhada

O consumo regular de coalhada trás os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Melhorar a saúde intestinal, por conter bactérias boas e que melhoram a flora intestinal;
  2. Ajudar a ganhar massa muscular, por ser rica em proteínas;
  3. Ajudar a prevenir e combater gastrite causada por H. pylori, pois as bactérias da coalhada ajudam a destruir a H. pylori no estômago;
  4. Fortalecer os ossos e os dentes, por ser rica em cálcio e fósforo;
  5. Prevenir prisão de ventre e diarreias, por equilibrar a flora intestinal;
  6. Repor a flora intestinal após períodos de infecção intestinal ou quando houve uso de antibióticos;
  7. Ajudar a emagrecer, por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.

É importante destacar que pessoas com intolerância à lactose normalmente conseguem comer coalhada sem sentir os sintomas da intolerância, como dores abdominais e diarreia, pois a maior parte da lactose do leite é consumida pelas bactérias benéficas que fermentam o leite durante o processo de produção da coalhada. Veja também os benefícios queijo.

Informação nutricional da coalhada

A tabela a seguir trás a informação nutricional para 100 g de coalhada.

Quantidade: 100 g de coalhada
Energia: 61 kcal
Carboidrato: 4,66 g
Proteína: 3,47 g
Gorduras: 3,25 g
Fibras: 0 g
Cálcio: 121 mg
Magnésio: 12 mg
Potássio: 155 mg
Sódio: 46 mg

É importante lembrar que esses valores são para a coalhada fresca pura, sem adição de açúcar ou outros ingredientes. Para saborizar a coalhada, boas opções são adoçá-la com mel, adoçantes naturais como Stevia e bater a coalhada com frutas no liquidificador. Veja 10 formas naturais de substituir o açúcar.

Receita de Sobremesa de Coalhada

Ingredientes:

  • 500 g de coalhada
  • 300 g de creme de leite
  • 30 g de gelatina de morango ou do sabor desejado
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Morangos ou outras frutas a gosto

Modo de preparo:

Misturar a coalhada com o creme de leite até ficar homogêneo e, em seguida, adicionar o açúcar. Despejar uma xícara de água na gelatina e deixar descansar por 10 minutos. Levar a gelatina para o fogo baixo sem deixar ferver, misturando bem até que a gelatina se dissolva completamente. Despejar lentamente a gelatina na massa de coalhada e misturar bem. A massa deve ficar líquida. Adicionar os morangos ou as frutas desejadas no fundo de uma forma, despejar a massa e levar à geladeira por 2 horas.

Qual a diferença entre iogurte e coalhada?

A grande diferença é em relação ao processo de produção: a coalhada é resultado da coagulação do leite, enquanto o iogurte é obtido por meio da inserção de microrganismos no leite, os probióticos.

Quais são os benefícios da coalhada de leite?

Você já ouviu falar na coalhada? Parte sólida da coagulação do leite, esse derivado entrega vários benefícios específicos para a saúde! Dentre eles, está o equilíbrio da flora intestinal, aumento da imunidade, garantia de uma melhor digestão e, ainda, o fato de ser liberado para os intolerantes à lactose.

Qual a diferença de leite e coalhada?

A coalhada, por outro lado é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois os elementos do leite são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O que é coalhar o leite?

Quando a temperatura do leite aumenta, principalmente quando ele é levado ao forno ou ao fogão, a caseína (proteína) se separa da gordura, fazendo com que o leite fique coalhado.