O que fazer quando cliente desconhecido no local entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente?

O que fazer quando cliente desconhecido no local entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente?

O que fazer quando cliente desconhecido no local entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente?

Saiba Mais Sobre: saiu para entrega ao destinatário quanto tempo demora

O que fazer quando cliente desconhecido no local entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente?

Correios: Entrega não realizada cliente desconhecido no local – Objeto será devolvido ao remetente Link do vídeo …

Hashtags: #Correios #Entrega #não #realizada #cliente #desconhecido #local #Objeto #será #devolvido #remetente

Autor ID: UCEYK7g2FV3ZfzCvUZe5fSVA

Autor: Paulo Rubens

  • Tags CLIENTE, Correios, DESCONHECIDO, devolvido, ENTREGA, local, não, OBJETO, REALIZADA, remetente, saiu para entrega ao destinatário quanto tempo demora, Será

Você que vende pela internet já pensou o que fazer quando a encomenda volta ao remetente, ou seja para a sua loja?

O retorno de pedidos ocasionados pela impossibilidade de entrega é um dos desafios presentes na rotina de lojistas experientes e também de quem está começando a empreender online. 

Nesse artigo vamos te contar as razões que fazem um pacote retornar para o remetente e como a sua loja virtual deve proceder, da melhor forma possível, nesses casos. Vem com a gente!

Navegação rápida

  • 1 Motivos que fazem uma encomenda voltar ao remetente
    • 1.1 Correios
    • 1.2 Jadlog
    • 1.3 Via Brasil
    • 1.4 Buslog
    • 1.5 LATAM Cargo
    • 1.6 Azul Cargo Express
  • 2 O que fazer quando a encomenda volta ao remetente
    • 2.1 Entre em contato com o cliente para solucionar o problema
    • 2.2 Cancele o pedido e envie um novo produto
    • 2.3 Faça o reembolso para os casos sem solução
  • 3 Conte com o atendimento exclusivo do Melhor Envio para ajudar a sua loja nesses momentos
        • 3.0.0.1 Thiago Soares

Motivos que fazem uma encomenda voltar ao remetente

Basicamente, os motivos que podem fazer com que um pacote retorne para a sua loja, são:

  • Endereço de entrega com informações incorretas ou faltando.
  • Destinatário ausente em todas as tentativas de entrega.

A boa notícia é que caso o status da entrega esteja como “destinatário ausente”, “endereço não existente” ou até mesmo, em alguns casos, “retornando para o remetente” existe a possibilidade de resolver o problema e realizar a entrega antes do pedido retornar para o estoque da loja. 

Isso porque, caso a transportadora contratada não consiga realizar a entrega em nenhuma das tentativas presentes no contrato, o objeto ficará por alguns dias no depósito da empresa, aguardando que o remetente forneça mais informações sobre o local da entrega ou que o destinatário (comprador da loja virtual) faça a retirada do pacote pessoalmente no centro de distribuição mais próximo do endereço de entrega original. 

Os prazos em que o problema pode ser resolvido antes do retorno ao remetente mudam um pouco dependendo da transportadora. Veja o prazo de resolução em algumas empresas parceiras do Melhor Envio:

Correios

Modalidade Pac

  • 2 tentativas de entrega.
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 7 dias corridos. Caso o comprador não retire a encomenda ela irá retornar ao remetente.

Modalidade SEDEX

  • 3 tentativas de entrega.
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 7 dias corridos. Caso o comprador não retire a encomenda ela irá retornar ao remetente.

Modalidade Grandes Formatos (PAC GF ou SEDEX GF)

  • 2 tentativas de entrega.
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 7 dias corridos. Caso o comprador não recolha a encomenda, ela irá retornar ao remetente.

Jadlog

  • 3 tentativas de entrega.
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 5 dias corridos. Caso o comprador não recolha a encomenda ela irá retornar ao remetente (sendo cobrada uma taxa de 100% do valor do frete).

Via Brasil

  • 2 tentativas de entrega sem custo adicional. A partir da 3ª tentativa de entrega, há uma taxa no valor de 50% do valor do frete.
  • Caso seja identificada a necessidade de alteração do endereço de destino, poderá ser cobrada uma taxa, cujo valor será alinhado junto à transportadora. 
  • A empresa utiliza o endereço informado na nota fiscal para realizar a entrega, independente do endereço presente na etiqueta de frete. Por isso, é importante que os fretes contratados com essa transportadora tenham o endereço de faturamento igual ao da entrega.

Buslog

  • 3 tentativas de entrega.
  • Em caso de alteração de endereço de entrega é cobrada uma taxa de 50% em cima do valor original do frete.
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 10 dias úteis. Caso o comprador não recolha a encomenda, ela irá retornar ao remetente.

LATAM Cargo

  • 3 tentativas de entrega. 
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão da LATAM Cargo. Porém, caso o comprador não recolha a encomenda ela irá retornar ao remetente (sendo cobrada uma taxa de 100% do valor do frete).

Azul Cargo Express

  • 3 tentativas de entrega. 
  • O destinatário pode retirar a encomenda no balcão em até 10 dias úteis. Caso o comprador não recolha a encomenda, ela irá retornar ao remetente (sendo cobrada uma taxa de 100% do valor do frete).

Mas, como a sua loja deve proceder nesses casos para que o problema seja resolvido da melhor forma possível? É isso que vamos falar na sequência.

Sem dúvidas, o retorno de uma venda para a sua loja é um transtorno que gera prejuízo para o seu negócio ao mesmo tempo que causa uma experiência de compra negativa para o cliente, mesmo que o problema seja ocasionado por uma informação incorreta disponibilizada pelo próprio comprador.

Por isso, é preciso estar preparado para atender essa situação de maneira a reduzir perdas financeiras. Além disso, também é importante oferecer um atendimento que deixe os clientes seguros para realizar novas compras no seu e-commerce.

Confira algumas dicas para evitar que o pacote retorne ao remetente e também o que fazer caso a remessa volte para a sua loja:

Entre em contato com o cliente para solucionar o problema

A forma mais simples de se resolver o problema antes que o pacote retorne de fato é entrar em contato com o cliente assim que algum problema for identificado. Informe que a empresa responsável não está conseguindo realizar a entrega, seja por não estar encontrando o endereço ou por não ter encontrado ninguém no local informado para receber a encomenda.

Quanto mais rápido for realizado esse contato melhor. Uma ligação telefônica ou contato via WhatsApp são ótimos canais para solucionar o problema da entrega e evitar que o pacote retorne de fato.

Para evitar de vez esse tipo de transtorno, informe sempre o telefone e e-mail do destinatário ao gerar sua etiqueta de frete com o Melhor Envio. Dessa forma a empresa responsável pela entrega poderá entrar em contato com o destinatário e ainda enviar mensagens sobre a movimentação do pacote.

Cancele o pedido e envie um novo produto

Caso já esteja confirmado o erro no endereço de entrega e o pacote já esteja retornando para a sua loja, você deve decidir entre enviar um novo produto imediatamente para o cliente ou aguardar a devolução do produto para encaminhar novamente. Na maioria dos casos, a melhor  opção é o envio de um novo produto para tranquilizar o cliente.

Faça o reembolso para os casos sem solução

Caso o endereço não exista, o cliente não possa receber o pacote ou simplesmente queira desistir da compra a remessa irá retornar para a sua loja de vez, não tem jeito.

Para esses casos sem solução, a única coisa que resta é fazer o reembolso do valor do pedido ao cliente. 

O valor do frete poderá ser descontado, mas para manter uma boa relação com esse comprador, é de bom tom realizar o reembolso total (incluindo o custo do frete), caso o orçamento da sua loja permita.

Conte com o atendimento exclusivo do Melhor Envio para ajudar a sua loja nesses momentos

O Melhor Envio é um serviço de cotação e gestão de frete, que trabalha para facilitar a vida de lojistas que vendem pela internet. 

Além de auxiliar esses empreendedores a escolher a melhor condição de frete para os envios de suas encomendas, a plataforma também ajuda essas empresas caso algo de errado aconteça ao longo da entrega, facilitando a comunicação de lojistas e as transportadoras responsáveis pela entrega, se necessário.

Outra vantagem é que dentro da plataforma é possível contratar fretes com preços exclusivos nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios. 

Tudo isso totalmente grátis, já que não é cobrado qualquer tipo de mensalidade ou taxa para usar o Melhor Envio. Ou seja, você só paga pelos fretes contratados.

Lembrando que o Melhor Envio conta ainda com ferramentas exclusivas como o Melhor Ponto, unidades de postagem centralizadas que oferecem 10% de cashback no ato do despacho, e também o Melhor Rastreio, que permite acompanhar em uma só tela o andamento de fretes entregues por diferentes transportadoras. Super prático, não é mesmo?

Faça o cadastro grátis, agora mesmo, e comece a aproveitar essas e outras vantagens de ser um lojista parceiro do Melhor Envio.

O que fazer quando cliente desconhecido no local entrega não realizada objeto será devolvido ao remetente?

Thiago Soares

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing. Thiago tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

O que significa objeto não entregue cliente desconhecido no local objeto será devolvido ao remetente?

Significa que o carteiro tentou entregar a encomenda no endereço cadastrado, mas a pessoa no local afirmou não conhecer o destinatário. Neste caso, a mercadoria irá retornar para o remetente. Ou seja, o correio devolverá para quem enviou a encomenda.

O que significa objeto não entregue?

Objeto sujeito a atraso na entrega ou a devolução ao remetente. Objeto será devolvido ao remetente.

O que significa desconhecido Correios?

O que faço se o Documento for devolvido ao remetente por destinatário desconhecido? Quando seu documento volta ao remetente por esse motivo, significa que o entregador chegou até o endereço cadastrado mas a pessoa no local afirmou não conhecer o destinatário.

O que fazer quando o produto é devolvido ao remetente?

O que fazer que fazer quando a encomenda volta ao remetente.
2.1 Entre em contato com o cliente para solucionar o problema..
2.2 Cancele o pedido e envie um novo produto..
2.3 Faça o reembolso para os casos sem solução..