O que há de positivista na bandeira do Brasil Justifique sua resposta?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que há de positivista na bandeira do Brasil Justifique sua resposta?

O que há de positivista na bandeira do Brasil Justifique sua resposta?

A legenda em selo postal brasileiro de 1981 com adição das palavras: independência, liberdade.

A expressão Ordem e Progresso é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema positivista formulado pelo filósofo francês Auguste Comte:

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim" (em francês L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but.).

Significado[editar | editar código-fonte]

Seu significado é:

  • O Amor deve sempre ser o princípio de todas as ações individuais e coletivas.
  • A Ordem consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo.
  • O progresso é a consequência do desenvolvimento e aperfeiçoamento da Ordem.

Assim sendo, do desenvolvimento da Ordem resulta o Progresso individual, moral e social.

Origem[editar | editar código-fonte]

O lema político "Ordem e Progresso" origina-se da corrente filosófica positivista, criada por Auguste Comte e John Stuart Mill no século XIX.

A doutrina positivista preconiza realização dos ideais republicanos: a busca e a manutenção de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais, etc).

O lema "Ordem e Progresso" encontra-se escrito na Bandeira Nacional do Brasil idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e desenhada pelo artista Décio Villares,[1] com a fundação da República brasileira por Benjamin Constant.

PLS 137/2008[editar | editar código-fonte]

No PLS 137/2008, o senador Cristovam Buarque propôs "vedar, a partir de 13 de maio de 2014, o uso de lema escrito na bandeira nacional caso até lá não seja erradicado o analfabetismo absoluto no País."[2] O PL 2179/2003, criado pelo deputado Chico Alencar, iria substituir a expressão "Ordem e Progresso" pela expressão "Amor, Ordem e Progresso" mas a emenda foi arquivada em 2017.[3]

Notas e referências

  1. Bandeira Nacional Brasileira - Brasil República
  2. PROJETO DE LEI DO SENADO nº 137, de 2008. Consultado em 06 de fevereiro de 2017.
  3. PL 2179/2003. camara.gov. Consultado em 06 de fevereiro de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • «BRAZIL: Order and Progress, Ronald Hilton, World Association of International Studies Forum Q&A»

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Bandeira do Brasil
  • Brasão de armas do Brasil
  • Selo Nacional do Brasil
  • Proclamação da República do Brasil

A Bandeira Nacional, de acordo com a legislação brasileira, é um dos símbolos nacionais. A atual bandeira foi implantada por meio de uma lei decretada logo após a Proclamação da República, em 1889. A última alteração realizada na bandeira do Brasil aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas.

Acesse também: Por que um dos grandes heróis da pátria é considerado um mártir?

História da bandeira do Brasil

A atual bandeira foi resultado direto da Proclamação da República, que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Esse acontecimento marcante da história brasileira fez com que o nosso país deixasse de ser uma monarquia e transformasse-se em uma república, e, com isso, símbolos do período monárquico foram substituídos.

Nesse sentido, a Bandeira Nacional foi um dos símbolos alterados. A atual bandeira do Brasil foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após o fim da monarquia. Essa nova bandeira foi adotada devido ao Decreto nº04, lei que estipulava a alteração da bandeira e determinava como seria o novo modelo.

Essa lei foi assinada pelo presidente provisório, marechal Deodoro da Fonseca, e a nova bandeira foi produzida por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. As principais alterações que aconteceram foram:

• O losango amarelo teve seu tamanho redimensionado.

• O símbolo de Armas do Império, que constava na bandeira, foi trocado pela esfera republicana de cor azul.

• Adicionou-se um lema de orientação positivista: “Ordem e Progresso”. Esse lema foi escrito em letras verdes dentro de uma faixa branca.

• Na esfera azul, foram adicionadas estrelas como representação dos estados brasileiros. A posição dessas estrelas foi definida conforme estava o céu do Rio de Janeiro, em observação realizada no dia 15 de novembro, às 8:30h.

Atualmente, existe uma normatização da bandeira do Brasil que foi estipulada pela Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971. Essa lei dispõe sobre os símbolos nacionais, sendo a Bandeira Nacional um desses símbolos. Sua última transformação foi realizada no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas estrelas que correspondem a Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

O significado das estrelas na bandeira do Brasil é bastante simples. Elas são uma referência aos estados brasileiros, e sua posição está de acordo com a posição das constelações no céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889. Apesar disso, astrônomos brasileiros provaram, posteriormente, que a posição das constelações na bandeira foi colocada de maneira equivocada.

Primeira bandeira do Brasil

O que há de positivista na bandeira do Brasil Justifique sua resposta?

A bandeira imperial tinha a cor verde dos Bragança, o amarelo dos Lorena-Habsburgo e o brasão de armas no meio do losango.

A primeira bandeira do Brasil, como país independente, foi apresentada poucos dias depois do 7 de Setembro. Suas cores foram uma escolha de D. Pedro I, e a execução do desenho foi realizada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Este inspirou-se em modelos de bandeiras existentes nas tropas militares francesas durante os anos da Revolução Francesa. Além do fundo verde e do losango amarelo, na bandeira imperial há o brasão de armas do império, que também foi criado por Jean-Baptiste Debret.

Acesse também: Saiba como era o Brasil aos olhos de Jean-Baptiste Debret

Origem das cores da bandeira do Brasil

Como todos sabemos, as cores da bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco. A escolha dessas cores não foi acidental, pois cada uma delas refere-se, de alguma forma, a eventos relacionados com a história de Portugal, país que colonizou o Brasil. Entenda suas origens:

• Verde: essa cor era utilizada nas bandeiras dos primeiros povos lusitanos e, com o tempo, tornou-se um símbolo da luta dos habitantes da região de Portugal contra os mouros. O verde tornou-se, em Portugal, um símbolo de liberdade.

• Amarelo: essa cor tornou-se parte do brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve. A cor simbolizava os castelos conquistados dos mouros. No caso da nossa bandeira, o amarelo também pode ser uma referência aos Habsburgo-Lorena, a casa dinástica da esposa de D. Pedro I — D. Leopoldina.

• Azul e branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, no qual Portugal surgiu. A cor da bandeira desse condado foi escolhida por D. Henrique da Borgonha.

Curiosidades

• Comemora-se o Dia da Bandeira no dia 19 de novembro.

• A legislação brasileira determina que no dia 19 de novembro podem ser realizadas cerimônias para incinerar bandeiras danificadas.

• A frase da nossa bandeira foi inspirada em uma frase do positivista francês Augusto Comte. A frase era a seguinte: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.

• Existe um Hino à Bandeira, e ele foi criado em 1906 por Olavo Bilac.

O que há de positivista na bandeira do Brasil?

A frase "Ordem e Progresso" foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no final do século 19. A frase original do filósofo Augusto Comte, dizia "Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."

O que e o positivismo no Brasil?

O positivismo foi uma doutrina filosófica de grande relevância ao longo do século XIX. Não demorou a chegar no Brasil e seduzir as elites culturais com suas propostas baseadas na fé no progresso do homem e na observação da natureza sem intermediários, como a religião e as tradições.

Porque o lema do positivismo está na bandeira do Brasil?

A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional.

Qual a relação do positivismo de Comte com a bandeira do Brasil?

Positivismo no Brasil - “Ordem e Progresso” “Ordem e Progresso” são influências do pensamento positivista. O lema de nossa bandeira é positivista, pois a Primeira República brasileira (1889-1930) foi um período político com forte inspiração na teoria formulada por Auguste Comte.