O que foi o bloqueio continental qual grupo social da França foi mais favorecido por ele por quê

Apresentação em tema: "Era Napoleônica."— Transcrição da apresentação:

1 Era Napoleônica

2 Antecedentes Os girondinos retomam o poder na França, afastando os jacobinos e instituindo o Diretório. Incapaz de conter as insatisfações populares o governo do Diretório entra em declínio. A burguesia e o exército franceses apóiam a ascensão de um jovem general ao poder. O Golpe de Estado de 18 brumário (10 de novembro de 1799) marca o final do processo revolucionário na França e o início de um novo período: a Era Napoleônica.

3 Consulado ( ) Derrubado o Diretório, instalou-se o Consulado, constituído por três cônsules: Napoleão, Roger Ducos e Sieyés. Porém, em dezembro de 1799, foi votada uma Constituição, que elegeu Napoleão como primeiro-cônsul da República e atribuiu-lhe amplos poderes. Como havia instituições de caráter democrático (Senado, Tribunal, conselho de Estado), o Consulado tinha aparência democrática, mas, na verdade, não passava de um governo autoritário que reprimiu os ideais da Revolução e sufocou o projeto de emancipação das classes populares. O grupo social mais favorecido por Napoleão foi a alta burguesia que se consolidou como classe dirigente do Estado francês.

4 Principais obras Napoleônicas
Administração – centralização administrativa com nomeação de funcionários de sua confiança; Economia – criação do Banco da França, que controlava a emissão de moedas, diminuindo o processo inflacionário. Educação – reorganização do ensino francês, que passou a ter como principal missão a formação de cidadãos capazes de servir ao Estado. Direito – elaboração de novos códigos jurídicos, como o Código Civil, também conhecido como Código Napoleônico. Esse código consagrava as aspirações da burguesia como: liberdade individual, igualdade de todos perante a lei, respeito à propriedade privada e matrimônio civil separado do religioso.

5 Principais obras Napoleônicas
Igreja – elaboração de um acordo (Concordata) entre a Igreja católica e o Estado francês, tendo como objetivo fazer da religião um instrumento de poder político. O Papa reconhecia o confisco das propriedades da Igreja, em troca do amparo do Estado ao clero. Por sua vez, Napoleão reconhecia o catolicismo como religião oficial, mas preservava para si o direito de designar bispos, cujos nomes seriam, posteriormente, aprovados pelo Papa. Os sucessos de Napoleão entusiasmavam as classes dominantes. Como prêmio, em 1802, Napoleão foi aclamado cônsul vitalício, com direito a indicar seu sucessor. Na prática, essa medida representava a instituição de um regime monárquico.

6 Império ( ) Em 1804 foi realizado um plebiscito, pelo qual quase 60% dos votantes confirmaram o estabelecimento da monarquia e a indicação de Napoleão para imperador.

7 Império ( ) Napoleão conferiu títulos de nobreza a seus familiares, nomeando-os para os mais altos cargos da administração. Como símbolo de seu poder, construiu-se o Arco do Triunfo.

8 Império – Expansão Militar
Napoleão promoveu uma série de guerras para expandir o domínio da França. O exército francês foi fortalecido em armas e em soldados, tornando-se o mais poderoso da Europa. Os países europeus formaram coligações para resistir ao expansionismo napoleônico, como, por exemplo, Áustria, Prússia e Rússia, lideradas pela Inglaterra. Em outubro de 1805, Napoleão tentou invadir a Inglaterra, mas a marinha francesa foi derrotada pelos ingleses na Batalha de Trafalgar. Recuperando-se rapidamente dessa derrota marítima, Napoleão conseguiu brilhantes vitórias sobre a Áustria, na Batalha de Austerlitz e sobre os exércitos prussianos e russos.

9 Bloqueio Continental Inconformado com a derrota para os ingleses, Napoleão procurou outros meios para enfraquecer a Inglaterra. Em 1806, decretou o Bloqueio Continental, determinando que todos os países do continente europeu fechassem seus portos ao comércio inglês. A ordem napoleônica, de modo geral, foi acatada, pois boa parte da Europa estava sob o domínio da França. O objetivo de Napoleão era arruinar economicamente a Inglaterra, provocando uma crise em seu comércio e sua indústria. O Bloqueio também beneficiava a burguesia francesa que, sem a concorrência da Inglaterra, podia ampliar a venda de seus produtos na Europa.

10 Extensão do Império Napoleônico

11 Decadência do Império A partir de 1810 a política militarista de Napoleão começou a receber forte contestação. Na França, a população lamentava os milhares de soldados sacrificados nos campos de batalha. Acrescente-se a isso a reação nacionalista dos povos conquistados que, como ocorreu na Espanha, resistiram à dominação francesa. No plano econômico, o Bloqueio Continental não surtiu todos os efeitos desejados. A indústria francesa não estava em condições de abastecer todos os mercados da Europa. Grande parte dos países europeus tinha economia predominantemente agrária e necessitava do produtos industrializados ingleses. A falta desses produtos estimulava o contrabando com a Inglaterra. Outro fator que diminuiu a popularidade de Napoleão foi a derrota para a Rússia. A Rússia havia aderido ao Bloqueio, no entanto, por ser uma país predominantemente agrário, foi obrigada a abandoná-lo. Em represália Napoleão invadiu a Rússia em Acostumado às grandes vitórias, Napoleão conduzia seu exército pelo imenso território russo, enquanto as tropas czaristas aplicavam a tática da “terra arrasada”.

12 Decadência do Império Apenas 5% do exército francês sobreviveu à guerra na Rússia. Essa desastrosa campanha militar estimulou outros países europeus a reagirem contra a dominação francesa. Assim, em 6 de abril de 1814 um exército aliado de ingleses, russos, austríacos e prussianos invadiu Paris e derrubou Napoleão, que foi condenado ao exílio na ilha de Elba. O Trono francês foi entregue a Luís XVIII, irmão do rei guilhotinado durante a Revolução Francesa.

13 Governo dos Cem Dias Em março de 1815, Napoleão fugiu da ilha de Elba e regressou à França na intenção de retomar o poder. Como o rei era impopular, os soldados enviados para prender Napoleão acabaram unindo-se a ele. Chegando a Paris como herói, Napoleão instalou-se no poder, forçando a fuga da família real. Entretanto, seu governo só durou cem dias. A coligação das forças internacionais rapidamente se reorganizou e marchou contra a França, conseguindo derrotar definitivamente Napoleão, na Batalha de Waterloo, em 18 de junho de Nesse mesmo ano, Luís XVIII foi reconduzido ao trono. Napoleão foi novamente condenado ao exílio, dessa vez na ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, onde morreu em 1821.

14 Congresso de Viena ( ) Após as primeiras derrotas de Napoleão Bonaparte, os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena com o objetivo de propor medidas para restabelecer o equilíbrio político do continente europeu, tendo em vista os interesses das monarquias conservadoras. Participaram do Congresso Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra e a própria França, que por ter saído derrotada, teve de se submeter a uma série de imposições como o pagamento de pesadas indenizações de guerra.

15 Congresso de Viena - Objetivos
Restauração – retorno à situação política europeia que prevalecia no Antigo Regime. Legitimidade – devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas monarquias absolutistas. Solidariedade – aliança político militar entre as tradicionais monarquias europeias, com o objetivo de reprimir a onda liberal democrática lançada pela Revolução Francesa. Com essa medida criou-se a Santa Aliança, uma aliança militar com objetivo de defesa mútua e combate aos movimentos nacionalistas na Europa e aos movimentos emancipacionistas na América. Participavam desse grupo Áustria, Prússia e Rússia. A Inglaterra preferiu ficar de fora, pois apoiava a emancipação das colônias americanas, visando a ampliação do seu mercado consumidor.

Qual foi o grupo social da França mais favorecido pelo Bloqueio Continental?

Prezado, O grupo social que saiu favorecido com o bloqueio comercial foi a burguesia. Isso decorre que os industriais e comerciantes ingleses abasteciam quase todos os países europeus.

O que foi Bloqueio Continental na França?

O Bloqueio Continental foi um decreto assinado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte em 1806. Essa resolução proibia países europeus de comercializarem produtos ingleses. Napoleão Bonaparte foi imperador da França e decretou o Bloqueio Continental para arruinar a economia da Inglaterra.

O que foi o Bloqueio Continental Brainly?

Resposta: O Bloqueio Continental foi decretado em 1806 pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, com o objetivo de deter o poder inglês e promover a industrialização da França. Ele consistia na proibição de comércio entre os países europeus e a Inglaterra.

Como o Bloqueio Continental ajudou a França?

Resposta. O objetivo do bloqueio Continental era impedir os outros países europeus a comercializar com a Inglaterra. Entretanto, a França não tinha estrutura (industrial) suficiente para suprir as necessidades desses países. Assim, o resultado foi um maior enfraquecimento econômico da França.