O que pode ser quando o olho fica remelando

Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que...

17, jun de 2018

2 minutos para ler

Em geral, os olhos produzem secreções (transparente ou amarelada), consideradas normais – a chamada remela – ou outras que podem ser sinal de irritação provocada por algo mais grave como infecções ou até um cisco no olho. Às vezes, por exemplo, a ardência e o prurido nos olhos são devido aos contaminantes ambientais como o fumo passivo ou a poluição atmosférica (fumaça tóxica) ambiental.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre secreção no olho !

Outras causas de secreção e ardência nos olhos incluem:
– Alergias
– Infecções causadas por bactérias ou vírus, inclusive gripes e resfriados, que podem provocar olhos lacrimejantes, avermelhados e irritados
– Irritantes químicos (como cloro de piscinas ou produtos de maquiagem)
– Conjuntivite ou conjuntivite aguda, que é uma inflamação ou infecção da membrana que reveste as pálpebras, denominada conjuntiva, que se produz principalmente por um vírus ou bactéria.
– Ressecamento, pois os olhos também se irritam por falta da produção de lágrimas necessárias para manter a lubrificação normal ou para eliminar partículas e corpos estranhos.

– Presença de um corpo estranho. E, nestes casos, é preciso evitar esfregar o olho, ou pressioná-lo para não lesionar a córnea, o que pode, em seguida, provocar problemas graves como infecções.
Para acalmar a irritação em todos os casos, você pode usar compressas de água fria, colocadas suavemente sobre os olhos, sem fazer pressão nem esfregar.

No entanto, é preciso consultar um médico oftalmologista quando notar os seguintes sintomas:
– Secreções espessas esverdeadas ou com pus
– Dor nos olhos e sensibilidade à luz
– Diminuição da visão
Se você apresenta algum dos sintomas, agende uma consulta com um médico que atua na área de oftalmologia agora mesmo!

O que pode ser quando o olho fica remelando

Olá Rosalinda, tudo bem? Existem várias causas de olho vermelho “remelando” como você está tendo. Portanto, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa para descobrir qual a possível causa, no seu caso. Eu escrevi um artigo completo sobre isso que você encontra clicando aqui.

Uma das causas mais comuns é a conjuntivite, que nós sempre pensamos frente a esses sintomas. Ela não costuma causar baixa de acuidade visual (baixa de visão), então é um dos diagnósticos a se pensar. Essa conjuntivite pode ser viral, alérgica, bacteriana, fúngica, dentre outras.

Em outros casos, a causa pode ser a presença da chamada triquíase, que é a presença de cílios que crescem no local correto do olho, mas acabam se curvando e tocando a córnea, causando irritação. Muitas vezes esses cílios anômalos são difíceis de notar a olho nu. O entrópio (inversão da pálpebra), que faz os cílios tocarem a córnea também é uma causa similar.

A blefarite também é uma causa de olho vermelho com remela e é uma inflamação das glândulas de Meibômio, que secretam a porção oleosa da lágrima.

Olho seco também causa os mesmos sintomas, podendo inclusive causar baixa de visão. O diagnóstico geralmente é feito apenas no consultório oftalmológico, que é capaz de avaliar o tempo de ruptura do filme lacrimal através do uso de corante de fluoresceína e sob visualização na lâmpada de fenda.

A presença de algum corpo estranho (como “cavaco de ferro” ou até mesmo alguma poeira), mesmo que minúsculo, também pode causar sintomas de vermelhidão no olho e “remela” (secreção amarelada). Então, se você teve alguma história que possa indicar isso, também é uma causa a ser considerada.

Causas menos comuns mas também importantes de diferenciar (porque podem ser graves e levar à perda visual importante) são episclerite, esclerite, uveíte anterior e até mesmo o fechamento primário de ângulo em casos de glaucoma.

Sendo assim, é importante você realizar uma consulta médica, se possível oftalmológica, para que essas causas possam ser diferenciadas e para que seja possível se certificar de que não é algo grave.

Eu sou clínico geral e faço residência em Oftalmologia no Banco de Olhos de Sorocaba, e também realizo atendimentos à distância por teleconsulta. Caso você tenha interesse, podemos fazer uma consulta e realizar essa avaliação inicial à distância, o que evita também que você tenha que ir a um atendimento presencial para algo menos grave. Estou à disposição caso você precise e espero ter lhe ajudado!

O que fazer quando o olho está Remelando?

Utilize uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico ou chá de camomila frio para limpar os olhos; Passe a compressa no sentido do canto do olho para fora, para não obstruir o canal lacrimal; Lembre-se de utilizar uma compressa para cada olho, para evitar que, em caso de infecção, contamine o outro olho.

Qual o motivo do olho fica Remelando?

A remela no olho é uma condição bastante comum, especialmente pela manhã ao acordar, no entanto, quando produzida em excesso, principalmente durante o dia, com cor e consistência diferente do normal, pode indicar inflamações ou infecções no olhos, como a conjuntivite ou blefarite, por exemplo.

É normal sair muita remela do olho?

Não adianta negar, as remelas são uma realidade. Seja ao acordar pela manhã ou após um longo tempo sem lavar o rosto, eventualmente as encontramos no canto dos olhos. Apesar de o encontro com elas não ser agradável, as remelas são absolutamente normais.

Como é o início de conjuntivite?

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.