Oleo de sucupira para que serve e como tomar

Usar plantas, frutas e sementes para tratar doenças e amenizar dores faz todo o sentido! Afinal, a natureza oferece alimentos fitoterápicos que auxiliam no processo de cura e são altamente nutritivos. A semente de sucupira, por exemplo, tem fortes propriedades medicinais e pode ser usada de diferentes formas.

Para quem não conhece, a sucupira (também chamada de cutiúba ou sicupira) é uma árvore do Cerrado muito usada para fins medicinais, pois possui frutos, sementes e cascas com propriedades benéficas. Para que você aprenda mais sobre o assunto, nós fizemos uma lista com os principais benefícios da semente de sucupira. Dá uma olhada!

Semente de sucupira ajuda a tratar inflamações nas articulações

Conhecida por conter propriedades terapêuticas, a semente de sucupira é uma ótima aliada para combater problemas nos músculos e ossos. Ela é muito indicada, inclusive, para reduzir inflamação nas articulações, auxiliando no tratamento de artrite, reumatismo e artrose. Por ser fonte de flavonoides, ela também funciona como analgésico natural, amenizando dores e fortalecendo a imunidade. Interessante, né?

Auxilia no processo de cicatrização

Para acelerar o processo de cicatrização, a semente de sucupira também é muito útil. Ela ajuda na recuperação de feridas, úlceras e diferentes machucados na pele, otimizando o processo de cura do organismo. Uma boa dica é preparar chás com essa semente e outras ervas para melhorar a cicatrização do corpo e amenizar dores.

Ajuda a combater úlceras gástricas e dores no estômago

A semente de sucupira, para quem não sabe, também é ótima para tratar doenças relacionadas ao aparelho gastrointestinal. Ela ajuda a combater úlceras gástricas - pois tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiúlceras -, amenizando dores e possíveis desconfortos no estômago.

Sucupira é indicada para tratar cólicas e problemas no útero

Para mulheres que sofrem com problemas no útero (cólicas intensas), cistos no ovário e outros problemas relacionados ao sistema reprodutor, a semente de sucupira também pode ser muito útil. As propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anestésicas e analgésicas presentes no alimento ajudam a amenizar dores e contribuem para o tratamento de diferentes problemas.

Cuidado para não exagerar no consumo da semente de sucupira

Assim como a maioria das plantas e alimentos fitoterápicos, a semente de sucupira deve ser consumida com parcimônia - sempre com o devido acompanhamento de um médico e nutricionista. Vale destacar que, na maioria dos casos, as plantas medicinais não podem ser usadas como substitutas dos remédios prescritos pelos médicos - mas sim como auxiliares no tratamento. Por isso, lembre-se de sempre consultar especialistas e tome cuidado para não exagerar no consumo dessa semente.

O óleo de sucupira é extraído da semente da sucupira, uma árvore da família das Fabaceae, bastante comum no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Esta planta sempre foi muito utilizada medicinalmente, principalmente para evitar dores decorrentes de inflamação nas articulações. Há quem use o chá de sucupira, mas sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular.

O óleo de sucupira já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, assim como a semente também já está sendo mais facilmente encontrada nestas lojas. Além disso, há algumas empresas que comercializam os princípios ativos da sucupira em cápsulas, que são vendidas também em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Vamos falar um pouco mais sobre o que é o óleo de sucupira, para que serve, quais são os benefícios de seu uso e algumas dicas para quem se interessa em usar este óleo.

O que é a sucupira?

A sucupira é um tipo de árvore nativa do Brasil, muito encontrada nos estados de São Paulo, Minas e no centro-oeste do nosso país. Existem muitas espécies da árvore de sucupira, mas em geral, todas elas possuem características similares.

A sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente bastante dura, envolvida por uma casca grossa. A madeira da sucupira é bastante conhecida, sendo utilizada para a fabricação de móveis e assoalhos.

A semente de sucupira sempre foi muito utilizada pelos indígenas destas regiões e não é incomum que as pessoas mais de idade conheçam as propriedades medicinais desta semente, pois o seu uso foi passado de geração em geração nas regiões em que a árvore é abundante.

Como é feito o óleo de sucupira?

Antigamente, o óleo de sucupira não era facilmente encontrado em lojas naturais, como é hoje. Por isso, quem já conhecia as propriedades medicinais desta semente fazia o óleo artesanalmente.

O óleo de sucupira é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

Para que serve o óleo de sucupira?

Os índios utilizavam o óleo de sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose.

O óleo de sucupira possui importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar de inflamações e dores no corpo.

Acredita-se também que o óleo de sucupira tem o poder de fortalecer os ossos mesmo em pessoas de mais idade, uma ótima forma de prevenir enfermidades dos ossos, como a osteoporose.

Outros usos para o óleo de sucupira são tratar aftas, asma, dermatoses, gastrite, úlcera, vermes intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até a prevenção de esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode diminuir os sintomas adversos de quem sofre de hérnia de disco e bico-de-papagaio.

O uso do chá de sucupira também pode trazer benefícios para a saúde, principalmente para tratar de inflamações, como a amigdalite e dor de garganta, mas também em casos de ácido úrico, cisto no útero e até mesmo sífilis. Especialistas indicam o chá de sucupira também para aliviar o desconforto causado pelo tratamento de quimioterapia.

É importante ressaltar que, mesmo que muitos pacientes e especialistas reconheçam as propriedades medicinais da sucupira e de seu óleo, os efeitos benéficos desta planta ainda estão sendo estudados e não foram comprovados cientificamente, por isso, os produtos à base de sucupira ainda não são liberados pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Propriedades

Mesmo sem a liberação da ANVISA, a sucupira é bastante usada por suas propriedades medicinais, entre elas sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica, antibiótica e até mesmo anticancerígena.

Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes, sendo que o uso da sucupira é frequente para quem tem problemas nas articulações, como artrite e artrose.

A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

Benefícios

1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

Alguns estudos recentes feitos em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de diminuir a inflamação muscular, o que é um bom indicativo de que a sucupira também pode ter o mesmo efeito em seres humanos.

Além do óleo de sucupira, uma outra forma de tratamento estudada foi o extrato hidroalcoólico, que nada mais é que uma imersão da semente em uma mistura de água e álcool. Esta combinação vai retirar os diterpenos do óleo interno da semente de sucupira e amenizar as dores e sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que, nos estudos realizados, este tratamento não impediu que a doença evoluísse.

2. Ação anti-cancerígena

Existem indícios de que alguns compostos da semente de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

Ainda faltam mais estudos para comprovar que a semente de sucupira realmente possui uma ação anti-cancerígena.

3. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira aliada à suas propriedades anti-inflamatórias é o que fez desta planta um remédio natural tão conhecido em todo o Brasil.

Estudos feitos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores.

4. Proteção no trato gastrointestinal

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

Como usar o óleo de sucupira?

O uso vai depender do problema que você quer evitar ou melhorar. Para dores nas articulações, o indicado é aplicar sobre a pele três gotas do óleo de sucupira e massagear, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Se o problema for gastrointestinal, deve-se tomar três gotas do óleo de sucupira pelo menos duas vezes ao dia.

Cuidados e dicas

Como ainda faltam estudos que comprovem a ação benéfica da sucupira no ser humano, não podemos garantir que o óleo de sucupira é tão milagroso quanto as crenças populares dizem e os estudos em animais indicam.

Alguns especialistas duvidam da eficácia da planta no tratamento de diversos sintomas e doenças e, por isso, é necessário ficar atento a possíveis reações adversas ao iniciar o uso da sucupira, seja em forma de óleo ou não.

Principalmente por não ser um produto liberado pela ANVISA, a agência reguladora de produtos e alimentos que podem ser comercializados sem nenhum prejuízo para a nossa saúde, devemos nos informar e tirar dúvidas com um médico antes de iniciar um tratamento com a sucupira.

Contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, o óleo de sucupira pode trazer alguns efeitos indesejados. Por isso, seu uso não é recomendado para mulheres gestantes nem para crianças com menos de 12 anos.

Quantas gotas de óleo de Sucupira devo tomar por dia?

É uma planta medicinal (fitoterápico) brasileiro. ... .
• ... .
Estudos indicam que o óleo de sementes de sucupira possui propriedades antibiótica, antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, tônica, estimulante, anti-reumática e anticarcinogênica. ... .
Ingerir: Tomar de 5 a 10 gotas duas vezes ao dia. ... .

Quais os benefícios do óleo de sucupira para a saúde?

O Óleo de Sucupira, tem dentre as suas propriedades, ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica e antibiótica dentre as mais importantes! É indicado para o tratamento de inflamações da garganta e amigdalite, além dos casos de disfunção do ácido úrico, problemas no útero.

Como que toma o óleo de sucupira?

Como tomar Sucupira Internamente - Na forma de cápsula, tintura, xarope ou chá. Externamente - Na forma de creme para feridas. A tintura de sucupira pode ser tomada 3 vezes ao dia, com 30 gotas por dose. A cápsula de sucupira com extrato seco 500mg pode ser tomada 2 vezes ao dia, com 1 cápsula por dose.

Pode tomar sucupira todos os dias?

A posologia da Sucupira em cápsulas consiste na ingestão de 1g diário, que pode ser 2 cápsulas por dia. Veja como fazer o chá de Sucupira para artrose e reumatismo.