O que é setor terciário

Os setores da economia são a divisão de atividades econômicas exercidas em um país.

Estas atividades são classificadas de acordo com as etapas de exploração dos recursos naturais, a transformação da matéria-prima ou a prestação de serviços.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos:

  • Setor Primário: extração de matérias-primas
  • Setor Secundário: indústria
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais

A economia de um país é classificada de acordo com os setores da economia a que ele se dedica.

Por isso, sua riqueza é medida segundo o desenvolvimento de cada setor. Assim, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais desenvolvido este país será.

Setor Primário

O Setor Primário é o estágio no qual ocorre a produção a partir dos recursos naturais existentes para exploração.

Normalmente estão ligados à atividades de agrícolas (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos sejam eles renováveis ou não.

Neste setor da economia, as atividades econômicas irão obter o produto primário por meio de extração ou produção.

No setor primário serão obtidas as matéria-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.

Setor Secundário

O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

A matérias-primas são transformadas em produtos aptos para o consumo ou em maquinários e ferramentas industriais. Dessa maneira, o setor alimenta a si próprio e ao setor terciário.

A indústria, justamente, é a atividade mais importante deste campo. Especialmente aquelas que purificam, processam e embalam a matéria-prima, assim como aquelas que fornecem água, gás e eletricidade.

Fazem parte deste setor, indústrias da divisão automobilística, alimentício, naval, aeronáutica, de tecnologia avançada, informática, construção civil, etc.

Setor Terciário

O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

Por outro lado, no Setor Terciário é requerido mão de obra muito mais qualificada, sendo o campo que mais contrata trabalhadores, muitas vezes na qualidade de profissionais liberais.

Vale destacar que este é o setor do comércio em geral, da venda de serviços como educação, saúde, segurança, transporte, finanças, telecomunicações, desenvolvimento de softwares, consultorias, reunindo uma infinidade de atividades.

Nos países desenvolvidos e nos emergentes, o terceiro setor é muito forte. Entretanto, podem surgir problemas como o crescimento desordenado e ao excesso de mão de obra qualificada.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

  • Extrativismo
  • Indústria
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O que é setor terciário

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

O setor terciário, por envolver a prática do comércio e dos serviços, é o que mais gera empregos e movimenta a economia das cidades atualmente.

O setor terciário é o campo da economia que abriga a área do comércio e também dos serviços, além de outras atividades econômicas, tais como o turismo. Esse termo enquadra-se à divisão da economia que determina o setor primário (agropecuária e extrativismo), o secundário (transformação de matérias-primas e produção de energia) e o terciário, que é o maior dentre os setores e também aquele que mais emprega na atualidade.

Esse setor da economia oferece diversos tipos de produtos para a sociedade, tanto bens materiais quanto bens imateriais. Os bens materiais são as mercadorias produzidas ao longo dos setores primário e secundário e comercializadas no terciário. Já os bens imateriais referem-se aos serviços, ou seja, à mão de obra prestada para o atendimento da população, tais como os professores, advogados, médicos, garçons, vigilantes, pedreiros, empregados domésticos e muitos outros.

No caso do comércio, há uma variação muito grande de escalas, podendo ir desde as empresas multinacionais que realizam transações comerciais milionárias, atingindo um irrestrito mercado consumidor, até o vendedor ambulante informal. Aliás, a informalidade vem se tornando um dos mais notórios traços da atuação do setor terciário da economia.

A atividade comercial é um dos pilares do sistema capitalista. Ela é responsável por garantir a circulação de capitais e a proliferação de mercadorias e consolidou-se ainda mais evidentemente com a chamada “economia de mercado”, marcada pela predominância da propriedade privada no contexto do funcionamento das práticas econômicas. Como tudo no sistema atual é vendido, comprado e transportado em forma de renda, lucro e capital, o comércio exerce então um papel central.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O setor terciário, como já salientado, é o que mais gera empregos e concentra investimentos. O crescimento desse setor aconteceu inicialmente nos países desenvolvidos e atinge, atualmente, os países emergentes, tais como o Brasil, que possui mais de 60% de suas atividades concentradas nesse campo. Países como os Estados Unidos apresentam a renda e o emprego vinculados em quase 70% ao setor terciário, deflagrando um processo global de terciarização da economia. Cresce, sobretudo, o número de empresas ditas terceirizadas ou prestadoras de serviços.

Em um mundo em que o setor primário e o secundário empregam cada vez mais em virtude da máxima mecanização de suas atividades, o setor terciário torna-se o ponto de vinculação da maior parte da população, o que se revela no espaço geográfico principalmente com o crescimento das cidades. Afinal, é o espaço urbano quem concentra, com maior ênfase, o número quase total das atividades comerciais e de serviços.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

O que e setor terciário exemplos?

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

Quais são as atividades terciárias?

Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).

Quem faz parte do setor terciário?

O setor terciário compreende o setor da economia que envolve as empresas ou pessoas que executam atividades de prestação de serviços, ou de comércio.

O que e setor secundário e terciário?

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos: Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.