O que pode ser gosto amargo na boca

Você sente um gosto amargo na boca recorrente? É preciso fazer uma avaliação ou check-up geral para  identificar o que está causando. Isso porque há inúmeros motivos que podem causá-la.

O gosto amargo na boca pode, muitas vezes, não ser sintomas de problemas bucais, mas algum problema de saúde no geral que se manifesta por meio do amargo bucal.

No entanto, também podemos identificar algumas irregularidades na higiene bucal que possibilita o gosto diferenciado na boca. Dentre eles a má escovação, o que causa saburra lingual, cáries, gengivites, alterações hormonais e até mesmo o uso do tabaco pode amargar a boca.

Confira 4 motivos que podem causar amargo na boca!

1 – Refluxo Gastroesofágico:

O refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão, alterando o gosto na boca.

2 – Mau funcionamento dos rins:

O mau funcionamento dos rins pode acumular no corpo ureia e creatina, o que pode provocar o gosto amargo na boca e sonolência.

3 – Irregularidades no fígado:

Algumas doenças causadas no fígado como hepatite e cirrose também causam o gosto amargo, isso porque há uma elevação de amônia que não é eliminada através da urina e gera a mudança no gosto na boca.

 4 – Infecções respiratórias:

Sinusite, renite, amigdalite, resfriados e outras doenças respiratórias também alteram o gosto na região bucal, o motivo são as bactérias que surgem ou causam essas doenças.

Se você sente o gosto amargo na boca, escova os dentes e a língua e a alteração não passa, procura um especialista para realizar uma avaliação completa.

Você pode consultar o seu odontologista e verificar se o amargo é causado por algum problema bucal ou se pode descartar esta hipótese e pesquisar em demais áreas da saúde.

Precisa de uma avaliação? Entre em contato com a Orthofono.

  • DentalVidas
  • 01/04/2022
  • Sem Comentários

O gosto amargo na boca pode ser causado por vários fatores e hábitos diários. Neste texto vamos te ajudar a descobrir a causa do gosto amargo na boca e a eliminar essa sensação que causa desconforto.

O que pode ser gosto amargo na boca

  • Gosto amargo na boca: o que pode ser?
  • Como diagnosticar o gosto amargo na boca
  • Opções de tratamento

Gosto amargo na boca: o que pode ser?

Como já mencionamos, a causa do gosto amargo na boca pode ser muitas, mas uma das principais são alterações na cavidade bucal, como no caso de cáries, gengivite e a presença de saburra lingual.

E mesmo sendo as razões que mais levam a este incômodo, existem outros motivos que também podem gerá-lo, como doenças gastrintestinais, infecções das vias aéreas superiores e uso de suplementos e medicamentos específicos.

Separamos algumas das principais causas do gosto amargo na boca.

Gosto amargo na boca por causa da falta de higiene

A falta de cuidado com a higiene bucal é uma das principais responsáveis pelo gosto amargo na boca. Quando descuidamos da higiene de nossa boca, negligenciando hábitos que devem fazer parte de nossa rotina como a escovação diária, as chances de que o amargor na boca surja são grandes.

É importante realizar a escovação sempre após as refeições. Use produtos que auxiliam na hora da escovação, como o fio dental e os enxaguantes bucais, eles ajudam a eliminar sujeiras que a escova não consegue alcançar.

Essas sujeiras fazem com que as bactérias, que são as responsáveis pelo mau cheiro e o gosto ruim na boca, se proliferem e se tornem cada vez mais resistentes.

Gosto amargo na boca por causa da gengivite

Ela é uma inflamação, que deixa a boca mais sensível, causando sangramentos na boca ao escovar os dentes e usar fio dental. E quando ocorre esse sangramento o gosto amargo na boca pode ser sentido.

A presença do sangue pode ser um dos motivos do gosto amargo, então quanto mais sangue maior é a sensação sentida.

Gosto amargo na boca por causa da saburra lingual

A saburra lingual é uma camada de cor branca que surge na língua. Quando ela não é eliminada pode causar o gosto amargo. Por isso, é preciso sempre realizar suas escovações com ajuda de um raspador, para tirar as sujeiras que ficam alojadas na língua.

Gosto amargo na boca por causa das infecções de vias aéreas

As infecções de vias aéreas como a amigdalite, sinusite e rinite são algumas das mais comuns. 

E que durante suas crises, produzem catarro ou pus na garganta ou vias nasais, que por estarem muito próximos da boca podem causar um certo desconforto.

Além de provocar o gosto amargo na boca, pois o acúmulo destas secreções aumenta ainda mais as bactérias na boca.

Gosto amargo na boca por causa da boca seca

A secura da boca, ou xerostomia, pode ocorrer por dois motivos: baixa ingestão de líquidos ou como consequência de algumas doenças e seus medicamentos, como a gastrite. E quando nossa boca está seca a tendência é que se desenvolva o gosto amargo na boca.

Gosto amargo na boca por causa de medicamentos

A causa ainda pode ser o uso de alguns remédios, pois eles podem alterar a produção de saliva na boca. Principalmente medicamentos antiparasitários usados para tratar depressão, ansiedade ou vermes.

Gosto amargo na boca por causa de suplementos vitamínicos

Os suplementos também podem ser uma das causas, pois eles contêm cobre, ferro e zinco, que são substâncias que deixam este gosto na boca.

Gosto amargo na boca por causa de doenças que afetam o fígado

As doenças que atacam o fígado como a hepatite, esteatose hepática e cirrose, podem gerar o gosto amargo na boca. Pois quando o fígado não está em bom funcionamento, pode levar ao acúmulo de amônia no organismo, substância tóxica e volátil que pode ser eliminada por meio da respiração.

Gosto amargo na boca por causa de doenças gastrointestinais

E as doenças gastrointestinais, por causarem um refluxo gastroesofágico, podem gerar o retorno do conteúdo ácido do estômago para nosso esôfago. E quando esse conteúdo chega a cavidade oral, causa o gosto amargo.

O que pode ser gosto amargo na boca

Como diagnosticar o gosto amargo na boca

O primeiro passo para diagnosticar qual a causa real do gosto amargo na boca é consultar um médico ou dentista. O profissional irá analisar a condição clínica, histórico e outros sintomas do paciente para identificar o que está causando este gosto ruim na boca

O recomendado é procurar primeiro o dentista para investigar possíveis doenças gengivais ou problemas dentários, e se caso não perceber a presença de nenhum deles consulte o médico.

Mas se seu caso não for nenhum problema com sua saúde bucal, não precisa se preocupar, o problema pode não ser uma doença muito grave, muitas alterações no paladar podem ser benignas. Caso não apresente outros sintomas o gosto metálico provavelmente é inofensivo.

Opções de tratamento

Depois que você souber o que está provocando o gosto amargo em sua boca, chegou a hora de tomar atitudes para tratar e eliminar a amargura da boca. E uma das principais formas de combatê-lo é lidando com a causa do gosto ruim na boca.

A limpeza profissional é muito importante na hora de manter a higienização da boca, e como vimos a sua falta pode ser a causa do amargor. Salivas artificiais, analgésicos, bloqueadores nervosos ou enxaguantes bucais anestésicos são ótimas opções para tratar ardência na boca.

Separamos algumas dicas para te ajudar a prevenir e eliminar o gosto amargo na boca.

Escovações diárias

Se o seu caso o gosto amargo for pela falta de higienização da boca, basta manter uma rotina de 3 escovações diárias. Realizar as limpezas profissional, usar produtos que auxiliem na higienização da boca, escovar a língua são atitudes que ajudam a evitar esse gosto.

Trocar os remédios ou suplementos

E se caso a causa do gosto ruim for algum medicamento específico, consulte o médico sobre a possibilidade de trocar de remédio, desta forma você poderá continuar seu tratamento sem o incômodo da amargura na boca.

Da mesma forma são com os suplementos, caso perceber que eles são a causa do amargor, peça ao médico para trocá-lo ou reduzir a dose que você usa.

Beber água e limonada

Beber limonada ou chupar picolé de limão ajuda a eliminar o gosto amargo na boca rapidamente. E a água também pode ajudar a aliviar o gosto amargo, por manter nossa boca hidratada e evitar o acúmulo de bactérias nela.

Evitar alimentos gordurosos

Estes alimentos podem aumentar a produção de ácido pelo estômago, por isso é importante se manter longe deles caso esteja querendo acabar com o amargo na boca.

Quando o gosto ruim na boca não se resolve sozinho ou volta a aparecer com frequência na boca ele não deve ser ignorado, procure um médico para que ele possa descobrir a possível causa e prescrever o melhor tratamento para você.

Ele também irá avaliar a necessidade de exames ou até mesmo tratamentos no hospital, onde a pessoa precise de internação. Em casos de doenças graves no hospital a pessoa é monitorada e é administrada insulina e soro diretamente na veia para manter a hidratação e diminuir a quantidade de glicose no sangue.

Fique atento aos sinais, o amargor na boca pode ser por causas simples mas também, ser indícios de doenças mais graves. Consulte um profissional, um bom plano poderá te ajudar a encontrar o especialista certo. 

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Qual e a doença que deixa a boca amarga?

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

O que e bom tomar para boca amarga?

Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário.

O que pode ser boca amarga e vontade de vomitar?

São diversas as causas. Entre as mais comuns estão: cáries, gengivite e saburra lingual, que é aquela camada esbranquiçada que pode aparecer na superfície da língua. Mas o amargor também pode estar ligado a doenças digestivas, como refluxo gastroesofágico.