O que é faceta no dente

O que é faceta no dente

O sorriso é um dos principais cartões de visita de uma pessoa, seja para uma entrevista de emprego, um flerte ou para fazer novas amizades. Para manter um sorriso sempre impecável, existe uma série de tratamentos estéticos disponíveis no mercado. A faceta dentária é uma excelente opção.

Trata-se de um tratamento estético dentário muito comum entre os que estão disponíveis no mercado. Quem almeja um sorriso ainda mais bonito deve pensar em colocá-las. Só que antes, é importante entender como a faceta funciona, quais são os tipos disponíveis no mercado e quando ela é recomendada. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

Leia também: Tudo sobre prótese dentária!

Como funciona o procedimento?

Facetas consistem em próteses finas, que são utilizadas para cobrir as faces dos dentes — daí o nome do procedimento. Esse acabamento garante aos dentes uma melhor aparência ao sorrir. 

Dessa maneira, as facetas funcionam como uma espécie de capa para os dentes. Elas são coladas na parte da frente dos dentes que apresentam problemas estéticos, como manchas, trincas, com espaçamentos ou desalinhamentos. Elas podem ser colocadas em vários dentes ou em apenas um dente. Tudo depende de cada caso e como o procedimento pode harmonizar o sorriso de maneira mais efetiva.  

O procedimento ocorre com a colocação das facetas nos dentes que apresentam desgastes. Geralmente, coloca-se estes elementos na parte frontal do dente, que é a que está visível para o observador. É necessário encaixar a faceta de forma perfeita no dente, para que ela não seja notada.

Assim, a faceta não é um procedimento estético recomendado para todas as pessoas. Aqueles que apresentam dentes com problemas de mordida, com restaurações extensas, problemas de bruxismos, dentes sobrepostos, entre outros, podem não apresentar as condições necessárias para implementar a faceta dentária. 

Tipos de faceta

Os principais tipos de faceta são os de porcelana e os de resina. As facetas de porcelana apresentam maior resistência e costumam apresentar maior durabilidade. Contudo, são mais caras. As facetas de resina são mais fáceis de aplicar e mais fáceis de aplicar, mas não apresenta uma durabilidade e resistência tão boa quanto as de porcelana.

Limpeza e cuidados que você deve ter com a faceta

A higienização é um processo fundamental para durabilidade da faceta, assim como manutenção da higiene bucal como um todo. Ela deve ser encarada com um processo semelhante à limpeza dos dentes. Além disso, é necessário adotar cuidados extras, pois a porcelana e a resina são materiais delicados.

É importante evitar morder objetos como canetas ou mesmo roer unhas. Evitar piercings bucais e ter cuidado ao alimentar alimentos, especialmente os mais duros como pé-de-moleque, por exemplo. Por fim, vale ressaltar que as facetas de ambos materiais podem ser trocadas caso apresentem danos devido ao uso.

Para instalação da faceta e conhecer sobre o material mais adequado para a sua situação, é indispensável a consulta com um odontólogo experiente no assunto, assim como para a manutenção.

A faceta dentária é um procedimento estético muito recomendado para quem deseja melhorar o aspecto estético do sorriso. Por ser prático e rápido, é um dos mais adotados. Mas para que o procedimento seja realizado com segurança, é necessário contar com o acompanhamento de um profissional especializado no assunto.

E para ter acesso aos melhores profissionais por um valor acessível, é importante que você adote um plano de saúde eficiente. Assim a sua faceta dentária poderá ser implementada de forma a cumprir da melhor forma possível o seu objetivo: dar mais vida ao seu sorriso.

E então, gostou deste texto? Quer mais dicas para cuidar do seu sorriso? Então acesse o blog da Uniodonto e confira muito mais dicas. 

O que é faceta no dente

Quanto custa uma faceta nos dentes?

O preço varia de acordo com o tipo de facetas escolhido, podendo variar entre 200 a 700 reais para as de resina ou cerca de 2 mil reais para as de porcelana.

Quanto tempo dura a faceta?

As pesquisas científicas atuais sobre quanto tempo dura a faceta de resina apontam, indiretamente, para uma duração média de 2,5 anos a 3,5 anos do procedimento.

Como é colocada a faceta nos dentes?

A faceta em resina é confeccionada de forma direta no dente. O dentista aplica a resina sobre o esmalte e modela o material. Essa técnica é mais indicada para quem precisa fazer pequenas alterações, como corrigir uma fratura ou preencher um espaço.

Para que serve facetas no dente?

As facetas dentárias são materiais utilizados para mudar as características dos dentes como tamanho, cor e formato. Elas podem ser feitas de resina ou porcelana, e têm um design específico para se moldar ao dente de cada paciente.