O que são as colônias de povoamento e as colônias de exploração?

Autores

  • Leonardo Monasterio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA Programa de Mestrado e Doutorado em Economia- UCB http://orcid.org/0000-0001-6692-3236
  • Philipp Ehrl

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.71287

Palavras-chave:

Colonização, Colônia de povoamento, Colônia de exploração

Resumo

Este trabalho apresenta a evolução da tese de que o tipo de colonização inicial determina, ou condiciona, o futuro das sociedades. Smith (1776) já apresentava essa proposição e uma tipologia das colônias. Contudo, foram os autores alemães Heeren (1817) e Roscher (1856) os responsáveis pelo desenvolvimento da tese. Esses historiadores influenciaram o economista Leroy-Beaulieu (1902). E foi a partir desse economista francês que Caio Prado Júnior se baseou para aplicar a tese “colônia de povoamento versus colônia de exploração” ao caso brasileiro. Já nos Estados Unidos, a ideia ressurge nas obras de North (1955, 1959) e de Baldwin (1956). Mais recentemente, os historiadores econômicos Engerman e Sokoloff (1997) aprofundaram a questão, sem fazer referência aos autores europeus. Finalmente, Acemoglu, Johnson e Robinson (2001, 2002) levaram a tese para um público acadêmico mais amplo e apresentaram evidências econométricas. O trabalho conclui que o sucesso acadêmico da tese em questão decorre de sua flexibilidade. Os analistas favoráveis à economia de mercado podem atribuir o desenvolvimento econômico à qualidade institucional associada às colônias de povoamento. Já os mais críticos enfatizam o caráter espoliador das colônias de exploração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

O que são as colônias de povoamento e as colônias de exploração?

Como Citar

Monasterio, L., & Ehrl, P. (2019). COLÔNIAS DE POVOAMENTO VERSUS COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO: DE HEEREN A ACEMOGLU. Análise Econômica, 37(72). https://doi.org/10.22456/2176-5456.71287

Licença

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

A Colônia de Povoamento desenvolveu os países onde ocorreu, como os Estados Unidos. Diferente da Exploração, aplicada em quase todo o Brasil.

O que são as colônias de povoamento e as colônias de exploração?

A Colônia de Povoamento é um dos dois tipos de colonização, ao lado da colônia de exploração.

Vigorou na história da conquista da América do Norte, da Nova Zelândia, Austrália, etc. Na América do Norte foi utilizada pelos ingleses na colonização dos Estados Unidos e Canadá.

A Colônia de Povoamento, além de povoar o território, desenvolvia a terra para suprir as necessidades de seus moradores.

Esse sistema gerava uma autonomia comercial e emancipação do sistema econômico do país.

A Colônia de Povoamento no Brasil

Esse sistema de colonização foi aplicado em parte do Brasil após a Colônia de Exploração, que não favorecia o desenvolvimento da economia interna.

Após a implantação da Colônia de Povoamento, desenvolveu-se o mercado interno, pois antes o lucro ia só para Portugal.

O grande sucesso desse sistema foi em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, quando os imigrantes fizeram a região prosperar.

O que são as colônias de povoamento e as colônias de exploração?

A Colônia de Exploração não favorecia a região

A Colônia de Exploração beneficiava apenas Portugal, que obtinha lucro da exploração dos recursos da região conquistada.

Nesse sistema, o mercado interno ficava muito enfraquecido. O lucro de tudo era mandado para Lisboa, com o intuito de suprir as necessidades do mercado europeu.

A forma de colonização interfere no futuro das nações

As Colônias de Povoamento eram terras usadas para moradia e subsistências dos colonizadores. Esses locais foram descobertas e desenvolvidas com o povoamento e o aprimoramento de suas estruturas básicas.

O modelo de colonização foi aplicado no Norte e Centro das 13 Colônias Britânicas e em outros países como Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

Os Estados Unidos foram uma Colônia de Povoamento, uma vez que receberam refugiados de guerra que lá trabalharam e geraram frutos.

O que são as colônias de povoamento e as colônias de exploração?

O Brasil foi Colônia de Exploração, já que a intenção portuguesa era só enriquecer com nossos recursos naturais e retornar à metrópole.

Os resultados dos dois sistemas de colonização são facilmente notados.

Enquanto os Estados Unidos se desenvolveram e agora são uma potência mundial, o Brasil é uma nação em desenvolvimento.

Você gostou de ler sobre a Colônia de Povoamento? Não deixe então de ler sobre como o ciclo do açúcar financiou a colonização brasileira.

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Estudo Prático, Click Escolar, Colégio Web, Cola da Web.

O que é uma colônia de exploração?

Colônia de exploração é um termo usado para denominar uma das formas de colonização que foi empregada pelos europeus a partir da conquista de territórios a partir do século XVI. Essa forma de colonização é caracterizada pela extração dos bens e recursos naturais disponíveis na colônia em benefício da metrópole.

O que é colônia de exploração Brainly?

As chamadas colonias de exploração são localidades ( terras) , as quais uma metrópole chega com a finalidade de colonizar e explorar algo de valor existente na colonia, o objetivo de colonizar é justamente explorar recursos, conseguir trabalho escravo e conquistar as grandes propriedades.

O que eram as colônias de povoamento e exploração?

A colônia de povoamento fazia parte do Sistema Colonial tradicional, assim como a colônia de exploração. A grande diferença entre essas duas formas de colonização é que a primeira ajudou a desenvolver a colônia, enquanto na segunda todos os bens e recursos eram destinados à metrópole.

Quais são as colônias de povoamento?

Esse colonialismo moderno resultou na conquista do Novo Mundo e na formação das primeiras colônias de povoamento europeu, que estão na origem dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, bem como da América do Sul, África do Sul e Namíbia (correspondentes à antiga Colônia do Cabo).