O que você entende por empresa transnacional explique por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente?

Com certeza você já parou para pensar na globalização e com isso chegou a se questionar o que determina o sucesso que algumas marcas possuem em diversos países. Essas organizações bem-sucedidas muitas vezes são conhecidas como empresas transnacionais.

Esse conceito é novo e tem cada vez mais substituindo o termo multinacional. Isso acontece porque essas instituições deixam de atuar apenas com o mercado interno, mas não apenas com foco na venda.

Elas também passam a criar filiais em outros países, em busca de otimizar custos de produção, matéria prima e estar mais perto do seu mercado consumidor. Com isso, a produção e a distribuição passam a transitar por diversos locais.

Quer entender mais sobre as empresas transnacionais? Não deixe de conferir esse conteúdo até o final!

  • O que são empresas transnacionais?
  • Diferença de empresas transnacionais para multinacionais;
  • Exemplos de empresas transnacionais;
  • Como internacionalizar uma empresa?

Empresas transnacionais são empresas que expandem sua atuação para diversos países, atuando neles simultaneamente por meio de filiais,  ao invés de somente seu país de origem.

Visto isso, você já parou para pensar nas estratégias de expansão da Coca-Cola e da Apple quando ainda era uma startup? Para alcançarem os patamares que ambas as marcas ocupam atualmente, elas passaram por processos de crescimento parecidos.

Em termos gerais, as duas empresas alcançaram um público muito fiel em seus países de origem. Pela qualidade do produto, pela experiência proporcionada e até mesmo pelas marcas consolidadas ao longo do tempo.

Pensando nisso, em algum momento, o modelo de negócio e o ritmo de crescimento era tão grande que o mercado interno já não bastava.

Com isso, passou a ser estratégico expandir as fronteiras de atuação para outros países. Dessa maneira, a Coca-Cola e a Apple acabaram se tornando empresas transnacionais.

Diferença de empresas transnacionais para multinacionais

A globalização é um dos principais fatores que fazem com que uma empresa deixe seu país de origem e passe também a alçar novos mercados em diferentes localidades. No entanto, isso faz com que os conceitos de empresa transnacional e multinacional se confundam.

Na prática, isso é normal de acontecer, pois muitas vezes os dois tipos podem ser encontrados em uma mesma instituição. No entanto, há diferenças na origem e na literatura que discorre sobre esses conceitos.

Para alguns estudiosos, as empresas transnacionais possuem interesses próprios em cada um de seus locais de atuação, enquanto as multinacionais buscam sempre seguir os princípios da matriz.

Com isso, pode-se considerar que as empresas transnacionais se adequam mais aos países de atuação, podendo ter diferentes culturas organizacionais em cada um deles. Já as multinacionais possuem mais foco em uma única diretriz.

Visto tudo isso, você sabe como é possível realizar um diagnóstico empresarial? Aprenda conosco!

Quer saber o que você pode melhorar em cada área da sua organização? Temos a solução perfeita!

Com a nossa planilha de Diagnóstico Empresarial você será capaz de ver quais setores precisam mais evoluir, e assim realizar intervenções de melhoria nos mesmos.

Contando com uma estrutura prática, que contêm perguntas e cenários para o diagnóstico de cada área, a possibilidade de maior evolução de sua empresa nunca esteve tão perto!

Clique agora mesmo no botão abaixo e faça o download do material.

O que você entende por empresa transnacional explique por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente?

Exemplos de empresas transnacionais 

Claro que ao pensar em empresas transnacionais, logo vem à mente nomes famosos que tem como países de origem locais como Estados Unidos e Europa. Afinal, com certeza marcas como Coca-Cola, Apple, Puma, Nike e Mc Donald 's são exemplos óbvios de sucesso global.

No entanto, com o passar do tempo, países emergentes também vem lançando suas empresas para o mundo e fazendo com que elas se tornem transnacionais. O Brasil, por exemplo, conta com nomes como:

  • Petrobras: empresa de economia mista que produz combustíveis;
  • Vale: instituição referência em mineração de ferro e de níquel;
  • Embraer: organização referencial mundial na fabricação e desenvolvimento de avões;
  • Tigre: empresa com alto padrão de qualidade na produção de fabricação e manufatura de plásticos para os materiais de construção;
  • Gerdau: organização entre as líderes mundiais em produção de aço. 

Agora que você sabe que é possível que até países emergentes desenvolvam empresas transnacionais, entenda quais são as formas que elas possuem de internacionalizar!

Como internacionalizar uma empresa? 

Uma empresa pode ser considerada internacional de acordo com várias das atividades exercidas no dia a dia. Após o final do século XIX e o início da Segunda Guerra Mundial, essas classificações puderam ser ainda mais vastas.

Isso significa que, atualmente, uma organização pode exportar e ser considerada global, assim como pode também ter filiais em diversos países e ter a mesma característica.

Pensando nisso, separamos algumas das formas mais comuns de internacionalização que levam empresas transnacionais a serem conhecidas por todo o mundo. Confira!

1. Exportação

Como já foi dito, exportar é uma das maneiras mais comuns quando o assunto é internacionalização de empresas. Afinal, essa prática faz com que os seus produtos e serviços cheguem aos mais diversos lugares do planeta.

2. Franquias

A internacionalização por franquias é um dos modelos utilizados por grandes empresas transnacionais. Para entender essa forma, basta pensar na rede de fast food MCDonald's.

A organização passou a replicar o seu modelo de negócio por todo o mundo, capacitando empreendedores com as características mais importantes para o sucesso da rede.

Esse é um modelo que exige altos níveis de padronização de processos para que não haja perda de qualidade.

3. Filiais

Outra forma muito trivial de internacionalização de empresas tradicionais é através do investimento direto, ou seja, a criação de filiais. Nesse modelo, a própria organização comanda a abertura de negócios em outros locais.

Normalmente, a empresa que atua com essa frente busca países emergentes e países em desenvolvimento para instalar suas novas instalações.

Isso acontece pois, em geral, esses são locais com mão de obra barata, que reduzem o custo de meios de transporte e além disso contam com potenciais mercados consumidores.

4. Joint ventures

Mais uma estratégia utilizada para internacionalização de empresas é o joint venture. Essa é uma prática desenvolvida através de parcerias, nas quais o principal foco é promover dois ou mais empreendimentos.

Essa união faz com que uma organização possa utilizar os mesmos meios de distribuição, produção e até mesmo o know how de outra acerca de um mercado-alvo.

Normalmente, o joint venture faz sentido para empresas transnacionais que buscam expandir seus negócios de forma mais eficiente e para isso trocam experiências.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

O que você entende por empresa transnacional explique por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente?

O que você entende por empresa transnacional explique por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente?

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que se entende por empresa transnacional como elas se expandiram pelo mundo?

A expansão das multinacionais ocorreu por meio do avanço do fenômeno da globalização, que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação. As empresas multinacionais buscam absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo.

O que você entende por empresas transnacionais?

As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.

O que você entende por empresa transnacional Cite três exemplos?

Coca-Cola (ramo de bebidas); Sony (ramo tecnológico); Microsoft (ramo tecnológico);

Qual a importância empresa transnacional?

As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações. De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores.