O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?

0 Flares 0 Flares ×

Os componentes do PC são peças complexas e cheias de circuitos. Portanto, é recomendado tomar cuidado na hora de manipular esse tipo de hardware, a fim de evitar problemas no futuro.

Para assistências técnicas de informática, as precauções são essenciais para entregar serviços de qualidade e não danificar os equipamentos dos clientes. Neste post, apresentamos os cuidados necessários ao manusear essas peças de hardware. Boa leitura!

Principais cuidados ao manusear os componentes do PC

Entre os principais itens que fazem parte de um setup convencional, podemos inserir a fonte de alimentação, a CPU, a placa de vídeo, o disco rígido (HD), as ventoinhas de refrigeração (fans), a memória RAM e os cabos e conectores desses elementos.

Quando falamos dos cuidados ao manipular esses equipamentos, é essencial ter em mente que os principais componentes são constituídos de materiais condutores de eletricidade e possuem muitos pontos de contato em seus circuitos.

As peças de hardware do computador, portanto, podem ser afetadas por descargas de energia elétrica. Uma das maiores ameaças é a eletricidade estática que carregamos no corpo.

Ela é resultado de um fluxo de elétrons instáveis, que não encontram caminho para um ponto de isolamento, conhecido como “terra”. Para visualizar esse fenômeno, podemos analisar um clássico experimento de física.

Na escola, quando os professores pedem para os alunos esfregarem um pente no cabelo, durante alguns segundos, o atrito com o corpo faz com que alguns desses elétrons instáveis entrem em contato com o acessório.

Então, ao aproximar o pente de alguns pedaços de papel, é possível observar que alguns deles grudam no objeto, por causa da diferença de polaridade entre os papéis e o acessório, carregado de eletrostática.

Esse fenômeno acontece a todo momento. Porém, ao lidarmos com componentes do PC, uma possível descarga saindo do corpo e atingindo a peça pode causar danos à vida útil do hardware. Por isso, é fundamental utilizar equipamentos para prevenir o contato direto com esses elementos.

O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?
Nos componentes internos, os pontos mais sensíveis são os contatos (dourados) e as conexões entre os chips e a placa de circuito (prateados).

Limpeza

Um dos serviços comumente prestados nas assistências técnicas de informática é a limpeza de componentes. Nesse sentido, é importante aplicar cuidados com computadores e notebooks.

No caso de limpezas superficiais, uma das melhores formas de trabalhar as peças é utilizar um compressor de ar. Dessa forma, não existe contato direto com o componente, diminuindo as chances de contaminação.

Quando for necessária a aplicação de produtos de limpeza, é importante evitar o uso de compostos com água. Isso porque ela contém sais que também são condutores de eletricidade.

Para eletrônicos, existem líquidos específicos, como o álcool isopropílico, que não traz água em sua composição, tornando-o mais adequado para limpar componentes do PC.

Outra característica do álcool é a sua alta volatilidade. Essa propriedade química significa que o líquido vai evaporar com facilidade, mesmo à temperatura ambiente. Isso ajuda a secar mais rapidamente as peças de hardware, após a aplicação.

Armazenamento

É preciso tomar muito cuidado com o armazenamento de componentes eletrônicos, para que eles não sofram com possíveis condições do ambiente, principalmente na questão eletrostática.

Um erro clássico de quem está manipulando algum tipo de placa acontece quando, após o componente ser retirado do pacote, ele é colocado sobre a embalagem, geralmente algum plástico antiestático.

Esses materiais impedem a formação de eletricidade estática, protegendo o equipamento. Porém, em sua composição, apenas o lado de dentro é isolado, uma vez que a camada de fora do plástico é condutora, justamente para desviar essa energia.

Portanto, ao deixar uma placa-mãe, por exemplo, sobre esse lado do plástico antiestático, é possível que o componente sofra com descargas de eletrostática, trazendo danos e redução de sua vida útil.

O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?
Os principais componentes eletrônicos estão sujeitos às condições do ambiente e devem ser armazenados da forma correta, para não acumularem sujeiras.

Descarga eletrostática

Uma técnica para prevenir a eletrostática do corpo de afetar os componentes do PC é descarregar, de tempos em tempos, a eletricidade estática do corpo.

Isso pode ser feito de diversas formas. Por definição, precisamos criar um caminho para que a energia flua para fora do nosso corpo. Para isso, é comum utilizar uma fonte de alimentação conectada à tomada, porém desligada.

Ao encostar em algum objeto metálico, que não esteja isolado do chão, provocamos uma descarga eletrostática, permitindo que nossas mãos encostem nas peças de hardware sem causar problemas.

A dificuldade desse método está no fato de que, no tempo de alguns minutos, o corpo pode se carregar novamente. Portanto, é necessário repetir o processo de encostar na fonte.

Equipamentos de segurança

Para prevenir danos aos principais componentes do PC, uma das formas mais eficazes é a utilização de equipamentos de segurança, que vão eliminar as preocupações durante os procedimentos.

Luvas

O item mais básico são as luvas isolantes. Além de segurar as descargas eletrostáticas, elas ajudam a bloquear as sujeiras e gorduras dos dedos da mão de entrarem em contato com o hardware.

Um argumento contra a utilização de luvas é a limitação de movimentos que elas podem causar. Porém, com tempo de prática, é possível inserir o seu uso no dia a dia de uma assistência técnica, pelo menos nas operações mais delicadas.

Manta antiestática

Esse equipamento é utilizado sobre as bancadas dos técnicos de informática. Feita de material isolante, a manta antiestática vai estabelecer uma superfície de contato segura para o manuseio dos componentes do PC.

Além disso, ao escolher um produto de coloração mais clara, a localização das peças de hardware na mesa também vai ficar mais fácil, uma vez que a maioria delas possui cores mais escuras.

O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?
A manta eletrostática cria uma superfície segura para garantir o cuidado com as peças de um computador ou notebook.

Pulseira antiestática

O terceiro acessório indicado é a pulseira antiestática. Trata-se de um cordão com uma resistência elétrica conectada, que pode ser preso ao pulso, tornozelo ou outras partes do corpo.

Esse equipamento possui um cabo com um jacaré na ponta, que deve ser conectado a uma fonte de energia, novamente desligada e plugada na tomada. O princípio de funcionamento é o mesmo da descarga eletrostática.

No caso da pulseira, uma vantagem é não precisar lembrar de encostar para descarregar a energia acumulada no corpo, já que este estará em contato constante.

Por que adotar cuidados com componentes do PC?

Os consertos e reparos de computadores e notebooks exigem cuidados especiais. Equipamentos de terceiros devem ser manuseados com atenção, evitando diversas dores de cabeça. 

Problemas a longo prazo

Grande parte dos problemas com descargas de energia, sujeiras dos dedos e falhas dos técnicos não provocam danos de imediato nos equipamentos. A longo prazo, porém, esses erros podem se acumular e resultar em problemas maiores, como quedas significativas de desempenho do hardware.

Esse tipo de consequência é especialmente prejudicial para componentes mais caros, como, por exemplo, alguns tipos de placa, como GPUs e motherboards topo de linha. 

Componentes queimados

Casos extremos de erro no manuseio de equipamentos eletrônicos podem resultar na sua completa inutilização. Um componente queimado significa mais prejuízo para o cliente e a assistência técnica.

Portanto, é preciso evitar ao máximo essas situações, que obrigam a substituição das peças de hardware danificadas.

Avaliação dos clientes

Um dos pontos essenciais para o sucesso de uma assistência técnica de informática é a opinião dos clientes. Diante de um serviço de qualidade, uma avaliação positiva pode significar indicações e a atração de mais pessoas.

O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?

Porém, uma falha decorrente do manuseio incorreto de um componente do computador pode ter o efeito contrário, afastando clientes e gerando repercussão negativa para a empresa.

Os cuidados exigidos na manutenção de peças de hardware procuram evitar falhas provenientes de descargas eletrostáticas e substâncias prejudiciais para a vida útil desses itens.

Para manter a proteção na hora de manusear, técnicos de informática podem utilizar ferramentas e procedimentos para evitar possíveis contatos indevidos, criando ambientes seguros para a realização dos reparos.

A ELGScreen oferece um catálogo com os principais componentes de PC, além de acessórios e ferramentas para a manutenção de computadores e notebooks. Clique no banner para conhecer o site!

O que é eletrostática e quais cuidados devemos ter com ela relacionado as peças de um computador?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Como proteger as peças do computador contra a energia estática?

Verifique se a fonte do seu computador está conectada a um filtro de linha ou estabilizador que tenham sido desligados nos botões. Isso garantirá que não existe energia circulando pelos circuitos nesse momento, mas permite que a estática seja descarregada nesses objetos.

Quais são os cuidados que devemos ter em relação a eletricidade estática?

Dicas gerais.
Evite andar somente de meias sobre o carpete e usar blusas de lã antes de mexer no computador, pois essas duas atividades tendem a acumular energia eletrostática;.
Procure sempre usar plugar o PC em uma tomada com fio-terra; ... .
Certifique-se de que a fiação elétrica da sua casa é realmente aterrada..

O que é a energia estática E o que ela pode prejudicar no seu computador?

Os computadores podem ser afetados, também, pelo acumulo de energia estática. Isso ocorre pela falta de aterramento elétrico da rede (comum em dispositivos ligados em rede), fazendo com que ela não funcione ou tenha mau desempenho.

O que a energia eletrostática pode causar em seu computador?

Outro problema com a eletricidade estática é o seu acumulo nos aparelhos eletrônicos, principalmente causado pela falta de aterramento elétrico da rede. Este problema é muito comum em computadores, simplesmente faz com que a não funcione ou apresente mau desempenho.