O que quer dizer a expressão a grama do vizinho é sempre mais verde?

Russia is waging a disgraceful war on Ukraine. Ajude a Ucrânia!

  • Expressão: A grama do vizinho é sempre mais verde.
  • Idioma: Português
  • Idiomatic translations / equivalentes: Azeri, Africâner/Afrikaans, Alemão, Armênio, Bengali, Búlgaro, Dinamarquês, Eslovaco, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego, Hindi, Holandês, Húngaro, Indonésio, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Lituano, Odia, Persa, Polonês, Português, Romeno, Russo, Sérvio, Tcheco, Turco, Urdu, Árabe
  • Explicações disponíveis em: Inglês
  • Essa expressão pode ser encontrada em: 1 lyrics
  • Idiom submitted by: fpaulac

Traduções idiomáticas de "A grama do vizinho é ..."

Azeri

Qonşuda bişən yemək insana dadlı gəlir

Africâner/Afrikaans

Die gras is altyd groener aan die ander kant.

Alemão

Die Kirschen in Nachbars Garten schmecken immer ein bisschen süßer.

Alemão

Das Gras auf der anderen Seite des Hügels ist immer grüner.

Armênio

Ուրիշի հարսի հետևը կարմիր է:

Bengali

Nodir oe paraytae sob shuk achay.

Búlgaro

Никой не е пророк в собствената си страна

Dinamarquês

Græsset er altid grønnere på den anden side

Eslovaco

U susedov vždy chutí lepšie

Espanhol

Nadie quiere ver sonrisa/ojos bonita/os en cara ajena

Espanhol

Bien se está donde uno no está.

Finlandês

Ruoho on aina vihreämpää aidan toisella puolella.

Francês

L'herbe est toujours plus verte dans le pré du voisin

Francês

Nul n'est prophète en son pays

Grego

το γρασίδι/γκαζόν του γείτονα είναι πάντα πιο πράσινο

Hindi

घर का जोगी जोगड़ा आन गांव का सिद्ध

Hindi

हर किसी को दूसरे की थाली में ज्यादा घी नजर आता है

Hindi

Door ke dhol suhaavne (hote/lagte hain).

Hindi

दूर के ढोल सुहावने (होते/लगते हैं).

Holandês

Het gras is altijd groener aan de overkant.

Húngaro

A szomszéd fűje mindig zöldebb.

Indonésio

Rumput Tetangga Lebih Hijau

Inglês

The grass is always greener on the other side

Explicações:

Azeri, Armênio, Croata, Esloveno, Espanhol, Finlandês, Francês, Grego, Holandês, Indonésio, Inglês #1, #2, Italiano, Persa, Português, Turco, Árabe #1, #2

Italiano

L'erba del vicino è sempre più verde.

Latim

Aliena nobis, nostra plus aliis placent

Lituano

Kur mūsų nėra, ten veršiai midų geria.

Lituano

Visur gera, kur mūsų nėra.

Lituano

Kur mūsų nėra, ten ir upės pienu plaukia.

Polonês

Wszędzie dobrze, gdzie nas nie ma.

Português

A galinha da vizinha é mais gorda que a minha

Romeno

Întotdeauna iarba pare mai verde de cealaltă parte a gardului

Russo

У соседа трава всегда зеленее.

Russo

Хорошо, там где нас нет

Sérvio

Туђе слађе-Тuđe slađe

Tcheco

Tráva je u souseda vždy zelenější

Turco

Komşunun tavuğu, komşuya kaz görünür.

Turco

davulun sesi uzaktan hos gelir

Urdu

دور کے ڈھول سهاونے ہوتے ہیں

Árabe

لا كرامة لنبي في قومه/ وطنه

Árabe

طبيخ الجارة نوّارة، وطبيخ أهل الدار مرار

O que significa "A grama do vizinho é ..."?

Inglês

It is a Portuguese/Brazilian way to say that the things owned for the other people will always seem better than the things owned for ourselves.

"A grama do vizinho é..." em letras

Brian the Sun - Estúpido

Inexperiente, pacífico e estúpido, faz bagunça sem saber de nada.
A voz deles é transparente, por isso não alcança nada.
Aqui, ali, lá e acolá, a grama do vizinho é sempre mais verde.
Eles estão grudando seus orgulhos inúteis pelo corpo todo.

Por Claudia Varotti, professora, historiadora da arte, mestre em ciências da religião e pesquisadora em arte sacra

Existe um ditado popular no Brasil que diz “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Nós brasileiros temos a tendência de olhar para os outros países e dizer, “lá é diferente” ou “as pessoas são mais educadas lá” e por aí vai. Essas opiniões vão ao encontro do ditado popular citado acima.

Quando me mudei para a Eslováquia, em 2016, estava até ansiosa para viver e sentir o frio europeu, sentir o “frescor” da neve e todas essas ideias românticas que se casam tão bem com a expressão sobre a grama do vizinho. Contudo, não estava preparada para não conseguir caminhar na rua devido ao vento tão forte que carrega você para onde você não quer ir, descobrir que a neve somente é branquinha nos filmes ou exatamente no momento em que ela está caindo, pois depois vira um lamaçal que gruda nas rodas dos carros, nos sapatos ou formam uma verdadeira pista de gelo onde você pode cair ou derrapar a todo momento.

Eu me lembro de um dia no qual eu tinha um compromisso e teria que dirigir. O vento era tão forte que o carro não me obedecia, a nevasca impedia minha direção “segura”. Lembro-me que quando voltei para casa, escrevi para uma amiga no Brasil e afirmei: “só saio de casa agora quando esse tempo horroroso melhorar”.

Acontece que o tempo só começa a dar uma melhorada por meio de março, assim de novembro até março é frio, neve, gelo e vento, muito vento, as temperaturas são mais congelantes do que a temperatura do freezer que você tem em sua casa.

Fiz toda essa introdução sobre o inverno para chegarmos na primavera. Essa é a estação que mais preparo e atenção recebe. Todos decoram as casas, os jardins começam a ter vida novamente, as pessoas conseguem caminhar nas ruas, as crianças brincam por todos os espaços, é realmente um evento, pois as temperaturas agora estão positivas, por volta dos 5 ou 6 graus, é uma alegria.

Você já viu em qualquer lugar os símbolos comuns atribuídos à Páscoa, entre eles o coelho e o ovo, eu nunca entendi direito a associação entre coelho e ovo. Agora, aqui ficou claro, o frio é tão intenso que até os coelhos ficam escondidos e refugiados em suas tocas, somente saindo delas na primavera. E os ovos? As galinhas, gansos, patos começam a botar mais ovos nessa estação também. Assim explica-se o por quê do coelho e dos ovos estarem associados à Páscoa, que coincide com a primavera no hemisfério norte.

Voltando à grama do vizinho, tudo bem que para nós a Páscoa é no início do outono, como os europeus fazem, fazemos nós também, afinal eles são mais educados, civilizados e tudo aquilo que imaginamos ser...

Agora, imaginem só, após viver uma experiência de inverno, esperava ansiosa pela primavera onde todos diziam ser magnífica, maravilhosa, encantadora, e realmente é, mas, como tudo, também tem o seu porém.

Aqui, na Eslováquia, o feriado de Páscoa vai da Sexta-feira Santa até a segunda-feira, ou seja, sexta, sábado, domingo e segunda-feira. Provavelmente você deve estar pensando, o motivo do feriado na segunda? O motivo mais importante do feriado na segunda-feira é a tradição de uma festa pagã que remonta à Idade Média. O tema da festa é a fertilidade, nada mais normal, sendo a primavera o retorno à vida em todas as suas manifestações. Acontece que, no decorrer dos séculos, a data foi se tornando uma festa dedicada à beleza feminina. Para manter a beleza por mais um ano, as mulheres devem ser tocadas (me contaram que na Idade Média eram açoitadas) com uma vara colorida com fitas, preparada especialmente para essa época. Juntamente a esse tratamento de beleza devem tomar um banho de água gelada. Lembra-se que eu comentei que a temperatura na primavera é por volta de 6 graus? O banho gelado pode ser implementado com uma água perfumada.

Esse período foi realmente uma época muito difícil para mim, sentia uma saudade incrível do meu país, da minha identidade como brasileira, da vida comunitária da Igreja, um sofrimento terrível se abateu sobre mim por não ter uma comunidade onde pudesse viver o Tríduo Pascal. Aqui temos uma única igreja onde a Missa é em inglês. Imaginem, depois de todo o frio ainda me vem com essa história de banho de água gelada e apanhar de vara com fitas coloridas e não ter os momentos próprios da vivência pascal? Só posso dizer que foi difícil.

Porém, o período de Páscoa nos ensina que Jesus sofreu por nós, morreu na Cruz e ressuscitou, e foi a Ressurreição de Cristo que se fez presente em minha vida naquele momento. Mais ou menos nessa época, fomos convidados por um colega de trabalho do meu marido a sermos padrinhos de um lindo menino, inteligente, adorável, e me lembrei da frase “um menino nos nasceu” (Is 9,6). Por meio do batizado, conhecemos melhor o padre responsável pela Paróquia São Ladislau, onde os estrangeiros participam da Missa no domingo, e eu fui pesquisar mais sobre a água e a vara enfeitada.

Resumindo uma longa história: na Idade Média, de cada quatro homens que iam para os campos de batalha, um morria; porém de cada quatro mulheres que davam a luz, somente uma sobrevivia, assim o banho com a água fria seria uma renovação do Batismo, uma purificação, proteção e bênção para esses momentos de renovação de toda a natureza. A vara enfeitada era uma memória viva de que devemos caminhar na Palavra do Senhor que traz a beleza eterna, a vida eterna. Claro que, com o decorrer dos anos, esses conhecimentos foram ficando esquecidos e as brincadeiras com água gelada e fitas coloridas se fazem presentes sem o motivo que os originou.

A grama do vizinho nem sempre é mais verde, assim como a nossa grama nem sempre é tão feia, mas, para mim, ficou claro que o período quaresmal sempre me coloca à prova. Necessito de todo o amor que Jesus o Cristo nos dedica, porque sempre alguma coisa se transforma em minha vida e nem sempre consigo entender o que está acontecendo. Assim como a vara enfeitada, eu necessito me dedicar intensivamente à oração e à meditação para conseguir ver beleza onde, em um primeiro olhar, via sofrimento.

Mas, neste ano de 2020, não teve nada disso. As restrições em relação à pandemia foram duras, ninguém pode viajar para aproveitar o feriado. No ano que vem, a beleza volta. Vamos rezar por isso!

Baixe as revistas da Milícia da Imaculada e veja como é fácil tê-las aí na sua casa: Seja mílite!

O que quer dizer a grama do vizinho é sempre mais verde?

Existe um ditado bastante popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa. O casamento, a situação financeira, a inteligência, a relação com a família, a popularidade, carreira, às vezes, tudo dos outros parece ser melhor.

Porque a vida do outro parece melhor?

A vida do outro sempre vai parecer melhor do que a própria quando você se limita a enxergá-la de um ponto de vista. Ver o outro de apenas um ângulo o impede de identificar os pontos negativos e os defeitos que toda pessoa e situação carregam.