Onde não puderes amar, não te demores autor

A frase original, muitas vezes injustamente atribuída à pintora mexicana Frida Kahlo ou ao pensador brasileiro Augusto Branco, mas da autoria de Eleonora Duse, famosa atriz italiana do século xix, é de facto “ onde não puderes amar, não te demores”, uma das minhas preferidas e que cito várias vezes, mas que pela profundidade que emprega permite com o mesmo efeito este tipo de declinações. 

E acredito profundamente que nunca devemos empenhar muito do nosso tempo onde soubermos que não poderemos amar, onde não nos será permitido ir mais longe, mais além, onde de uma ou outra forma nos seja percetível (por muito que às vezes nos seja difícil admitir) que ali não nos será dada a oportunidade de sermos felizes...

Em tudo na vida, seja num plano mais emocional , familiar ou pessoal, ou até num nível profissional, sou um defensor acérrimo do índice de felicidade interna bruta, ou seja, da procura de soluções para a nossa vida que nos deixem confortáveis e reconhecidos, valorizados, motivados. É óbvio que nem sempre isso é possível na sua plenitude, vezes há que a vida nos obriga a ser mais racionais para subsistirmos ou termos melhores condições de vida, mas sinto que quando consigo exponenciar mais as minhas capacidades, quando retiro maior rentabilidade dos meus atributos é quando me sinto bem onde estou, acredito no que faço e com quem faço. Quando não somos felizes, o resultado não vai com paixão, condimento fundamental para a irreverência dos projetos.

E existem diversas formas de o percebermos. No trabalho, quando não nos permitem crescer e evoluir ou quando o ambiente não é o melhor e deixamos de ter prazer em acordar de manhã para tentarmos a nossa parte para mudar o mundo, quando não nos entendemos com colegas, chefes ou empregados, quando alguém nos faz a vida negra com outras intenções. Quando não nos pagam. Na vida, quando não reconhecem a nossa dedicação, não valorizam a nossa amizade, o nosso amor.

Sou daqueles que dão muito valor à vida. Adoro andar por aqui e, por isso, cada vez menos me dou ao direito de demorar onde percebo que não poderei ser feliz ou onde não me derem oportunidade para amar, e cada vez mais consigo perceber de uma forma rápida onde não sou bem-vindo ou onde me querem bem. E está no nosso crescimento pessoal, emocional, físico e sensorial o segredo para o que mostramos através das nossas atitudes, é isso que molda a nossa personalidade e a nossa imagem.

Faço, por isso, tudo o que está ao meu alcance, todos os dias, para que a felicidade seja uma constante da vida, como o sonho de António Gedeão na sua “Pedra Filosofal”, “tão concreta e definida como outra coisa qualquer”. É nesse preenchimento permanente que assento as minhas raízes, nunca esquecendo, logicamente, que não podemos sempre fazer apenas o que queremos ou o que mais gostamos, que, por vezes, a vida também nos exige sacrifícios, mas que nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos sonhos, para, se não estivermos bem, largarmos tudo, irmos por aí à procura dum mundo melhor, de quem nos quer bem. E poder demorar-me para sempre onde me deixarem amar, ser feliz...

Muita gente pensa que Frida Kahlo (famosa pintora mexicana) foi a autora da frase – “Onde não puderes amar não te demores”- mas, na verdade, acredita-se que foi Eleonora Duse (famosa atriz italiana do sec.XIX) a autora da mesma. O certo é que, independente da autoria, essa frase atravessa séculos e permanece como um registro de uma verdade insofismável e que deveria ser um lema de vida para todos nós. O amor, especialmente, o por nós mesmos, deve ser sempre um elemento norteador em nossa caminhada pela vida, porém, infelizmente, nem sempre é isso que acontece!

As mulheres continuam sendo cada vez mais vítimas de relacionamentos abusivos e violência doméstica e, muitas vezes, não conseguem sequer perceber que estão vivendo um relacionamento tóxico que as oprimem, incapacitam e transformam a sua vivência amorosa em dor e sofrimento. E, cada vez mais cedo, isso vem acontecendo: de acordo com a pesquisa “Visível e Invisível 2019”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram violência em 2018, no Brasil.

É preciso que se entenda que relacionamento abusivo é toda relação em que a pessoa é desrespeitada, desvalorizada, ofendida, desqualificada, assediada, agredida emocionalmente e muitas vezes até fisicamente. Nesse tipo de relação, um dos parceiros deixa de ter vida própria e passa a viver em função dos desejos do outro, o qual assume o comando da vida do seu par e determina o que ele pode ou não fazer, para onde ir, com quem falar e até mesmo a forma como deve se portar. E tudo isso acontece em nome de um discurso amoroso.

Preserve-se e preste muita atenção aos seguintes indicadores, porque eles são característicos de um relacionamento abusivo: o parceiro te monitora o tempo inteiro e quer saber onde você está, com quem, checa suas mensagens no celular, controla suas postagens nas redes sociais e sabe todas as suas senhas; se por um acaso você sair sem ele, você precisa ficar ao celular prestando contas de tudo o que está acontecendo no local; ele desqualifica a sua fala e tenta te constranger na frente de outras pessoas, sejam elas conhecidas ou não; é ele  quem determina o que você pode ou não fazer. Ele rouba a sua vida!

E a coisa não para por aí! As vontades dele são as mais justas e os desejos dele sempre prevalecem; os erros são sempre seus, por isso ele te culpa por toda e qualquer coisa que não satisfaça às expectativas dele e, como você vive no meio de um furacão de emoções, você acaba pedindo desculpas por erros que você não cometeu, mas com a autoestima em frangalhos, você não tem forças para reagir e nem sabe mais o que significa respeito próprio e dignidade.

Amor não produz sofrimento constante, desamor sim. Amor é acima de tudo proteção, cuidado, colo, carinho e aconchego. Tenha coragem e se pergunte se você se sente amada e se tem motivos para amar o seu parceiro. Na dúvida, converse com seus amigos e familiares e escute o que eles têm para te dizer. No mais, não se demore onde você não se sentir amada e não tiver motivos para amar. A vida segue…

Navegação de Post

De quem é a frase onde não puder amar não te demores?

É no ato de amar que encontramos a fonte da nossa energia. O amor é para onde correm nossos desejos e onde se abrigam nossas ações. Por acaso, seria possível ser feliz com ações que não contêm em si o melhor do nosso amor?

Onde não puderes amar não te demores Nietzsche?

Sai, corre logo. Afasta-te das ventanias cruéis que ameaçam revirar-te a vida e os sonhos pelo avesso. Aqueles pedaços de histórias rotas e cerzidas, atiradas no cesto de roupas de sorrir — e que já usaste tantas vezes em festas enxovalhadas.

Quais as principais frases de Frida Kahlo?

Frases de Frida Kahlo.
“Pés, pra que te quero, se tenho asas para voar?”.
“Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore desde dentro”.
“A dor, o prazer e a morte não são mais do que o processo da existência. ... .
“Doutor, se me deixar tomar essa tequila, prometo que não vou beber no meu funeral”.

Onde não puderes amar

“Eu sou a desintegração.” “Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore a partir do teu interior.” “Onde não puderes amar, não te demores.”