Pode comer batata doce pós treino?

As batatas doces são uma comida típica de quem pratica musculação e são comuns em dietas em revistas de fisiculturismo e revistas fitness. Os carboidratos, como bem sabemos, são um macronutriente extremamente importante na musculação e batatas doces fornecem uma abundância desse nutriente para dar energia, juntamente com muitos outros benefícios para a saúde. Elas também são saborosos, versáteis e fáceis de preparar, tornando-as uma comida ideal para sua musculação. Agora, é importante também saber como usar esses alimentos, ou seja, se antes ou depois de um treino, em qual quantidade, e se realmente, a batata doce é o único alimento que pode trazer tantos benefícios para sua musculação.

Leia também

  • Tomar vitamina de banana todo dia engorda?
  • Por que como pouco e engordo assim mesmo?

Carboidratos e a batata doce na musculação

Os carboidratos fornecem-lhe energia para seus exercícios de musculação e ajudam na recuperação dessa energia depois. Os atletas devem consumir pelo menos 50 por cento de suas calorias a partir de carboidratos. Isso equivale entre 3 e 6 gramas de carboidrato por quilo de peso corporal. Isso são 240 a 480 gramas de carboidratos por dia para um indivíduo de 80 quilos, podendo ser muito mais, dependendo do seu biotipo, seu metabolismo e outros fatores. Uma batata doce carrega 24 gramas de carboidratos, o que é já 10% de uma quantidade mínima para uma pessoa com 80 quilos.

Pode comer batata doce pós treino?
Foto: Shutterstock

A batata doce é uma fonte de carboidrato complexo que muitos corredores já conhecem. Mas como comer batata doce antes do treino para usar melhor esse alimento a seu favor? 

Por ser bastante energética, a batata doce é uma boa opção de alimento para ser consumido no pré-treino, pois desemprenha uma importante função no exercícios físico: regular os níveis de açúcar no sangue. “O carboidrato mantém os níveis de glicemia controlados por um período prolongado, melhorando o rendimento esportivo. Ainda mais quando é um carboidrato do tipo complexo, como o da batata doce, que é digerido e absorvido mais lentamente, prolongando a sensação de saciedade”, explica Luna Azevedo, nutricionista e idealizadora do projeto Vida por Luna.

Benefícios da batata doce

Seja de polpa amarela, branca, roxa ou alaranjada, todas as opções do alimento garantem inúmeros benefícios à saúde. “Essas variações indicam uma elevada concentração de betacaroteno, antocianinas, compostos fenólicos, fibra dietética, vitamina C, ácido fólico e sais minerais”, explica a especialista Luna.

+ Aprenda o jeito certo de cozinhar batata doce
+ 5 motivos para você não cortar os carboidratos

Graças a alguns sais presentes nele, como potássio, magnésio, zinco, cálcio e ferro (uma boa reposição para o pós-treino), ainda contribui para o controle da pressão arterial. Além disso, a presença de vitaminas com ação antioxidante, como A, C e E, podem auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas!

Por que comer batata doce antes do treino?

Antes de se perguntar como comer batata doce antes do treino, vale a pena entender por que consumi-la.

Por ser um carboidrato do tipo complexo, ela é uma opção melhor do que o arroz e o pão branco, por exemplo. “Amidos com alto teor de açúcares simples e baixo em fibras, como é o caso do arroz branco, são digeridos rapidamente. Por isso, entram na corrente sanguínea em grandes quantidades. Esse processo acelera as flutuações de insulina e açúcar no sangue”, afirma a nutricionista. Resultado: a fome virá mais rápido e será fácil exagerar nas calorias durante o dia. 

Apesar de não conter tantas fibras, o amido presente na batata doce é bem resistente ao sistema digestivo. “Devido à essa propriedade, ele se comporta como a fibra. Assim, reduz o índice glicêmico. E deixa mais lenta a taxa de absorção de glicose e outros nutrientes, além de regular o trânsito intestinal”, diz Luna Azevedo. O que vai evitar que você sinta tontura, náuseas e até desmaios na hora de malhar. Além de proporcionar o abastecimento de combustível para os músculos, garantindo que você não quebre no meio do caminho. E produza mais células de proteína no organismo. 

Como comer batata doce antes do treino?

O ideal é se alimentar de 20 minutos a 1h30 antes de sair para correr. “Para melhorar o desempenho antes do treino, a refeição deve ser alta em carboidratos, pois são uma fonte rápida de energia. Já a proteína deve ser consumida com moderação, no intuito de facilitar a digestão”, aconselha Luna. Ela até dá uma sugestão de receita para você testar:

Muffin de batata doce para comer antes do treino

Pode comer batata doce pós treino?
Foto: Shutterstock

Ingredientes:

  •     2 xícaras de batata doce amassada;
  •     2 xícaras de farinha de aveia;
  •     1/2 xícara de azeite;
  •     1 tomate picado;
  •     1/2 cebola picada;
  •     Cheiro verde à gosto;
  •     Sal a gosto;
  •     1 colher de sopa de vinagre;
  •     1 colher de sopa de fermento em pó;
  •     Opcional: açafrão, páprica (à gosto);
  •     Temperos: açafrão, sal, páprica defumada.

Modo de preparo: 

Adicione o vinagre e o fermento em um recipiente e misture bem. Depois, acrescente os outros ingredientes e continue misturando (na mão ou no mixer) até formar uma massa homogênea. Coloque em formas de cupcake e leve ao forno preaquecido por 30 minutos. Não é necessário adicionar água.

É melhor comer batata doce antes ou depois do treino?

– Ganho de Massa Muscular A batata doce neste momento, cerca de 40-60 minutos antes do treino, serve exatamente como fonte dessa energia necessária para a contração muscular. Portanto, comer batata doce antes do treino é a melhor opção para quem quer aumentar seus ganhos de massa magra.

Quantas batatas doce comer depois do treino?

Evite grandes quantidades de carboidratos à noite. Ela tem um índice glicêmico mais alto se comparada à batata doce e menor quantidade de fibras. É mais indicada para o pós-treino. A pessoa pode comer uma unidade média.

É bom comer batata depois do treino?

“Além de fornecer muita energia, participa do processo de construção muscular e recuperação do glicogênio do músculo evitando a fadiga”, ressalta Tatiane. Entretanto, após o treino, a batata também traz benefícios, pois ajuda a recompor os níveis de glicogênio e facilita a entrada de aminoácidos nas células.

O que comer com batata doce depois do treino?

Uma refeição clássica é o frango com batata doce, você pode fazer o frango desfiado e misturar com a batata doce cozida, também temos a opção do frango em filé grelhado com a batata doce cozida em rodelas. Se preferir, também pode assar a batata doce ou até mesmo usar uma air fryer® para fazer.