Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

29/12/2020

Show

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

O ConecteSUS é o novo aplicativo do Ministério da Saúde, reestruturado a partir do Meu DigiSUS, que por meio da informatização, possibilita ao cidadão obter informações mais organizadas sobre os serviços públicos de saúde, que estarão integrados em uma grande rede de dados.

Com a ferramenta, o cidadão já pode gerar o seu cartão do SUS diretamente no celular.

Caso o morador não possua internet, pode fazer o cartão do SUS nas unidades de saúde. Com o número gerado, não é mais necessária a apresentação do cartão físico.

Como obter seu cartão do SUS pelo aplicativo ConecteSUS

Para ter atendimento médico no sistema público de saúde, o cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Agora, para o paciente ser atendido, é obrigatória a apresentação do cartão. Se você perdeu o seu cartão físico, pode solicitar um cartão virtual do SUS pela internet.

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

O cartão Nacional de Saúde (CNS), foi criado para unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com os registros de todas as informações sobre o paciente. É muito importante possuir o cartão, uma vez que o atendimento não emergencial é feito depois da apresentação deste. Além de clínicas e planos de saúde exigirem o documento.

Muitas pessoas não sabem, mas podem solicitar uma via virtual do cartão do SUS online, através do aplicativo Conecte SUS.

Como emitir o cartão virtual do SUS pela internet?

Existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela Internet, através do site ou aplicativo. Abaixo vamos ensiná-lo como realizar esse processo:

Emitir cartão virtual do SUS pelo App

  1. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em “Começar”;
  3. Em seguida, selecione o botão “Entrar”;
    Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  6. Ao entrar no App, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;

O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico, Muito mais praticidade, não é mesmo?

Emitir cartão virtual do SUS pelo site

  1. Entre no site Conecte SUS;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;

O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O cartão virtual será baixado no seu computador e então poderá ser utilizado para substituir o físico.

Vale enfatizar que o cartão virtual do SUS só pode ser emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Você sabe o que é o Cartão Nacional de Saúde ou mas popularmente conhecido como Cartão SUS, seu funcionamento, onde fazer o seu ou como baixar o cartão pela internet?

Sabe o que fazer em caso de perda, se é possível tirar uma segunda via? Neste site, vamos passar todas essas e outras informações para que tenha o cartão do SUS e assim, agilizar os atendimentos médicos.

 Veja a seguir nosso guia do SUS e tire suas principais dúvidas do documento:

🔗Conteúdos ➡️

  • O que é o Cartão SUS?
  • Quem pode solicitar Cartão SUS?
  • Como fazer o cartão do SUS?
  • Como verificar se já possuo um Cartão do SUS?
  • Como consultar número do Cartão SUS pelo CPF?
  • Que consultar CadSus Web Novo – Conecte SUS
  • Imprimir Cartão do SUS 2022
  • Como imprimir cartão do SUS online – 2ª via (pela internet)
  • Cartão SUS Digital: Aplicativo Conecte SUS
  • Medicamentos gratuitos no SUS
  • Psicólogo Online Grátis pelo SUS
  • Principais Dúvidas
  • Sistema Único de Saúde Brasileiro

Leia com atenção todas as informações e fique por dentro de como funciona o sistema gratuito de saúde no Brasil! 🙂

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
Cartão Nacional de Saúde – CNS

O SUS (Sistema Único de Saúde) é o principal sistema gratuito de atendimento de saúde brasileiro, e é muito importante que a pessoa tenha o seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) em mãos para agilizar e facilitar o atendimento na rede de saúde pública.

O cartão do SUS é um cartão emitido pelo Governo Federal que permite que qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país realize vários procedimentos médicos gratuitos no SUS mesmo até quem paga um plano de saúde.

Em todo cartão SUS vem um número de identificação, único e pessoal, que serve para identificar você em meio aos outros usuários e o seu histórico médico completo na rede pública.

Assim, mesmo que você esteja em outro estado, por exemplo, através do número de identificação do cartão, os agentes de saúde saberão mais informações relevantes sobre você e seu estado de saúde, pois essas informações estarão vinculadas a esse número. Atualmente esse número está vinculado ao seu número CPF.

Inclusive você consegue consultar seu histórico clínico pela internet pelo portal oficial do Ministério da Saúde (Conecte SUS).

Mas como o SUS organiza orçamentos, pacientes, cirurgias e medicamentos em toda  rede nacional? O SUS utiliza o SIGTAP que é uma ferramenta de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM no Sistema Único de Saúde.

Como funciona o Cartão Nacional do SUS?

O SUS possui 3 níveis de atenção:

  • Básica: Especialidades básicas, tais como: Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia. Nestas consultas são oferecidas aos usuários da rede SUS diferentes ações como a prevenção de doenças, o diagnóstico e o tratamento adequado das doenças mais comuns.
  • Média complexidade: Podemos citar alguns para exemplificar: exames complexos de ultrassom e também raios-X, fisioterapia, terapias do tipo especializadas, diferentes tipos de cirurgias também ambulatoriais, etc.
  • Alta complexidade: alta tecnologia e de alto custo, para exemplificar podemos listar alguns como assistência total ao paciente com diagnóstico de câncer, cirurgia do tipo cardiovascular, transplantes diversos, procedimentos complexos de neurocirurgia, diálise, cirurgia bariátrica, entre outros procedimentos de alta complexidade.

Assim, neste sistema, você pode fazer operações, como consultas, internações, algumas cirurgias, exames, atendimentos de urgência e emergência, entre outros, sempre que precisar em todo o território brasileiro.

Quais são as utilidades do Cartão SUS?

O cartão SUS pode ser utilizado para vários procedimentos gratuitos, como por exemplo:

  • Consultas em várias especialidades médicas.
  • Exames de sangue.
  • Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
    Exames de urina.
  • Exame de fezes.
  • Pré-natal.
  • Transplantes.
  • Tratamentos.
  • Cirurgias.
  • Programa Brasil Sorridente.
  • Carteira de Vacinas Digital.
  • Aqui Tem Remédio.
  • Emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
  • Entre outras.

⭐️Cirurgias mais procuradas

Quem pode solicitar Cartão SUS?

Qualquer cidadão que resida no Brasil pode solicitar. Com esse cartão, a pessoa pode fazer vários procedimentos relacionados a saúde, como consultas, exames, entre outros, e o melhor de tudo de forma totalmente gratuita.

Ele pode ser usado em todo território brasileiro, e por isso, ao fazer o cadastro você recebe o número do CNS – Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como cartão SUS, que serve para que as informações a respeito da sua saúde estejam unificadas nesse mesmo número.

Assim, quando você for passar por algum procedimento, os agentes já terão acesso às suas informações relevantes, como por exemplo, seu histórico clínico, quantas doses da vacina contra Covid-19 foram tomadas ou os últimos medicamentos prescritos no programa Farmácia Popular, histórico de alergias ou se faz uso de algum medicamento continuado.

Quando é necessário usá-lo?

Sempre que você precisar realizar qualquer procedimento no SUS, como atendimento de urgência ou emergência, exames, tratamentos para o câncer, consultas ou cirurgias, Pré-Natal, você deve apresentar o cartão SUS.

Por isso, é fundamental que a pessoa ande sempre com a carteira do SUS, além dos seus documentos pessoais. Dessa forma, com o cartão e o número de identificação fácil, você agiliza todos esses procedimentos.

💉 O SUS dá direito a atendimento médico gratuito a todo cidadão.

Como fazer o cartão do SUS?

Se você ainda não tem seu documento para fazer o cadastro SUS procure uma unidade de atendimento SUS como a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade, uma das unidades básica de saúde – UBS, unidades de saúde de família – USF, ou Equipes de Saúde da Família (ESF).

Com as novas tecnologias, o cartão do SUS passou a ser online, estando diretamente ligado ao portal gov.br. e ao Conecte SUS, onde você preenche todas as suas informações pessoais como nome, CPF, RG, endereço e aceita os termos de uso.

E depois disso, você pode acessar o seu cartão do SUS digital, que pode ser baixado pela internet e impresso, como era na versão anterior, contendo seus dados pessoais como nome completo e número de identificação do seu cartão do SUS.

Até o ano de 2015 o documento era feito em material plástico tipo um cartão de crédito, agora na atualidade o cartão é online, mas pode ser baixado e impresso em papel comum.

💡 Dica: A diferença de outros documentos oficiais no Brasil, o Cartão do SUS pode ser plastificado, com isso vai garantir uma maior durabilidade do seu documento e assim evitar que se danifique, rasgue ou molhe.

Caso desejar você também consegue fazer o seu cartão do SUS online pelo portal do Conecte SUS, uma vez feito o cadastro no Posto de Saúde. Depois disso você pode baixar o aplicativo Conecte SUS na Play Store, preencher todos os campos obrigatórios e após isso, terá sido gerado o seu cartão virtual.

Em algumas prefeituras do país o Cartão SUS pode ser solicitado de forma eletrônica, enviando todos os documentos por e-mail. Peça essas informações ligando na Secretaria da Saúde da sua cidade.

E quem tem plano de saúde?

Aquelas pessoas que têm um plano de saúde não precisam ir até um posto de saúde do SUS para se cadastrar, já que será cadastrado pela empresa operadora de seu plano de saúde.

No ano de 2012, os convênios médicos passaram a ser obrigados a cadastrar todos seus clientes no banco de dados do Sistema Único de Saúde, por isso, muitas pessoas que tinham plano de saúde naquela época muito provavelmente já tem o registro no SUS.

O que precisa para fazer Cartão Nacional de Saúde?

Para fazer o cartão do SUS, você precisa ser um cidadão brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil.

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

É preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto, como o RG.
  • CPF.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Comprovante de residência em seu nome atualizado.

Onde fazer o Cartão do SUS?

Você pode fazer o cartão do SUS na Secretaria de Saúde de sua cidade ou em um posto ou unidade básica de saúde mais próxima da sua casa.

Em alguns casos, também é possível que algumas associações de bairros também façam esse serviço.

Para verificar o posto de atendimento mais perto de sua casa ligue para o número de telefone do Disque Saúde: 136. A ligação é totalmente gratuita.

É possível fazer o cartão SUS pela internet?

Infelizmente, não é possível fazer o seu cartão SUS online pelo Conecte SUS, principalmente pela questão de segurança de dados e a política de cadastro de saúde. Sendo assim, só é possível fazer o cartão SUS de forma presencial, em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu endereço.

Para solicitá-lo, basta apresentar os seus documentos ao agente comunitário de saúde, que irá preencher os seus dados e fazer o seu cadastro.

Como fazer cartão SUS de recém-nascido?

Para fazer o cartão SUS de um bebê recém-nascido, o ideal é fazer na própria maternidade (normalmente). Porém, nem sempre a maternidade oferece esse serviço de cadastro no SUS, portanto, caso não consiga, você pode ir até uma unidade básica do SUS próxima de sua residência.

Para isso, você deverá informar:

  • Nome completo do recém-nascido;
  • Nome completo da mãe;
  • Data de nascimento do recém-nascido;
  • Município de nascimento do recém-nascido.

💡 Esteja com documentos que comprovem as informações que você der. A certidão de nascimento da criança é uma boa opção, uma vez que contém todos essas informações.

Como verificar se já possuo um Cartão do SUS?

Para saber o número do seu documento basta ir até a sua Unidade de Saúde ou até a Secretaria Municipal de Saúde do seu município com seus documentos pessoais e comprovante de endereço e solicitar a consulta do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Caso você ainda não tenha cadastro, o agente de saúde irá dar as informações necessárias para prosseguir com esse cadastramento do Cartão SUS, e dependendo da situação, ele poderá faze-lo ali mesmo.

Caso você ainda não tenha certeza se tem ou não o cartão SUS, você também pode fazer essa verificação pela internet pelo Portal de Saúde Conecte SUS, caso não possua não será possível realizar o cadastro nessa plataforma, possivelmente o sistema vai pedir para que você compareça até um posto de atendimento.

Como consultar número do Cartão SUS pelo CPF?

Qualquer pessoa pode consultar o número do Cartão Nacional de Saúde sempre que precisar no posto de saúde ou pela internet. Caso precise fazer isso pela internet, você consegue fazer a sua consulta de dados através do portal Conecte SUS (antigo MeudigiSUS).

Caso você não tenha acesso a internet, pode levar seus documentos pessoais até a sua unidade de saúde e solicitar o número da carteirinha SUS.

Para fazer a consulta do número do Cartão SUS pelo CPF deve seguir o passo a passo:

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
Como consultar número do Cartão SUS online pelo CPF

1º Passo: Entrar no site oficial do Conecte SUS. Clique em “Entrar com Gov.br” caso não esteja ainda logado no sistema.

2º Passo: Colocar CPF e senha previamente cadastrada no gov.br com. Caso não tenha ainda feito o cadastro no portal siga as instruções que lhes forem dadas e marque a caixa de verificação!

3º Passo: Uma vez dentro do Sistema clicar em “Meu Perfil”.

4º Passo: Uma nova tela se abrirá com seus dados e o número do seu cartão SUS.

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

Que consultar CadSus Web Novo – Conecte SUS

No Portal Conecte SUS com o número do seu CPF e uma senha cadastrada, é possível consultar informações importantes como:

  • Informações cadastradas no sistema do CadSUS.
  • Exames e consultas agendadas.
  • Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
    Últimos atendimentos e medicamentos prescritos.
  • Resultados de exames.
  • Registro de vacinas.
  • Retirada de medicamentos.
  • Doação de sangue.
  • Tratamentos importantes em curso ou realizados.
  • Número do cartão do SUS.
  • Emissão de 2º via do cartão.
  • Emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
  • Fila de Espera no Sistema Nacional de Transplantes.
  • Entre outras.

Primeiro Acesso – Cadastro no CadSUS Web Novo

Se você já tem o cartão mas nunca entrou no CADSUS WEB (cadweb) o primeiro a ser feito é o cadastro na plataforma preenchendo umas simples informações sobre você, é hora de realizar o cadastro para o seu primeiro acesso:

  1. Entre no Portal oficial de Saúde Conecte SUS.
  2. A continuação clique em “Entrar com Gov.br“.
  3. Digite seu CPF para criar sua conta.
  4. Preencha seu nome completo, telefone, e – mail e confirme que não é um robô, aceitando também os termos de uso e privacidade.
  5. O sistema vai te fazer algumas perguntas, em relação a data de nascimento e nome da mãe.
  6. Em seguida, você receberá um e-mail de confirmação e instruções de validação da conta.
  7. É necessário clicar no link do e-mail para cadastrar sua senha de 9 dígitos com letras e números.
  8. Pronto, você já realizou o seu cadastro e pode acessar o sistema!

É muito importante que o endereço de e-mail ou celular sejam válidos, porque é neles que você vai receber informações importantes, como recuperar sua senha caso esqueça.

Esqueceu a senha de acesso?

Se quer recuperar sua senha porque já não lembra dela, fique tranquilo. Você consegue recupera-la pelo e-mail ou celular de registro.

  1. Entre no Portal ConecteSUS o mesmo link citado acima. Clique em “Entrar com Gov.br“.
  2. Preencha seu número do seu CPF e clique em “Próxima“.
  3. Clique na opção “Esqueci a senha “.
  4. Escolha como prefere recuperar a senha: reconhecimento facial, acessando um banco credenciado ou enviando um código de verificação para o seu e-mail ou o número de telefone cadastrado.
  5. O sistema vai te fazer algumas perguntas, para redefinir a sua senha.

Imprimir Cartão do SUS 2022

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

Caso você queira imprimir o cartão SUS, existem algumas formas de fazer isso:

  • Indo até a Unidade de Saúde mais próxima de você.
    Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
  • Indo até a Secretaria da Saúde da sua cidade.
  • Reimpressão online pelo Portal Conecte SUS Cidadão em sua casa.

💡 Aqui explicaremos a forma mais fácil, baixar o cartão do sus pela internet e imprimir, no conforto de sua casa, continua lendo:

Como imprimir cartão do SUS online – 2ª via (pela internet)


O cartão SUS pode ser reimpresso diretamente pela Unidade Básica de Saúde ou por você mesmo, através de internet na Plataforma Conecte SUS.

Se você já tem o seu Cartão Nacional de Saúde (CNS), mas não sabe onde está, e quer imprimir uma nova via sem ter que ir até uma unidade de saúde, você poderá utilizar o Conecte SUS do Ministério da Saúde para imprimir o cartão do SUS.

Também existe a opção do Cartão SUS Digital, uma ótima alternativa para ter ele sempre com você de uma forma virtual.

Siga os passos para a emissão da 1ª ou 2ª via de seu documento de saúde:

  1. Entrar no portal ConecteSUS Cidadão;
  2. Clicar em “Entrar gov.br” e digite o seu CPF e a senha cadastrada para fazer o login; Caso seja seu primeiro acesso, clique em “Criar Conta”.
  3. Após abrir a nova tela de área restrita, faça a solicitação da carteirinha do SUS no portal clicando em “Meus Cartões”.
    Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
  4. Logo depois ir até a opção “Cartão do SUS“.
  5. Uma nova tela se abrirá com seu cartão. Clique na seta para que o download do arquivo em JPG se inicie. É possível tirar print da tela e imprimir o seu Cartão Nacional do SUS.
    Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
  6. Após baixar abrir o arquivo JPG, clique com o botão direito do mouse na imagem da sua carteirinha e depois clique em “Imprimir” ou “Print”.

Pronto! Agora basta aguardar a sua impressão! O ideal é que você plastifique a sua carteirinha do SUS para que ela sempre esteja em boas condições!

Cartão SUS Digital: Aplicativo Conecte SUS

Há também uma forma do Cartão SUS Digital, que é o aplicativo conecte sus para celular. Qualquer pessoa que já faça parte do SUS pode baixar o aplicativo no seu aparelho celular e começar a usá-lo.

Por isso, se você ainda não faz parte do SUS, deve fazer o cadastro no sistema para poder utilizar o aplicativo, indo até uma unidade de saúde com os documentos pessoais.

Este é um aplicativo lançado em 2015 pelo Ministério da Saúde, e um dos seus principais objetivos era a facilitação de atendimentos, deixando uma maneira mais ágil e prática de consultar informações pelo celular.

É uma versão digital do Cartão SUS, sendo também assim, uma forma de identificação do cidadão nos serviços de saúde do SUS.

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
Cartão do SUS Digital

Essa versão é inovadora e tem acesso muito fácil, ajudando muito até mesmo na economia de papel e plástico e controle de gastos com o dinheiro público, pois a maioria das pessoas hoje tem um celular e acesso à internet.

Assim, esse cartão digital do SUS tem sido cada vez mais usado pelos cidadãos que querem agilidade e comodidade para consultar informações através da tecnologia.

Com ele, o paciente tem acesso à várias informações importantes, como exames feitos, medicamentos prescritos, alergias, taxas de glicemia, históricos de pressão mínima e máxima, índice de massa corpórea, entre outras.

Usando o aplicativo você também vai conseguir consultar as suas receitas médicas com os medicamentos prescritos disponíveis na Farmácia Popular.

Como ter o SUS Digital em seu aparelho celular?

Agora, se você já faz parte do SUS e queira baixar o cartão SUS Digital, deve ir na sua loja de aplicativos do seu Smartphone e pesquisar por “Conecte SUS” e localizar o aplicativo com esse nome e criado pelo DataSUS – Ministério da Saúde.

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

      • Conecte SUS – Android: Google Play
      •  Conecte SUS – iPhone: App Store

Após isso, é somente fazer o download e instalação, e assim que ele estiver instalado você já poderá começar a usá-lo em seu dispositivo móvel.

Esse aplicativo traz muitas vantagens aos usuários do SUS, pois através dele é possível ter todo o seu histórico na palma de suas mãos.

Se você deseja saber mais sobre como utilizar o aplicativo e suas funcionalidades, clique aqui.

Medicamentos gratuitos no SUS

Para completar o atendimento na rede de saúde pública foi criado em 2004 o Programa Farmácia Popular do Brasil, com o principal objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso aos usuários do SUS aos medicamentos considerados básicos gratuitamente ou com um desconto de até um 90%.

Você tem que procurar uma farmácia aderida ao programa com a receita médica, seus documentos de identidade, e o cartão do sistema nacional de saúde e pedir o medicamento genérico.

Confira agora como funciona o programa Farmácia Popular e quais medicamentos estão disponíveis.

Psicólogo Online Grátis pelo SUS

O SUS está obrigado a tratar da saúde e das doenças da população brasileira de forma integral, o que você talvez ainda não sabia e que também têm o direito de consultar um psicólogo do SUS. Em outras palavras, pessoas com problemas mentais gerais e casos de sofrimento mental têm direito ao acesso gratuito a psicólogos.

Acha que está precisando passar por um psicólogo? Entenda agora quem tem direito e como marcar sua terapia com o psicólogo online grátis pelo SUS.

Principais Dúvidas

Confira a seguir as principais dúvidas:

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

CNS é o mesmo que cartão do SUS?

De certa forma, sim. O número de identificação do Cartão SUS é o CNS – Cartão Nacional de Saúde.

Por isso, é importante que a pessoa tenha o cartão SUS em mãos, pois é através no CNS que a consulta sobre suas informações é realizada.

Quantos números tem o cartão do SUS?

O número do seu cartão do SUS é único, e ele composto por um número de 15 algarismos.

Perdi o Cartão SUS. Como resolver?

É normal que às vezes aconteça algum imprevisto e com isso você pode acabar perdendo o cartão SUS. Neste caso, o ideal é ir o quanto antes na Secretaria de Saúde da sua cidade ou no posto mais próximo e informar sobre o ocorrido.

Assim, será preciso tirar uma segunda via do cartão SUS, para que você continue utilizando esses serviços.

Posso tirar uma nova via do Cartão SUS?

Uma nova via do cartão SUS pode ser tirada presencialmente na unidade de saúde ou pela internet.

Caso você for presencialmente tirar a 2ª via, lembre-se de estar com todos os seus documentos em mãos, como RG, CPF, Certidão de nascimento, comprovante de endereço, entre outros.

Como baixar o cartão do sus pela internet?

Caso você prefira tirar a segunda via do cartão SUS pela internet no conforto de sua casa, é só fazer essa solicitação através da Plataforma Conecte SUS e fazer a impressão da via do Cartão tal e como explicamos logo acima.

Tenho que atualizar o Cartão do SUS?

Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?

Estar com os dados do cartão SUS atualizados é muito importante para todos os cidadãos, principalmente quanto à questão de poder utilizar os serviços básicos de saúde, tal como tomar vacinas e participar dos mutirões de saúde realizados pelo governo.

Por isso, sempre que possível, atualize dados como o seu telefone e endereço para que não haja duplicidade de dados e erros nas informações ao utilizar os serviços de saúde.

Para fazer isso, o cidadão deverá se dirigir até uma unidade de saúde e solicitar essa atualização de informações no sistema. O cidadão deve estar com todos os seus documentos pessoais, além dos documentos que comprovem novas condições ou situações.

Meus dados estão incorretos, como fazer a alteração?

Caso você perceba que seus dados no SUS estão incorretos, você deve fazer a alteração, de preferência, no mesmo local de cadastro no cartão, apresentando todos os seus documentos pessoais.

Se não for possível fazer no mesmo local, você pode solicitar essa alteração em outra unidade de saúde.

Posso solicitar o cadastro do cartão para outras pessoas?

Sim, você pode solicitar esse cadastro para outras pessoas, mas é preciso apresentar a solicitação junto com uma procuração e documentos pessoais da pessoa que irá ser cadastrada.

No caso de parentes de primeiro grau como pai, mãe, irmãos, avós, netos ou pessoas responsáveis, não é necessário nenhum tipo de procuração.

Porém, não esqueça de levar todos os documentos necessários ao cadastro, como CPF, RG, comprovante de residência e informar um telefone para contato.

Caso eu mude de cidade, preciso fazer de novo o cadastro no SUS?

Não é preciso fazer o cadastro no SUS novamente somente por ter mudado de cidade, nem mesmo é necessário emitir um novo cartão.

Neste caso, você deve apenas fazer a atualização dos seus dados no Portal do SUS.

Cartão do SUS desativado? Como resolver?

De tempos em tempos o SUS realiza um recadastramento de seus inscritos. Isso serve para manter os dados dos pacientes atualizados e para poder sempre oferecer uma maior qualidade nos serviços e consultas prestados.

Se você não fez o recadastro, é bem provável que o seu cartão SUS tenha sido cancelado. Isso significa que você não poderá agendar consultas, cirurgias ou exames, e terá direito apenas a atendimento de emergência.

Mas não se preocupe: para voltar a utilizar os serviços disponibilizados pelo SUS basta você fazer um novo cadastro. Uma nova carteirinha será emitida e você poderá usufruir dos benefícios imediatamente. Basta comparecer ao posto de saúde mais próximo com seus documentos em mãos.

Estrangeiro tem direito a ter Cartão do SUS?

Em relação à possibilidade de estrangeiros utilizando o SUS, temos duas circunstâncias diferentes: os estrangeiros que não são residentes do Brasil e os que são.

No caso dos estrangeiros que não são residentes do país, o acesso ao SUS não é garantido pela Constituição. Entretanto, de acordo com a própria Constituição, negar socorro em casos de emergência é crime, por isso, se um estrangeiro que não reside no país procurar pela rede pública de saúde para buscar atendimento pelo SUS, ele será atendido. Esta ocorrência é bastante comum nos Estados em que o Brasil faz fronteira com outros países.

Os estrangeiros residentes também possuem direito ao SUS. Para fazer a carteirinha, basta apresentar o documento de identificação (RNE), além dos seguintes documentos e informações:

  • País de origem.
  • Data da entrada no Brasil.
  • Data da naturalização.
  • Número da portaria da naturalização ou RNE.

O princípio do SUS é oferecer acesso universal à saúde dentro do Brasil, por isso, qualquer pessoa que esteja dentro do território nacional e que precise de atendimento poderá usufruir dos serviços do SUS.

Estou de férias em outro Estado ou município tenho direito a atendimento no SUS?

Uma situação bastante comum: você está de férias em outro Estado e passa mal ou sofre algum pequeno acidente. Você precisa do SUS, e agora?

O princípio básico do SUS é oferecer acesso à saúde pública para todos os brasileiros. Por isso, mesmo que você não esteja no mesmo Estado ou município de sua residência, você poderá ser atendido.

Tudo que você precisa é apresentar o seu cartão do SUS ou CPF e um documento de identificação. Estando em posse destes documentos, o seu atendimento será garantido. Por isso, fique tranquilo, e se você for viajar, não esqueça de levar seu cartão do SUS. Esteja sempre prevenido!

Como tirar meu certificado Nacional de Vacinação Covid-19?

Para tirar o seu certificado Nacional de Vacinação Covid-19, basta acessar o Conecte SUS, fazer o seu login no portal e escolher a opção “Meus Cartões”. Nesta opção, você tem acesso à sua Carteira Nacional de Vacina e o seu Certificado Nacional de Vacinação.

Ao escolher a opção de “Certificado Nacional de Vacina”, você terá acesso ao certificado das doses da vacina que você já tomou, contendo seus dados pessoais, marca da vacina, data da vacinação e localidade.

Inclusive, é possível baixar o certificado em formato PDF, que pode ser impresso ou apresentado no formato digital.

Também é possível validar o seu certificado Nacional de Vacinação com a ferramenta Valida QR Code ou pelo próprio site.

É possível marcar consultas utilizando o Conecte SUS?

Sim, é possível marcar consultas utilizando o Conecte SUS. Porém, a funcionalidade só está disponível para habitantes de municípios que já utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o e-SUS Atenção Primária à Saúde.

Assim, se no seu município a funcionalidade já estiver disponível, você poderá consultar os horários disponíveis para consulta, verificando e agendando na melhor data e horários disponíveis.

Médico particular pode encaminhar cirurgia pelo SUS?

Todo cidadão brasileiro, independente de classe social ou de ter plano particular ou não tem direito a fazer cirurgia pelo SUS.

Porém, o encaminhamento feito por um médico do particular não quer dizer que a pessoa possa fazer a cirurgia pelo sistema único de Saúde.

Por isso, mesmo a pessoa tendo o direito, existe a possibilidade de ela ter que passar por todos os procedimentos do SUS antes de fazer a cirurgia.

Isso envolve desde marcar uma consulta no Posto de Saúde, explicar o caso e a situação ao clínico, fazer os exames solicitados pelo médico para avaliar as condições de saúde e necessidade da cirurgia, aprovação do médico e aguardar na lista de espera do SUS.

Portanto, pode ser que o encaminhamento do médico particular pode ajudar, porém isso por si só não é garantia que o paciente irá fazer a cirurgia rápido ou que o SUS considere a cirurgia necessária.

Tem como consultar a posição na lista de espera para uma cirurgia pelo SUS?

Quando você finalmente consegue ser encaminhado para uma cirurgia no SUS, você passa por uma lista de espera.

Muitas pessoas se perguntam se tem como consultar a posição nessa lista de espera no SUS. Atualmente, ainda não existe um site oficial onde se possa fazer essa consulta e por isso não é possível acompanhar essa lista.

Assim, em alguns municípios o SUS entra em contato com o paciente alguns dias antes da cirurgia para poder informar a data da mesma para que este se programe para fazê-la.

Você também pode tentar ir até a Secretaria de Saúde do Município ou no Hospital onde a cirurgia será realizada e solicitar mais informações.

Tem como consultar a posição na lista de espera para um transplante pelo SUS?

Uma dúvida que muitos também é se é possível ou não consultar a lista de espera para transplantes no SUS. A boa notícia é que é possível fazer isso rapidamente pela internet.

Atualmente, existem algumas formas de se consultar a sua posição da lista de espera para o transplante do SUS.

Segue um passo a passo fácil para fazer essa consulta:

  1. Acesse o site do Sistema Nacional de Transplantes através desse link.
  2. Clique na opção “Prontuário do Paciente”, deixando os campos de login e senha vazios.
    Onde fazer o cartão do SUS pela primeira vez?
  3. Escolha o órgão ou tecido do qual será o transplante, entre as opções apresentadas.
  4. Em seguida, digite o RGCT – Registro Geral da Central de Transplantes do paciente e o CPF do paciente (só números).
  5. Digite também o dado solicitado referente a data de nascimento do paciente, podendo ser dia, mês ou ano, de acordo com a tentativa.
  6. Digite os caracteres que estão apresentados no canto direito da tela.
  7. Após, clique na lupa. Assim, os dados do prontuário serão apresentados na tela.

Pronto! Agora você já pode fazer a consulta da lista de espera de transplantes do SUS facilmente.

Você também consegue acompanhar sua posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes por meio do Conecte SUS.

Sistema Único de Saúde Brasileiro

Esse sistema é visto como exemplo para vários países, que querem um sistema gratuito de saúde, que atenda todas as pessoas, independente de sexo, cor, orientação sexual, classe social, entre outras diferenças.

Caso você tenha mais dúvidas sobre como funciona o SUS, você pode obter mais informações acessando o Portal do DataSUS, ConecteSUS ou mandando um e-mail para o endereço eletrônico Outra opção é ligar para o disque saúde, através do número 136.

❤️ A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como funciona o Cartão SUS, quem tem direito, como consultar e imprimir o cartão, entre outras dicas interessantes.

Curtiu nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentário no formulário abaixo, entraremos em contato assim que possível!

Compartilhe nas redes sociais!

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o cartaodosus.info, você concorda com a política de cookies.

Como emitir o cartão do SUS pela primeira vez?

Cartão SUS pela internet: Acesse o site do Portal do Cidadão; Preencha com seus dados; Um protocolo será gerado. Você deve imprimir e guardar.

O que é preciso para tirar o cartão do SUS?

Requisitos do Serviço.
Comprovante de Endereço dos últimos 3 meses ou 2ª via de comprovante de endereço da Saneago, Celg ou IPTU no nome do cliente (somente IPTU nome cliente);.
Certidão de Nascimento (caso seja menor de18 anos e não possua RG), comprovante de residência e CPF até 18 anos incompletos..

Como fazer o cartão do SUS pelo celular?

ConecteSUS: Como fazer o cartão do SUS pela internet.
Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);.
Na tela inicial, clique em “Começar”;.
Em seguida, selecione o botão “Entrar”; ... .
Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;.
Aceite os termos de uso para acessar o App;.

Como tirar o cartão do SUS Digital?

Como baixar Cartão SUS Digital – Conecte SUS Entre na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store). Pesquise por “Conecte SUS”. Clique no aplicativo com esse titulo, criado pelo Governo do Brasil – Ministério da Saúde. Clique em instalar para fazer o download.