Onde ficam as ilhas maldivas pais

Belas praias de areia branca, águas cristalinas e bangalôs perfeitos para casais em lua-de-mel são alguns dos atributos das Ilhas Maldivas.

O país é famoso por proporcionar uma viagem luxuosa e repleta de ostentação, mas não pense que isso está relacionado somente aos gastos.

Conhecer as Ilhas Maldivas será uma experiência suprema, pois suas belezas naturais são únicas em todo mundo.

O país é um dos destinos preferidos dos ricos, famosos e, também, para quem busca privacidade e paisagens para fotografar. Qualquer que seja o cenário, não há necessidade de filtro.

A vegetação e vida selvagem em terra são limitadas; por outro lado, há uma rica vida marinha, seja em seu valor biológico, ou comercial.

As Ilhas Maldivas já foram colônia portuguesa, holandesa e britânica, tendo sua independência em 1965 e a república decretada em 1968.

É o país menos populoso e, também, o menor país da Ásia. O arquipélago é composto por 1.196 ilhas, das quais apenas 203 são habitadas.

Além disso, o recorde mundial de país com a altitude mais baixa pertence às Ilhas Maldivas. Seu ponto mais alto é 2,3 m acima do nível do mar, sendo que a média é 1,5 m de altitude.

A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar e, por lá, vivem 100 mil pessoas. A religião obrigatória no país é o Islã.

A pesca ainda é a atividade econômica dominante, principalmente no setor de exportação, seguido pelo acelerado crescimento da indústria do turismo.

Junto ao Sri Lanka, é um dos dois únicos países do sul da Ásia com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado elevado.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Transporte aéreo entre as ilhas – fonte: Pinterest

Onde se Localizam as Ilhas Maldivas?

 

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Mapa Localização – fonte: Pinterest

As Ilhas Maldivas representam um arquipélago no Oceano Índico, situado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka e ao sul do continente asiático.

Sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas.

Também são os vizinhos mais próximos do território britânico no Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Ilhas Maldivas.

Mapa das Ilhas Maldivas

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Foto: reprodução internet

Como Ir do Brasil Para as Ilhas Maldivas?

Onde ficam as ilhas maldivas pais

O Burj Khalifa, Dubai – fonte: wikipedia

A melhor forma para chegar nas Ilhas Maldivas, ao partir do Brasil, é pegar um voo até Dubai. Existem opções de voos diretos e com conexão.

Os voos diretos decolam do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com duração média de viagem de 14h30min. Os voos com escala, tem duração de 19h.

Em Dubai, há voo para Malé, capital das Ilhas Maldivas. Há somente um voo diário, com duração de um pouco mais de 4h.

A partir de Malé, você segue de barco ou de hidroavião para a sua ilha escolhida.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Aeroporto Internacional de Malé – fonte: wikipedia

Ao chegar no aeroporto do país, é preciso apresentar o passaporte com validade de seis meses, comprovante de hospedagem e passagem de volta.

Com isso, os brasileiros recebem um visto de 30 dias concedido no próprio aeroporto.

No entanto, se ficar por um período maior, é necessário solicitar uma autorização na imigração.

A vacina contra a febre amarela é obrigatória.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Rúpia Maldívia ou rufiyaa (MVR) – fonte: wikipedia

Os custos de transporte entre as ilhas varia bastante. Se a opção for transfers privativos oferecidos pelos hotéis, podem custar centenas de dólares.

Ao passo que os barcos rápidos, compartilhados e com hora marcada, custam bem menos. Ainda há a opção de barcos públicos que custam a partir de centavos de dólar.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Transporte público entre ilhas – fonte: reprodução internet

Como É a Cultura nas Ilhas Maldivas?

As Ilhas Maldivas é um país 100% muçulmano. Portanto, é proibida a venda de bebidas alcoólicas na rua (nos hotéis, não) e tenha cuidado com as roupas, principalmente se for circular muito entre os habitantes, inclusive nas praias.

Aos homens, é indicado não falar diretamente com as mulheres, devendo primeiramente falar com os homens da comunidade.

Uma das curiosidades referentes à alimentação nas Ilhas Maldivas é não ter nada preparado à base de carne de porco.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Mulçumanos nas praias – fonte: Pinterest

Como um país muçulmano, o consumo desse tipo de carne é proibido. Os pratos são preparados com curry sendo utilizado em peixes, crustáceos, vegetais e carnes.

O prato mais popular do país é Gathiya Bay, servido em uma tigela de sopa de atum, arroz branco, cebola fatiada, pimentão, limão fatiado, pasta de pimentão típica e, às vezes, acompanha peixe grelhado.

Outro destaque na culinária das Ilhas Maldivas é a lagosta, seu sabor é inigualável ao de qualquer outra parte do mundo.

Em relação ao fuso horário, são oito horas a mais que o horário de Brasília.

A voltagem nas Ilhas Maldivas é 220V. Já as tomadas possuem três entradas planas, sendo necessário o uso de um adaptador.

Uma curiosidade para lá de excêntrica é que os cachorros são proibidos em todo país, apenas gatos são permitidos.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Restaurante Ilhas Maldivas – fonte: Pinterest

O Que Fazer nas Ilhas Maldivas: Principais Atrações

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Golfinhos nas Ilhas Maldivas – fonte: Youtube

Não faltam opções sobre o que ver nas Ilhas Maldivas, afinal, estamos falando de um destino paradisíaco.

A exuberância da natureza e suas praias são os principais pontos turísticos, com sua areia branquinha e água azul cristalina do Oceano Índico, que se misturam ao azul do céu e se perdem no horizonte.

O encanto fica completo com a privacidade das praias e como os turistas são recebidos, seja nas pousadas ou nos exclusivos resorts.

Em qualquer uma das opções, a magia das Ilhas Maldivas acontece. Tamanha beleza é bem provável que passe horas sem fazer nada e, ao mesmo tempo, fazendo tudo.

Veja o que fazer nas ilhas mais desejadas do mundo:

Visitar Malé

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Malé – capital das Ilhas Maldivas – fonte: Wikimedia Commons

A capital do país reserva a história e a cultura das Ilhas Maldivas. As ruas são um tanto caóticas e os prédios sem grandes atrativos.

Entretanto, alguns pontos valem uma passada como: o Palácio do Presidente, o Parque do Sultão, o Museu Nacional e a Mesquita de Sexta-Feira.

Visite o Royal Garden Cafe e faça uma refeição. Tudo pode ser feito tranquilamente a pé em um só dia.

Pôr do Sol

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Pôr do Sol – fonte: wikimedia commons

O entardecer na Ilha Hulhumale é, simplesmente, deslumbrante. Nesse passeio é possível combinar um mergulho próximo à Malé e nadar junto aos peixes tropicais coloridos, tartarugas marinhas, tubarões de recife, raias e corais.

Ao final do cruzeiro, acompanhar a exuberância do pôr do sol na companhia de golfinhos.

 Mergulho ao Redor de Um Naufrágio

O passeio começa na ilha Maafushi, passa por um ponto para mergulho com tubarão-lixa. Depois um mergulho ao redor do naufrágio e finaliza em um banco de areia para contemplar uma vista magnífica.

Aliás, permanecer algum tempo nos bancos de areia das Ilhas Maldivas traz uma sensação incrível.

Mergulho

Nas Ilhas Maldivas, opções para mergulhar não faltam e há para todos os gostos. Se a preferência for o mergulho cilindro, a ilha Dhigurah é uma excelente opção. Já se preferir o snorkel, em Rasdhoo você poderá mergulhar com raias mantas e tartarugas.

Ilha Hulhumale

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Ilha Hulhumale – fonte: Maldives Tour Guide

Você terá a oportunidade de ver os aldeões tradicionais cuidando de sua vida cotidiana, visitar um estaleiro de construção de barcos e almoçar em um restaurante local.

Fique atento ao  seu guia local, você irá se surpreender com as histórias das Ilhas Maldivas. Durante o passeio, faça algumas paradas para mergulhar e explorar a vida aquática.

Tour Submarino Maldivas em Malé

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Submarino Maldivas – fonte: mapio

Esse tour submarino não pode ficar de fora de sua lista. O submarino alemão desce até 100 pés (30 m) e você verá corais, peixes e toda vida subaquática das Ilhas Maldivas.

É um passeio de duas horas, incluindo embarque e desembarque, e leva até 50 passageiros no conforto do ar-condicionado.

Tour Ecológico em Villimale

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Ilha Villimale – fonte: reprodução internet

É uma viagem de balsa para Villimale, partindo de Malé. O guia local mostrará a ilha tranquila, as ruas sossegadas e as árvores locais.

Além disso, é possível conhecer o trabalho de várias ONGs. Sem contar uma esticada na praia e, quem sabe, contemplar mais um pôr do sol encantador.

Mergulho Noturno na Ilha Dhiffushi

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Mergulho noturno – fonte: reprodução internet Sea Explorers

Mergulho noturno é a atividade se você quiser experimentar o oceano sob uma luz totalmente nova e elevar seu mergulho para outro patamar. É incrível como todo o cenário e vida marítima mudam. Assim, há ainda mais o que ver nas Ilhas Maldivas. É extraordinário!

Desfrutar do Seu Bangalô

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Bangalô – fonte: Pinterest

Esse cartão postal merece ser vivido intensamente, afinal, quando será sua próxima viagem para as Ilhas Maldivas? O gazebo charmoso, com banheira, absoluto conforto, além da piscina com borda infinita, é de perder o fôlego.

Aqui, você poderá fazer nada e, ainda assim, ostentar seu exclusivo ponto turístico nas Ilhas Maldivas.

Maldivas: Ilhas e Praias

Conforme vimos, as Ilhas Maldivas são formadas por milhares de ilhas e algumas centenas são habitadas, portanto, é impossível conhecer cada uma delas.

Algumas possuem mais estrutura turística, outras são praticamente desertas. Porém, todas têm areias branquinhas, mar azul clarinho e muita vida marinha.

Fora isso, as Ilhas Maldivas possuem uma divisão entre as ilhas. Algumas são privadas e contam com os seus resorts luxuosos, bangalôs indicados aos casais em lua de mel e famílias.

Entretanto, os turistas, de modo geral, e população local podem desfrutar das ilhas públicas a um preço mais acessível, com pouco luxo e repleto de costumes locais.

Lembrando que, por se tratar de um país muçulmano, nem todas as ilhas aceitam turistas com trajes de praias.

Por isso, há algumas praias em que os turistas são autorizados a usar tais trajes, são as Bikini Beach.

Veja a seguir algumas opções e, claro, várias fotos das Ilhas Maldivas:

Male Atoll (Kaafu Atoll, North Male Atoll e South Male Atolls)

Onde ficam as ilhas maldivas pais

South Male – fonte: Hotel Cinnamon

É o principal atol das Ilhas Maldivas com 107 ilhas, dentre elas, a capital Malé e as ilhas vizinhas de Hulhule, Vilingili e Hulhumalé.

Mais ao Sul, ilhas públicas acessíveis a poucos minutos de speedboat, como Maafushi, Gulhi e Thulusdhoo, que são famosas pela estrutura receptiva aos turistas, com custos mais baratos quando comparados com as ilhas privadas.

Ilha de Maafushi

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Ilha Maafushi – fonte: reprodução internet

É um pedacinho do paraíso para todos. Por lá, é possível curtir praias maravilhosas e, ao mesmo tempo, vivenciar a cultura.

Desde 2008, o governo permitiu a construção de pousadas nas ilhas habitadas pela população local. A infraestrutura simples possibilita preços mais acessíveis para essas diárias nas Ilhas Maldivas.

Além disso, Maafushi é ideal para caminhar e usufruir de sua Bikini Beach. Por outro lado, convém respeitar a cultura local como, por exemplo, não consumir bebida alcoólica.

Ilha Guilhi

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Foto: reprodução internet

Localizada a uma parada de barco público de Maafushi, a Bikini Beach local é um destaque com sua longa extensão, assim, dificilmente parece estar cheia. As cadeiras de praia são um convite para descansar, com boas opções de restaurantes nas proximidades.

Não deixe de ir ao clássico “balanço”, o famoso cartão-postal da ilha.

Ilha de Hulhumalé

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Fonte: Maldivas

Conectada a poucos minutos do Aeroporto e de Malé. Suas ruas são amplas e a aparência é bem mais cuidada do que a capital. Há barcos públicos, ônibus, táxis e uma boa variedade de acomodações.

As praias não são as mais belas, porém, elas funcionam como um local ideal para se hospedar e passar o dia nas ilhas vizinhas.

Ilha de Thulusdhoo

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Fonte: Pinterest

É uma das opções mais acessíveis das Maldivas. Acostumada a receber surfistas devido às suas ondas longas e bem formadas, as acomodações ao seu redor se especializaram em hospedagens voltadas para quem prefere à natureza em vez do luxo.

Curiosidade: Thulusdhoo também é conhecida como a “ilha da Coca-Cola”, por sediar a única fábrica que utiliza água dessalinizada desse refrigerante no mundo.

Ilha de Villingili

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Fonte: Pinterest

É uma das mais próximas à Malé, fica apenas a dez minutos de barco. A ilha tem uma das melhores vistas da capital. Além disso, suas águas transparentes e areia branca fazem de suas praias ótimas para um mergulho despretensioso.

Por não ser muito badalada pelos turistas, não há Bikini Beach nessa ilha.

Ari Atoll

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Twin Islands Resorts – site oficial

O Ari Atoll é um dos maiores atóis das Maldivas e fica apenas a 30 minutos de hidroavião da capital Malé ou, ainda, a algumas horas de barco. Sem dúvidas, é uma opção bastante procurada por quem busca luxo e beleza.

Há mais de 20 ilhas-resort neste atol, das quais se destacam: Halaveli, Maayyafushi, Twin Islands Resort e Dhoni Mighilli.

Atol de Noonu

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Resort Sovena Jani – fonte: site oficial

É o atol mais exclusivo das Maldivas. O Resort Sovena Jani é considerado um dos mais luxuosos do mundo. É a escolha certa para quem busca muita privacidade. O melhor acesso a esse atol é por via aérea.

Qual a Melhor Época Para ir às Maldivas?

O clima nas Ilhas Maldivas é afetado pela grande massa continental do sul da Ásia. A presença dessa massa provoca um grande aquecimento na terra e na água.

Esses fatores desencadearam um ar rico em umidade vindo do Oceano Índico (embora esse próprio oceano funcione como uma reserva de calor, absorvendo, armazenando e liberando lentamente o calor tropical).

Duas estações dominam o clima das Maldivas: a estação seca, associada à monção norte de inverno asiático, e a estação das chuvas com ventos fortes e tempestades.

A mudança da monção seca para a úmida ocorre durante abril e maio. Durante esse período, os ventos vindos do Nordeste contribuem para a formação da monção entre junho até o final de agosto.

Apesar das monções, a temperatura é quente e constante durante todo o ano, costuma estar entre 26º C e 31º C. Enquanto na água do mar, a temperatura fica entre 27º C e 29º C.

Sendo assim, a melhor época para visitar as Ilhas Maldivas é entre novembro e abril.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Reprodução da Internet

Dúvidas Frequentes Sobre as Ilhas Maldivas

Quanto Custa Um Pacote Para as Ilhas Maldivas?

O preço dos pacotes para as Ilhas Maldivas varia muito, de acordo com: tempo de estadia, hotel escolhido, período da viagem e quantidade de viajantes.

A partir de US$ 1.400 dólares, em média e por pessoa, já é possível conhecer o destino paradisíaco.

Nesse caso específico, seriam cinco dias de estadia no Hotel VARU by Atmosphere, que possui o máximo conforto e uma linda vista para o mar.

Confira outros pacotes turísticos como esse no site Kangaroo!

Qual a Língua Falada nas Ilhas Maldivas?

O idioma oficial das Ilhas Maldivas é o dhivehi. Mas, por conta do forte turismo, os funcionários de qualquer hotel costumam falar um inglês quase perfeito.

Um dado curioso é que o idioma italiano é bastante utilizado. Isso porque os italianos foram os primeiros a descobrir os atrativos turísticos das Ilhas Maldivas e ainda hoje visitam bastante o país.

Quanto Custa Uma Viagem Para as Ilhas Maldivas?

Fizemos algumas simulações para te mostrar a média de custo para ir às Ilhas Maldivas.

Olha só:

De acordo com o Google Flights, um voo saindo do aeroporto de Guarulhos até Malé (capital das Maldivas), em dezembro de 2021, fica a partir de R$ 5.687 reais por pessoa.

Vale destacar que, da capital até as ilhas, é preciso pegar um avião de pequeno porte ou uma lancha.

O trajeto feito por transporte aquático é o mais em conta.

A hospedagem está no Google Travel. Para viajar, também em dezembro de 2021, a diária mais em conta é de R$ 4.000 mil reais, em média.

Nessa faixa de preço, os hotéis das Ilhas Maldivas são quatro estrelas (possuem quartos espaçosos e aconchegantes, além de bar, restaurante e vista para o mar).

Como os custos são bem variáveis, sugerimos que você faça uma lista com todos os seus objetivos.

Qual Melhor Lugar Para Ficar nas Maldivas?

O que não falta, nas Ilhas Maldivas, é beleza e encanto. Para você ter ainda mais a certeza sobre isso, resumimos alguns dos locais mais bacanas para relaxar e se divertir.

Veja:

  • Ilha de Maafushi — perfeita para quem quer não só sentir a natureza, mas também conhecer a cultura local e ainda economizar. Isso porque as hospedagens dessa ilha são mais simples e, consequentemente, mais baratas;
  • Ilha de Thulusdhoo — se a sua intenção é surfar grandes ondas e se aventurar, essa ilha é a escolha perfeita;
  • Ilha de Villingili — é um dos principais destinos dos turistas, sendo assim, um ótimo local para você conhecer pessoas e descobrir culturas variadas;
  • Ilha de Huvafen Fushi — é conhecida com umas das mais lindas das Maldivas. Os bangalôs flutuantes e as passarelas de madeira dão um toque final para o cenário.

Como você pode ver, o destino em pauta agrada todos os gostos. Para curtir muito, basta saber o que você espera: um local mais privado ou bem badalado.

Procure fazer um roteiro de viagem, assim, você se organiza de forma perfeita!

Como ir Para Maldivas Gastando Pouco?

Antecedência é a palavra-chave para quem quer economizar. Ou seja, comece a planejar a sua viagem o quanto antes.

Outra dica é ficar de olho em aplicativos e sites de passagens, pois, vez ou outra, é possível encontrar promoções e descontos.

Mais uma dica é focar em ilhas habitadas pela população local. Um bom exemplo disso é a Ilha de Maafushi, que possui pousadas mais simples e baratas, mas deixa de lado o conforto.

Qual É a Moeda de Maldivas?

Apesar da moeda oficial ser a Rúpia Maldívia ou rufiyaa (MVR), em todos os resorts são aceitos dólares americanos.

Porém, é recomendável trocar parte dos dólares pela moeda local, já que as ilhas menores não aceitam dólar. Há caixas eletrônicos e casas de câmbio em todo país. Os cartões de crédito e débito também são aceitos.

Onde ficam as ilhas maldivas pais

Conclusão

Apesar das restrições impostas pela religião muçulmana, os maldivos são um povo muito tranquilo, hospitaleiro e, sobretudo, muito acostumado ao turismo.

A viagem às Ilhas Maldivas são, simplesmente, deslumbrantes e um luxo a ser vivido por todos aqueles que procuram destinos exclusivos acompanhados da beleza atemporal da natureza.

Não há como resistir ao convite para um mergulho em suas águas cristalinas e quentinhas. Vale cada momento de contemplar esse cenário, que dispensa filtros e legendas.

Seja ao amanhecer, ou ao anoitecer sempre é tempo de vivenciar com prazer esse santuário natural. Quem já foi, sonha em voltar às Ilhas Maldivas, e quem ainda não foi, se prepare para uma viagem inesquecível!

Por fim, vale lembrar a necessidade do seguro viagem. Afinal, alguns imprevistos sempre podem acontecer, mas isso não significa que você precise passar por apuros.

Faça a cotação do seguro viagem agora mesmo, há opções para todas as necessidades, além de preços que cabem no seu bolso!

Em que país fica a ilha de Maldivas?

Onde se Localizam as Ilhas Maldivas? As Ilhas Maldivas representam um arquipélago no Oceano Índico, situado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka e ao sul do continente asiático. Sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas.

Onde fica Maldivas fica em Dubai?

Onde fica Maldivas e Dubai e como chegar até lá? As Ilhas Maldivas ficam no continente asiático. Saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, dependendo da companhia aérea escolhida, você fará uma ou duas escalas até chegar ao aeroporto de Male, Maldivas. Se for via Dubai, normalmente a escala ou conexão acontece nesse país.

Qual é a capital da República das Maldivas?

MaléMaldivas / Capitalnull

Qual o valor de uma viagem para as Maldivas?

Quanto custa viajar para as Maldivas?.