O que significa menstruar duas vezes no mes

Apesar de ser um fator comum entre pessoas que possuem útero, a menstruaçãoainda pode ser tabu e motivo de muitas dúvidas - principalmente entre as mulheres. Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o ciclo acontecer duas vezes no mês - que pode acender um alerta.

A menstruação é a descamação da parte interna do útero, como forma do corpo de informar que, naquele mês, não houve fecundação do óvulo. Geralmente, o ciclo menstrual vem a cada 21 à 35 dias, e dura entre dois e sete dias.

  • SEXO E DOR: é normal sangrar depois da relação? Qual pode ser a causa?
  • MENSTRUAÇÃO ATRASADA: o que pode atrasar? É normal até quantos dias?
  • DOENÇA MULHER: quais são os sintomas de câncer de ovário? Saiba como identificar

A duração, obviamente, varia de pessoa para pessoa. É necessário, portanto, conhecer e monitorar como seu útero funciona neste período.

É normal menstruar duas vezes no mês?

Podendo ser considerada uma disfunção, a menstruação duas vezes ao mês possui várias causas.

Polimenorréia

Apesar do comum ser um ciclo de 2 a 6 dias com um intervalo de 21 a 35 dias, existem pessoas com útero que possuem um ciclo ainda mais curto, durando menos que 21 dias entre uma menstruação e outra.

Essa condição é chamada de Polimenorréia, onde acontece um encurtamento da fase folicular do ciclo - o que acaba por gerar duas menstruações ao mês.

Problema hormonal

Além disso, alterações hormonais no corpo podem causar uma menstruação a mais no mês. A progesterona e o estrogênio, por exemplo, são dois hormônios que podem desencadear esse distúrbio.

  • SEXO E RELACIONAMENTO: é normal sentir cólica durante a relação sexual? 
  • Conjuntivite gonocócica: entenda o que é a IST ligada à gonorreia que pode afetar bebês
  • Grávidas podem fazer tatuagem? Entenda os riscos da prática durante gravidez

Gravidez

Não se pode ignorar também a possibilidade de uma gestação. Isso porque o fato de seu útero estar sangrando não significa necessariamente que é uma menstruação.

Após a fecundação e a colocação do embrião no útero, é normal que haja um pequeno sangramento. O recomendado, neste caso, é a realizar um teste de gravidez.

Lembrando que o diagnóstico exato sobre o que está acontecendo com o seu corpo só pode ser feito com um ginecologista.

Toda mulher aguarda a visitinha mensal da menstruação e quando ela não vem ficamos em dúvida sobre o que está acontecendo, não é mesmo? Gravidez, descontrole hormonal ou algum problema de saúde? Mas e quando ela vem e mais de uma vez? É normal menstruar 2 vezes ou mais no mês?

Um ciclo menstrual costuma durar, em média, 28 dias, começando no primeiro dia da menstruação e indo até 1 dia antes da próxima. Por essa contagem, é natural a mulher menstruar uma única vez no mês. Mas existem mulheres que possuem ciclos menstruais mais curto e podem receber a visitinha mensal em dose dupla. Por exemplo, se possui um ciclo de 26 dias, irá menstruar no começo e no final do mês.

O aparelho reprodutor da mulher trabalha através de ciclos todos os meses para conseguir produzir óvulos, elimina-los e preparar o corpo para engravidar. Caso não ocorra a fecundação, em média, 14 dias após a ovulação, a menstruação acontece. Portanto, para quem tem um ciclo curtinho é normal sim menstruar mais vezes no mês, desde que o tempo de duração também seja regulado.

Agora, se o seu ciclo é normal, de 28 dias para mais, e sua menstruação está desregulada e descendo mais vezes que o habitual, pode estar acontecendo por outros fatores como:

  • Uso de pílula anticoncepcional – no começo do uso de pílulas anticoncepcionais é comum ocorrerem escapes menstruais até o corpo se habituar aos hormônios. Agora, se já toma há alguns meses e mesmo assim está acontecendo isso, pode ser que a dosagem do tipo de pílula não esteja adequada ao seu organismo ou, ainda, que tenha se esquecido de tomar por alguns dias.
  • Nível de progesterona baixo – o ciclo menstrual está totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Quando seus níveis abaixam, o corpo entende que é hora de menstruar, por isso quando a progesterona está desregulada, o ciclo pode ficar bagunçado também, já que o sistema reprodutivo não recebe o aviso de quando deve eliminar a menstruação.
  • Miomas – Os miomas são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero, alterando a forma uterina com passar do tempo e seu crescimento. Mulheres que possuem miomas podem ter como sintoma menstruação irregular e sangramentos fora de hora. 

IMPORTANTE: mulheres que usam anticoncepcional injetável podem ter escapes ao longo do ciclo, mas deve-se contar a data programada do dia da menstruação. O uso não pode ser interrompido e nem sua data reprogramada.

Problemas como estresse, ovários policísticos ou cistos no ovário, uso de alguns medicamentos e recuperação pós laqueadura também podem levar a mulher a menstruar 2 vezes ou mais no mês. Cada caso deve ser avaliado individualmente e todas as hipóteses estudadas pelo seu médico de forma a encontrar o tratamento ideal.

Como Regularizar a Menstruação para 1 Única Vez por Mês?

Primeiramente, é essencial procurar um ginecologista para se informar sobre a situação. Caso a menstruação recorrente no mês seja resultado de algum medicamento, pode ser estudado uma substituição ou suspensão do remédio. Agora, se for sintoma de alguma doença, o correto diagnóstico é essencial para se encontrar o devido tratamento e, assim, regularizar o ciclo menstrual o quanto antes.

Normalmente, para ciclos desregulados, o ginecologista pode receitar o uso de pílulas anticoncepcionais para equilibrar os níveis hormonais.

Existe também uma maneira natural de regularizar o ciclo, que é através do consumo de inhame. Para mulheres que não gostam do sabor de inhame ou que não conseguem fazer o consumo em todas as refeições, existe a opção das cápsulas de inhame, bem práticas para o dia a dia. Você encontra as Cápsulas de Inhame aqui.

Resumindo: se você tem um ciclo normal de 28 dias ou mais e sempre menstruou 1 vez ao mês e agora está tendo visitinhas inesperadas de 2 ou mais vezes no mesmo mês, procure por seu ginecologista. Através de exames detalhados será possível investigar e encontrar a causa, assim como a melhor forma de tratamento para regularizar seu ciclo novamente. Agora, se você tem ciclo curto e menstrua no começo e no final do mês, fique tranquila pois não tem problema algum de saúde.

Dica Importante: você consegue calcular a duração do seu ciclo na calculadora do período fértil e ovulação.

Veja Também: Como Funciona o Ciclo Menstrual?

Foto: geralt

Por Patricia Amorim Hoje mãe de 2 crianças e 1 adolescente, relato minhas experiências e historias de como engravidei e como é a minha rotina, os problemas que tive e outros que outras meninas possam vir a ter em uma gravidez ou mesmo se estão tentando engravidar, você pode encontrar aqui! Posts sobre assuntos diversos, todos relacionados com o universo que tanto amo, a maternidade. Quero dividir todas as dificuldades e também alegrias, lágrimas e sorrisos que ganhei e distribui durante essa jornada tão gratificante que é ser MÃE! para Famivita

É normal menstruar duas vezes em um mês?

Em geral, um ciclo médio deve ser a cada 21 à 35 dias e durar aproximadamente de dois à sete dias. "A duração entre os ciclos pode variar, naturalmente, entre 24 a 36 dias. Sendo assim, mulheres que possuem ciclos mais curtos podem menstruar duas vezes no mês e isso é normal para ela.

Quando desce duas vezes no mês posso estar grávida?

Menstruei duas vezes no mesmo mês, posso estar grávida? Menstruar duas vezes no mês não indica gravidez. A menstruação só acontece quando não há fecundação, e a mulher só fica grávida quando um óvulo é fecundado.

Qual é a cor da menstruação de uma gravidez?

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.