Pomada para alergia nas mãos

A alergia nas mãos, também conhecida como eczema nas mãos, é um tipo de alergia que surge quando as mãos entram em contato com um agente agressor, causando irritação da pele e levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como vermelhidão e coceira nas mãos.

Os sintomas desse tipo de alergia podem surgir imediatamente ou até 12 horas após o contato com a substância irritante, sendo principalmente desencadeada por algum tipo de detergente ou produtos de limpeza.

A alergia nas mãos pode ser confundida com a psoríase, em que é notada ressecamento e descamação da pele, ou com a desidrose, em que são formadas bolhas vermelhas que coçam intensamente. Por isso, é importante que a pessoa consulte o dermatologista para que sejam avaliados os sintomas apresentados e seja indicado o tratamento mais adequado.

Sintomas de alergia nas mãos

Os principais sintomas de alergia nas mãos são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Inflamação;
  • Inchaço;
  • Descamação da pele da palma da mão e entre os dedos.

Esta alergia pode ser localizada numa parte das mãos, em apenas uma mão, ou ser igual nas duas mãos ao mesmo tempo. Nos casos menos graves as mãos podem ficar apenas um pouco secas e com uma leve descamação, mas nos casos mais graves esses sintomas são mais intensos. Além disso, em alguns casos as pontas dos dedos e as unhas também podem ser afetadas, podendo haver deformações das mesmas.

O que pode causar alergia nas mãos

Geralmente a alergias nas mãos não é causada por apenas um fator, mas uma combinação de vários fatores como, a pré disposição genética, contato com produtos de limpeza potencialmente irritantes como sabão, detergente, cloro, tinta e solventes.

Nesse caso, os produtos removem a proteção natural da pele, levando à desidratação e eliminando a camada lipídica, o que faz com que a pele das mãos fique mais seca e desprotegida, facilitando a proliferação de microrganismos, o que pode agravar a alergia.

Outras situações que também podem causar alergia é a realização tatuagem com henna, o uso de bijuterias, como anéis e pulseiras, exposição frequente ao frio ou ao calor e a fricção frequente da pele.

As pessoas que tem maiores chances de desenvolver a dermatite de contato nas mãos são as que trabalham como pintores, cabeleireiros, em açougues, profissionais da área da saúde por terem que lavar as mãos com muita frequência, empregados de limpeza e serviços gerais pelo contato frequente com produtos de limpeza. No entanto, qualquer pessoa pode ter um quadro de alergias nas mãos ao longo da vida.

Tratamento para alergia nas mãos

O tratamento para alergia nas mãos, deve ser indicado pelo médico, mas em geral, aconselha-se:

  • Usar sempre luvas de borracha sempre que for lavar a louça, a roupa ou usar outros produtos de limpeza para evitar o contato direto da pele com este tipo de produtos;
  • Evitar lavar as mãos com muita frequência, mesmo se lavar somente com água, mas se for extremamente necessário, sempre aplicar uma camada de creme hidratante nas mãos logo a seguir;
  • Nos casos menos graves, quando ainda não há inflamação, usar sempre cremes hidratantes com ureia e óleos calmantes que diminuam a irritação local, nos dias em que a pele estiver mais irritada e sensível;
  • Nos casos mais graves, onde há sinais de inflamação, pode ser necessário passar alguma pomada para alergia nas mãos ou creme anti-inflamatório com corticosteroides, como betametasona, que deverá ser prescrito pelo dermatologista;
  • Quando há sinais de infecção nas mãos, o médico pode prescrever remédios como prednisona por 2 a 4 semanas;
  • Nos casos de alergia crônica, que não melhora com tratamento por 4 semanas, outros remédios podem ser indicados como azatioprina, metotrexato, ciclosporina ou alitretinoína.

Algumas complicações que podem ocorrer quando a alergia nas mãos não é devidamente tratada são a infecção bacteriana por Staphylococcus ou Streptococcus, que podem formar pústulas, crostas e dor.

Qual a melhor pomada para alergia nas mãos?

Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticóides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona. Saiba quais os cuidados a ter com os corticoides.

Qual o melhor remédio para alergia nas mãos?

Quando há sinais de infecção nas mãos, o médico pode prescrever remédios como prednisona por 2 a 4 semanas; Nos casos de alergia crônica, que não melhora com tratamento por 4 semanas, outros remédios podem ser indicados como azatioprina, metotrexato, ciclosporina ou alitretinoína.

Qual pomada usar para dermatite na mão?

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

O que pode ser alergia na mão?

A alergia nas mãos é uma maneira do organismo responder a um ou mais agentes externos considerados estranhos. Essas manifestações ocorrem de diferentes formas, e incluem sintomas como inchaço, manchas vermelhas, coceira, pele hiperpigmentada, descascada, ou a combinação desses sintomas.