Pares de genes com segregação independente podem agir conjuntamente na determinação de uma mesma

Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Biologia II (genética)

Et Est Prefeito Joao Mendes Olimpio De Melo

Enviada por:

Valdeci Alves


1 resposta(s)

Geo Alves

Há mais de um mês

interação gênica
interação gênica

Essa pergunta já foi respondida!

Perguntas recomendadas

Pares de genes, com segregação independente podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. É conhecido como ?

Pares de genes com segregação independente podem agir conjuntamente na determinação de uma mesma

Jessyka Lima

Pares de genes, com segregação independente age , conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Qual??

Marineide Santos

Faça parte da maior rede de estudos do BrasilCrie seu perfil e veja essa e outras milhares de perguntas respondidas

(FATEC/SP) Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como: a) interação gênica.

Quais são os três tipos de interação gênica?

A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, interagem e controlam uma característica.

Interação Gênica
Interação gênica epistática. Também chamada de epistasia. Interação gênica não epistática. Herança Quantitativa ou Poligenia.

O que é segregação independente?

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Como os genes podem interagir entre si?

A interação gênica é o tipo de herança na qual a expressão do fenótipo de uma característica é condicionada pela ação conjunta de dois ou mais pares de genes com segregação independente. Esta interação resulta em um efeito que difere daquele produzido por ambos individualmente.

Em que situação a segregação independente não acontece?

Quando os genes estão localizados em cromossomos diferentes eles segregam de forma independente, porém, quando estão localizados no mesmo cromossomo, não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta.

Quando dois pares de genes estão no mesmo par de cromossomos?

1) (Biologia -UECE) Quando dois pares de genes estão no mesmo par de cromossomos homólogos, dizemos que ocorre: d) Ligação gênica, podendo os genes ligados ir para gametas diferentes por meio do crossing-over.

Qual é a diferença entre herança genética qualitativa e quantitativa?

Os caracteres quantitativos são, em geral, regulados por vários genes, ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica ou oligogênica. As características quantitativas são estudadas a nível de população e são descritas através de parâmetros tais como média, variância e covariância.

O que é interação gênica simples?

Interação gênica é a denominação de um processo que ocorre quando dois ou mais genes interagem controlando apenas uma característica. Para que ocorra essa interação, não é necessário que os genes estejam localizados no mesmo cromossomo.

O que é herança quantitativa ou poligênica?

A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. As características podem ainda sofrer a ação de fatores do ambiente, o que aumenta a variação fenotípica.

O que é a lei de segregação?

Genes existem em diferentes versões ou alelos. Um alelo dominante inibe um alelo recessivo e determina a aparência do organismo. Quando um organismo produz gametas, cada gameta recebe apenas uma cópia de cada gene, que é selecionado aleatoriamente. Isto é conhecido como a lei da segregação.

Como fazer segregação independente?

Determinando o número de tipos de gametas na segregação independente. Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.

Qual a diferença entre segregação independente e Crossing Over?

Na segregação independente, todos os pares de alelo possuem a mesma proporção de ocorrência (25%). Já no crossing-over esta proporção varia de acordo com a distância entre os genes presentes no mesmo cromossomo: quanto mais distantes entre si, maior a chance de crossing-over entre os genes e vice-versa.

O que significa dois locos gênicos serem independentes entre si?

A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

Para que ocorra a interação gênica é necessário que os genes estejam em um mesmo cromossomo?

a) Na interação gênica, dois ou mais genes interagem para determinar uma característica. b) Para que ocorra interação gênica, é necessário que os genes estejam em um mesmo cromossomo. c) Casos de interação gênica normalmente não obedecem as leis de Mendel. d) A epistasia é um tipo de interação gênica.

O que são ações gênicas?

A ação gênica compreende a ação e interação dos alelos e a interação gênica que é ação de diversos genes (vários alelos em vários locus) nas expressões dos fenótipos.

O que é um ser Diíbrido?

Significado de Diíbrido

adjetivo, substantivo masculino Diz-se do, ou o híbrido resultante de progenitores que diferem por dois caracteres.

Em que fase acontece o crossing-over?

A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Qual a ocorrência que resulta da segregação independente dos fatores *?

A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas. Ela foi formulada com base em análises da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.

Postos Recomendados

nibelungen shards ragnarok mobile check it out how many nibelungen shards does valhalla have
days or days check it out is it days work or days work
what does expressive mean in art check this out expressive content definition
is tybalt a dynamic character check this out dynamic character in romeo and juliet
what state has the best section 8 program check this out fastest state to get section 8
what happens if you breathe in polyurethane check this out polyurethane fumes side effects
how do i calculate how much gravel i need check this out square feet to yards of gravel
how much does it cost to get in frontier city in oklahoma city check this out frontier city admission
 

Quando pares de genes com segregação independente podem agir em conjunto na determinação de uma característica fenotípica Este fenômeno é conhecido como?

(FATEC/SP) Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como: a) interação gênica.

O que é a Lei da segregação independente?

O que é a lei da segregação independente? A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes se organizam em gâmetas independentemente um do outro. Por outras palavras, o alelo que um gâmeta recebe por um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

Quais são os tipos de interação de genes?

Por ser mais de um gene que determinará uma característica quando ocorrer a interação, a análise das características normalmente fogem das proporções de Mendel. As interações gênicas podem ser classificadas em interações epistáticas e interações não epistáticas.

Como os genes podem interagir entre si?

A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, interagem e controlam uma característica. Muitas características dos seres vivos resultam da interação de vários genes.