Por que a infecção pelo HIV predispõe a infecções oportunistas?

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Ouça este artigo:

Uma infecção oportunista é causada por agentes patogênicos que desencadeiam uma doença no corpo, devido a uma debilidade do sistema imunológico. Nosso sistema é composto por células e moléculas especializadas em combater os agentes patogênicos.

A probabilidade de desenvolver determinada infecção depende do risco de exposição a patógenos potenciais, a virulência dos patógenos e o nível de imunossupressão do paciente.

Essas infecções não costumam ocorrer em indivíduos com a imunidade preservada. Por isso são chamadas de oportunistas, pois aproveitam a debilidade dos organismos para gerar a doença.

Essas infecções ocorrem em pessoas imunocomprometidas como é o caso de pessoas infectadas com o vírus da AIDS, que infecta e destrói as células de defesa do organismo.

A maior causa de morte em pacientes com AIDS tem sido por doenças oportunistas, que surgem como consequência da severa imunodeficiência característica da infecção pelo HIV.

Quando o assunto é infecção oportunista, a AIDS é citada como um dos maiores fatores causais, isso se não for o principal fator, por isso esses pacientes precisam seguir as recomendações medicas à risca.

Outras condições que afetam o sistema imunológico e predispõe a infecções oportunistas são pessoas submetidas a tratamento oncológico, indivíduos transplantados e crianças e idosos, que possuem a imunidade mais fragilizada e são mais susceptíveis as doenças.

Alguns casos podem ocorrer por microrganismos presentes na flora natural do corpo, que conseguem se espalhar para outra região e causam doença.

Como foi possível notar, as infecções oportunistas estão associadas a fragilidades no sistema imunológico e algumas doenças autoimunes também podem debilitar o sistema imune e aumentar a predisposição as doenças como é o caso do lúpus e da esclerose múltipla.

Algumas das doenças que são oportunistas estão relacionadas abaixo:

Herpes Zoster

O vírus do herpes possui a característica de permanecer incubado ou latente nas terminações nervosas do indivíduo infectado e pode ser reativado. No caso do Herpes zoster (HZ), ele é causado pela reativação do vírus da varicela e causa doença conhecida como cobreiro. A recomendação para as pessoas infectadas é de manter a imunidade alta, pois as lesões causadas pelo herpes são recorrentes, principalmente quando ocorrem baixas da imunidade.

Pneumonia

A pneumonia é uma doença respiratória que pode ser causada por alguns tipos de microrganismos como vírus e protozoários, no entanto, a maioria dos casos é por infecção bacteriana. Trata-se de uma doença grave, mas pode ser tratada com eficiência e prevenida, sendo a melhor forma de fazê-lo é a vacinação que contém as principais bactérias responsáveis pela infecção e a vacinação contra a gripe.

As infecções em pacientes imunodeprimidos, principalmente em pacientes HIV positivos, no entanto são uma condição grave que resulta em altas taxas de morbidade e mortalidade.

Tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e que afeta mais comumente os pulmões. A doença normalmente é adquirida através da inalação do bacilo.

A TB é um bom exemplo do equilíbrio entre o hospedeiro e o agente infeccioso. Se a imunidade está preservada, os agentes são combatidos e eliminados, porém, quando falhas no sistema acontecem, a doença é manifestada e a TB é uma das principais infecções oportunistas relacionadas com a AIDS.

Candidíase

Trata-se de uma infecção fúngica causada por leveduras do gênero Candida. A candidíase é uma infecção muito comum em mulheres, especialmente nas que apresentam algum problema na imunidade ou o uso contínuo de antibióticos, que podem inibir a flora bacteriana normal e levar a infecções fúngicas oportunistas.

Fontes:

https://www.drakeillafreitas.com.br/o-que-sao-infeccoes-oportunistas/

https://www.posestacio.com.br/as-infeccoes-oportunistas/noticia/604

http://bvsms2.saude.gov.br/cgi-bin/multites/mtwdk.exe?k=default&l=60&w=4678&n=1&s=5&t=2

http://www.iqg.com.br/pbsp/img_up/01358862375.pdf

http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Maria_Isabel_Guilhem_Santos.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/infeccao-oportunista/

Por que a infecção pelo HIV pode levar a ocorrência das infecções oportunistas?

O vírus em si causa um quadro inflamatório, mas, mais importante do que isso, ele gera uma deficiência imunológica, que acaba sendo responsável pelo possível surgimento de outras doenças, as chamadas as doenças oportunistas.

Por que a infecção pelo HIV predispõe a neoplasias?

A importância desta doença no contexto da Oncologia reside no fato de que as PVHIV apresentam maior probabilidade de desenvolver neoplasias em decorrência de seu estado inflamatório, estimulação antigênica crônica e desregulação de citocinas esti- mulados pela infecção.

Por que pacientes infectados pelo HIV estão mais suscetíveis a infecções oportunistas?

As doenças oportunistas estão fortemente associadas à infecção pelo HIV. A principal característica patológica do vírus da imunodeficiência humana é a diminuição progressiva da imunidade celular e o consequente aparecimento de infecções oportunistas e neoplasias malignas.

Qual a relação entre as infecções oportunistas e o vírus HIV?

O risco de infecção oportunista (OI) relacionada ao HIV nas pessoas que vivem com HIV aumenta à medida que a contagem de CD4+ diminui. O risco também aumenta nos pacientes que não estejam recebendo ou que não respondem à terapia antirretroviral (TAR).