O que o conjunto das populações formam um ecossistema ou uma comunidade?

Comunidade ou biocenose é o conjunto dos seres vivos que compartilham o mesmo biótopo e se relacionam entre si e o meio ambiente em que se inserem. Compõe-se das diferentes espécies e suas populações existentes num dado habitat, e pode atingir diversos níveis de complexidade que pode ser observada a escalas distintas, desde a comunidade de organismos existentes no solo, à comunidade de organismos que colonizam um tronco de árvore caído, ou a comunidade de organismos ao nível da floresta, de um lago, rio, etc.

Descrever uma comunidade

Quais as populações que compõem a comunidade e qual o número de indivíduos que cada população possui? Para descrever uma comunidade interessa-nos fazer o inventário das espécies ou grupos taxonómicos presentes. O nível de diversidade de espécies da comunidade vai indicar a sua riqueza específica. Para fazer esse inventário são aplicadas técnicas de amostragem diversas que variam de acordo com o organismo em estudo. Por exemplo, para fazer um inventário da comunidade de plantas amostra-se a diversidade de espécies por área. Para estudar animais adoptam-se técnicas de amostragem diferentes de acordo com factores como a densidade populacional, o grau de mobilidade do animal no território, o uso que faz do habitat, etc. Depois da inventariação, calcula-se a abundância relativa das espécies encontradas e define-se assim quais são as espécies dominantes, ou seja, aquelas cujas características determinam as condições sob as quais irão viver as restantes espécies.

A existência de determinados grupos taxonómicos e o seu nível de abundância permite fazer inferências acerca da diversidade do ecossistema. Em ecossistemas terrestres existe uma relação estreita entre uma elevada diversidade de plantas e de insectos, bem como, em sistemas aquáticos é possível observar que uma elevada riqueza de plâncton vai determinar uma elevada diversidade de peixes.

Observar as comunidades à macroescala

Para comparar comunidades podemos organizá-las tendo em conta características gerais e determinantes, como o clima. O clima e os factores abióticos (luz, oxigénio, humidade, etc.) vão determinar as características do biótopo (deserto, zona tropical, floresta, montanha, etc.). Espécies com requisitos ecológicos semelhantes vão ocupar o mesmo biótopo. Existem também zonas de transição entre biótopos e entre comunidades. Estas são as faixas de território com uma maior riqueza de espécies.

Nos ecossistemas terrestres, são as espécies dominantes que dão o nome ao ecossistema: carvalhal, pinhal, faial, etc. Quando a espécie dominante começa a rarear, consideramos que nos afastamos do centro do ecossistema e nos aproximamos do limite da comunidade. Em sistemas aquáticos são as condições físicas, como a luz ou a salinidade, que determinam a designação do ecossistema (zona fótica, zona betónica, etc.).

Palavras chave

Comunidade Ecológica – Ecossistema – Populações

Referências bibliográficas

Ricklefs, Robert. (2003). A Economia da Natureza. Guanabara Koogan, 5ª Edição.

Lévêque, C. (2001). Ecologia: do ecossistema à biosfera. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas, nº 36.

1889 Visualizações 2 Total

O que o conjunto das populações formam um ecossistema ou uma comunidade?
25-07-2015

Licenciada em Biologia e Mestre em Biodiversidade, Genética e Evolução pela FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente, desenvolve uma tese de Doutoramento sobre a genética das Perturbações do Espectro do Autismo. Saiba mais sobre o autor >>>

O que o conjunto das populações formam um ecossistema ou uma comunidade?
Diferença entre população e comunidade - Ciência

Contente:

População vs Comunidade

População e comunidade são dois níveis diferentes de assembléias bióticas em qualquer ecossistema. Estes são termos usados ​​em ecologia, compreender os diferentes níveis ecologicamente importantes. Existem características de diferença entre os dois níveis e os dois devem ser entendidos separadamente, a fim de identificar a diferença entre eles.

População

População é um termo amplamente usado em muitas disciplinas para se referir a um grupo intimamente associado de um tipo. A definição biológica para o termo população é um grupo de indivíduos do mesmo espécies morar no mesmo lugar em um determinado momento. Uma vez que esses indivíduos são da mesma espécie, eles geralmente ocupam o mesmo nicho no ecossistema com hábitos semelhantes e habitats. Normalmente, os indivíduos em uma determinada população se cruzam para manter o tamanho da população que garante o sucesso das gerações futuras, e sua espécie é salva. Quando considerada em grande escala, uma população pode ser definida como todos os indivíduos de uma determinada espécie que vivem em uma grande área geográfica, como um país.

As populações estão sujeitas a mudanças com o tempo de acordo com as mudanças ambientais. Essas mudanças ocorrem em termos do tamanho da população, que é igual ao número de indivíduos na população. Quando as condições favorecem os organismos, o tamanho da população aumenta e diminui caso contrário. O sucesso de uma determinada população pode ser determinado através do estudo da mudança do tamanho da população ao longo de uma escala de tempo, que pode ser semanas, meses, estações, anos ou décadas. Em vez de contar cada indivíduo em uma população, os cientistas realizam amostragem técnicas para estimar o tamanho da população. Uma população consiste em todos os genes de uma determinada espécie, o que significa que o pool genético está representado na entidade da população.

Comunidade

De acordo com a definição, comunidade é a unidade ecológica composta por um grupo de organismos em diferentes populações de diferentes espécies que ocupam um determinado lugar em um determinado período enquanto interagem com ambos. biótico e abiótico meio Ambiente. Seria fácil entender quando ele é apresentado como um conjunto de populações vivendo em um determinado lugar em um determinado momento. Uma comunidade pode consistir em diferentes espécies de animais, plantas e microorganismos. A composição das espécies em uma comunidade difere em diferentes ecossistemas; uma determinada comunidade em uma floresta tropical mostra uma diversidade maior do que uma comunidade em um deserto.

Uma vez que consiste em muitas populações diferentes, existem muitos habitats, bem como muitos nichos ecológicos. Uma determinada comunidade é composta de milhares de interações e relacionamentos dentro e entre as populações. Quando duas populações vivem juntas em um relacionamento, pode ser mutualismo, comensalismo, parasitismo, ou sinergismo. Essas relações ou associações ecológicas básicas resultam de muitas maneiras, em que ambas as populações são beneficiadas, uma é beneficiada e a outra sofre, ou uma se beneficia enquanto a outra não tem efeito. A predação é outra relação ecológica muito importante ocorrida em uma comunidade que resulta na morte de uma parte (presa) enquanto a outra parte (predador) obtém comida. Existem muitas cadeias alimentares funcionando dentro de uma comunidade que são importantes para o fluxo de energia dentro de todo o ecossistema, que é formado como um conjunto de comunidades.

Qual é a diferença entre População e Comunidade?

• Uma população é composta por uma única espécie, enquanto uma comunidade possui mais de uma população.

• O número de indivíduos é maior em uma comunidade do que em uma população do mesmo ecossistema.

• Os indivíduos em uma população podem se reproduzir para produzir descendentes férteis, mas nem todos os indivíduos em uma comunidade.

• Diferentes populações formam uma comunidade, enquanto poucas comunidades formariam um ecossistema.

Leia também oDiferença entre ecossistema e comunidade

O que o conjunto dessas populações formam um ecossistema ou comunidade?

Biocenose (ou biota ou comunidade biológica) é o nome que se dá para o conjunto de populações que coexistem em determinada região (ou biótopo). Os membros dessa comunidade interagem tanto entre si como com ambiente ao seu redor. Essa interação da biocenose com o seu biótopo forma um ecossistema.

O que um conjunto de população forma?

As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.

Qual é o conjunto da comunidade?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

O que é uma população é uma comunidade?

A população diz respeito a apenas uma espécie, e a comunidade refere-se a várias. Ecologia é a ciência que estuda os seres vivos, o meio ambiente e a interação entre os seres vivos com o meio e entre eles próprios.