Por que o ponto de ebulição do HF é maior que o ponto de ebulição do HCL?

Por que o ponto de ebulição do HF é maior que o ponto de ebulição do HCL?

( F ) A ligação entre átomos de H e F da molécula HF caracteriza uma ligação de hidrogênio, fazendo a ligação mais forte e deixando, assim, sua temperatura de ebulição muito mais elevada que a dos outros compostos halogenados.

O erro aqui reside na afirmação sobre haver Ligação de Hidrogênio entre os ÁTOMOS de Hidrogênio e Flúor. A ligação entre os átomos é Covalente Polar. A Ligação de Hidrogênio é um tipo de interação Intermolecular, ou seja, entre mais de uma molécula de HF.

( V ) Os momentos de dipolo e a energia de interação dipolo-dipolo aumentam com a polaridade da ligação H – X e, portanto, com a diferença de eletronegatividade entre átomos de hidrogênio e halogênio.

A afirmação é correta, basta ver na tabela de eletronegatividade. Vale ressaltar que ele se refere as Interações do tipo Dipolo-Dipolo, que compreende justamente os ácidos HCl, HBr e HI.

( V ) O aumento do tamanho do átomo de cima para baixo na tabela periódica favorece o aumento das interações intermoleculares entre os compostos que têm o mesmo tipo de interação, aumentando, assim, a temperatura de ebulição dos compostos mais volumosos.

Correto, aqui é importante perceber que ele se refere as moléculas com o MESMO tipo de Interação Intermolecular, ou seja, exclua o HF da comparação, já que ele realiza Ligação de Hidrogênio com suas moléculas.

( F ) As forças de dispersão de London tendem a aumentar com a polaridade da molécula, motivo pelo qual a molécula HF tem maior interação do tipo dipolo–induzido, dipolo–induzido que as demais moléculas.

Errado, conforme podemos perceber analisando a molécula de HF, o F apresenta maior eletronegatividade que o H, motivo pelo qual a molécula é predominantemente Polar. Apenas por desencargo de consciência, as moléculas de HF realizam Interações Intermoleculares do tipo Ligação de Hidrogênio, e não Dispersão de London(Dipolo Induzido-Dipolo Induzido).

A justificativa para essa diferença no ponto de ebulição está nas forças intermoleculares, chamadas de ligação de hidrogênio. A ligação de hidrogênio ocorre entre moléculas que contenham hidrogênio ligado a um elemento muito eletronegativo, tal como; flúor, oxigênio e nitrogênio. O cloro, embora apresente eletronegatividade igual a do nitrogênio, as suas ligações com o hidrogênio não são expressivas, pois como o cloro é um átomo bem maior, tem sua carga parcial negativa não tão concentrada se comparada com o nitrogênio. O HF apresenta em sua molécula ligações de hidrogênio (H+FON). Isso significa que a interação intramolécular do HF é mais intensa do que a que ocorre no HCl que possui uma ligação covalente

A justificativa para essa diferença no ponto de ebulição está nas forças intermoleculares, chamadas de ligação de hidrogênio. A ligação de hidrogênio ocorre entre moléculas que contenham hidrogênio ligado a um elemento muito eletronegativo, tal como; flúor, oxigênio e nitrogênio. O cloro, embora apresente eletronegatividade igual a do nitrogênio, as suas ligações com o hidrogênio não são expressivas, pois como o cloro é um átomo bem maior, tem sua carga parcial negativa não tão concentrada se comparada com o nitrogênio. O HF apresenta em sua molécula ligações de hidrogênio (H+FON). Isso significa que a interação intramolécular do HF é mais intensa do que a que ocorre no HCl que possui uma ligação covalente

Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre a relação entre força intermolecular, temperatura de fusão e ebulição e o estado físico das substâncias. Publicado por: Diogo Lopes Dias

Assinale a alternativa que contém a ordem crescente da temperatura de ebulição das seguintes espécies químicas: Cl2; Ar; NO e HF. Dados: Cl: 35,5 g/mol; Ar: 40 g/mol; F: 19 g/mol; N: 14 g/mol; O: 16 g/mol.

a) Cl2 < Ar < NO < HF

b) HF > NO > Ar > Cl2

c) HF > NO > Cl2 > Ar

d) Cl2 > Ar > NO > HF

e) Ar < Cl2 < NO < HF

Dada a tabela abaixo, contendo as substâncias HF, HCl, HBr e HI, e seus respectivos pontos de ebulição:

Por que o ponto de ebulição do HF é maior que o ponto de ebulição do HCL?

Podemos afirmar que:

a) O HF apresenta maior PE, pois tem na sua estrutura o haleto de menor tamanho, que torna a interação entre as moléculas mais fortes.

b) Ausência de polaridade de cada uma das substâncias.

c) Maior massa molecular do Hbr, quando comparado aos demais, favorece que ele tenha um menor ponto de ebulição.

d) A substância HF possui o maior ponto de ebulição. Isso se deve à formação de ligações de hidrogênio por essa substância.

e) O ponto de ebulição do HF deve-se à capacidade dessa substância de formar ligação do tipo iônica intermolecular.

(IFGO) Considere o quadro a seguir. Ele apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição das substâncias Cl2, ICl e I2:

Por que o ponto de ebulição do HF é maior que o ponto de ebulição do HCL?

Considerando-se essas substâncias e suas propriedades, é correto afirmar que:

a) No Cl2, as interações intermoleculares são mais fortes que no I2.

b) Nas condições normais de temperatura e pressão, o Cl2 é gasoso, o ICl é líquido e o I2 é sólido.

c) Na molécula do ICl, a nuvem eletrônica da ligação covalente está mais deslocada para o átomo de cloro.

d) No ICl, as interações intermoleculares são, exclusivamente, do tipo dipolo instantâneo–dipolo induzido.

e) O ponto de fusão da molécula de I2 é o maior das três substâncias em função das suas interações intermoleculares serem mais intensas.

(UFC-CE) Sabendo-se que a temperatura de ebulição de uma substância depende da intensidade das forças intermoleculares presentes, assinale a alternativa que corretamente apresenta as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição.

a) H2, N2, O2, Br2

b) N2, Br2, O2, Br2

c) Br2, O2, N2, H2

d) Br2, N2, H2, O2

e) O2, Br2, N2, H2

Letra e). Para colocar as substâncias em ordem crescente de temperatura de ebulição, inicialmente devemos determinar os tipos de força intermolecular, pois, quanto maior a força, maior o ponto de ebulição. Assim, seguindo esse princípio:

Ligação de hidrogênio > Dipolo-dipolo > dipolo induzido

  • Cl2: dipolo induzido, por ser apolar;

  • Ar: dipolo induzido, por ser apolar;

  • NO: dipolo-dipolo, por ser polar;

  • HF: ligação de hidrogênio, por ser polar e ter H ligado com F;

Dessa forma, sabemos que o HF tem o maior ponto de ebulição e que o NO tem o segundo maior. Para comparar Ar com Cl2, basta determinar a massa molar deles a partir das massas atômicas dadas no exercício.

  • Ar: tem massa 40 g/mol;

  • Cl2: 71 g/mol.

O composto de maior massa, com o mesmo tipo de força, sempre tem maior ponto de ebulição. Assim, a ordem crescente dos pontos de ebulição no exercício será:

Ar < Cl2 < NO < HF

Letra d). A resposta é a alternativa d, porque:

a- Falsa, pois o que torna a interação entre as moléculas de HF é o fato de o flúor ser o elemento de maior eletronegatividade da tabela periódica.

b- Falsa, pois todas as moléculas são diatômicas e com elementos diferentes, por essa razão, todas são polares.

c- Falsa, pois o HBr não apresenta a maior massa molar (1 g/mol do H e 80 g/mol do Br), e sim o HI (1 g/mol do H e 127 g/mol do I). Além disso, a maior massa (para compostos com mesmo tipo de força intermolecular) resulta em maior ponto de ebulição.

d- Verdadeira, pois ligação de hidrogênio ocorre em moléculas polares, e ter H ligado com F, O, ou N.

e- Falsa, pois o HF é um composto molecular. Ele não possui ligação iônica por não apresentar metal em sua composição.

Letra c). A resposta é a letra c, porque:

a- Falsa, ambos os compostos são apolares e interagem por dipolo induzido, porém o composto de maior massa, I2, sempre tem maior interação intermolecular. Nesse exercício, temos Cl2 (71 g/mol) e I2 (254 g/mol).

b- Falsa, nas condições normais de temperatura e pressão, a temperatura é de 0 oC, o que faz com que o Cl2 seja líquido, o ICl sólido, e o I2 sólido.

c- Verdadeiro, a nuvem eletrônica está deslocada para o lado do cloro no ICl pelo fato de o cloro ser mais eletronegativo.

d- Falso, pois o ICl é diatômico, com elementos diferentes, logo, é polar e apresenta força intermolecular dipolo-dipolo.

e- Falsa, pois o I2 apresenta força intermolecular dipolo induzido que é menos intensa que o dipolo-dipolo do ICl, porém a diferença de massa entre suas moléculas é muito grande.

Letra a). Nesse exercício, há apenas moléculas diatômicas com átomos iguais, fazendo com que todas sejam apolares e interajam por dipolo induzido. Assim, para colocar as moléculas em ordem crescente, será necessário determinar a massa molecular, pois, quanto maior a massa, maior a interação e maior o ponto de ebulição:

  • H2: 2 g/mol;

  • N2: 28 g/mol;

  • Br2: 160 g/mol;

  • O2: 32 g/mol.

Portanto, a ordem crescente (menor para o maior) é:

H2, N2, O2, Br2

Por que o HF possui ponto de ebulição maior do que o HCL?

O fluoreto de hidrogênio tem uma temperatura de ebulição mais elevada pois as interações intermoleculares feitas por eles são Ligações de Hidrogênio, enquanto do cloreto de hidrogênio faz Ligação Dipolo-Dipolo.

Porque o HF possui temperatura de ebulição mais elevada do que o HCL Apesar do HF ter um peso molecular inferior?

A justificativa para essa diferença no ponto de ebulição está nas forças intermoleculares, chamadas de ligação de hidrogênio. A ligação de hidrogênio ocorre entre moléculas que contenham hidrogênio ligado a um elemento muito eletronegativo, tal como; flúor, oxigênio e nitrogênio.

Qual a substância que apresenta o maior ponto de ebulição?

Observamos na tabela que o HF apresenta maior ponto de ebulição, pois suas moléculas estão unidas por ligações de Hidrogênio. A substância F2 apresenta o menor ponto de ebulição, uma vez que suas moléculas são atraídas por dipolo induzido.

O que influencia o ponto de ebulição?

O ponto de ebulição (PE) representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso. Variáveis como pressão atmosférica, altitude, composição e massa da substância influenciam no processo de mudança de estado físico.