Orgao do rg onde fica

Já precisou informar o órgão expedidor ou emissor do seu RG, mas não soube encontrar? Aqui mostramos como você pode encontrar de maneira simples.

É bem provável que você já tenha ouvido falar no órgão expedidor do RG, mas você sabe o que de fato ele significa e como encontrar essa informação? Saber o que é isso é muito importante, já que ao se cadastrar em sites e até mesmo abrir contas em bancos, essa informação é solicitada.

Por esse motivo, é fundamental que você saiba por qual órgão emissor a sua carteira de identidade foi expedida. Se você sabe o que não é o termo e nem como encontrá-lo, fique tranquilo porque é bem simples de encontrar essa informação na sua própria identidade.

Aliás, o tipo de órgão pode variar de acordo com cada estado, mas também não há nada complicado nesse processo. Por isso, para te ajudar a saber onde fica esse informação e em quais situações é usado, aqui neste artigo te explicamos tudo sobre.

Como faço para encontrar o órgão expedidor do RG?

Uma das principais dúvidas que os brasileiros possuem é sobre como achar sobre a instituição no seu documento. Mas para que você possa achar onde está localizado o órgão expedidor no seu RG, recomendamos que você pegue ele neste momento.

Agora com o documento de identificação em mãos, vamos lá: a primeira coisa é virar o documento, porque a informação não está onde fica localizada a sua foto e a assinatura. O órgão expedidor do RG fica localizado na horizontal e abaixo da informação do estado.

Abaixo você consegue conferir um exemplo de onde essa informação deve ser encontrada ao consultar seu RG.

Pronto, agora sempre que você precisar já sabe onde consultar o órgão expedidor do seu RG, seja para fazer um cartão ou inscrição em um concurso público.

Orgao do rg onde fica
Órgão expedidor RG (Imagem: pravaler)

VEJA TAMBÉM: Meu INS: Saiba o que é a plataforma e os serviços disponíveis

O que é o órgão expedidor?

Primeiramente, o órgão expedidor ou emissor do RG nada mais é do que a instituição pública responsável por emitir diversos documentos dos brasileiros. Entre esses documentos estão a carteira de identidade, passaporte, CNH, CPF, carteira de trabalho, entre tantos outros.

Muitas vezes o responsável pela emissão destes e outros documentos é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado.

Em outros casos, outra instituição pode ser responsável, como é o caso do DETRAN que é responsável pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

Mas qual é o órgão expedidor do RG?

Apesar do que muitos pensam ou imaginam, o documento de identificação pode ser emitido por diversos órgãos, que varia de estado para estado. O RG é emitido principalmente pela pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), porém, também existem outros órgãos.

E quais são os outros órgãos expedidores do RG? Veja abaixo a lista dos principais!

Principais órgãos expedidores

Caso você ainda não saiba qual pode ser o órgão expedidor do seu RG, veja os principais agora!

  • SSP/UF: Secretaria de Segurança Pública da respectiva Unidade da Federação (UF);
  • Cartório Civil: emite certidão de nascimento, casamento, óbito;
  • Polícia Federal: órgão responsável pela emissão de passaporte e outros serviços.

Além disso, saber sobre essas instituições podem te ajudar no momento que você precisar solicitar uma segunda via do RG.

Quando se usa essa informação?

Você pode precisar saber dessa informação sempre que for fazer a inscrição para uma prova, preencher um cadastro (seja ele online ou não), fazer matrícula ou na maioria dos casos em que sua carteira de identidade é solicitada.

Aos poucos, você acaba gravando e memorizando o nome da instituição que seu RG foi emitido, porém, caso não lembre, já sabe onde pode consultar.


A data de emissão representa o dia, mês e ano em que um documento foi expedido pela entidade emissora. A data de expedição, como também é conhecida, terá sido a data em que o órgão emissor competente realizou o seu despacho assim que o documento estava pronto.

Na carteira de identidade (RG), assim como em outros documentos, a data de emissão é um dos seus elementos. No RG pode ser encontrada na parte de trás do documento físico.

Confira na imagem abaixo:

Orgao do rg onde fica

É muitas vezes comum ter de incluir este dado em cadastros que fazemos, como na aquisição de um produto ou serviço. Além do documento físico é possível encontrar essa data pela internet.

Como encontrar a data de emissão do RG pela internet

Ao estar sem o documento em mãos, a internet pode ser uma aliada na procura por informações do RG, incluindo a sua data de emissão.

Para isso será preciso saber de antemão o número do CPF e ter um cadastro Gov.br. Assim, será possível acompanhar informações no Meu INSS, pelo site ou pela app.

RG pelo Meu INSS (portal e app)

O Meu INSS é um portal oferecido pelo governo federal também na versão de aplicativo.

Nele é possível encontrar dados acessados com a conta Gov.br em que um deles é o RG. O acesso é feito olhando os dados pessoais cadastrados no sistema. Veja o passo a passo:

1. Acesse o portal Meu INSS ou o app e faça login em "entrar com gov.br"

Orgao do rg onde fica

Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo para ter acesso a esse serviço escolhendo uma das opções: Android / iOS.

Nesta etapa verifique se já possui cadastro no portal do governo federal preenchendo o CPF. Caso não tenha será direcionado para a criação de uma conta.

2. Clique em "Meu Cadastro"

Ao acessar o Meu INSS deverá encontrar na parte superior ou no menu de opções o botão "Meu Cadastro".

3. Encontre os dados do RG em "Documentação"

Na opção acessada anteriormente, devem aparecer os dados do segurado do INSS. Mais embaixo estarão os dados do RG, incluindo a data de emissão do documento, onde diz "Identidade".

Orgao do rg onde fica

Quais são os elementos da carteira de identidade?

A carteira de identidade (RG) é um documento emitido por órgãos de identificação dos estados, Distrito Federal e órgãos consulares.

Este documento deve possuir os seguintes elementos:

  • Armas da República e inscrição “República Federativa do Brasil”;
  • Nome da Unidade da Federação;
  • Identificação do órgão expedidor;
  • Registro geral no órgão emitente, local e data da expedição (emissão);
  • Informações do identificado: nome, filiação, local e data de nascimento do identificado, podendo incluir o CPF;
  • Foto 3x4 com impressão digital do polegar direito;
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor.

Estas informações devem fazer parte e caracterizam o documento. Por isso por vezes é também preciso identificar o local onde o RG foi emitido, o seu órgão expedidor. Um exemplo comum é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Unidade Federativa (UF).

A partir de 2023 também será possível obter o "RG único" em todos os estados, formato unificado através do número do CPF e válido para todo o território nacional. Com ele será também possível a obtenção de um RG digital utilizado no aplicativo gov.br.

Onde mostra o órgão no RG?

Para saber o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado de onde está a foto) qual é a sigla que acompanha o Estado (UF).

O que é o órgão do RG?

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.

O que significa a sigla SSP?

SSP é a sigla para Secretaria de Segurança Pública, e é um órgão público brasileiro responsável que possui diversas funções. Algumas das atividades da SSP é permitir o registro de boletins de ocorrência de furtos de veículos, perda de documentos, desaparecimento de pessoas e outros.