O que ocasiona a evolução das espécies?

Lamarck e a evolução das espécies

Neste artigo vamos ver a teoria da evolução das espécies de Lamarck. Como ele explicou a variação e a extinção de algumas espécies.  Versão original criada por Ana Lucia Souto.

A evolução das espécies

Entenda o que é a evolução e conheça algumas evidências que sustentam a teoria de mudança dos organismos ao longo do tempo.

O que ocasiona a evolução das espécies?

Os fósseis são uma das evidências da evolução das espécies

Com certeza, você já ouviu falar a respeito da evolução das espécies, não é mesmo? Apesar de muitas vezes parecer confuso, o conceito de evolução é bastante simples, e algumas teorias tentam explicar como isso ocorre.

→ O que é a evolução?

Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.

→ Como o estudo da evolução pode ajudar a entender a história da Terra?

Ao estudar a evolução, percebemos que as formas de vida que hoje conhecemos não são as mesmas que viveram milhares de anos atrás. Isso significa que as espécies têm uma história evolutiva e que muitas mudanças acontecem nelas até existir as características que observamos hoje.

As espécies, portanto, não são fixas, sofreram mudanças ao longo de sua história no planeta e continuam a mudar. O homem, por exemplo, não surgiu na Terra como vemos hoje, pois havia várias espécies ancestrais.

→ Que evidências existem de que ocorre a evolução?

Várias evidências sustentam a ideia de evolução das espécies, destacando-se entre elas:

  • Evidência fóssil: Os fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram no passado e estão preservados. Sabemos que existiam dinossauros no passado, por exemplo, por causa da presença de ossos, ovos, pele, fezes e outros materiais preservados desses animais. Isso mostra que os animais e outros organismos que viveram no passado são diferentes dos atuais.

  • Homologias: As homologias são características comuns que indicam certo parentesco entre as espécies. Os membros anteriores dos mamíferos, como o ser humano, o morcego e a baleia, são estruturas homólogas, pois, mesmo exercendo diferentes funções, têm os mesmos elementos esqueléticos. Isso significa que, em algum ponto da história evolutiva, esses animais tinham um ancestral comum.

  • Estruturas vestigiais: As estruturas vestigiais são aquelas com pouca ou nenhuma função para determinado organismo. Elas simbolizam estruturas remanescentes de outras que foram importantes nos ancestrais. Como exemplo, podemos citar a presença de ossos sob as escamas de espécies de peixes cegos que vivem em cavernas.

  • Evidências celulares e moleculares: É possível observar em diferentes espécies características celulares e moleculares em comum. Muitas espécies, como nós e o macaco bonobo, apresentam DNA extremamente parecido, o que indica parentesco.

Atenção: Leia também a respeito da seleção natural, um dos mecanismos que levam à evolução das espécies.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

A evolução é a chave para entendermos a história da vida no nosso planeta, uma vez que é através dela que compreendemos as modificações de formas de vida no decorrer do tempo.

A Evolução é uma das partes mais importantes da Biologia. Segundo Stephen Jay Gould,de todos os conceitos fundamentais nas ciências da vida, a evolução é o mais importante e também o mais mal compreendido”. É através do estudo dessa área que conseguimos entender como as formas de vida encontradas na Terra atualmente estão aqui e que processos elas sofreram durante o tempo, fornecendo-nos, assim, a história da vida no planeta.

A evolução biológica pode ser definida como as modificações nos organismos através do tempo. Segundo essa teoria, todos os organismos apresentam um ancestral comum e todas as espécies hoje existentes são resultados de contínuos processos de mudanças. Admite-se, portanto, que todas as espécies não são fixas e estão em constante modificação.

Dentre as pioneiras e mais conhecidas ideias evolucionistas, destacaram-se as propostas por Lamarck e Darwin. A teoria de Lamarck baseava-se em dois pontos principais: a transmissão dos caracteres adquiridos e a lei do uso e desuso. Segundo esse naturalista, estruturas utilizadas com frequência desenvolvem-se e aquelas que não são utilizadas atrofiam-se. O pesquisador também afirmava que aquelas características adquiridas durante a vida eram passadas para os descendentes. Esse foi o ponto principal para a queda de sua hipótese.

Darwin, por sua vez, propôs uma teoria em que a base era a ancestralidade comum e a seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais aptos a viver em um determinado ambiente sobrevivem e, com isso, têm mais chances de reproduzir-se e transmitir suas características aos seus descendentes. Sendo assim, o ambiente seleciona o mais adaptado.

Como a teoria de Darwin foi proposta quando os conhecimentos em Genética eram inexistentes, muitos pontos ficaram sem explicação. O principal deles era como essas características eram transmitidas. Após o entendimento de mecanismos genéticos, tais como recombinação gênica e mutação, a teoria de Darwin foi aperfeiçoada e surgiu o Neodarwinismo ou Teoria Moderna da Evolução.

Diante da importância de entender a Evolução e os mecanismos que atuam nesse processo, separamos uma seção destinada exclusivamente a esse tema. Aqui você encontrará as principais teorias evolutivas, conhecerá os fatores que confirmam a evolução, além das novidades e avanços no conhecimento evolutivo.

Bons estudos!


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

O que causa a evolução das espécies?

Quando as mutações começaram a ocorrem nos primeiros seres vivos do planeta, iniciou-se o processo de evolução, através do aparecimento das citadas variações individuais na mesma espécie. A evolução é então impulsionada pelo fenômeno da seleção natural, através das centenas de milênios do tempo geológico.

O que se entende por evolução das espécies?

Evolução indica a ação ou efeito de evoluir. Uma evolução remete para o aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento de uma ideia, sistema, costume ou indivíduo.