O que é saturação do corpo

O que é saturação do corpo
No Correspondente Médico, Fernando Gomes aborda caso de Donald Trump e explica o significado da saturação do sangueFoto: CNN (7.out.2020)

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

No caso do presidente norte-americano Donald Trump, o boletim médico mais recente informou que o republicano estava com o nível de saturação de oxigênio entre 95% e 97%. “De forma geral, ele continua extremamente bem”, informou o médico Sean Conley, que é responsável por Trump.

Gomes acrescenta que esse cenário indica que os pulmões de Trump estão em bom estado. “Se o pulmão do presidente está bem e não está inflamado a ponto de ter a hematose – que é o processo de troca gasosa – comprometida, a saturação dele vai ser boa”, disse. 

“Se o pulmão está inflamado, pelo novo coronavírus ou qualquer outra doença, e a saturação esteja baixa, precisa de uma ajuda médica para que ela aumente”, acrescenta.

Em casos de baixa saturação, os tratamentos possíveis incluem intubação endotraqueal e oferecer mais oxigênio que o normal. De acordo com o médico, a segunda opção “causa uma ‘briga’ de oferta e procura, garantindo níveis normais do oxigênio no sangue”.

Devo ter um oxímetro em casa?

Depende. Especialistas dizem que a compra de um oxímetro como medida preventiva para detectar casos de Covid-19, além de não ser necessária, pode levar a erros e causar pânico de forma desnecessária.

Isso porque pacientes com o novo coronavírus apresentam sintomas como febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, antes de apresentarem insuficiência respiratória.

“Nunca um paciente com Covid-19 vai ter como primeiro sintoma a queda na oxigenação no sangue”, explica o médico pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein, José Eduardo Afonso Jr, à CNN.