O que é o vocabulário expressivo?

O que é o vocabulário expressivo?

O vocabulário é a base para uma alfabetização competente. Pesquisas internacionais mostram que o vocabulário das crianças aos 2 anos, é fator preditivo de desempenho escolar. Sendo assim, precisamos estar atentos para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário de nossas crianças.

Vocabulário receptivo – O vocabulário receptivo equivale à habilidade de compreender itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade do receptor em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011).

O que é o vocabulário expressivo?

A criança desenvolve o vocabulário receptivo ouvindo as pessoas conversando com ela, e ao redor dela, desde o nascimento. Quanto maior o vocabulário receptivo, maior a habilidade da criança em compreender a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais. Baixo vocabulário receptivo é fator de risco para baixo rendimento escolar.

Vocabulário Expressivo – O vocabulário expressivo equivale à habilidade de produzir itens lexicais, quer do sistema linguístico primário ou secundário. Itens do sistema linguístico primário equivalem a palavras faladas ou sinais emitidos. Itens do sistema linguístico secundário equivalem a palavras escritas ou sinais escritos (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011). Quanto maior o vocabulário expressivo, maior a habilidade do emissor em produzir a linguagem, seja falada, escrita ou de sinais.

O vocabulário expressivo pode ser medido pelo número de palavras que a criança é capaz de pronunciar. Assim, a avaliação é possível a partir do momento que a criança começa a falar.

Assista ao vídeo sobre vocabulário, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=nExbQiwNyPQ&t=42s

Próximo: Sugestão de atividades para desenvolver o vocabulário

Leia também sobre:

Funções Executivas

Plasticidade Neural ou Neuroplasticidade

Dislexia

Discalculia

Compreendendo os problemas de processamento sensorial

Habilidades motoras

Ansiedade

O que é um vocabulário expressivo?

O vocabulário expressivo corresponde ao léxico que pode ser emitido pela criança, e pode ser avaliado pelo número de palavras que a criança é capaz de pronunciar. Assim, é possível avaliar o vocabulário expressivo a partir do momento que a criança começa a falar.

O que é vocabulário receptivo e vocabulário expressivo?

O vocabulário receptivo é necessário para a entrada e o processamento da informação. O desenvolvimento do vocabulário receptivo é a base para o desenvolvimento de vocabulário expressivo, pois a compreensão de palavras antecede sua produção.

O que é o vocabulário receptivo?

Outra habilidade que faz parte da linguagem oral é o vocabulário receptivo, que corresponde às palavras que a criança é capaz de compreender. A compreensão das palavras faladas tende a se desenvolver antes da habilidade de produzi-las, já durante o primeiro ano de vida12.

Qual é a função de um teste de vocabulário?

O teste é indicado para avaliar o vocabulário receptivo em pré-escolares, bem como em crianças ou adultos que não lêem, não escrevem e mesmo nos que não falam.