O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

A população, um nível de organização em biologia, é conceituada como sendo o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, habitando uma mesma área geográfica. Conforme as particularidades de cada espécie (aspectos nutricionais, reprodutivos), associadas aos fatores ecológicos do ambiente em um determinado intervalo de tempo, é possível acompanhar as variações dinâmicas (aumento ou diminuição) do contingente das populações.

Evolutivamente elas surgem, crescem e tendem a se estabilizar, permanecendo em equilíbrio no ecossistema (em sua biocenose). Contudo, também sujeitas a um gradativo ou severo declínio quanto à quantidade de espécimes, podem ter existência comprometida por uma iminente ameaça de extinção, decorrentes a pressões naturais ou interferência humana.

Dessa forma, critérios como a taxa de crescimento − Número absoluto ou relativo de indivíduos por unidade de tempo − e a densidade populacional − Número de indivíduos de uma espécie por unidade de área ou volume − e seus fatores reguladores (taxa de natalidade, mortalidade, imigração e emigração), são utilizados como indicativos da dinâmica populacional.

Taxa de natalidade → número de nascidos vivos por unidade de área e tempo;
Taxa de mortalidade → número de óbitos por unidade de área e tempo;
Taxa de imigração → número de indivíduos advindos de outras áreas, passando a ser integrantes de uma população pré-determinada;
Taxa de emigração → número de indivíduos que deixam uma população.

Mantida as eventualidades entre esses fatores é possível a seguinte análise: tanto a natalidade quanto a imigração são índices diretamente proporcionais à densidade, induzindo o seu aumento, enquanto a mortalidade e a emigração são índices inversamente proporcionais à densidade, provocando sua diminuição.

Portanto, uma população, de forma geral, se caracteriza pelo:

Crescimento – quando a soma da natalidade e imigração supera a mortalidade e a emigração;
Declínio (processo inverso ao crescimento) – quando o somatório da mortalidade e da emigração é maior que a natalidade e imigração.
Equilíbrio – quando a diferença entre a soma natalidade e imigração / mortalidade e emigração, for nula (forem iguais).

Normalmente, a velocidade de crescimento é afetada pela densidade da população. A partir de certo ponto, quanto maior a densidade, menor a velocidade de crescimento, atingindo a capacidade de sustentação ou suporte do meio, também definida como carga biótica máxima.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis.

Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.

O tamanho de uma população pode ser avaliado pela sua densidade

A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.

Curvas de crescimento

A curva S é a de crescimento populacional padrão, a esperada para a maioria das populações existentes na natureza. Ela é caracterizada por uma fase inicial de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. A seguir, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento. Pequenas oscilações em torno de um valor numérico máximo acontecem, e a população, então permanece em estado de equilíbrio.

Observe o gráfico abaixo para ententer melhor:

O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

Fase A: crescimento lento, fase de adaptação da população ao ambiente, também chamada de fase lag.
Fase B: crescimento acelerado ou exponencial, também chamada de fase log.
Fase C: a população está sujeita aos limites impostos pelo ambiente, a resistência ambiental é maior sobre a população.
Fase D: estabilização do tamanho populacional, onde ocorre oscilações do tamanho populacional em torno de uma média.
Fase E: é a curva teórica de crescimento populacional sem a interferência dos fatores de resistência ambiental.

A curva J é típica de populações de algas, por exemplo, na qual há um crescimento explosivo, geométrico, em função do aumento das disponibilidades de nutrientes do meio. Esse crescimento explosivo é seguido de queda brusca do número de indivíduos, pois, em decorrência do esgotamento dos recursos do meio, a taxa de mortalidade é alta, podendo, inclusive, acarretar a extinção da população do local.

O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

Fatores que regulam o crescimento populacional

A fase geométrica do crescimento tende a ser ilimitada em função do potencial biótico da espécie, ou seja, da capacidade que possuem os indivíduos de se reproduzir e gerar descendentes em quantidade ilimitada.
Há porém, barreiras naturais a esse crescimento sem fim.

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

O tamanho populacional acaba atingindo um valor numérico máximo permitido pelo ambiente, a chamada capacidade limite, também denominada capacidade de carga.

O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

A curva (a) representa o potencial biótico da espécie; a curva (b) representa o crescimento populacional padrão; (c) é a capacidade limite do meio. A área entre (a) e (b) representa a resistência ambiental.

O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

O que são fatores reguladores de tamanho populacional Cite exemplos?

Como referenciar: "Dinâmica das populações" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 05/12/2022 às 02:32. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia16.php

Quais são os fatores reguladores do tamanho de uma população?

Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade.

Quais os fatores que regulam o crescimento populacional?

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Quais são as 4 taxas que regulam o tamanho de uma população?

4.1. Tamanho Populacional. As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).