O que são quais são e qual a importância das zonas térmicas da terra?

Geografia

Sabemos que na Terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.

Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?

Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos polos é baixa.

Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.

São cinco as zonas climáticas da terra

O que são quais são e qual a importância das zonas térmicas da terra?
  • Zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra.
  • Zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidamente das outras.
  • Zona temperada do sul: entre o trópico de capricórnio e o circulo polar antártico.
  • Zona polar do sul: abrange  as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.
  • Zona polar do norte: abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.

As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos .por causa disso são muito frias. por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de grandes geleiras.

A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical, daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas.

É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra.

Veja também:

  • Tipos de clima
  • Elementos do clima
  • Climas do Brasil
  • Fatores que influenciam o clima
  • Pressão Atmosférica e massas de ar
  • Diferença entre tempo e clima

Assuntos relacionados:

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Ouça este artigo:

O planeta Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Por isso, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade, em todos os pontos do nosso planeta. Esse é um dos fatores mais significativos na determinação da localização dos diferentes tipos de climas e da distribuição da temperatura sobre o globo.

Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical. A distância entre esses paralelos é medida em graus, que partem do Equador, em direção aos pólos.

O Equador é o paralelo 0º e vai aumentando à medida que se distancia em direção aos polos até atingir 90º, para norte ou para sul. Há também outros paralelos que devemos conhecer, pois são essenciais para entender as zonas climáticas ou zonas térmicas terrestres. São eles:

Linhas imaginárias

  • Círculo Polar Ártico – 66° N (está localizado no paralelo 66° de latitude norte)
  • Trópico de Câncer – 23° N (está localizado no paralelo 23° de latitude norte)
  • Trópico de Capricórnio – 23° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
  • Círculo Polar Antártico – 66° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)

Latitude: é um dos fatores climáticos, que exercem influência sobre o clima. É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Varia de 0 a 90 graus, para norte ou para sul.

O que são quais são e qual a importância das zonas térmicas da terra?

As linhas imaginárias - principais latitudes. Ilustração: Sakurra / Shutterstock.com

Zonas climáticas

Zona polar ou glacial (sul e norte)

Região que está localizada do Círculo Polar Ártico até o ponto 90º no polo Norte e do Círculo Polar Antártico até o paralelo/ponto 90º Sul. Nas zonas polares, os raios solares incidem de forma muito inclinada e com baixa intensidade. A radiação solar atinge a superfície sempre próxima do horizonte: pouco acima ou abaixo desta linha. São as regiões menos aquecidas e apresentam as mais baixas temperaturas do planeta. Predomina o Clima Polar.

Na zona polar, em função do eixo de inclinação da Terra há uma grande variação na distribuição dos períodos de duração do dia claro e da noite. Há períodos longos de noite e de dia, que ocorrem respectivamente nas estações do verão e ao inverno.

Sol da Meia-noite e Noite Polar - nas zonas glaciais ou polares ocorrem dois fenômenos interessantes: o Sol da Meia-noite no verão e a Noite Polar ou Noite Eterna no inverno. No extremo verão, o sol pode ficar meses sem se por, apenas percorrendo o horizonte: é o Sol da Meia Noite. Já no extremo inverno o sol não atinge a linha do horizonte e por vários dias o sol não nasce, acontecendo assim a Noite Polar.

Zona temperada (sul e norte)

Localizadas entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no hemisfério Norte e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no hemisfério sul, portanto em latitudes médias. Recebem a incidência dos raios solares de forma mais direta no verão e mais inclinada no inverno. Essa particularidade provoca quatro estações do ano bem definidas, cada qual com suas especifidades. Enquanto é inverno no norte, é verão no sul. São típicos dessa faixa os climas: Frio, Temperado, Subtropical e Mediterrâneo.

Zona intertropical

Está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os raios solares atingem esta região de forma quase perpendicular à superfície, com grande intensidade. Apenas dentro desta faixa é que o sol se posiciona a pino algumas vezes no ano. A incidência dos raios solares é direta, praticamente todo o ano. Em razão desta característica, essa faixa possui as temperaturas mais elevadas do globo terrestre. Os climas típicos dessa faixa são o Equatorial, Tropical, Monçônico, Semi-árido e Desértico.

Fontes:

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA Glauber Lopes Mariano Faculdade de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas - https://wp.ufpel.edu.br/glaubermariano/files/2013/10/Unidade-I-Introdução_elementos_e_fatores.pdf

Conceitos básicos sobre clima e tempo http://w3.ufsm.br/labgeotec/images/pdf/tpico1.pdf

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia dos Trópicos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1991.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/zonas-climaticas-da-terra/

Qual a importância das zonas térmicas da terra?

Através dessas zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas da Terra e até mesmo como se deu a ocupação humana no planeta. A distribuição desigual de luz solar na superfície terrestre afeta a temperatura das regiões e a formação das paisagens.

Quais são as zonas térmicas da terra?

Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).

O que são zonas térmicas defina cada uma?

As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.

O que são e quais são as zonas climáticas da Terra?

Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita).