Por que as cianobactérias foram tão importantes na evolução da vida na Terra?

As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes. Também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas.

Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes.

As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.

Por que as cianobactérias foram tão importantes na evolução da vida na Terra?

Cianobactérias observadas ao microscópio

Características

As cianobactérias podem viver isoladas ou em colônias. São seres microscópicos com variadas formas e geralmente são envolvidas por uma substância gelatinosa que impede a dessecação.

Apesar de apresentarem clorifila, como ocorre nas plantas, em cianobactérias não existem cloroplastos e os pigmentos fotossintéticos estão dispersos no citoplasma.

As cianobactérias são encontradas em água doce, ambientes marinhos, solos úmidos, ambientes congelados e regiões desérticas. Quando há acúmulo de matéria orgânica nesses ambientes, as cianobactérias se proliferam, dando origem ao processo de eutrofização.

Saiba mais sobre a Eutrofização.

Algumas espécies de cianobactérias absorvem o gás nitrogênio do ambiente e o transformam em íons amônio, utilizados para síntese de aminoácidos e bases nitrogenadas.

Outras espécies são capazes de produzir e liberar toxinas na água. Isso causa o envenenamento de animais e doenças ao ser humano ao consumir a água contaminada.

Quer saber mais, leia também:

Reino Monera
Bactérias

Reprodução

A maioria das cianobactérias que vivem isoladas realizam reprodução assexuada por divisão binária.

Em casos de cianobactérias que formam colônias filamentosas, os filamentos podem se fragmentar e dá origem a outros filamentos geneticamente idênticos.

Importância

As cianobactérias apresentam importância benéfica para a natureza e o homem. Os principais benefícios são:

  • Fixadoras de N2 - contribuem para fertilidade do solo e da água.
  • Importantes produtores primários.
  • Apresenta valor nos setores farmacêutico e agrícola.

Entretanto, também podem trazer prejuízos ao meio ambiente e a saúde. As cianobactérias produzim forte odor e gosto desagradável nas águas e podem desequilibrar ecossistemas, pois a água deixa de ser consumidas pelos animais.

Além disso, se a água for consumida por seres humanos pode ocasionar problemas de saúde.

Por que as cianobactérias foram tão importantes na evolução da vida na Terra?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual a importância das cianobactérias para a evolução da vida na Terra?

As cianobactérias apresentam benefícios para a natureza e para os seres humanos, como: Transformar energia solar em química por meio da fotossíntese; Apresentar valor econômico nos setores farmacêuticos e agrícola; Fixar nitrogênio atmosférico, contribuindo para a fertilidade do solo.

Qual a importância das cianobactérias para o planeta Terra?

As cianobactérias apresentam importância benéfica para a natureza e o homem. Os principais benefícios são: Fixadoras de N2 - contribuem para fertilidade do solo e da água. Importantes produtores primários.

Qual é a importância das bactérias e cianobactérias?

Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.

Qual a importância das cianobactérias como espécies pioneiras na povoação de ambiente hostis?

O grande sucesso das cianobactérias está relacionado com fatores como sobreviver em ambientes com diferentes tipos de luminosidade, serem capazes de estocar nutrientes e conseguirem captar nitrogênio atmosférico.