Para que serve o medicamento Cimegripe?

O Cimegripe é um remédio na forma de comprimido que contém paracetamol na sua composição, indicado para o alívio da dor ou febre causada por gripes ou resfriados. Este remédio também pode ser encontrado na forma de cápsulas contendo outras duas substâncias, o maleato de clorfeniramina e o cloridrato de fenilefrina, que ajudam a aliviar os sintomas de nariz entupido ou escorrendo, ou dor muscular causados pela gripe ou resfriado.

Este remédio está disponível em farmácias ou drogarias, podendo ser encontrado também na forma de gotas ou xarope para uso oral, ou na forma de pomada para uso tópico, e deve ser usado com orientação médica, pois pode causar efeitos colaterais como náusea, palpitação cardíaca ou tremor, por exemplo.

Para que serve

O Cimegripe é indicado para alívio dos sintomas causados por gripes ou resfriados como  febre, nariz escorrendo ou entupido, dor muscular ou dor de cabeça. 

Além disso, o Cimegripe comprimido, por conter somente paracetamol, também pode ser indicado para dor de dente, dor nas costas, dor causada pela artrite ou cólica menstrual.

Como tomar

A forma de uso do Cimegripe varia de acordo com a apresentação. No caso de comprimido, cápsula, solução em gotas ou xarope, deve ser tomado por via oral, e a pomada deve ser usada diretamente na pele.

1. Cimegripe comprimido

O Cimegripe comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após as refeições, sendo indicado somente para adultos ou crianças com mais de 12 anos de idade.

O comprimido de Cimegripe contém somente paracetamol 750 mg na sua composição, sendo recomendada a dose de 1 comprimido de 3 a 5 vezes por dia, e a dose total por dia deve ser no máximo de 4000 mg, ou seja, utilizar no máximo 5 comprimidos de Cimegripe por dia.

2. Cimegripe cápsulas

O Cimegripe cápsulas deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sem partir ou mastigar a cápsula. 

As cápsulas de Cimegripe contém paracetamol 400 mg, maleato de clorfeniramina 4 mg e cloridrato de fenilefrina 4 mg e devem ser usadas somente por adultos de 18 a 60 anos. 

A dose recomendada é de 1 cápsula até 5 vezes por dia. O tempo de tratamento depende da indicação e orientação médica. 

3. Cimegripe xarope

O Cimegripe xarope contém paracetamol 200 mg, maleato de clorfeniramina 3 mg e cloridrato de fenilefrina 3 mg em cada 5 mL do xarope, e deve ser tomado por via oral utilizando o dosador fornecido na embalagem.

As doses do Cimegripe xarope variam de acordo com a idade e incluem:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 10 mL a cada 4 horas, ou conforme orientação médica;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 5 mL a cada 4 horas, ou conforme orientação médica.

O tempo de tratamento com Cimegripe xarope depende da avaliação e orientação médica.

4. Cimegripe gotas

O Cimegripe gotas contém paracetamol 100 mg, maleato de clorfeniramina 2 mg e cloridrato de fenilefrina 2 mg em cada 1 mL da solução, e deve ser tomado por via oral utilizando o dosador fornecido na embalagem.

As doses do Cimegripe gotas variam de acordo com a idade e incluem:

  • Crianças de 2 a 4 anos: a dose recomendada é de 20 a 30 gotas de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica;
  • Crianças de 4 a 6 anos: a dose recomendada é de 30 a 40 gotas de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.

O Cimegripe gotas não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade e o tempo de tratamento depende da avaliação e orientação do pediatra.

Para bebês e crianças com menos de 2 anos de idade, pode-se utilizar o Cimegripe infantil que contém apenas o paracetamol na sua composição. Veja como usar o Cimegripe infantil.

5. Cimegripe pomada

O Cimegripe pomada ou Cimegripe Rub contém cânfora, mentol e óleo de eucalipto na sua composição e deve ser usado aplicando uma camada fina da pomada sobre a pele, até 3 vezes por dia, na região do peito, pescoço ou das costas, para alivio da tosse, nariz entupido ou dor muscular causados pela gripe ou resfriado.

Esta pomada do Cimegripe não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos de idade.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Cimegripe cápsula, xarope ou gotas são sonolência, náuseas, dor nos olhos, tontura, palpitação, boca seca, desconforto gástrico, diarreia, tremor ou aumento da sede.

No caso do Cimegripe comprimido os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos, prisão de ventre, coceira ou vermelhidão no corpo ou reações alérgicas. Já o Cimegripe pomada pode causar vermelhidão, irritação da pele, ou irritação dos olhos. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Além disso, por conter paracetamol, o Cimegripe quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas pode causar intoxicação no fígado e hepatite medicamentosa que pode ser percebida com sintomas como dor na parte superior do estômago, coceira intensa na pele, perda do apetite, urina escura, fezes esbranquiçadas ou pele e olhos amarelados. Confira outros sintomas da hepatite medicamentosa e como é feito o tratamento.

Cimegripe dá sono?

O sono é um dos efeitos colaterais mais comuns de Cimegripe cápsula, xarope ou gotas, que ocorre devido a presença do maleato de clorfeniramina na sua composição, que é um antialérgico, por isso é muito provável que algumas pessoas sintam sonolência durante o tratamento.

Para evitar esse efeito colateral, existe um outro tipo de Cimegripe que não contém o maleato de clorfeniramina na sua composição, sendo encontrado com o nome comercial Cimegripe dia.

Quem não deve usar

O Cimegripe cápsula, xarope ou gotas não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com diabetes, pressão alta, doença cardíaca, glaucoma, próstata aumentada, insuficiência renal crônica, insuficiência hepática grave, ou problemas de tireóide.

Além disso, o Cimegripe não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao paracetamol, maleato de clorfeniramina ou cloridrato de fenilefrina.

Já o Cimegripe pomada, não deve ser usado durante a amamentação pois pode causar problemas respiratórios no bebê e também não deve ser usado por pessoas com doenças respiratórias como a asma, por exemplo. 

Cimegripe pode ser usado na gravidez?

O Cimegripe cápsula, xarope ou gotas, por conter maleato de clorfeniramina e cloridrato de fenilefrina na sua composição, não deve ser usado por grávidas. No entanto, o Cimegripe comprimido, que contém apenas o paracetamol na sua composição, pode ser usado por grávidas desde que com orientação obstetra e na menor dose possível, sendo aconselhado a dose máxima de 1000 mg de paracetamol por dia. Saiba o que tomar para gripe ou resfriado na gravidez.  

Quando devo tomar o Cimegripe?

Adultos (de 18 a 60 anos): 1 cápsula a cada 4 horas. Ingerir com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas. Limite máximo diário: Não tomar mais de 5 cápsulas ao dia. Duração do tratamento: conforme orientação médica.

Quanto tempo demora para o Cimegripe fazer efeito?

Além disso, bloqueia a liberação de certas substâncias responsáveis pelos efeitos alérgicos, diminuindo edema, coriza e rinite, possibilitando o descongestionamento nasal. O início do efeito ocorre em 15 minutos após a administração.

Pode tomar cimegripe para dor de garganta?

Cimegripe® Bebê e Criança são indicados para a redução da febre e para o alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta e reações pós-vacinais.

Para que serve cimegripe serve para tosse?

O Cimegripe pomada ou Cimegripe Rub contém cânfora, mentol e óleo de eucalipto na sua composição e deve ser usado aplicando uma camada fina da pomada sobre a pele, até 3 vezes por dia, na região do peito, pescoço ou das costas, para alivio da tosse, nariz entupido ou dor muscular causados pela gripe ou resfriado.