Países da África Austral que alcançaram a sua independência em 1975

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Países da África Austral que alcançaram a sua independência em 1975

África Austral.

  região geográfica, inclui a anterior

A África Austral, também chamada de África Meridional, é a parte sul de África, banhada pelo Oceano Índico na sua costa oriental e pelo Atlântico na costa ocidental. Normalmente considera-se a África Austral formada pelos seguintes países:

Estes países e ainda a República Democrática do Congo, a Tanzânia e as Seychelles (que são geralmente considerados parte da África Oriental) formam a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (ou SADC, do seu nome em inglês, “Southern Africa Development Community”). A maioria destes países são ainda membros da COMESA (“Common Market of Eastern and Southern Africa”).

Para o Departamento de Estatística da ONU, apenas a África do Sul e seus vizinhos imediatos são incluídos nesta sub-região (com sombreado escuro no mapa).[1] Considerando esta última definição, a África Austral é uma região unipolar, com a África do Sul como primeira potência regional, mesmo que as altas taxas de crescimento da Angola já estão colocando em questão esta afirmação.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Subdivisões da África

Referências

  1. Subdivisões dos continentes para fins estatísticos usada pela ONU acesso em 20 de junho de 2009
  2. [1] acesso em 21 de dezembro de 2016

Qual o país da África Austral que se tornou independente em 1975?

O país fica na África Austral, situado na costa do Oceano Índico, com cerca de 20 milhões de habitantes (2004). Ex-colônia de Portugal, Moçambique se tornou independente no dia 25 de junho de 1975, depois de enfrentar uma guerra que durou 10 anos.

Quais são os países de África Austral?

São Países-Membros da SADC: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malavi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Quais foram os países envolvidos na descolonização da África?

O Egito consegue sua independência em 1922, mas será na década de 50 que vários estados conseguem sua autonomia como a Líbia (1951), Marrocos e Tunísia (1956) e Gana (1957).

Quais países da África portuguesa conquistaram a independência através da luta armada?

A Guerra Ultramar se constituiu como o início do processo de descolonização da África: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique conquistaram a independência na década de 1960. Independência das colônias portuguesas africanas: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.