Por que a lei das proporções constantes ou Lei de Proust?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Por que a lei das proporções constantes ou Lei de Proust?

Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Considere colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
(Julho de 2018)

A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definidas foi elaborada no ano de 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados.

Assim, para a reação entre, por exemplo, hidrogênio e oxigênio formando hidróxido de hidrogênio, os seguintes valores experimentais podem ser obtidos:

Hidrogênio (g) Oxigênio (g) Hidróxido de hidrogênio (g)
4 32 36
8 64 72
1 8 9

Observe que, para cada reação, a massa do produto é igual à soma da massa dos reagentes, o que concorda com a Lei de Lavoisier.

As massas dos reagentes e dos produtos que participam de uma reação podem ser diferentes, mas as relações entre elas são sempre constantes.

Leis Ponderais: São leis que estabelecem relações entre as massas das substâncias que participam das reações quimicas No exemplo da água:

mO/mHmágua/mHmágua/mO
80/10 = 8 90/10 = 9 90/80 = 1,125
16/2 = 8 18/2 = 9 18/16 = 1,125
8/1 = 8 9/1 = 9 9/8 = 1,125
3,2/0,4 = 8 3,6/0,4 = 9 3,6/3,2 = 1

No caso das reações de síntese (aquelas que originam uma substância a partir de seus elementos constituintes), o enunciado da lei de Proust é :

"A massa final de um recipiente fechado, após ocorrer dentro dele uma reação química, é sempre igual a massa inicial."

Essa lei foi, mais tarde, a base para a teoria atômica de Dalton, que a fortalece.

Lei de Richter-Wenzel ou Lei das Proporções Recíprocas:

"A massa de dois elementos que se combinam separadamente com a mesma massa de um elemento, são as mesmas, suas múltiplas ou submúltiplas, com que eles se combinam entre si, caso isso seja possível ". " Quando a massa fixa de um elemento se combina com massas variáveis de outros elementos para formar diferentes compostos, se estes elementos se combinam entre si, combinar-se-ão segundo estas mesmas massas, ou múltiplas, ou submúltiplas ". ou esta " A proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas numa reação é fixa, constante e invariável."

288 palavras 2 páginas

A Lei de Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A Lei de Proust é definida assim:

As massas dos reagentes e produtos participantes de uma reação mantêm uma proporção constante.

Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.

Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água (substância pura) é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa.
Veja abaixo a demonstração de como eram feitos os experimentos para comprovar este dado:

Experimento Água Hidrogênio Oxigênio 1 18g 2g 16g 2 72g 8g 64g

Obs.: Nos dois experimentos foi possível constatar a massa fixa da água.

A conclusão dos estudos de Proust para a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio segue a relação:

Massa de hidrogênio = 2 g = 8g = 10g = 1 Massa de oxigênio 16 g 64 g 80 g 8

A lei de Proust foi estudada e aprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química. É importante ressaltar que na época em que foram realizados os experimentos descritos, os cientistas não tinham acesso a aparelhos modernos de pesagem. As balanças existentes nessa época permitiam obter um peso não muito preciso, mas isso não impediu que


Relacionados

  • hahahahha

    828 palavras | 4 páginas

    1.6 - LEI DE PROUST Joseph Louis Proust nasceu em Angers, na França, em 26 de setembro de 1754. Proust estudou Química e Farmácia. Trabalhou no laboratório de Carlos IV, em Madrid. No ano de 1816, foi eleito para a Academia de Ciências da rança, retornando para Angers. Em 1801, formulou a lei das proporções constantes. Esta lei foi combatida por cientistas daquela época. Porém, em 1808, ficou reconhecido que Proust tinha razão. A lei foi formulada por John Dalton, mas a parte empírica….

  • fsfsfdfsd

    584 palavras | 3 páginas

    additive blending. fadsads Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa. Depois de cuidadosas investigações, Joseph Louis Proust (1754-1826) enunciou a Lei das Proporções Constantes Depois de cuidadosas investigações….

  • Lais de Lavoisier e Proust

    1354 palavras | 6 páginas

    Joseph Louis Proust e Antoine-Laurent Lavoisier foram dois grandes químicos que alcançaram o sucesso devido a suas pesquisar e seus estudos, tendo grande importância para o avanço da Química. Joseph Louis Proust Nasceu em Angers, França, em 29 de setembro de 1754, sendo, portanto, compatriota e contemporâneo de Lavoisier. Em 1801 formulou sua famosa Lei de Proporções Definidas, que foi duramente combatida por outro eminente químico francês Claude Louis Berthollet. Proust é considerado um….

  • pcts

    987 palavras | 4 páginas

    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO COELHO CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL Lei das Combinações das Massas Aluna: Vanessa Eugênio Rodrigues Nova Alvorada do Sul- MS Janeiro/2014 ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO COELHO CURSO TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL Lei das Combinações das Massas Trabalho solicitado pelo profº Ruberlei Moreira de Oliveira como parte integrante….

  • Relatório estequiometria

    1689 palavras | 7 páginas

    Willian Jesus de Souza Ulisses Diamantina, 30 de Janeiro de 2013. 1- Introdução A estequiometria é a parte da Química que se dedica ao estudo das proporções quantitativas entre reagentes e produtos numa reação química. Baseia-se nos princípios da conservação da massa (Lei de Lavoisier), das proporções definidas (Lei de Proust) e das proporções múltiplas de Dalton. Através de cálculos matemáticos denominados cálculos estequiométricos é possível determinar, por exemplo, a quantidade necessária….

  • Lei de Proust

    722 palavras | 3 páginas

    Tema: Lei de Proust (Lei das proporções definidas) Introdução: Neste trabalho introduziremos sobre o tema de Lei de Proust também conhecida como Lei das Proporções definidas. O que é essa Lei, o que propõe, e o que implica, e quem foi o criador dessa Lei na Química. Lei de Proust A Lei de Proust….

  • folosofia

    487 palavras | 2 páginas

    Joseph Louis Proust (Angers, 26 de setembro de 1754 — 5 de julho de 1826) foi um químico francês. Filho de um boticário. Estudou Química e Farmácia e foi chefe da farmácia do hospital Salpetrière, em Paris. Em 1789 esteve na Espanha, fugindo da Revolução Francesa, onde ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e emSalamanca. Trabalhou no recém-instalado laboratório de Carlos IV, em Madri. Em 1816 foi eleito para a Academia de Ciências da França, retirando-se em seguida para Angers..….

  • Leis ponderais/lavoisier

    1898 palavras | 8 páginas

    Introdução Leis ponderais são leis que falam das massas das substâncias que participam das reações químicas. As principais leis ponderais são: - Lei de Lavoisier ou da conservação da massa, ou da conservação da matéria; - Lei de Proust ou das proporções constantes, ou das proporções definidas, ou das proporções fixas ou invariáveis Lei de lavoisier Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu….

  • Lei de Proust

    733 palavras | 3 páginas

    Lei de Proust A Lei de Proust ou a Lei das Proporções Definida foi elaborada no ano de 1797 pelo químico francês Joseph Louis Proust. Ele verificou que as massas dos reagentes e as massas dos produtos que participam da reação obedecem sempre a uma proporção constante. Essa proporção é característica de cada reação, isto é, independente da quantidade de reagentes utilizados. Assim, para a reação entre, por exemplo, hidrogênio e oxigênio formando hidróxido de hidrogênio, os seguintes valores experimentais….

  • Teoria At Mica De Dalton

    865 palavras | 4 páginas

    indivisíveis; 3. A combinação de diferentes átomos numa proporção de números inteiros origina substâncias diferentes. Os postulados de Dalton puderam, então, explicar as leis ponderais de Antoine Lavoisier e Joseph Louis Proust. Conforme explanado no texto “Lei de Lavoisier”, esse cientista, por meio de fatos experimentais, elaborou a Lei de Conservação das Massas, que atualmente é conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, na se cria, tudo se transforma.” Isso significa que em uma….

Outros Trabalhos Populares

Qual é o objetivo da Lei de Proust?

A Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas, ou ainda Lei das Proporções Fixas, como também é chamada, foi elaborada pelo químico francês Joseph Louis Proust em 1797. Essa lei diz que a massa dos reagentes e as massas dos produtos que acontecem em uma reação devem obedecer sempre proporções constantes.

O que afirma a Lei de Proust Brainly?

A lei das proporções constantes ou lei de Proust diz que a proporção em massa das substâncias que reagem e que são produzidas em uma reação é sempre fixa.

O que afirma a lei de Lavoisier o que afirma a Lei de Proust?

As leis ponderais de Lavoisier, Proust e Dalton são relações matemáticas estabelecidas com as massas das substâncias de uma reação química. Nessa equação, temos A e B antes da seta (indica o sentido da reação), que representam as substâncias responsáveis por promover a reação e, por isso, são chamadas de reagentes.

Como se enuncia a Lei de Proust exemplifique?

Ela postula que: “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação” e ficou largamente conhecida pela frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.