O que substituiu o modo de produção artesanal na Revolução Industrial?

by: admin

29 November، 2022 4:50 pm

a revolução industrial promoveu importantes mudanças no sistema de produção. no caso da primeira revolução industrial o modo de produção artesanal foi substituído pelo?

  • A Revolução Industrial promoveu importantes mudanças no sistema ... Resposta O modo de produção artesanal foi substituido pelas fabricas com divisão de trabalho entre os trabalhadores.
  • a revolução industrial promoveu importantes mudanças no ... - Brainly no caso da primeira revolução industrial o modode produção artesanal foi substituido pelo a) desenvolvimento de esteiras automatizadas para ...
  • Lista de Exercícios sobre Primeira Revolução Industrial - Brasil Escola A Revolução Industrial promoveu importantes mudanças no sistema de produção. No caso da Primeira Revolução Industrial o modo de produção artesanal foi ...
  • Revolução industrial causas fases consequências resumo Revolução Industrial as ciências humanas compreendem como o período de grande desenvolvimento tecnológico que foi iniciado na Inglaterra a partir da segunda ...
  • Revolução Industrial o que foi fases consequências - Brasil Escola O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial assim como no estilo de vida da humanidade uma vez que acelerou a produção de ...
  • 15 Questões sobre Revolução Industrial com Gabarito (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII é correto afirmar que ela a) foi adotada não somente para promover maior ...
  • Revolução Industrial do artesanato à maquinofatura – História Enem Nesta aula de História para o Enem você vai aprender como a Revolução Industrial substituiu antigos sistemas de produção pela maquinofatura!
  • Revolução Industrial entenda o que foi e suas etapas - Politize! A ascensão das indústrias modificou a economia da época trazendo inovações na área de produção e comercialização de bens. Além disso a ...
  • Exercícios sobre a Revolução Industrial - Questões - InfoEscola No entanto foi a produção de tecidos de algodão que melhor expressou os aspectos revolucionários da produção fabril. III. As mudanças promovidas pela Primeira ...
  • Questões de Concurso sobre Revolução Industrial de 2022 A Revolução Industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico que ... quando foi substituído pela ______ sistema de produção comum na ______.

Tópicos deste artigo

  • 1 - O que foi a Revolução Industrial?
  • 2 - Por que a Inglaterra foi a pioneira no desenvolvimento industrial?

O que foi a Revolução Industrial?

A Revolução Industrial foi considerada pelos historiadores como um período de grande avanço tecnológico, que ocorreu na segunda metade do século XVIII e que permitiu o desenvolvimento da indústria moderna. Esse desenvolvimento ocasionou severas transformações no processo produtivo (a maquinofatura substituiu a manufatura) e nas relações de trabalho, alteradas com a proletarização do trabalhador.

O processo de Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra. De sua primeira fase, destaca-se o uso da máquina a vapor, construída inicialmente por Thomas Newcomen em 1698 e aperfeiçoada por James Watt em 1765. Watt conseguiu fazer com que o desperdício de energia da máquina fosse reduzido, e isso melhorou o desempenho do maquinário.

Além disso, nesse período, houve o desenvolvimento de máquinas voltadas para as indústrias têxteis. O grande destaque foi a water frame, criada por Richard Arkwright, máquina que tecia fios de algodão utilizando-se da força motriz da água. Essa criação de Arkwright permitiu que fossem produzidos tecidos em uma velocidade muito superior em comparação com a manufatura.

Por fim, o desenvolvimento da máquina a vapor possibilitou o crescimento das ferrovias, que foram construídas em enorme velocidade pela Inglaterra, a partir das décadas de 1830 e 1840. Além de encurtarem as distâncias, as ferrovias também permitiram que as mercadorias fossem transportadas em maior quantidade e maior velocidade.

A Revolução Industrial gerou ainda transformações profundas na produção de mercadorias com a substituição do modo de produção manufatureiro pelo da maquinofatura. Antes da industrialização, a produção de vestuário, por exemplo, era realizada em oficinas de artesãos conhecidas como manufaturas. Essas oficinas agrupavam trabalhadores especializados que conheciam todo o processo de produção e que o realizavam manualmente.

Esse processo, no entanto, era lento, pois estava sujeito às limitações do trabalho humano e também demandava uma melhor remuneração, uma vez que o trabalhador deveria ser especializado nessa atividade. Com o desenvolvimento das máquinas, o grosso da produção passou a ser realizado por elas, ou seja, não se fez mais necessário o trabalhador especializado, pois a máquina poderia ser manejada por uma mão de obra menos qualificada.

Isso gerou um aumento na produção, pois as máquinas produziam muito mais, e a grande disponibilidade de mão de obra – uma vez que qualquer um poderia realizar esse trabalho – resultou na desvalorização do trabalhador (o resultado prático disso foi a diminuição salarial). O historiador Hobsbawm exemplifica isso ao afirmar que o salário médio de um tecelão na cidade de Bolton, em 1795, era 33 xelins e, entre 1829 e 1834, esse salário foi reduzido para aproximadamente 5 e 6 xelins|1|.

Além disso, esse trabalhador foi obrigado a aceitar uma jornada de trabalho extenuante que, em muitos casos, estendia-se por 16 horas por dia, com uma pausa de 30 minutos para o almoço. Não havia nenhum tipo de segurança no trabalho e, por isso, os acidentes eram comuns. Os trabalhadores que se acidentavam não recebiam pagamento dos patrões durante o tempo em que estivessem afastados.

Essa precarização – ou proletarização – contribuiu para o fortalecimento das organizações de trabalhadores, conhecidas no inglês como trade union. A precariedade do trabalho fez com que os trabalhadores, ao longo do século XIX, exigissem melhores condições de trabalho, como jornada reduzida e melhores salários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os dois grandes movimentos trabalhistas existentes na Inglaterra durante o século XIX foram o ludista e o cartista. Os ludistas atuaram no período de 1811-1816, e sua ação consistia em invadir fábricas para destruir o maquinário industrial. Os trabalhadores desse movimento afirmavam que as máquinas estavam roubando o emprego dos homens e, por isso, deveriam ser destruídas. Como seus integrantes foram intensamente perseguidos pelas autoridades britânicas, o movimento dos ludistas acabou enfraquecendo-se.

Além de melhores condições para os trabalhadores, o movimento cartista, surgido na década de 1830, exigia direitos políticos, até então negados ao proletário. Os cartistas reivindicavam, por exemplo, o direito ao sufrágio universal masculino, ou seja, que todos os homens a partir de certa idade tivessem direito ao voto. Eles também demandavam representação para sua classe no parlamento inglês.

A pressão dos movimentos trabalhistas, principalmente a partir da greve, possibilitou que os trabalhadores tivessem acesso a melhorias, como a limitação da carga de trabalho a 10 horas por dia. Eric Hobsbawm aponta, no entanto, que o fortalecimento dos movimentos trabalhistas não foi apenas uma reação natural dos trabalhadores contra a exploração, pois esses movimentos já existiam na Inglaterra desde antes da Revolução Industrial e ganharam impulso com a inspiração dada pela mobilização popular da Revolução Francesa|2|.

Por que a Inglaterra foi a pioneira no desenvolvimento industrial?

A Revolução Industrial, isto é, o boom de desenvolvimento tecnológico e o surgimento da indústria moderna, aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra, e depois espalhou-se por outras partes do mundo, por causa, em parte, do acaso (riqueza em carvão mineral) e dos eventos políticos que criaram as suas condições ideais (estabelecimento da burguesia inglesa).

O primeiro fator levantado pelos historiadores para explicar o pioneirismo da Inglaterra na industrialização foi o estabelecimento da burguesia, ocorrido nesse país no final do século XVII. Em 1688, aconteceu a Revolução Gloriosa que marcou o fim definitivo do absolutismo monárquico na Inglaterra. Com isso, os poderes do rei foram limitados, e o parlamento – composto em grande parte por burgueses – fortaleceu-se, o que possibilitou que medidas em benefício dessa burguesia pudessem ser tomadas.

O segundo fator foram os cercamentos que se tornaram muito comuns na Inglaterra a partir do século XVI. Eles resultaram na expulsão dos camponeses das terras comuns – locais nos quais viviam da produção de subsistência – para transformá-las em pasto para a criação de ovelhas. Essa expulsão dos trabalhadores criou uma grande disponibilidade de mão de obra barata para as indústrias dos burgueses.

Além disso, o desenvolvimento tecnológico somente foi possível graças à existência de uma intensa troca de ideias que existia na Inglaterra. Esse forte intelectualismo criou o clima para que houvesse inovações – a grande consequência disso foi a invenção das máquinas. Os historiadores também apontam que a existência de capital acumulado permitiu aos burgueses investirem no desenvolvimento dessas máquinas e na construção das indústrias.

Por fim, o desenvolvimento industrial deveu-se também à existência de carvão mineral em grande quantidade na Inglaterra. As reservas de carvão eram extremamente importantes, uma vez que a grande invenção da época – a máquina a vapor – funcionava utilizando essa matéria-prima como combustível.

|1| HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014, p. 79.
|2| Idem, p. 326-327.

Por Daniel Neves
Graduado em História

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

O que mudou do trabalho artesanal para o industrial?

Teve como ponto marcante a mudança no processo de produção. Antes, prevalecia o trabalho artesanal, desenvolvido por operários em suas casas e, após algum tempo, passou para o trabalho assalariado e com o uso das máquinas realizado nas fábricas.

O que permitiu a substituição da produção artesanal para produção industrial?

O desenvolvimento da máquina a vapor é considerado como o ponto de partida da Revolução Industrial. Causou profundas transformações no modo de produção e também nas relações entre patrão e trabalhador.

Como se deu a transição do processo de trabalho artesanal para o industrial?

A manufatura surge no mesmo período, quando estes empresários começam a agrupar os artesãos em grandes galpões para controlar melhor a produção. Neste sistema a produção era dividida em diferentes etapas, cada qual realizada por um trabalhador, contando com o auxílio de ferramentas e algumas máquinas simples.