O que justifica o formato de curva de possibilidades de produção decrescente e côncava em relação a origem?

A Curva de Possibilidades de Produção (CPP), também conhecida como Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP) é uma ferramenta que demonstra a capacidade de fabricação de um determinado produto.

Isto é: ela analisa, em forma de gráfico, a escassez e toda a limitação das escolhas, já que para produzir mais itens do produto A, por exemplo, a quantidade de fabricação do produto B precisa ser reduzida. Nesse sentido, esse recurso também é usado para comparar o desempenho de dois ou mais produtos distintos.

As indústrias e a Curva de Possibilidades de Produção

A economia, de forma geral, estuda três questões básicas: o que produzir, como produzir e quando produzir.

Nesse sentido, quando estamos falando da Curva de Possibilidades de Produção, as principais questões analisadas são o que produzir e como produzir.  Já que esse recurso permite, por exemplo, que as indústrias definam, previamente, qual produto elas irão produzir em maior quantidade ou por mais tempo.

Analisando todos os fatores que envolvem custos, lucros e disponibilidade de produção. 

Afinal, os recursos são escassos e, por mais que algumas estratégias sejam mais baratas, com o passar do tempo, elas também podem se tornar inutilizáveis. Como exemplo disso, podemos citar a produção do açúcar, uma vez que a coleta da cana-de-açúcar (como matéria-prima) ainda envolve muitas queimadas.

Dessa forma, é fundamental mensurar a disponibilidade e os custos dessa matéria-prima.  Além disso, os gestores também precisam determinar a tecnologia que será necessária para viabilizar esta produção. 

Custo de oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

É preciso ter em mente que a CPP é utilizada, em geral, para comparar a capacidade produtiva de dois produtos diferentes. Logo, quanto mais se produz de um, menos poderá se produzir do outro.

Isso é o que chamamos de custo de oportunidade. 

O custo de oportunidade é tudo aquilo que se abre mão para poder obter outra coisa, podemos defini-lo como a expressão da relação básica entre “a escassez e a escolha”. Isso porque os recursos produtivos escassos e as necessidades humanas ilimitadas e, assim, as indústrias precisam decidir onde e como aplicar seus recursos produtivos, bem como maquinários, matéria-prima e tempo de produção.

A alooe auxilia sua Curva de Possibilidades de Produção

A aloee tem a missão de inovar e modernizar os processos de sua indústria. Por isso, desenvolvemos um sistema APS que fará com que sua empresa seja mais produtiva e alcance sempre os melhores resultados.

Também te ajudamos a definir a melhor forma de sequenciar e determinar a sua produção. Isso porque a nossa solução permite programar e reprogramar toda a linha de produção, além de ajudar nas tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas, garantindo a qualidade, a eficiência e o cumprimento dos prazos.

Por fim, nosso sistema proporciona benefícios como redução dos níveis de estoque, nivelação de todos os recursos, melhoria no atendimento aos clientes e redução do lead time para otimização dos seus processos.

Se interessou? Então faça o seu teste grátis agora mesmo

A Curva de Possibilidades de Produção (CPP), ou ainda Fronteira de Possibilidades de Produção (FPP), relaciona as quantidades máximas em que é possível produzir entre dois ou mais produtos.

Este conceito considera a escassez, a limitação nas escolhas de uma produção, já que para produzir mais de um produto a quantidade de outro é reduzida, quando a capacidade é máxima.

Para a FPP consideram-se os recursos e tecnologias disponíveis que possibilitam obter as quantidades máximas na economia. Além disso, ao se analisar em um gráfico, a curva é o que indica o máximo na combinação da produção.

Exemplo de Curva de Possibilidades de Produção

Partindo de um exemplo simples, consideramos uma produção exercida por um só trabalhador, que em uma hora tem a capacidade de produzir diferentes quantidades da peça A e da peça B.

Em uma hora, a capacidade produtiva deste trabalhador é máxima na quantidade de uma das peças quando deixa de produzir totalmente a outra.

Neste exemplo, quando o trabalhador produz 60 peças A, não produz nenhuma B, e quando produz 30 de B, não produz nenhuma A. As quantidades intermediárias são:

Peça APeça B
60 0
50 5
40 10
30 15
20 20
10 25
0 30

Por estas quantidades, é possível analisar a curva de possibilidades de produção deste trabalhador através de um gráfico:

O que justifica o formato de curva de possibilidades de produção decrescente e côncava em relação a origem?

Para estas possibilidades de produção existe uma função que definem os valores da CPP: A = 60 - 2xB.

Além de demonstrar os valores implícitos na produção, a função da CPP limita a produção à capacidade total. Sendo produzidas 10 peças de A e 15 peças de B, por exemplo, a produção não atingiu toda a capacidade, pelo que é possível produzir ainda mais até atingir a fronteira.

As possibilidades de produção e o Custo de Oportunidade

Ao analisar a capacidade máxima de uma produção, a ciência econômica considera a quantidade que se deixa de produzir de um produto para aumentar o outro, devido ao cenário da escassez.

O Custo de Oportunidade é a medida teórica que indica o custo de deixar de se produzir um produto para se produzir o outro. No caso da CPP este valor é indicado pela inclinação da fronteira.

Considerando o exemplo anterior, o custo de oportunidade pode ser medido através das quantidades que se reduz de B para produzir mais de A, como exemplificado abaixo:

Diminuição de B ÷ Aumento de A = (20 - 25) ÷ (20 - 10) = -0,5

Ou seja, para diminuir B de 25 para 20, aumenta-se A de 10 para 20. O resultado significa que, para cada aumento na produção de A, o custo de oportunidade é reduzir 0,5 quantidades de B mantendo a produção em sua capacidade máxima.

Você pode saber mais sobre o que é e como calcular o Custo de Oportunidade.

Porque a curva de possibilidade de produção e côncava?

QUESTÃO CERTA: A escassez de recursos impõe limite máximo à quantidade de bens que uma sociedade poderá produzir em determinado período, situação conhecida como fronteira ou curva de possibilidades de produção (CPP). O formato côncavo da CPP em relação à origem é devido: à lei dos rendimentos decrescentes.

O que mostra a curva de possibilidades de produção explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção?

O que é a Curva de Possibilidade de Produção (CPP)? A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) é uma ferramenta que demonstra, em formato gráfico, a capacidade de produção de um determinado produto. Este recurso pode ser utilizado, inclusive, para comparar o desempenho de dois produtos diferentes.

Como descrever a curva de possibilidade de produção?

A Curva de Possibilidade de Produção mostra que as melhores combinações de produção seriam os pontos B e C, em que haveria produção de dois bens utilizando a capacidade produtiva da indústria. Se a empresa produzir abaixo da sua capacidade (Ponto E), ela torna-se ineficiente e terá ociosidade de recursos.

O que é fundamental para a construção de uma curva de possibilidade de produção?

As indústrias e a Curva de Possibilidades de Produção A economia, de forma geral, estuda três questões básicas: o que produzir, como produzir e quando produzir. Nesse sentido, quando estamos falando da Curva de Possibilidades de Produção, as principais questões analisadas são o que produzir e como produzir.